Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Planejamento é essencial antes de fazer pedido de bolsa de estudo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDgHtSY_nGN55uLZj2QDt5MBjU2OtwlatPsME8CbGuH6QQDr5M0osuuDqjzfZgmkjLQkmFcTQsVeErSffNkGkqCfRGE7RyTDBRBZ4HRU9m44MKF8bDjDUm-kuwB2XenL2szE73YMHZ8lI/s400/bolsa+de+estudo+para+gradu%C3%A7ao.jpg

Planejamento e preparação são essenciais para o estudante conquistar uma bolsa de estudo e aproveitar a oportunidade.

É por isso que a FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) divulga seus acordos de cooperação com universidades no exterior nas primeiras semanas de aula dos calouros.

Eles só poderão fazer intercâmbio depois do quinto semestre, mas já podem se preparar, destaca o presidente da CCInt (Comissão de Cooperação Internacional) da FEA-USP, Edson Luiz Riccio.

O primeiro passo, diz Ligia Costa, coordenadora da central de intercâmbios da escola de administração da FGV (Fundação Getulio Vargas), é escolher a universidade de destino. É importante verificar se ela está entre as melhores na área de interesse do aluno.

Para Costa, não adianta estudar numa instituição que não agregue nada aos conhecimentos do bolsista.

Depois, o candidato deve checar programas e cursos oferecidos, além dos requisitos exigidos tanto para ser aceito na universidade como para conseguir uma bolsa.

"Não pode deixar para a última hora", lembra Riccio, que recomenda que o estudante estude o idioma do país de destino antes de ir. A fluência é um pré-requisito na maioria dos programas de bolsa.

O estudante precisa consultar, ainda, a universidade em que estuda no Brasil para saber se oferece bolsas, tem acordos com instituições no exterior ou está credenciada em outros programas de benefício.

Caso contrário, o aluno pode buscar órgãos nacionais e estrangeiros que deem o auxílio.

Além disso, é preciso checar se a faculdade reconhecerá os créditos cursados no exterior, mesmo que seja como atividade extracurricular.

http://www.sportour.com.br/esportes/bolsa_estudo/bolsafederal.jpg

Validação

Quando estava em Coimbra, em Portugal, o estudante de direito Jean Bassoukou, 22, descobriu que, na Europa, os créditos não são medidos em horas, como é feito no Brasil.

"Pedi à secretaria da universidade que me desse um certificado computando não apenas os créditos europeus mas também seu equivalente em horas para que eu entregasse à [Universidade Presbiteriana] Mackenzie na volta", conta.

Conversar com bolsistas e intercambistas é outra recomendação, assim como entrar em contato com a universidade de destino, lembram os especialistas e ex-bolsistas.

É preciso, ainda, providenciar seguro-saúde, caso isso não esteja coberto pela bolsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário