Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Resende elimina o Flamengo e vai à final da Taça Guanabara

Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM

O carnaval acabou cedo para a torcida do Flamengo. Neste sábado, o time rubro-negro, até então o único invicto do Estadual, foi derrotado pelo Resende por 3 a 1 e está fora da decisão da Taça Guanabara. Bruno Meneghel foi o carrasco rubro-negro, com dois gols, incluindo o terceiro, nos acréscimos, esfriando a tentativa de reação do Flamengo.

A equipe do Sul Fluminense vai enfrentar na final o vencedor de Fluminense e Botafogo, que se enfrentam na Quarta-feira de Cinzas.

BBB9: André atende ao Big Fone e indica Naiá ao paredão


O Big Fone toca e André atende. O paulista deve indicar um dos confinados ao paredão, com exceção do líder.

O sertanejo convoca os brothers na sala e anuncia que escolheu Naiá. "Ótimo, era tudo o que eu queria", diz a paulistana.

Suposta lista com ganhadores do Oscar vaza na internet

O site norte-americano de cinema Movie Crunch divulgou nesta sexta-feira que uma suposta lista dos vencedores do Oscar 2009 teria vazado na internet.

De acordo com o site, o documento foi publicado em um blog anônimo que teria saído do ar minutos depois. No fim do texto, o blog levanta questionamentos sobre a veracidade da lista.

Na web, o vazamento da suposta lista esquentou a expectativa dos fãs de cinema para os resultados do Oscar no próximo domingo, 20. Alguns blogs que divulgaram a notícia afirmaram estar céticos sobre a autenticidade do documento, já que boa parte dos vencedores seria "previsível".

De acordo com o texto divulgado, Mickey Rourke venceria como melhor ator, por O Lutador. O título de Melhor Filme ficaria com Quem Quer Ser um Milionário, de Danny Boyle.

André bate boca com Ana e Naiá

Sertanejo manda a líder crescer: 'Vocês não gostam de sinceridade'
Reprodução / Big Brother Brasil
A paulistana Naiá vai até o banheiro e reclama com André, que toma banho: "Você não tem um pingo de educação. Você é mal criado e não tem noção das suas brincadeiras. Você já veio premeditado da rua para colocar as meninas no castigo. Vai se catar", reclama.

O sertanejo sai do chuveiro e responde à sister: Você está com raiva só porque eu fui nela", diz, se referindo à Ana. A líder ouve a briga e se intromete: "Mal educado, não tem respeito por ninguém", critica.

"Isso é o que você acha", diz André. "Vocês não gostam de sinceridade", completa o músico. "Não gosto é de falta de respeito, olha como você fala com a Naná, vaza. Tu não está respeitando a Naiá nem nenhuma mulher aqui dentro", se revolta Ana. "Vaza você. Se você quer respeito, se dê ao respeito", rebate André.

"A melhor coisa que você pode fazer é ficar de bico calado", responde Naiá. "Então decide no paredão", sugere o brother. Naiá se sente agredida e diz que faz questão de criticar André na frente de todos: "Não quero ir ao confessionário falar meu voto. Quero falar na frente de todos. Pedro Bial que me desculpe", diz. André ri e se vira para Ana: "Cresce, menina. Você está com raiva porque mesmo você sendo líder, eu te coloquei na parada", diz, referindo-se ao Castigo do Monstro.

"Eu vou ter prazer de te indicar", avisa a líder Ana. "Olha a minha cara de preocupado. Porque vocês estão gritando? A senhora é de idade e quer gritar por isso? Pois grite, mas fique falando sozinha, Naiá", diz André.

"Quem te escolheu está de parabéns", encerra Naiá, falando de quem votou para que André entrasse no jogo após a Casa de Vidro.

Morre em Ilhéus (BA) o empresário e ex-deputado Sérgio Naya

Naya ficou conhecido pelo desabamento do edifício Palace II.
Ele era proprietário da Sersan, responsável pela construção do prédio.

                Cercado por advogados, o ex-deputado Sergio Naya                     (centro) deixa carceragem em Benfica, na zona norte                     do Rio de Janeiro, onde esteve preso, em 2004 (Foto:                     Alaor Filho/Agência Estado)
O empresário e ex-deputado Sergio Naya, 66 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (20), em Ilhéus, no litoral da Bahia.

