Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

MEMÓRIA DA TV - PROGRAMAS: TV COLOSSO

http://igti.files.wordpress.com/2007/11/tv-colosso.jpg
Período de exibição: 19/04/1993 – 03/01/1997
Horário: 8h
Periodicidade: de segunda a sábado

- TV Colosso foi concebido por Luiz Ferré e Roberto Dornelles. Tinha redação de Valério Campos e Toninho Neves, redação final de Laerte Coutinho e direção de Luiz Ferré, Mário Meirelles e de J.B. de Oliveira (Boninho), que também assinava a direção geral do programa.
- Luiz Ferré e Roberto Dornelles eram integrantes do grupo gaúcho de teatro de bonecos Cem Modos. Os redatores Valério Campos e Toninho Neves também já trabalhavam com o grupo. Do projeto de concepção para a atração televisiva, participaram os cartunistas Laerte, Angeli, Glauco, Luiz Gê e Fernando Gonsales.

http://farm3.static.flickr.com/2307/2118851621_0e3b6a1e36.jpg
- TV Colosso foi feito para o público infanto-juvenil, utilizando bonecos manipulados manual ou eletronicamente. O cast de bonecos era composto por 28 fantoches, sendo 25 cachorros e três pulgas. Os cachorros interpretavam vários papéis, somando o total de 50 personagens. A idéia central era mostrar os cachorros em um ambiente televisivo, do presidente ao office-boy, todos vivendo a correria diária de colocar uma programação no ar. O programa misturava quadros especiais protagonizados pelos cachorros e exibição de desenhos animados. A linguagem era ágil, comum às histórias em quadrinhos, e privilegiava o humor.
- Em 1995, TV Colosso passou a diversificar os esquetes diários, abrindo mão do cenário exclusivo das dependências da televisão, mas mantendo o tom da comédia. Segundo o redator final do programa na época, Mauro Wilson, o formato ficou mais ágil e mais infantil, assumindo um humor mais rasgado, quase um pastelão. Nesse momento, a direção geral do programa estava a cargo de Mário Meirelles, também responsável pela direção ao lado de Roberto Vaz. A gerência de produção era de Flávio Goldenberg e a direção de produção de Carlos Henrique de Cerqueira Leite. TV Colosso pertencia ao Núcleo J.B. de Oliveira (Boninho).


- Aos sábados, o programa exibia os melhores momentos da semana. Em junho de 1994, com a estréia de Xuxa park na grade de programação da TV Globo, TV Colosso deixou de ser exibido aos sábados. Porém, em janeiro de 1995, a atração retornou aos sábados, antes de Xuxa Park ir ao ar.
- Em outubro de 1995, em comemoração ao Dia das Crianças, foi produzido um especial chamado TV Colosso especial Terça Nobre, que pela primeira vez mostrava os bonecos interagindo com atores da emissora. Um dos cenários utilizados foi a academia de Malhação (1995), e grande parte do elenco do seriado participou do programa.
- Em setembro de 1996, TV Colosso deixou de exibir episódios inéditos, passando a reprisar seus melhores momentos até o final do ano, dividindo o horário matinal de programação da emissora com Angélica, que acabava de estrear Angel mix (1996).
http://images.quebarato.com.br/photos/big/3/5/260835_1.jpg
Quadros, personagens e desenhos animados:
- A TV Colosso funcionava como uma televisão real. Sua equipe era formada por tipos como a produtora Priscilla, uma charmosa sheep-dog que sonhava com a fama; e o operador Borges, um buldogue que apertava os botões para chamar os desenhos animados que eram exibidos ao longo do programa. Priscilla era uma das personagens mais carismáticas da TV Colosso e, por ser a produtora da programação da emissora, vivia correndo de um lado para outro, ligando todos os quadros da atração. Iam ao ar pela emissora canina um noticiário, o Jornal Colosso; um programa de clipes musicais, o Clip-cão; a novela mexicana Pedigree; o seriado As aventuras do Super-cão; e o programa Acredite se puder, com os maiores absurdos da história. Havia, ainda, as pulgas, que ficavam sabotando a programação dentro dos circuitos eletrônicos da emissora.

http://s1.mcstatic.com/thumb/2106648/8990366/4/directors_cut/0/1/.jpg
- Alguns personagens e quadros faziam referência a programas e personalidades conhecidas da televisão. O cachorro Jaca Paladium, por exemplo, apresentador do quadro Acredite se puder, imitava o Jack Palance, do Acredite se quiser – versão do americano Ripley's believe it or not! –, que se popularizou no Brasil durante os anos 1980. Já Thunderdog, do Clip-cão, imitava os trejeitos do apresentador Thunderbird. O telejornal da TV Colosso era uma brincadeira com o Jornal Nacional, da TV Globo, e o programa As olimpíadas de cachorro era uma versão bem-humorada do Esporte espetacular.
- Outros personagens que fizeram sucesso foram os sharpeis Provolone e Parmesão, que seguiam a linha clássica de duplas de humor, contavam piadas, promoviam brincadeiras e apresentavam os desenhos animados.

