Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 3 de outubro de 2009

Filha do líder da banda 'The Mamas and The Papas' confessa incesto com seu pai

Mackenzie Phillips lança livro onde conta a relação com seu pai.
John Phillips, o pai, foi quem a introduziu no mundo das drogas.

Mackenzie Phillips, filha de John Phillips, líder da banda norte-americana "The Mamas & The Papas", confessou que manteve relações sexuais com seu pai, e que ele a introduziu no mundo das drogas, segundo a revista People.

Mackenzie, de 49 anos, antiga estrela adolescente da série "One day at a time", exibida de 1975 a 1984, e ex-viciada em drogas - presa em 2008 por posse de heroína e cocaína -, decidiu revelar o seu passado no livro "High on arrival” (sem tradução no Brasil), que chega nesta quarta-feira (23) nas livrarias dos Estados Unidos.

Em tom autobiográfico, Mackenzie relata sobre como seu pai, John , responsável por sucessos musicais dos anos 60 como "California dreamin'" e "Monday monday", abusou sexualmente dela quando ambos estavam sob a influência de drogas.

"Meu pai era um homem que não conhecia limites. Era cheio de amor e doente pelas drogas. Acordei uma noite após estar inconsciente pelas drogas e me surpreendi fazendo sexo com meu próprio pai", disse Mackenzie, que não sabe dizer quantas vezes isso se repetiu.

Mackenzie perdeu o controle de sua vida em 1980, quando foi despedida do programa de TV pelo vício e chegou a frequentar um Centro de Reabilitação junto com seu pai.

Durante esse período, o incesto era algo consentido. "Eu era um fragmento de pessoa e meu segredo me isolava”, escreveu ela no livro, no qual contou como seu pai propôs fugir para um país que aceitava tais práticas. "Talvez em Fiji", disse, em referência às palavras de seu pai, que ela afirma não odiar.

Mackenzie declarou que teve relações sexuais com seu pai na noite da véspera de seu casamento, quando ela tinha 19 anos e estava noiva de Jeff Sessler, que estava em turnê com os Rolling Stones em 1979.

A autora explicou ainda que foi seu pai que a apresentou ao mundo das drogas e foi quem injetou sua primeira dose de cocaína, segundo entrevista ao programa de Oprah Winfrey e que foi feita pelo site da revista US Weekly.

Mackenzie também indicou que em sua juventude, o vocalista dos Rolling Stones Mick Jagger tentou seduzi-la. John Phillips morreu em 2001, aos 65 anos, vítima de um ataque cardíaco em Los Angeles.

Do espaço, Google Earth reproduz imagens famosas

Fotos têm semelhança com Oprah Winfey, Jesus Cristo e uma abóbora.
Programa do Google mostra fotos de satélite; veja as comparações.

O jornal britânico “Daily Mail” fez uma seleção de imagens exibidas pelo Google Earth (programa que mostra fotos de satélite) bastante parecidas com fotos de famosos. O presidente Abraham Lincoln, a apresentadora Oprah Winfey e até Jesus Cristo aparecem em superfícies de diferentes regiões do planeta. Também é possível identificar das alturas, segundo a publicação, uma abóbora do dia das bruxas, um robô e um vulto de mulher da propaganda do iPod (abaixo). Confira as comparações.

Foto: Reprodução

Montanhas em Alberta, no Canadá, são comparadas com vulto de mulher da propaganda do iPod.

Problemas com atendimento telefônico de empresas? Saiba seus direitos

Governo criou regras para melhorar o atendimento aos clientes.
Veja quais são as normas e saiba como reclamar irregularidades.

Poucos temas trazem mais dores de cabeça ao consumidor do que o atendimento telefônico feitos pelos call centers das empresas prestadoras de serviço. De acordo com o Procon-SP, há 6.468 relatos de clientes insatisfeitos registrados no site do órgão de defesa desde dezembro do ano passado.


“Muitas empresas não investem o suficiente para dar um atendimento adequado ao consumidor”, alerta a coordenadora da ProTeste, Maria Inês Dolci.

Série 'Dúvidas de Consumidor'
Tema 1: TELEFONIA Perguntas (25/08) Respostas do Idec (28/08)
Tema 2: TARIFAS BANCÁRIAS Perguntas (01/09) Respostas do Procon (04/09)
Tema 3: CARTÃO DE CRÉDITO Perguntas (08/09) Respostas da ProTeste
Tema 4: COMPRAS PELA INTERNET Perguntas (15/09) Respostas do Procon (18/09)

As queixas foram tantas que, no ano passado, o governo editou um decreto que criou regras específicas para garantir que os consumidores encontrem qualidade e rapidez quando precisarem resolver um problema por telefone.

As novas normas abrangem call centers de empresas dos seguintes setores: bancos, telefonia, televisão por assinatura, planos de saúde, aviação civil, empresas de ônibus e energia elétrica.

O texto do decreto, que está em vigor desde dezembro, estabelece que todo atendimento telefônico seja feito com base nos seguintes princípios: dignidade, boa-fé, transparência, eficiência, eficácia, rapidez e cordialidade.

A multa para a empresa que descumpri-lo pode chegar a R$ 3,2 milhões por processo instaurado, seja este iniciado diretamente pelos consumidores ou pelos Procons.

Você sabe exatamente quais são seus direitos no relacionamento telefônico com a empresa cujo serviço você contratou? Confira as orientações dos especialistas consultados pelo G1 na quinta semana da série "Dúvidas de Consumidor":


1) Qual o tempo máximo que deve levar o tele atendimento ao cliente?
Sessenta segundos. Para bancos e cartões de créditos o tempo é de 45 segundos, exceto nas segundas-feiras, dias anteriores ou posteriores a feriados e no 5º dia útil do mês, quando a espera poderá ser de até um minuto e meio.

Caso o tempo de espera ultrapasse esse limite, o consumidor deve reclamar. Maria Inês Dolci recomenda maneiras de provar o atraso no atendimento: “O consumidor pode solicitar a gravação do atendimento, que vai comprovar o tempo que ela durou. Ou então pode pedir à operadora de telefonia a discriminação das ligações, e usar a fatura como comprovante”, afirma.


2) O que fazer se a ligação for interrompida antes de o problema ser resolvido?

Se o consumidor tiver o número do protocolo (que deve ser fornecido no início da ligação), ele deve reclamar para a empresa e apresentá-lo. Caso o número não tenha sido informado, deve reclamar assim mesmo, diz o diretor de fiscalização do Procon-SP, Paulo Góes.

3) Quando o consumidor tem direito a pedir a gravação do atendimento?
Sim, em todos os casos, segundo a coordenadora da ProTeste. “Eles são obrigados a fornecer sempre que o cliente solicitar”, diz Maria Inês. O consumidor deve sempre pedir o número do protocolo para que a gravação seja localizada.

Segundo ela, quando o consumidor entra em contato e pede a gravação de um atendimento telefônico, o arquivo precisa ser entregue no prazo máximo de dez dias. “Pode ser enviado por e-mail, entregue pessoalmente ou por correspondência, de acordo com a preferência do cliente."


4) As ligações para o SAC devem ser gratuitas?
SIm. Toda empresa deve ter pelo menos uma linha gratuita disponível para atender às seguintes necessidades do consumidor: reclamação, informação, dúvida, cancelamento e suspensão.

"Se você quer saber o saldo da sua conta ou um extrato, a ligação pode ser cobrada; daí não é uma informação, é um serviço prestado", explica Góes, do Procon.

5) Como deve ser feito o cancelamento do serviço por telefone?
A lei determina que o serviço de atendimento deve receber e processar imediatamente o pedido de cancelamento de serviço feito pelo consumidor. A empresa deve enviar um comprovante de cancelamento por e-mail ou correspondência, de acordo com a opção do cliente.

6) A operadora pode fazer propaganda de outros produtos durante a ligação?

Não sem a autorização prévia do consumidor. "Propagandas na ligação do SAC são irregulares", explica o diretor de fiscalização do Procon-SP. "A não ser que houvesse uma mensagem inédita, do tipo: Você aceita ouvir nossas propagandas enquanto aguarda atendimento? Se sim, tecle 1", exemplifica.


7) Como reconhecer um atendente despreparado? O que fazer nesse caso?

"Atendente despreparado é aquele que solicita informações repetidamente, pede dados que você não é obrigado a dar, que não tem conhecimento do assunto ou que não é cordial, por exemplo", diz Paulo Góes, do Procon-SP.

"O grande trunfo do consumidor para se defender dos problemas com o SAC é solicitar a gravação para comprovar o mau atendimento", diz ele. "Pode reclamar também se o número só dá ocupado, porque indica falta de disponibilidade."

8) O número do SAC da empresa não consta no site nem na fatura. Isso está certo?

Não. De acordo com a lei, o número de telefone do atendimento da empresa ao consumidor deve constar de forma clara e objetiva em todos os documentos e materiais impressos entregues ao cliente. Além disso, deve estar disponível no site da companhia.

9) Qual o prazo que a empresa tem para responder a uma reclamação feita por telefone?

"Se o cliente faz uma reclamação, deve ter uma resposta em até cinco dias", afirma o diretor do Procon.


Dicas

- Lembre-se: A primeira recomendação dos órgãos de defesa do consumidor para resolver problemas com empresas é a via amigável: tente conversar. O melhor é que o cliente escreva uma carta registrada à operadora (isso mesmo, pelos Correios), com aviso de recebimento.

- Caso a negociação não resolva o problema, a solução é procurar o Procon.

Se nada funcionar, outro caminho é o judicial. No Juizado Especial Cível (antigo pequenas causas), ações de até 20 salários mínimos podem ser iniciadas pelo próprio consumidor, sem necessidade de advogados. Nesse caso, é preciso levar o máximo de documentação sobre o caso possível.


Sites úteis

Quer reclamar? Pesquise no site do Ministério da Justiça e descubra onde está o Procon mais perto da sua região. (Clique aqui para pesquisar)

Empresa cria headset Bluetooth que funciona com energia solar

Fone carrega células fotovoltaicas e pode ser usado com celular ou outros aparelhos, prejudicando muito menos o meio ambiente

 Divulgação
SolarVoice 908, da i-Tech: para recarregar, é só andar com ele
Agora que já ficou mais comum ver pessoas falando sozinha por estarem com um aparelhinho na orelha, o headset com tecnologia Bluetooth, os fabricantes estão apostando em inovações para o gadget. A i-Tech, uma empresa com sede em Hong Kong, está lançando o modelo SolarVoice 908, que é acionado a energia solar.

Em vez de baterias ou pilhas, esse fone traz do lado de fora células fotovoltaicas, que permitem carregar o equipamento indefinidamente – ao contrário dos outros modelos. Ou seja, pelo menos com ele não se corre o risco de perder parte da conversa. Outra alternativa é carregar o equipamento ligando-o à saída USB do computador.

O aparelho tem ainda a vantagem de contar com um redutor de ruídos que torna qualquer conversa mais clara e amplia o prazer de ouvir música.

Para quem já começou a achar o brinquedinho um item fashion, uma boa notícia: com um acessório em cada ouvido, é possível aproveitar qualquer conexão estéreo que funcione com Bluetooth embutido. Isso tudo sem falar que o aparelho segue na linha verde, com o menor impacto possível ao meio ambiente. Por US$ 67.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PARTE 4

3 a 6 anos

André Spinola e Castro
1. Megacozinha (foto)

Essa cozinha vai ser bastante disputada. Contém grill, geladeira que imita a tiragem de cubos de gelo, pia com torneira, gira 90º formando um L. Todos os alimentos e os utensílios de cozinha acompanham o brinquedo. Tem 1,21 m de altura por 1,29 m de largura. O único problema é o preço. Da Little Tickes, na Girotondo, R$ 1.700.

2. Estação resgate Thomas

Esse kit vem com um vagãoresgate, uma base, um suporte e trilhos. Também emite luz e som. Para completar a estação você precisa de mais três kits, que são vendidos separadamente. Da Girotondo, R$ 202.

3. Mosaico de Cores

O quebra-cabeças de madeira pode ser montado de várias maneiras, e isso aguça a criatividade da criança. Pode se transformar também em blocos para dar origem a outros formatos. As cores vibrantes chamam atenção. BiJu Arte Brincante, R$ 45.

4. Jogo de Equilíbrio-Árvore

A criança deve manter o equilíbrio da árvore com o máximo de peças possíveis, sem que ela desabe. Primeiro joga-se o dado. A cor que ficar para cima corresponde à peça a ser acrescentada. Se não tiver mais aquele modelo, passa a vez. Desenvolve o raciocínio lógico, a concentração e estimula a coordenação motora. NewArt do Brasil, R$ 40.

5. Carrinho Mini

É perfeita a imitação de um carrinho de verdade. Este aqui é leve e dobrável, e pode tornar a hora de guardar brinquedos mais prática. Tem rodas frontais direcionáveis, encosto reclinável, cesto para guardar objetos e capota para sol. As bonecas vão adorar esse luxo. Chicco, R$ 169.

6. Bicicleta Zig Bim

A corrente da bike é protegida. As primeiras pedaladas precisam ser acompanhadas por um adulto. Leve em consideração a idade, o peso e a altura. Para brincar é preciso ter capacete e luva, que não vem junto do brinquedo. Quando a criança conseguir andar sozinha, vai se sentir confiante e aprimorar ainda mais o equilíbrio – e aí você pode tirar as rodinhas de uma vez. Caloi, R$ 149.

7. Bancada de Ferramentas

A criatividade é o principal instrumento. Além da bancada, acompanha os projetos e as peças para montar aviões e carros, entre outros. Traz também parafusos, porcas, um serrote, um martelo e uma chave de fenda que emite som. Tem 60 cm de comprimento, 37 cm de largura e 90cm de altura. Dudatoys, R$ 645.

8. Hannah

É de pano e todas as articulações são flexíveis. A boneca mede cerca de 30 cm de altura. Integra a linha norte-americana Only Hearts Club. Ao todo são 35 personagens – no Brasil por enquanto você só encontra oito modelos. PB Kids, R$ 69,90.

9. Apitos de Aves Silvestres

Divertidos, educativos e ecológicos. Cada apito reproduz o som de uma ave. É uma tentativa de ensinar a criança sobre a importância de preservar os sons da natureza. Acompanha um CD com o histórico de cada ave e o som que emite. São eles: tucano, rola, marrecão, inhambuguaçu, uru, perdiz, chororó, codorna e macuco. NewArt do Brasil, R$ 40 (kit completo).

10. Imagenext Super Navio Aventura

Prepare-se para batalhas em alto-mar. O navio vem com personagens, acessórios, animais e um submarino próprio. Tem um botão para acionar a boia salva-vidas e uma âncora. É uma pena que o navio já venha montado. Fisher-Price, R$ 299,99.

André Spinola e Castro
clique na imagem para ampliar
PARTE 5

6 a 8 anos

André Spinola e Castro
1. Twister Hopscotch

O nome é difícil, mas as atividades que propõe, não. A criança pode montar o jogo que quiser, do jeito que ela preferir, como uma amarelinha. Basta encaixar os clipes nas argolas. Depois, gira a roleta e não pode pular na cor indicada. Se errar, tem de fazer uma das atividades indicadas na seta: dançar, cantar, balançar ou bater palmas. Hasbro, R$ 99,99.

2. Gangorra Labirinto

O desafio é colocar a bola de gude no centro do labirinto – mas não é com as mãos. A criança sobe no brinquedo e coloca os pés nas laterais. Exige equilíbrio, coordenação e concentração. Outro jeito de brincar é com um amigo. Cada um segura um lado do brinquedo. Disponível nas cores lilás, rosa, amarela, azul, verde e vermelha. Para crianças com até 50 quilos. Alpha Brinquedos, R$ 96,39.

3. Bart no Skate de Controle Remoto

O skate faz manobras radicais: roda, dá voltas e uma leve empinada quando começa a brincadeira. Vem com controle remoto. Sunny Brinquedos, R$149,90.

4. Lightning

O helicóptero é resistente às quedas – essencial para crianças. Ele acende luzes, permitindo que a brincadeira aconteça em um ambiente com pouca claridade. O radiocontrole possui três canais. O ideal é que a criança brinque em um espaço aberto, para evitar que o helicóptero caia em alguém. Candide, R$ 199,99.

5. Avalanche

Esse jogo exige concentração e paciência. É preciso ter estratégias para ganhar. A criança tem de empurrar uma das bolinhas para dentro do brinquedo tomando cuidado para não desmontar a pilha. Quem derrubá-la está fora da brincadeira. Elka, R$ 34,99.

6. Caminhão Basculante

O primeiro desafio é montar o caminhão. A criança pode enchê-lo com pedras (de verdade!), transportá-las e despejá-las inclinando o basculante. Vem com pedras (de mentira), sinalizadores usados em canteiros de obras e um bonequinho para ajudar no serviço. Da coleção lego city. Lego, r$ 109,90.

7. Jabolô Flyer

E uma reinvenção do diabolô. Cada criança segura uma pá (chamada de suportes lançadores). É preciso fazer com que o disco encaixe na pá do amigo. Das primeiras vezes vai ser difícil até para os adultos. Com um pouco de treino o encaixe passa a ser perfeito. Nas opções Hot Wheels e Barbie. Líder Brinquedos, licenciada da Mattel, R$ 42,90.

8. Playmobil Pirâmide

A criança vai precisar da sua ajuda para montar o brinquedo. As peças precisam ser encaixadas em uma ordem determinada. Vem com adesivos. É uma viagem para o universo do Egito antigo. Acompanha faraós, camelos e outros acessórios. A pirâmide tem uma chave secreta. Ao encaixá-la no brinquedo, alguns compartimentos secretos, como a tumba das múmias, são abertos. Se você tem crianças pequenas em casa, tome cuidado com as micropeças. Sunny Brinquedos, R$699,90.

9. Walk Talk ben 10

Para brincar em dupla. Cada um coloca o fone de ouvido. O brinquedo alcança, em média, 10 metros de distância. É possível ouvir e falar ao mesmo tempo. Dá para usar durante outras brincadeiras. Candide, R$ 69,99.

10. Monopoly Edição Mundial

Aqui a criança compra e vende propriedades. Esse vem com o Speed Die, um aparelho que determina o tempo para as jogadas. Isso acelera o jogo e o deixa mais dinâmico. Essa versão do jogo de tabuleiro mais vendido do mundo foi criada com os votos de fãs ao redor do globo. Em 2008, durante seis semanas, os internautas puderam votar nas localidades que gostariam de ver estampadas no tabuleiro. Hasbro, R$ 119,99.

André Spinola e Castro
clique na imagem para ampliar
PARTE 6
Onde encontrar os brinquedos e os consultores da lista

Luciana CavalcantiAqui, um pouquinho do que rolou nos três dias em que as crianças vieram se divertir com os brinquedos
ONDE ENCONTRAR

> ALPHA BRINQUEDOS
(11) 2482-6571
www.alphabrinquedos.com.br
> BIJU ARTE BRINCANTE
(11) 5093-8464
www.bijuartebricante.com.br
> BJ CAMBALHOTA
(11) 4411-8845
www.bjcambalhota.com.br
> CALOI
0800-7018022
www.caloi.com
> CANDIDE
0800-557400
www.candide.com.br
> CHICCO DO BRASIL
(11) 2246-2129
www.chicco.com.br
> DICAN
(11) 3611-8080
www.dican.com.br
> DUDATOYS STORE
(11) 3078-6428
www.dudatoys.com.br
> ELKA
(11) 2238-5500
www.elka.com.br
> ESTRELA
0800-7045520
www.estrela.com.br
> FISHER-PRICE
0800-550780
www.fisher-price.com/br/
> GIROTONDO
(11) 3478-4500
www.girotondo.com.br
> HASBRO
sac@hasbro.com
> LEGO
0800-7701615
www.lego.com (internacional)
> LÍDER BRINQUEDOS
(11) 4544-1305
www.liderbrinquedos.com.br
> LONG JUMP
0800-7703993
www.longjump.com.br
> NEWART DO BRASIL
(47) 3385-0510
www.newartdobrasil.com.br
> PB KIDS
(11) 3825-7046
www.pbkids.com.br
> SOFT MEL
(11)3462-5806
www.softmel.com.br
> SUNNY BRINQUEDOS
(11) 3333-5111
www.sunnybrinquedos.com.br
> TOY’S PELÚCIA
(11) 2654-2096
www.toyspelucia.com.br
> XALINGO
(51) 3719-9800
www.xalingo.com.br

700 E-MAILS E 200 PILHAS

Foram mais de 100 dias para a gente produzir esta matéria que você acabou de ler. Chegaram aqui na Editora Globo 540 lançamentos e, para dar tudo certo, mandamos mais de 700 e-mails para os fornecedores. A cada caixa que a gente abria, dava vontade de ser criança de novo. Cada coisa linda, divertida, diferente! Mas antes da brincadeira era preciso trabalhar � e muito! Cinco dias para montar os brinquedos e pelo menos 200 pilhas pequenas para fazê-los funcionar, sem contar as pilhas maiores e as baterias. Com tudo pronto, era hora de ver as crianças “testarem” as novidades. Observamos sempre com muita atenção o que elas mais gostam, a forma como interagem, se o produto é um convite para o pai brincar junto. É tão gostoso ver o brilho nos olhos dos pequenos quando eles descobrem o seu brinquedo favorito. Fazemos essa produção para ajudar você a escolher o melhor brinquedo – e ficamos na maior torcida para que você perceba esse brilho nos olhos do seu filho também!


CONSULTORES

• Alessandra Ambrósio, coordenadora da ONG Criança Segura
• Christian Ullmann, designer, professor do Instituto Europeo di Design (SP)
• Cláudia Facca, coordenadora do curso de Design do Produto da Faculdade de Engenharia Mauá (SCS-SP)
• Edilene Modesto de Souza, pedagoga e mestre em Educação pela PUC (SP)
• Eliana de Barros Silva, diretora do Colégio Global (SP)
• Maria Ângela Barbato Carneiro, pedagoga, coordenadora da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da PUC (SP)
• Renata Meirelles, educadora, autora do livro Giramundo e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil, Ed. Terceiro Nome
• Ricardo Bock, professor do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Fundação Educacional Inaciana (FEI-SP)

Universitária cega conta como superou dificuldades para conseguir estudar

Estudante chegou a andar descalça para conseguir identificar o prédio.
Foto: Richard Pereira/Divulgação

Kary Janaína Sales é aluna de teologia e trabalha na biblioteca digital para deficientes visuais

Para aprender a circular pela universidade onde cursa o 5º ano de teologia, Kary Janaína Sales, 29 anos, passeou descalça pelo prédio, tateou as paredes e ficou amiga dos seguranças da instituição. Ela precisou, ainda, superar a falta de estrutura da faculdade para recebê-la. Hoje, totalmente inserida na rotina de um universitário comum, ela comemora e se tornou funcionária da própria entidade.

No entanto, a situação de Kary não representa a realidade de todos os 6,8 mil estudantes portadores de deficiência, matriculados em instituições de ensino superior no Brasil. O dado é do Ministério da Educação (MEC).

Para que mais pessoas com deficiência consigam fazer parte da rotina de uma sociedade, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade) organiza diversas ações nesta segunda -feira (21), Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Ao lado de outras entidades que lutam pela acessibilidade dos deficientes, estão programados eventos em todo o país com os temas cidadania e acessibilidade para todos.

Inclusão social

Quando entrou na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, Kary não tinha acesso aos livros do seu curso por falta de material adaptado.

Hoje, a estudante, que é cega de nascimento, é funcionária da biblioteca digital para pessoas com deficiência visual. Os livros são digitalizados e disponibilizados para que os alunos ouçam o conteúdo.

“Quando eu cheguei, os professores não estavam preparados para me receber. Eles ficaram um pouco perdidos porque ainda não tinham convivido com cegos. Mas, nas escolas, a literatura sempre é o maior problema”, diz Kary, que veio sozinha de Rondonópolis (MT).

A mesma sorte não teve Marcio Aguiar, que foi desmotivado a fazer o curso de fisioterapia pela própria faculdade já na inscrição do vestibular. “Eles me falaram que a instituição, que é particular, não tinha como me atender e que era para eu procurar outra universidade.”

Aguiar insistiu e diz ter provado à instituição que, mesmo cego, ele é tão capaz como qualquer outro aluno. “A partir do meu exemplo, a faculdade começou a investir em acessibilidade e inclusão. Eu me formei entre os melhores da turma.” A experiência motivou o fisioterapeuta a se engajar nos movimentos para garantir os direitos de inclusão e hoje ele é conselheiro do Conade e representante do Centro de Vida Independente (CVI).

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Os 50 melhores brinquedos de 2009

PARTE 1

0 a 1 ano

André Spinola e Castro
1. Máquina de bolinhas (foto)

Toda vez que a criança aperta a carinha amarela (localizada à direita do brinquedo), as bolinhas coloridas são atiradas por um jato de ar para cima e uma música começa a tocar. No total são oito canções. Esse ventinho, aliás, é o que mais chama a atenção dos pequenos. Fazer a bolinha deslizar no caracol é o segundo desafio. Mas, se a criança ainda não engatinha, é você que vai precisar ir à caça das bolinhas. Bebês a partir de 8 meses vão se interessar mais. Hasbro, R$ 229,99.

2. Bola animais

As cores são o principal atrativo dessa bola de tecido. Uma das brincadeiras favoritas vai ser engatinhar e empurrar a bola dando um tapinha nela. Seu filho vai persegui-la pela casa toda. Ele vai gostar também que você o coloque em cima da bola. Como é macia, vai ser uma brincadeira divertida. Quando ele começar a andar, a bola vai servir para fazer gols. Tem mais um detalhe peculiar: as orelhas de cada bicho são os pés do outro. Soft Mel Brinquedos Educativos, R$ 73,50.

3. Ônibus Turma da Mônica

Como é muito molinho, a criança logo coloca os personagens na boca. As cores vibrantes chamam atenção. Só que a função de encaixar as figuras não é para os pequenos, e sim para os pais. A criança não tem nem coordenação motora nem força suficiente. Alpha Brinquedos, R$ 46,30.

4. Livro meu bebê

Todo em tecido, cada página traz um animal e um filhote. O bebê vem colado em um velcro para ser colocado junto à mãe. Você precisa explicar tudo isso para a criança e ensiná-la a fazer as ligações, senão ela não vai entender o porquê do brinquedo. O bebê vai adorar virar as páginas. Soft Mel Brinquedos Educativos, R$ 71,50.

5. Esticadinho

Quando a criança aperta o corpo do bicho, ele emite um som. Nas mãos dela vai servir como martelo também. Como é macio, dá para brincar à vontade – e é fácil de levar na bolsa. Só está disponível na cor azul. Elka, R$ 24,99.

6. Ginásio floresta encantada

Esse tapete tem ares de selva africana. Vem com um travesseiro que funciona como apoio para a criança que ainda não senta com firmeza. Os bichos estão pendurados no arco ou na árvore. Você pode usá-lo como um tapete para atividades com massinha ou tinta. Fisher-Price, R$ 299,99.

7. Bolinha mágica

O bebê pode agitar ou fazer rodar. As bolinhas correm pela alça transparente e emitem aquele barulho tradicional do chocalho. Ela gira 360º também. A alça verde serve apenas para a criança segurar. Chicco, R$ 21,90.

8. Hora divertida

É um relógio e tem um caixa-encaixa de formas geométricas na parte de trás. Uma das laterais possuiu um buraco por onde a criança pode tirar as peças do caixa-encaixa. Como não é pesado, seu filho, assim que aprender a andar, vai carregar para cima e para baixo. Xalingo, R$ 45.

9. Trenzinho musical

Ele toca música, tem luz e bolinhas que giram na lateral, da janela você vê animais, mas o que a criança adora são as rodinhas. Ele vai engatinhar e ter a companhia do trem. Quando é empurrado, os animais do segundo vagão se movem para cima e para baixo. O brinquedo poderia ter menos funções. Chicco, R$ 189.

10. Fantoche animais da fazenda

Quem vai fazer desse fantoche um sucesso é você. Apresente os animais para a criança. Na palma da mão vem anexado um livro de tecido com algumas ilustrações. É todo lavável. Hasbro, R$ 44,90.

André Spinola e Castro

PARTE 2

1 a 2 anos

André Spinola e Castro
1. Boliche (foto)

Os seis pinos, e a bola, são de pelúcia. Por isso, a criança vai precisar de ajuda para posicioná-los em pé. O rato, o cachorro, a galinha, o leão, o porco e o cavalo vão servir também como personagens para outras brincadeiras. Soft Mel Brinquedos Educativos, R$ 92.

2. Carro Elétrico Pocoyo

A criança vai de um lado a outro atrás do carrinho. Basta apertar a cabeça do Pocoyo, personagem que dá nome a um desenho animado do Discovery Kids, e o carrinho dispara. Se bater em alguma superfície, passa a andar na direção contrária. Long Jump, R$ 154.

3. Girafa G

A ideia é que seu filho atire as argolas e consiga fazer com que elas alcancem o pescoço desse bicho, que ocupa um espaço de 50 cm. Primeiro a criança vai brincar de encaixar as argolas. Aos poucos, faça com que ele tente jogar de distâncias maiores. Claro, essa girafa vai servir de assento também e virar um cavalo nas histórias infantis. O rabinho faz som de guizo. Soft Mel Brinquedos Educativos, R$ 144.

4. Volante Animado

A criança vai sentir como se estivesse andando de carro de verdade. Vem com um visor que simula a rua e um carro/moto que se movimenta acompanhando de acordo com os movimentos do volante. Possui três botões com sons de polícia, bombeiro e ambulância, e outros que imitam buzina, ignição, motor e marchas. Todos possuem controle de volume. Tem também espelho retrovisor, pisca-pisca e controle de velocidade. Os faróis acendem. Dican, R$ 134,90.

5. Centopeia musical

Ela anda de um jeito engraçado, meio desengonçado, como quem aprende a dar os primeiros passos. Não aumenta a cordinha para puxá-lo: isso pode provocar acidentes. A criança vai brincar de andar com ela. É leve e resistente. Quando aperta o corpinho, toca uma música. Ao todo são 12 canções diferentes. Elka, R$ 47,99.

6. Telefone Joaninha

Toda vez que ele emite o som do telefone, a joaninha vibra. Na tentativa de imitar os pais, a criança tenta falar ao telefone (que não é preso ao restante do brinquedo), várias vezes. Os botões, além, de músicas, emitem luz. Apesar de ser um inseto, ele tem rodinhas na base. Dican, R$ 49,99.

7. Casinha Magic Blocks

Cada uma das 16 peças dessa fazenda pode se transformar em outro brinquedo. A imaginação da criança é que vai desenhar essas novas formas. A cabeça dos animais e do fazendeiro fazem barulho de chocalho. Os cubos são magnéticos. Quando for sair com seu filho, coloque as peças em um saquinho, não precisa levar a base. É fácil de limpar. Chicco, R$ 239.

8. Bebê Nany

A boneca é toda feita de tecido. Não dá para trocar a roupinha nem a touca, mas a criança pode vestir outros acessórios por cima e criar outras histórias. É um bebê macio e bem leve. Ela provavelmente não vai ser a “filha” da criança na brincadeira, e sim uma amiga dela. Toys Pelúcia, R$ 26.

9. Sempre em pé

É mais que um João Bobo. Além de a criança empurrá-lo, pode abraçá-lo à vontade. É uma delícia. Em cada lado da cabeça do boneco ficam três bolinhas com velcro. Eles servem para brincar de tiro ao alvo – é para acertar a barriga do brinquedo. Dá também para tirar o chapéu. Soft Mel Brinquedos Educativos, R$ 114.

10. Dirija e Ande

São dois brinquedos em um só. O primeiro é o carrinho. A criança precisa fazer força com os pés para andar com ele. Na parte de trás tem um rolinho que gira. Ele se transforma em andador quando você levanta o assento. Vai ser mais um estímulo para seu filho dar os primeiros passos. Hasbro, R$ 169,99.

André Spinola e Castro
clique na imagem para ampliar
PARTE 3

2 a 3 anos

André Spinola e Castro
1. Triciclo do Pocoyo (foto)

Você pode reduzir ainda mais o tamanho dele – é dobrável. Fica mais fácil para guardar em casa e levar no porta-malas em uma viagem. É na cor azul porque essa é o tom das roupas do personagem do desenho do Discovery Kids. Long Jump, R$ 191.

2. Tapete Musical

Cada um dos cinco animais toca um instrumento musical diferente. Quando a criança pisa em cima da figura deles, uma nova música começa a tocar. Tem mixagem de algumas melodias e três sinalizadores de luz. Dican, R$ 99,90.

3. Charlie e Lola

Essa casal de irmãos são superconhecidos das crianças. Eles fazem parte da programação do canal Discovery Kids. Dá para trocar a camiseta dos dois. Fofos, não vai ser difícil se apaixonar. Como são personagens de um desenho, é mais difícil para a criança dar a eles novas identidades. Long Jump, R$ 84 cada.

4. Marianda com Mochila e Coração

Essa boneca de pano vai caminhar junto com seu filho, literalmente: ela tem elásticos nos pés para encaixar nos pés da criança. Se você levantar o vestido, vai ver que ela carrega um coração por debaixo da roupa. Vem com uma mochila e mede 77 cm. BJ Cambalhota, R$ 93.

5. Máquina Fotográfica

Lembra uma de verdade. Dispara flash (com som) e, em uma alusão às antigas polaroides, libera um cartão com um personagem. Os três botões posicionados na frente do brinquedo emitem essas frases: olha o passarinho, diga X e vamos tirar uma foto. Tem um espaço para colocar a foto da criança. Dican, R$ 32,90.

6. Casinha de Atividades

É uma casinha que pode ser carregada para todo canto – tem uma alça em cima que facilita o transporte. Cada lado traz uma brincadeira diferente: telefone com teclas, relógio e peças para encaixar – aqui foram inclusos novos formatos para as peças, como um pinheiro. Mas não precisaria propor tantas atividades de uma só vez. Estrela, R$ 89,90.

7. Castelinho de pano

Esse vai ser o palco de muitas histórias e brincadeiras. Com 2,10 m de altura, o castelo é estruturado a partir de um bambolê. O acabamento das janelas e da porta é de tule rosa. Pode ser lavada na máquina. Vem com uma lanterna de florzinha para ser pendurada na parte interna. Se crianças mais novas forem brincar, tire as alças da tenda para não se machucarem. Dudatoys, r$ 485.

8. Quebra-Cabeça Musical

É um quebra-cabeça de peças giratórias com três opções de desenho. Dessa vez eles acrescentaram botões que emitem sons de cada bicho que vai ser montado: cavalo, tigre e elefante. Traz mais 16 melodias. Estrela, R$ 39,90.

9. Ambulância com Sons

Ela vai prestar os primeiros socorros na sua casa. Vem com injeção, pinça, estetoscópio – tudo de plástico, claro – e uma enfermeira. Se seu filho tem medo de médico, esse brinquedo pode ser um jeito de mostrar para ele que está tudo bem. A ambulância acende luz e toca três sons diferentes de sirene. Dican, R$ 139,90.

10. Amore – Bebê Dentinho

Se o bebê for bem alimentado, vão nascer os primeiros dentinhos. Ele brinca com o chocalho e reclama – como toda criança – na hora de trocar a fralda. Quando aperta a barriga, chora. Estrela, R$ 159,90.

André Spinola e Castro
CONTINUA AMANHÃ

Suposto filho de Michael Jackson pode viver rei do pop no cinema

Omer Bhatti teria o apoio da família do cantor
The Sun /Reprodução

Omer Bhatti com Michael Jackson e Prince Michael I

O suposto filho mais velho de Michael Jackson, Omer Bhatti, viverá o pai em uma homenagem ao rei do pop para o cinema. O rapaz, a quem Joe Jackson chama de neto, interpretaria o cantor com o apoio da família Jackson. As informações são do jornal "The Sun".

"A família é próxima a Omer. Ele é um ótimo dançarino e eles adorariam vê-lo interpretar Michael", diz uma fonte, acrescentando que a história do cantor é incrível e precisa ser contada. "É o que sua família quer".

Omer, que atualmente mora com com os Jackson, viverá o rei do pop em sua fase mais popular. "Eles querem encobrir sua infância e vida particular e manter o foco em sua carreira", revela a fonte.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sua festa é o evento do ano Quatro experts dão dicas simples de decoração, música e drinks para fazer baladas inesquecíveis de acordo com o seu estilo

 Reprodução

Se as suas expectativas para o fim de semana incluem uma boa festa, essa matéria é para você. A Criativa conversou com quatro experts e conseguiu algumas ideias que podem fazer de sua festa o evento do ano. “Não é caro, não é preciso contratar ninguém - um momento inesquecível custa apenas alguns minutos do seu dia dedicados a ter ideias criativas. E vale a pena”, diz Chris Campos, autora do livro Casa da Chris. “Os segredos básicos de uma boa festa são: boa música, bons drinks, a iluminação adequada e um anfitrião espirituoso.”

Como a festa perfeita depende do anfitrião, separamos dicas para cinco estilos diferentes de mulheres. Confira qual se encaixa com o seu.

1 - A saudosista

A geração Y (a galerinha nascida entre 1977 e 1997) é a geração da saudade. Adora celebrar o passado, a moda vintage e música da época dos avós. Que tal, então, dar uma “Festa do Atari”?

Para fazer isso acontecer, combine decoração e entretenimento. Com um data show, projete a imagem do videogame na parede e faça com que todos tenham sua vez de jogar. Vale também, entre uma música e outra, colocar a trilha sonora de jogos famosos, como Pacman, para que as pessoas se sintam no clima. “Só não vá tocar músicas de games o tempo todo, porque as pessoas vão ficar entediadas”, aconselha Ricardo Athayde, DJ e baterista da Stop Play Moon. O drink tem que combinar com o tom clássico da festa. “Prefira um vodka Martini”, sugere o drink designer Herbie.

Herbie, Chris, Ricardo Athaide e Luciano Araújo: dicas para uma festa inesquecível

2 - Uma praieira confinada na cidade

Morar em um apartamento no meio de São Paulo não é razão para ficar sem um luau de vez em quando. Se este é o seu caso, a alternativa perfeita é fazer um “Luau High Tech”, combinando os estilos de vida da praia e da cidade grande.

Comece aprontando um clima especial. “Não tenha medo de causar sensações nas pessoas. Vale recebê-las tocando os sons da natureza, o barulho do mar ou o som de grilos”, sugere Ricardo. De vez em quando, coloque um som que lembre o estilo havaiano. A decoração dá o toque final para o clima. As sugestões do decorador Luciano Araújo são: cole estrelinhas fluorescentes no teto e projete uma imagem da lua na parede. Se você não tiver um projetor, vale também uma imagem da lua no seu televisor no meio da sala. Para o bar, aposte nas frutas tropicais. Faça um barco com frutas para que os convidados possam montar suas próprias caipirinhas. Também vale fazer drinks dentro das frutas e oferecer água de côco.

3 - A fã de filmes de época

Gosta dos vestidões antigos e da época dos penteados exóticos de cabelo alto ou perucas, mas detesta constranger as pessoas com uma festa à fantasia? Sim? Então faça uma “Festa a la rainha Maria Antonieta”.