Naya era proprietário da Sersan, empresa responsável pela construção do edifício Palace II, no Rio, que desabou em 1998 e provocou as mortes de oito pessoas e deixou 120 famílias desabrigadas.

Ele foi encontrado morto em um quarto do hotel Jardim Atlântico, onde estava hospedado.

A proprietária do hotel, Néia Machado, disse que o corpo foi levado para o necrotério de Ilhéus e posteriormente será transferido para Laranjal (MG), cidade natal do empresário.

O dono da funerária São José, Samuel Ferreira de Miranda, informou que o corpo de Naya chegou ao local por volta de 17h30. A delegada Adriana Taternostro afirmou que o corpo foi retirado do hotel sem autorização da polícia.

De acordo com o dono da funerária, depois de preparado o corpo, terá início o velório. Miranda disse que informou familiares de Naya, que, segundo ele, iriam se deslocar de Minas para Ilhéus.

Cliente habitual

De acordo com a dona do hotel, Néia Machado, Naya era um cliente habitual. Segundo ela, nesta sexta, o empresário tomou café e voltou para o quarto. Horas depois, o motorista de Naya estranhou a ausência dele e pediu a uma funcionária para que fosse aberta a porta do quarto.

Primeiramente, segundo Néia Machado, o motorista chamou um médico particular do empresário e, depois, um legista constatou a morte.

Naya foi deputado federal por Minas Gerais por três mandatos (1987-1991 e 1991-1995 pelo PMDB e 1995-1999, pelo PP).

Segundo a Prefeitura de Ilhéus, ele estava na cidade para negociar a construção de um shopping.

Sersan e Palace II

O empresário era dono da empresa Sersan (Sociedade de Terraplanagem Construção Civil e Agropecuária), responsável pela construção do edifício Palace II, no Rio de Janeiro.

O desabamento do Palace II completa 11 anos neste domingo. O edifício caiu em 22 de fevereiro de 1998. Oito pessoas morreram. Cento e vinte famílias ficaram desabrigadas e perderam tudo.


Foto: Roberto Stuckert / Ag. O Globo

O empresário e ex-deputado Sérgio Naya em 1998 (Foto: Roberto Stuckert / Ag. O Globo)

O laudo técnico apontou que houve erro de cálculo na obra do prédio. No processo cível, Naya foi condenado a pagar R$ 60 milhões de indenização para as vítimas.

O advogado das vítimas disse que, mesmo com a morte de Naya, nada muda em relação à necessidade de pagamento das indenizações.

Investigações indicaram que um dos pilares do edifício estava danificado, outros dois precisavam de reforço e que a obra tinha sido feita com material reaproveitado e de baixa qualidade.

Sérgio Naya chegou a passar 106 dias preso, acusado de falsidade ideológica e falsificação de documentos públicos. Por causa do desabamento, foram mais 27 dias de prisão, mas o ex-deputado foi considerado inocente do desabamento do prédio.

Naya teve todos os seus bens bloqueados e alguns leiloados. No entanto, a quantia referente às vendas só foi suficiente para pagar, em parcelas espaçadas, 15% do valor das indenizações estipuladas pela Justiça.

Em fevereiro do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça Federal o empresário Sérgio Naya pelo crime de fraude de execução fiscal.

Carreira parlamentar

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Sérgio Naya foi deputado federal por Minas Gerais em três legislaturas e foi filiado a três partidos: PMDB, PP e PPB.

Naya chegou à Câmara dos Deputados como suplente, exercendo o mandato em três oportunidades até ser efetivado em maio de 1989, na vaga do deputado Márcio Bouchardet.

Em 1990, elegeu-se deputado federal pelo PMDB, sendo reeleito em 1995, desta vez pelo PP.

Recebeu, durante a atuação parlamentar, diversas condecorações, como o Mérito Alvorada, do governo do Distrito Federal, a Medalha de Honra da Inconfidência, do governo do estado de Minas Gerais e a Ordem do Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Cassado

Após o desabamento do Palace II, em 22 de fevereiro de 1998, o então deputado teve o mandato cassado e as contas bancárias bloqueadas pela Justiça. No entanto, foi absolvido em processo judicial que o apontava como réu por crime de responsabilidade no desabamento do edifício.

