Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 24 de abril de 2010

"NO AR!"

A área do jornalismo sempre foi de grande importância na minha vida, apesar de não ter ninguém próximo de mim que tenha exercido ou que exerça a profissão de jornalista, desde pequeno sou fixurado nos noticiários. Faço alguns projetos experimentais na internet, como o TV NEWS, que é um webprograma que possui uma edição gravada de 7 minutos por semana, além da versão diária que é ao vivo pela justin.tv, nessa eu só participo no final de semana. Na faculdade da UERJ sou estagiário da Web Rádio UERJ online, lá faço desde pautas, locuções, projetos de programas e etc.
http://aindafazsentido.files.wordpress.com/2009/09/noticias.jpgAlém da Rádio da UERJ colaboro ou já colaborei FFP de São Gonçalo,
Radio Litoral, Ritmo Brasil entre outras. Também mantenho alguns blogs com destaque para o PENÚLTIMAS, que contém um resumo das principais notícias dadas pelos maiores sites na última semana, e para o Blog do Calouro Humano, que é um projeto de integração do calouro universitário a faculdade da UERJ. O próximo projeto que já estou envolvido será a elaboração de um programa piloto para a Tv universitária do Rio de Janeiro, a UTV.

“As notícias são como são” devido a instantaneidade da informação, o jornalista tem de ser rápido ao saber escolher o que vai entrar no jornal, no caso do editor, ou do próprio repórter que tem de saber quem é mais relevante a dar uma entrevista em uma manifestação com milhares de pessoas. No entanto, outras notícias são escolhidas por critério social, um bom exemplo disso é o caso da menina Isabella, que pautou os jornais nos últimos 2 anos, alguns fatores para tal repercussão é o fato de que a família da menina era de classe média, a menina era causasiana, e seu pai e madrasta tinham um nível médio de instrução educacional.

O público se envolve mais quando a notícia se aproxima dele de alguma forma, indo de encontro a sua emoção ou a sua problemática, o jornalista que há anos exerce a profissão já sabe disso e acaba criando um vício de trabalho, esse vai se tornando cada vez mais mecânico e menos humano, a matéria vai perdendo o teor de investigação e vai deixando de ser informação pra se tornar puro entretenimento.

http://ocanal.files.wordpress.com/2009/10/noticias.jpg Mas o fator preponderante para a atual conjuntura da informação é o seu mercado, um jornal sabe que tem de ser interessante para ser vendido e o profissional de televisão sabe o que o seu público quer ver, portanto se fugirem muito do que é comum acabam não sendo vendidos ou não dando audiência. Resumindo: “As notícias são como são para dar sobrevivência ao mercado da comunicação”.