Pra começar, cada um que chegar na festa ganha uma máscara e uma pintinha entre a boca e o nariz. A mesa de doces deve ser rica em variedades (como os palácios). A casa pode ser decorada com flores e elementos que remetam à monarquia (você encontra alguns nas lojas de 1,99). O drink é o toque especial: decore as caipiroskas de morango com um algodão doce cor-de-rosa. O drink pomposo tem a cara das mulheres de cabelo alto da corte daquela época.

CONTINUA NO POST ABAIXO

4 - A amante de culturas exóticas

Brasileiros são os fãs número 1 de um bom churrasco. Mas para não cair no previsível, você pode investir num “Churrasco Grego”. O site Viva Street traz sugestões de onde alugar uma máquina para fazer isso. O churrasco pode ser acompanhado por salada grega e espetos de legumes assados. Invista na decoração branca, com redes para descanso. E se você não gosta de lavar a louça, no final da festa pode tocar uma música grega e fazer a cerimônia de quebra-pratos. “Só não vá quebrar a porcelana da casa, compre os pratos brancos mais baratos do supermercado”, brinca Cris.

5 - A dona de uma casa nova

Quer um motivo maior para dar uma festa do que comprar uma casa nova?

A ideia aqui é fazer com que a festa não seja esquecida depois que ela acabar: faça com que os convidados participem na decoração da casa. Crie um painel para que eles decorem, ou permita que cada um cole um pedacinho do papel de parede quando entrar. Sempre que olhar a parede decorada, você vai ter boas lembranças de sua festa. Para a festa ficar ainda mais participativa, você pode pedir que as pessoas tragam sua fruta favorita para a caipirinha. Então você as organiza em pequenas travessas num estilo self-service.

Como você quer bons fluídos para essa fase nova, faça uma decoração que lembre boa sorte. Coloque bexigas brancas de gás hélio amarradas com fitinhas do Senhor do Bonfim no teto da casa e decore a porta com flores brancas. Na saída, distribua biscoitos da sorte ou pequenos drinks em garrafinhas com cores que simbolizem paz, amor, esperança e fortuna.

6 - A básica

Se reunir os amigos para uma boa conversa já basta para você, aposte em um "Happy Hour em Casa". “A vantagem de fazer happy hour em casa é que estamos na era da proibição: não podemos fumar, não podemos beber. Mas na nossa casa podemos tudo”, diz Chris.

Para um clima mais despojado, use mesas de metal de armar e velas na sala sem móveis. Sirva porções de frios, batatas e mandiocas fritas, amendoins e salgadinhos, assim como nos bares. A música deve combinar com o gosto geral, mas dê preferência por vocais não muito exagerados e mantenha o som ambiente, para que as pessoas possam conversar. Algumas sugestões são Bebel Gilberto, Céu, Seu Jorge, sambinhas... E, claro, happy hour combina com cerveja gelada servida em copo americano.

Funciona em toda festa

Se você estiver na dúvida, aposte naquelas dicas coringas que valem para todas.

Drink: caipiroskas têm a cara do Brasil. Podem ser preparadas com todas as frutas e em diversos teores alcoólicos, por isso agradam todo mundo de algum jeito.

Música: aqui vale também o critério “brasileiro”. Para festas mais tranquilas, nunca vai mal uma MPB, para festas agitadas, um samba raramente falha. Mas, nunca esqueça de estudar o gosto dos seus convidados antecipadamente, a música é a alma da festa.

Decoração: no improviso, vale investir em uma decoração com lâmpadas néon. Também dá para ter boas ideias envolvendo espirais de caderno penduradas no teto ou lustres decorados com fitilhos.

Gostou? Inspire-se com as dicas e conte para a gente! Como foi sua festa inesquecível?

Novela norte-americana "Guiding Light" sai do ar após 72 anos


A novela norte-americana "Guiding Light", o drama televisivo de maior duração do mundo, teve seu último capítulo nesta sexta-feira depois de 72 anos no ar.

"Guiding Light", ambientada no povoado fictício de Springfield, começou no rádio em 1937 e passou para a televisão em 1952. O livro dos recordes Guinness qualifica o programa como o drama de maior duração na televisão.


Devido à queda na audiência a cerca de 2 milhões de espectadores por episódio, a rede televisiva CBS informou em abril que encerraria a novela diurna, mas sustentou que o show "faz parte da história da televisão que jamais será igualada".


O programa ganhou dezenas de prêmios Emmy. Seu último reconhecimento foi no mês passado, quando Jeff Branson ganhou um prêmio de melhor ator coadjuvante.

Nigéria proíbe filme sobre aliens considerado 'ofensivo' à população

'District 9', produzido por Peter Jackson, foi recolhido pelo governo local.
Ministra diz que filme retrata nigerianos como 'canibais e criminosos'.

A maior distribuidora de filmes da Nigéria, a Silverbird Cinemas, foi obrigada a suspender a exibição do thriller de ficção científica "District 9", em cumprimento a uma decisão do Governo, que disse que a produção "ofende e denigre" o país.

"A Silverbird Cinemas estava mostrando o filme na Nigéria, mas deteve as exibições depois de receber ordens do Ministério de Informação", confirmou hoje à Agência Efe um porta-voz da distribuidora, que pediu para não ser identificado.

Foto: Divulgação

Cena do filme 'District 9', proibido pelo governo nigeriano.
Nesta semana, a ministra de Informação e Comunicações, Dora Akunyili, reagiu iradamente a "District 9". Além de ter mandado o órgão responsável pela classificação de filmes e vídeos apreender todas as cópias do filme, exigiu da Sony Pictures, produtora do longa, um pedido de desculpas.

Segundo Akunyili, "District 9", rodado em Johanesburgo (África do Sul), onde também se passa a história, apresenta os nigerianos como "canibais, criminosos e prostitutas".

Ex-presidente

A ministra também manifestou especial insatisfação pelo fato de um dos personagens secundários ter o apelido de "Obasanjo", sobrenome do ex-presidente nigeriano Olusegun.

O filme, produzido por Peter Jackson ("Senhor dos Anéis") e dirigido pelo sul-africano Neill Blomkamp, conta a história de um grupo de alienígenas que busca abrigo numa favela de Johanesburgo.

Além de fazer um paralelo com o antigo regime segregacionista do "apartheid", "District 9" fala da recente onda de violência xenófoba registrada na África do Sul.

Akunyili, no entanto, afirma que o filme "discrimina os nigerianos".

Em discurso feito na segunda-feira ao pessoal da Corporação Nigeriana de Cinema, a ministra pediu à população que "resista à qualquer tentativa de apresentar os nigerianos como criminosos".

"O filme mostra mulheres nigerianas mantendo relações sexuais com não humanos. Também diz que os nigerianos se alimentam de carne humana e acreditam em rituais (mágicos) e no vodu", acrescentou Akunyili.

No entanto, a decisão do Governo de proibir o longa fez aumentar o interesse do público, que está baixando cópias da produção na internet.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Criatura estranha encontrada em lago intriga moradores de cidade no Panamá

'ET' foi morto por adolescentes entre 14 e 16 anos em Cerro Azul.
Pesquisadores investigam criatura, não catalogada como animal.

Uma estranha criatura intriga a população de uma cidade do Panamá. Morto por cinco adolescentes em um lago de Cerro Azul, o ser não identificado é apontado como extraterrestre, mas pode ser apenas um animal ainda não catalogado pelos biólogos ou com problemas de formação.

Segundo jornais panamenhos, cinco adolescentes entre 14 e 16 anos estavam em torno do lago, no sábado (12), quando viram uma criatura bizarra saindo de uma gruta. Assustados com sua aparência e com medo de serem atacados, os jovens atiraram pedras até matá-la e a jogaram na água.

Foto: Reprodução/Telemetro

Pesquisador diz que características da criatura são 'muito peculiares'.

A notícia logo se espalhou pela cidade. Retirada do lago, a criatura foi apontada como um ET por moradores da região e pela imprensa local. Outros a descreveram como o personagem "Gollum", da trilogia "O senhor dos anéis".