Naya foi cassado por quebra do decoro parlamentar no dia 15 de abril de 1998. O placar da votação, secreta, foi de 277 votos pela cassação, apenas 20 além dos 257 necessários, e 163 contra, com 21 abstenções e dez votos em branco.

O empresário abandonou a vida política e chegou a ser condenado a dois anos e oito meses de prisão em regime semiaberto, pena convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa.

O empresário e ex-deputado chegou a ser detido duas vezes. Em 1999, ficou 26 dias na Polinter, no Rio, após ser preso em Brasília. Em 2004, voltou a ser preso em Porto Alegre, quando tentava fugir para Montevidéu, e ficou preso por quatro meses.

A defesa de Sérgio Naya argumentou que ele não era responsável pela construção e execução do prédio.

Querem Acabar Com O Fantástico

Vocês já reparam que a Rede Globo não tem mais chefia, virou um grande laboratório com experiências em todos os horários e em todos os sentidos. E você sabe: em casa que ninguém manda, todo mundo manda. Até o "Fantástico" , o velho programa dos domingos à noite da emissora, que parecia uma "fórmula certa", virou um tiroteio no escuro. Tem gente na Globo remando para que ele vire um jornalístico pesadão, com todos os principais fatos nacionais e internacionais que marcaram a semana, na política, na economia, no social e nos esportes, mas há que reme completamente noutro sentido para que ele vire uma revista de frivolidades, com muito som e charminho, mas há ainda aqueles que remam reto, no melhor estilo tucano, misturinha de tudo e ainda uma dose de emoção. O resultado? O programa tá coisa nenhuma, isto não é fantástico?

Por: Leão Lobo

Confirmado: Taís Araújo não será mais a protagonista de "Viver a Vida"

Rumores davam conta de que Taís Araújo poderia ser a próxima Helena da nova novela de Manoel Carlos, Viver a Vida.

No entanto, a moça não está mais na disputa para a vaga de protagonista da substituta de Caminho das Índias.

A atriz que dará vida a clássica Helena será escolhida por meio de testes.

A nova Helena da trama de Maneco será uma ex-modelo que se torna fotógrafa de moda depois de se casar com um homem mais velho. A personagem será jovem, muito bonita e com sede de viver.

TV Globo pode relançar “TV Colosso” para recuperar audiência

A Emissora carióca já estuda desde o ano passado relançar o sucesso “TV Colosso” nas manhas de segunda a sexta feira ,já que pelas manhas a Globo vem tendo problemas para segurar suas concorrentes na segunda e terceira posição respectivamente .

“TV Colosso” foi um sucesso de ibope, crítica e marca. Registrava o equivalente hoje a cerca de 12 pontos de média de ibope, e mantinha liderança folgada para a Globo.

O programa foi criado por três diretores da Globo, entre eles José Bonifácio de Oliveira, o Boninho.



Confiança cai na A. Latina diante de cenário recessivo

Confiança cai na A. Latina diante de cenário recessivo
A América Latina entrou em 2009 com níveis baixos de confiança tanto sobre a situação econômica presente, quanto futura, e boa parte dos países da região vive um período caracterizado como recessivo, mostrou pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

De acordo com levantamento feito em conjunto pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o instituto alemão Ifo, o Índice de Clima Econômico (ICE) da região atingiu 2,9 pontos em janeiro, o menor nível da série histórica iniciada em janeiro de 1990.

Na comparação com o levantamento anterior, feita em outubro de 2008, houve uma piora "acentuada" das avaliações sobre a situação presente e futura.

A pesquisa para elaboração do ICE é feita trimestralmente com especialistas nas economias dos países pesquisados. Em janeiro, foram consultados 137 especialistas em 16 países.

Entre outubro do ano passado e janeiro deste ano, o índice de confiança caiu em nove das 11 principais economias da América Latina, incluindo o Brasil.

"A avaliação sobre a situação atual piorou significativamente em relação a outubro, com deteriorações mais expressivas no Brasil, Paraguai e Equador", afirmou a FGV em communicado.