http://images3.orkut.com/images/mittel/25/8243625.jpg
- Em 1995, passaram a integrar a turma da TV Colosso os sonoplastas Janjão e Binho, dois superamigos, sujeitos a chuvas e trovoadas. Ao entrarem em ação, os cachorros se transformavam: os olhos acendiam e cintilavam, deixando-os vesgos. Outros novos personagens que também entraram no ar esse ano foram o galo Gagá, a galinha Gogó e a gata Natasha. Os cenários do programa ganharam tonalidades de cores mais fortes e alegres.
- Em 1996, o infantil incorporou mais um personagem: o entrevistador Zé Carioca, que comandava um talk show na emissora. Por exigência da Disney, o boneco de Zé Carioca teve de ser confeccionado em Los Angeles. Sua estrutura foi feita com látex, fibra de vidro e fibra de carbono e recoberta com tecido e flocking, micropelos que imitam a penugem das aves.

http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/08/191_2119-COLOSSO1.jpgPassaram pelo quadro comandado por Zé Carioca personalidades como o atleta Robson Caetano, a apresentadora Angélica, Sandy & Júnior e Renato Aragão. Além das entrevistas, o papagaio – que fez parte de um pacote comprado pela emissora incluindo desenhos inéditos da Disney Club – respondia às cartas dos fãs e apresentava o bloco de desenhos.
- Entre os desenhos animados de maior repercussão entre o público infanto-juvenil estavam Power rangers, As aventuras dos ursinhos Gummi, As aventuras de Mickey e Donald, He-man, She-ra, Smurfs e Snorks.
- O programa terminava por volta de meio-dia, bem na hora do almoço. Para o encerramento, o cachorro responsável pela cozinha da emissora berrava, com carregado sotaque francês, para os colegas de equipe: “Atentión pessoall, tá na horrra de matarr a fomê! Tá na mêss, pessoaaaaal”. Imediatamente, a turma invadia a cena, em uma desvairada correria, e o chef era atropelado, terminando o programa.
http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/08/191_2120-tvcolosso2.jpg
Produção:
- Os bonecos maiores, com dois metros de altura, precisavam de dois bailarinos que se revezavam para suportar o peso da fantasia, dançar e pular. Esses bonecos precisavam de manipuladores eletrônicos e dubladores. O responsável pela equipe de manipulação era Roberto Dornelles.
- A dublagem dos bonecos era feita por Mário Jorge, Mônica Rossi, Isis Koschdoski, Garcia Júnior, Guilherme Briggs, Sheila Dorfman, Márcio Simões, Hércules Fernando, Carlos Seidl, Marco Antônio Costa, Hamilton Ricardo, Mauro Ramos, Marco Ribeiro, Reynaldo Buzzoni, Sheila da Silva e Sousa
- Os cenários do programa tinham diferentes dimensões, variando desde a miniatura até os adaptados para os cachorros de dois metros de altura.
- Todos os objetos de cena eram confeccionados exclusivamente para o TV Colosso.
- A abertura mostrava diversos cachorros de tamanhos e raças diferentes, correndo de um lado para o outro, se preparando para entrar em cena. Ao som de Eu não largo o osso (Michael Sullivan e Paulo Massadas), cantada pelas Paquitas, eles secavam os pêlos, colocavam maquiagem e enfeitavam-se com laços e gravatas borboletas.
http://seriesedesenhos.com/br/images/stories/tv-colosso2.jpg
Curiosidades:
- De dois em dois meses, os bonecos eram colocados em uma banheira e lavados com xampu e condicionador.
- No ano de estréia, o programa apresentou um especial de Natal. Na Copa do Mundo de 1994, os personagens da TV Colosso vestiram a camisa da seleção brasileira para gravar um videoclipe cuja música-tema era a da programação da emissora para a Copa.
- Em julho de 1996, o programa reprisou algumas das melhores histórias do Sítio do picapau amarelo (1977). Os fãs de Dona Benta, interpretada por Zilka Salaberry, puderam matar a saudade não só da simpática vovó, como de todos os personagens da atração.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgr8zGSvSZOi8A88_MJojzYq_v2-cDhu65HZBjqu53_t6bHRad_b8GpGR2xrA1894CGxUPo2ih2FX_76R8NiFXoXGBJlS4emX1Hz33oggsNAm4vXCrGf-ykUo_meFi4hyuUBe5aIau1Czcq/s320/tvcolosso.jpg
- O programa lançou dois discos pela gravadora Som Livre; um longa-metragem produzido pela Marabá filmes, Super Colosso, de Luiz Ferré, em parceria com a Warner norte-americana; shows; peça teatral; e o licenciamento de 120 produtos no mercado, entre eles álbuns de figurinhas, material escolar, bonecos, perfumes e história em quadrinhos.
- Em homenagem à atração, um dos quartos da casa do Big brother Brasil 7 foi camado de “TV Colosso”. O diretor do reality show era J.B. de Oliveira (Boninho), o mesmo do programa infantil.

Um comentário:

  1. A TV Colosso contava com o elenco e equipe de apoio de bonecos, são eles: Quiá Rodrigues, Renato Spinelli, Carlos Sena, Érica Tucherman, Julice de Paula, Gabriel Bezerra, Astrid Takache, José Carnevale, Joana Corrêia, Jefferson Antônio, Milton Carvalho e outros.

    ResponderExcluir