Ouvido pela rede de jornalismo Telemetro, o especialista em vida silvestre do órgão nacional de meio ambiente Melquiades Ramos disse que o caso está sendo investigado e que as características da criatura são "muito peculiares".

No dia 15, foi encontrado no local um animal sem cabeça, que seria um bicho-preguiça. Ainda não se sabe se há alguma relação com o caso do ser encontrado no fim de semana.

Crateras da Lua estão entre os locais mais frios do Sistema Solar, diz Nasa

Temperaturas em crateras no polo sul lunar podem chegar a -238º C, pouco acima do zero absoluto (-273,15ºC).
Nasa
Nasa/Ucla
Informações foram coletadas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter

Dados coletados por uma missão da Nasa que está fazendo um mapeamento da superfície da Lua apontam que crateras que ficam na região do polo sul do satélite podem ser alguns dos locais mais frios de todo o Sistema Solar.

Segundo as primeiras informações coletadas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), que foi lançado no último dia 18 de junho, as temperaturas em regiões que nunca recebem a luz do Sol no interior dessas crateras podem chegar a -238º C, pouco acima do zero absoluto, -273,15 ºC.

"Essas temperaturas extremamente frias estão, até onde sabemos, entre as menores que já foram registradas em qualquer outro lugar do Sistema Solar", diz David Paige, responsável pelo Diviner Lunar Radiometer Experiment, um dos sete instrumentos a bordo da missão e que está fazendo um mapeamento térmico da Lua.

Gelo

Segundo os pesquisadores, o fato de existirem esses locais com temperaturas extremamente baixas na Lua aumenta a probabilidade de que haja água e outros componentes congelados no interior dessas crateras.

A eventual presença de gelo nelas pode ser de extrema importância para futuras missões tripuladas ou não à Lua, principalmente se elas durarem longos períodos.

Isso porque a descoberta permitiria reduzir a quantidade de material que precisaria ser transportado da Terra em futuras missões.

O mapeamento térmico detalhado da Lua feito pelo Diviner Lunar Radiometer Experiment, além de localizar áreas extremamente frias, pode dar pistas sobre a composição de rochas e do solo, além de apontar regiões que podem ser perigosas para o pouso de veículos.

Os dados coletados apontam ainda que as variações de temperaturas na superfície da Lua estão entre as mais extremas do Sistema Solar.

Segundo as informações, ao meio-dia, na região no equador lunar, as temperaturas na superfície ultrapassam os 106°C. Durante a noite, no entanto, a temperatura cai a -183°C.

Saiba como tirar proveito das redes sociais para conseguir emprego

Mostrar conhecimento sobre área de atuação ajuda na conquista da vaga.
Nas redes de relacionamento é possível ainda formar networking.

O avanço das redes de relacionamento como Linkedin, Orkut, Facebook e Twitter faz com que os recrutadores utilizem essas ferramentas da internet na hora de selecionar os profissionais para as vagas de emprego.

Confira lista de concursos e oportunidades

Selecionadores dizem que é possível tirar proveito dessa tendência, mas alertam: os candidatos devem tomar muito cuidado com o que colocam na web, pois as informações na rede mundial de computadores são públicas e, dependendo do que é encontrado nos sites, as pessoas podem ser descartadas da seleção.

De acordo com Adriana Neglia, consultora da Career Center, especializada em recursos humanos e gestão de carreiras, com as redes de relacionamento é possível ficar conectado diretamente com quem busca profissionais no mercado.

Porém, ela diz que não basta somente aderir aos sites e ficar esperando as empresas e recrutadores entrarem em contato: o profissional deve ser proativo, trocar informações, conhecer pessoas e divulgar conhecimento.

“Essas ferramentas permitem que a empresa faça uma preavaliação da pessoa. Os selecionadores podem identificar o perfil, os valores e os interesses pessoais dos profissionais, verificando assim se eles são adequados à cultura e à ambientação da organização, antes mesmo de uma entrevista pessoal”, diz.

Adriana alerta que o excesso de exposição na internet sem conteúdo apropriado pode se voltar contra o candidato. “Fazer parte de várias comunidades que não têm a ver com a área de atuação, por exemplo, não é bom. Se um headhunter busca profissionais de uma determinada área em comunidades voltadas para aquele mercado e ele não está ali pega mal”, diz.

Por outro lado, se o conteúdo for de boa qualidade, o profissional pode levar a vaga. “Já vi um caso de uma profissional que foi escolhida por causa da qualidade dos artigos que ela postava no Linkedin e também do que ela colocava nos fóruns de discussão”, diz.

De acordo com Adriana, muitas vezes as pessoas que estão empregadas são procuradas pelos headhunters devido à boa impressão que causam nas redes sociais.

Indicação

Renato Grinberg, diretor geral da Trabalhando.com.br, diz que o Linkedin é o site mais recomendado para quem busca emprego porque ali é possível entrar em contato com profissionais da área de atuação, saber informações sobre o mercado, acompanhar abertura de vagas e de cursos. Já quem usa o Twitter pode ficar sabendo da abertura de vagas em tempo real.

Mas ele alerta que quem está em busca de emprego deve colocar informações nas redes sociais que ajudem e não atrapalhem. “Tem que usar o bom senso. Comunidades e fotos de caráter duvidoso não pegam bem.”

Para ele, mesmo empregado o profissional deve estar atento ao que coloca na internet e sempre procurar ampliar e cultivar a rede de contatos (networking).

“No mundo todo 80% das vagas são preenchidas por indicação e 20% são por recrutamento. Nada substitui a indicação de quem você confia, principalmente em cargos que exigem nível superior”, diz.

Segundo ele, as redes sociais favorecem a indicação de profissionais. “Por isso, não pode valorizar a rede de contatos só quando ficar desempregado e as informações nos perfis das redes devem ser colocadas com bom senso”.

Busca no Google

De acordo com Ercília Vianna, gerente e consultora da divisão de TI do Grupo Foco, as empresas costumam colocar os nomes dos candidatos no Google. Aí elas ficam sabendo de que redes sociais eles participam e acessam esses sites para verificar o conteúdo dos seus perfis.

Por isso, ela recomenda que os profissionais não expressem opiniões em assuntos de fóruns de discussão que não dominam e tomem cuidado com erros de português.

Ela sugere ainda que no Linkedin os profissionais em busca de emprego sigam empresas que recrutam para estar atualizado em relação às vagas de emprego. Já no Facebook ela aconselha que o perfil seja adaptado para o lado profissional.

Hyundai lança nova versão do Sonata

Carro foi apresentado na Coreia do Sul.
Veículo é equipado com motor 2.0 de 167 cv de potência.
Foto: Lee Jin-man/AP

Modelo exibe o novo Hyundai Sonata em Seul

Novo Hyundai Sonata

A Hyundai apresentou esta semana na Coreia do Sul a nova versão do sedã Sonata. O carro é equipado com motor 2.0 de 167 cv de potência e será vendido no mercado sul-coreano com preço equivalente a US$ 17,8 mil.

O modelo ganhou novas linhas em seu design exterior e uma grade com três filetes e duas linhas verticais no capô. O carro tem ainda seis airbags, sensor de estacionamento e teto solar panorâmico. Não há previsão de quando este modelo pode chegar ao Brasil.

Foto: Lee Jin-man/AP

Novo Hyundai Sonata

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VIDEO SUPER ENGRAÇADO SOBRE O TROTE UNIVERSITÁRIO

Invenção suíça permite recarregar celular com calor do corpo do usuário

O inventor Wulf Glatz ganhou prêmio de companhias elétricas nesta quarta.
Invento é capaz de transformar o calor corporal em corrente elétrica.
Foto: Divulgação

Cientista suíço criou forma de recarregar celular com calor corporal.

Recarregar o telefone celular com o calor do corpo de uma pessoa pode se tornar realidade muito em breve graças a uma invenção que venceu nesta quarta-feira (16) o prêmio "Swisselectric Research Award 2009", concedido pelas companhias elétricas da Suíça.