No caso do Brasil, o índice que mede a avaliação da situação econômica atual caiu de 7,3 para 4,7 pontos, abaixo portanto da marca de 5 pontos, que separa as avaliações positiva e negativa.

"Com exceção de Peru e Uruguai, as outras economias da região estariam, em janeiro de 2009, em períodos caracterizados como recessivos, segundo os critérios da pesquisa", afirmou a

FGV.
Considerando as perspectivas futuras, o quadro traçado pela pesquisa também não é alentador, uma vez que o índice de expectativas da região reflete um "maior grau de pessimismo" que o da média mundial.

Ainda assim, algumas economias dão sinais de que algum tipo de recuperação do ambiente econômico pode acontecer ao longo dos próximos meses.

"Excetuando-se Uruguai e Argentina, os especialistas dos outros países do Cone Sul do continente já vislumbram a possibilidade de alguma melhora do ambiente econômico ao final do primeiro semestre de 2009, uma situação compartilhada, em nível mundial, com a Europa Ocidental e alguns dos países emergentes do Leste e Sudeste asiáticos", mostrou a FGV.

No Brasil, por exemplo, o índice de expectativas passou de 2,7 pontos, em outubro, para 3,1 pontos, em janeiro.

Câmara aprova punição a trote estudantil violento

http://static.hsw.com.br/gif/trote-1.jpg

O plenário da Câmara aprovou hoje projeto que pune o trote estudantil violento em todas as instituições de ensino superior em meio a críticas e contestações ao texto apresentado durante a sessão pelos deputados Flávio Dino (PCdoB-MA) e Carlos Sampaio (PSDB-SP). O projeto prevê multas de até R$ 20 mil ao estudante que praticar o trote violento, cancelamento de sua matrícula por um ano e obriga as universidades a instaurar processo disciplinar contra os seus alunos infratores, mesmo que a violência aconteça fora de suas dependências.

Pelo projeto, o processo disciplinar será determinado por normas de cada instituição e a aplicação das sanções deverá ser comunicada ao Ministério Público para a responsabilidade penal. O projeto estabelece três sanções disciplinares que poderão ser aplicadas: multa no valor de R$ 1 mil a R$ 20 mil que será destinada à aquisição de livros para a biblioteca da universidade, a suspensão do estudante das aulas no período de um a seis meses e o cancelamento da matrícula por um ano."Nem o presidiário é proibido de estudar", criticou o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ). "O projeto é errado e mal feito. Já existe a lei e o Código Penal", disse Miro. Grande parte dos deputados críticos ao projeto argumentou que a violência, contra qualquer pessoa e não apenas contra calouros, já é crime previsto em lei e no Código Penal. "Esse projeto não tem sentido. Já está tudo na lei. Se a pessoa é agredida deve ir à delegacia", afirmou o deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP).O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), professor licenciado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, afirmou que o projeto significava interferência na autonomia das instituições. O deputado defendeu uma audiência pública com reitores e representantes de entidades estudantis antes da votação do projeto. "Repudio o trote violento. Estamos votando algo que pode significar uma intromissão muito forte nas instituições. Esse processo tem de ser educativo inclusive na elaboração da lei", argumentou.Flávio Dino defendeu a votação. "Se ficarmos na busca eterna do texto perfeito, será o nada", disse. "Não há autonomia universitária contra a lei. É razoável no que se refere às penas previstas", disse, lembrando que os projetos sobre o assunto estavam há 14 anos tramitando na Casa. Ele ressaltou ainda que era correto a Câmara discutir os temas que a sociedade está debatendo.

Leão ganha massagem no pé em parque na África e vira 'gatinho'

Leão Jamu ganha regularmente massagens no pé no                 'Lion Park', localizado perto de Joanesburgo.                 (Foto: Reprodução/Daily Mail)

O leão Jamu ganha regularmente massagens nos pés no "Lion Park", localizado perto de Joanesburgo, na África do Sul, do britânico Alex Larenty, de 50 anos, que trabalha no parque sul-africano, segundo o jornal "Daily Mail".