O inventor, Wulf Glatz, um cientista de 35 anos da Escola Politécnica Federal de Zurique, uma das mais tradicionais da Europa, desenvolveu um gerador que transforma o calor em uma corrente elétrica.

Para isso, utiliza a diferença de temperatura entre a fonte de calor e a do ambiente, o que não gera emissões de gases poluentes.

Estes geradores podem ser instalados, por exemplo, nos apartamentos, para produzir eletricidade através do calor emitido pela calefação central.

Do mesmo modo, poderiam alimentar a parte eletrônica de um automóvel graças ao calor do motor, o que renderia uma economia de 10 % de combustível.

Além disso, o processo de fabricação destes geradores é dez vezes mais barato que o do modelo mais comum.

O "Swisselectric Research Award" premia o ganhador com 25 mil francos (pouco mais de R$ 43 mil), e reconhece a cada ano o trabalho de um cientista que tenha contribuído para o avanço de pesquisas sobre eletricidade.

Primeiro celular com plataforma do Google chega ao Brasil em outubro

HTC Magic usa sistema operacional Android, do gigante de buscas.
Preço da novidade vai depender de plano fechado com operadora.

A fabricante de telefonia HTC anunciou nesta quinta-feira (17) o lançamento no Brasil do aparelho Magic, equipado com o sistema operacional Android, do Google. A novidade chega oficialmente ao Brasil na segunda semana de outubro e o preço ainda não foi revelado.

Foto: Divulgação

HTC Magic chega ao Brasil em outubro, mas preço dependerá de planos de cada operadora.

Segundo a HTC, o valor do aparelho vai depender do plano que o consumidor fechar com a operadora de telefonia móvel – pelo fato de se tratar de um smartphone e fornecer acesso à internet, o plano deve conter pacote de dados. Em entrevista coletiva à imprensa, os representantes da empresa não quiseram sequer falar em valores praticados no exterior, para não criar expectativas que podem não ser correspondidas no país.

A HTC foi a primeira fabricante a disponibilizar, em todo o mundo, um aparelho com o Android: há cerca de ano, a empresa lançou por US$ 179 nos Estados Unidos o modelo G1, equipado com essa plataforma. No início do ano, em um evento em Barcelona, a companhia apresentou o HTC Magic, o segundo modelo com Android.

Compatível com todas as operadoras brasileiras, segundo o fabricante, o Magic tem tela sensível ao toque com 3,2 polegadas (contra 3,5 polegadas do iPhone), câmera de 3,2 megapixels, GPS, capacidade de transmissão de dados de até 7,2 Mbps (megabits por segundo), Wi-Fi, Bluetooth e sincronização com contas de e-mail, entre outros serviços.

Android

O Android tem código aberto, gratuito e permite às companhias telefônicas economizar em licenças de software. Ele pode ser adotado por diferentes fabricantes de telefones celulares – na semana passada, por exemplo, a Motorola apresentou o modelo Cliq, baseado nessa mesma plataforma.

Assim como acontece com o popular iPhone, da Apple, desenvolvedores independentes também podem criar novos aplicativos e funcionalidades para aparelhos que usam o Android, do Google.

Apresentado em novembro de 2007, o Android faz parte de uma parceria entre o Google e outras dezenas de empresas chamada Open Handset Alliance. Segundo o Google, essa plataforma ajudará a indústria de celulares a fazer com que a internet funcione em telefones da mesma forma como funciona em computadores – isso contribuiria para o aumento de tráfego nos sites da empresa.

Empresa japonesa lança MP3 de orelha

 Divulgação
O tocador de MP3 fica acoplado na orelha, como um bluetooth
Quem disse que a onda de miniaturização já era? A empresa japonesa Thanko encolheu o tocador de MP3 e o transformou em um aparelhinho que praticamente cabe na orelha. Com 16mm x 25mm x 22mm e pesando apenas 8 gramas, o Thanko Microsports permite ouvir música enquanto se trabalha, no caminho para casa e até na hora de fazer esporte.

>>> Veja mais: Star Wars inspira novos gadgets

Quem tem cabelo comprido pode até disfarçar e tornar o aparelho “invisível”. O Thanko Microsports já está à venda e vem nas versões 2GB por US$ 55 e 4GB, por US$ 76.

 Divulgação
O gadget da empresa japonesa promete fazer sucesso com os esportistas, daí o nome Thanko Microsports

domingo, 27 de setembro de 2009

Rodrigo Santoro estará em filme inglês sobre a Opus Dei

'There be dragons' falará sobre a vida do fundador da instituição.
Produção será dirigida por Roland Joffé, de 'A letra escarlate'.
Foto: Divulgação/Divulgação

O ator Rodrigo Santoro.

O ator Rodrigo Santoro estará no elenco do filme “There be dragons”, sobre a vida do fundador da Opus Dei, Josemaría Escrivá de Balaguer.

A produção será dirigida pelo inglês Roland Joffé, de “A letra escarlate” (1995).

O longa, que deve ser lançado em meados de 2010, será protagonizado pelo ator inglês Charlie Cox (de “Casanova”).

A mais recente atuação de Santoro em Hollywood foi na comédia “I love you, Phillip Morris”, com Jim Carry e Ewan McGregor. No Brasil, o filme tem previsão de estreia para abril de 2010.

Assista ao trailer de “Stone”, suspense com Robert De Niro, Edward Norton e Milla Jovovich

A Millenium Films divulgou o trailer de Stone, suspense de John Curran (O Despertar de Uma Paixão) com Robert De Niro (As Duas Faces da Lei), Edward Norton (O Incrível Hulk) e Milla Jovovich (franquia Resident Evil) no elenco.

O filme, baseado em uma peça de Angus MacLachlan (Retratos de Família), narra a relação complicada e rodeada por interesses entre um presidiário (Norton) que deseja a todo custo ganhar liberdade condicional, sua esposa (Jovovich) e o funcionário da prisão (De Niro).

A produção estreia em 2010 nos Estados Unidos, mas ainda não há data definida.

Assista:


Justiça espanhola decide que insultar o chefe não é motivo para demissão

Trabalhador foi demitido por chamar o gerente de 'filho da puta'.
Para tribunal, expressão é de uso corrente e não serve de justificativa.
Foto: Editoria de Arte/G1

Decisão obriga a empresa a readmitir o trabalhador, que foi demitido por ter insultado o gerente.

O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC), na Espanha, decidiu que chamar o chefe de "filho da puta" não é motivo para demissão, já que a expressão é "de uso corrente", segundo reportagem do jornal espanhol "El Mundo".

De acordo com o periódico, a decisão do tribunal obriga a empresa a readmitir o trabalhador, que foi demitido por ter insultado o gerente. A companhia também terá que pagar uma indenização de 6.483 euros (cerca de R$ 17,2 mil).

Na sentença, os juízes do TSJC destacaram que devido à degradação social da linguagem certas expressões tornaram-se habitais, especialmente durante discussões. Por esse motivo, eles decidiram que a demissão foi desproporcional.


O código dos Trabalhadores na Espanha contempla os insultos como justificativas para demissão disciplinar, mas expressões como "filho da puta" não são suficientes para levar à demissão do funcionário, porque são "consideradas de uso corrente".

O incidente aconteceu em 14 de janeiro de 2008, quando o funcionário e o gerente da empresa discutiram de forma ríspida por causa de questões salariais. A sentença aconteceu em fevereiro deste ano, mas foi divulgada nesta quarta-feira pela imprensa.

Carro 'transparente' chama a atenção no Salão de Frankfurt

Empresa de autopeças mostra carro com carroceria de acrílico.
Objetivo é destacar as peças que compõem o sistema de segurança.

A empresa de autopeças TRW Automotive Holdings Corp. apresenta e seu estande no Salão do Automóvel de Frankfurt um carro curioso. O modelo tem a carroceria totalmente transparente. O objetivo da empresa é destacar as peças que demonstram o sistema de segurança desenvolvido pela TRW.

Foto: Torsten Silz/AFP

Homem observa o interior do carro transparente