Durante a massagem, Jamu mais parece um gatinho inofensivo. No entanto, de acordo com o periódico, a foto foi tirada poucas semanas antes de um homem ser morto pelos animais após invadir a reserva dos leões.

Larenty, que é natural de Chipping Norton (Reino Unido), disse que o animal tem completa confiança nele. "As fotografias demonstram o quanto ele [Jamu] está à vontade comigo", afirmou o funcionário do parque.

"Nós temos 75 leões aqui no parque e eu conheço todos pelo nome", afirmou Larenty. "Jamu não deixa ninguém tocá-lo da forma como eu faço", disse ele, destacando que, apesar dos leões serem mansos, eles ainda são perigosos.

Jornal britânico lista os beijos mais bonitos da história do cinema

Cena de Diário de uma Paixão
O jornal The Sun listou os beijos mais bonitos da história do cinema. O grande vencedor foi o beijo entre Rachel McAdams (Tudo em Família) e Ryan Gosling (Um Crime de Mesatre) no filme Diário de uma Paixão.

Com o segundo lugar, o famoso beijo de Homem-Aranha (Tobey Maguire) em sua amada Mary-Jane (Kirsten Dunst).

No último lugar do pódio, aparece o beijo de Ross (David Schwimmer) e Rachel (Jennifer Aniston, de Marley & Eu) no seriado de Tv Friends.


Confira a lista completa dos filmes que com os beijos mais bonitos:

1º - Diário de uma Paixão

2º - Homem-Aranha

3º - Friends

4º - Titanic

5º - Nunca Fui Beijada

6º - Romeu e Julieta

7º - Bonequinha de Luxo

8º - ... E o Vento Levou

9º - Show de Vizinha

10º - Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca

50 Cent diz que surtos de Britney Spears inspirou seu novo CD


O cantor comentou recentemente que a maior inspiração para a composição do novo material foi todo o drama vivido por Britney Spears. "Ela foi o maior show do ano", comentou ele à revista Ok!. "Ela estava resolvendo seus problemas pessoais em público. Foi ótimo vê-la surtar. Deste jeito as pessoas normais se sentem bem", completou.

50 Cent deve lançar o novo disco em março
O novo CD de 50, intitulado "Before I Self Destruct", deveria ser lançado em dezembro do ano passado, mas por problemas na agenda foi adiado para a metade de março.

MEMÓRIA DA TV - ARTISTAS: FERNANDA MONTENEGRO

Fernanda Montenegro na novela Guerra dos sexos. 1983. Frame de vídeo/ titularidade TV Globo

Descendente de portugueses e italianos, Fernanda Montenegro, nome artístico de Arlette Pinheiro Esteves da Silva, nasceu em 16 de outubro de 1929, no Rio de Janeiro. Começou sua carreira aos 15 anos, através de um concurso da Rádio Ministério da Educação e Cultura (MEC), que selecionou jovens interessados nas carreiras de redator, locutor e rádio-ator. Estreou no teatro em 1950, ao lado de Fernando Torres, na peça 3.200 metros de altitude, de Julian Luchaire.

Foi a primeira atriz contratada pela recém-criada TV Tupi do Rio de Janeiro, em 1951. Na emissora, entre 1951 e 1953, participou de cerca de 80 peças, exibidas nos programas Retrospectiva do teatro universal e Retrospectiva do teatro brasileiro. Sob a direção de Jacy Campos, Chianca de Garcia e Olavo de Barros, atuou ao lado de Paulo Porto, Heloísa Helena, Grande Otelo, Fregolente e Colé. Participou também de programas policiais escritos por Jacy Campos e Amaral Neto.
http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/personalidades/fernanda-montenegro/fernanda-montenegro01.jpg
No teatro, Fernanda Montenegro ganhou o prêmio de atriz revelação da Associação Brasileira de Críticos Teatrais, em 1952, por seu trabalho nas peças Está lá fora um inspetor, de J.B. Priestley, e Loucuras do Imperador, de Paulo Magalhães. Ainda na década de 1950, fez parte da Companhia Maria Della Costa e do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).

Entre 1953 e 1955, a atriz participou de diversos teleteatros na TV Tupi de São Paulo, apresentados no programa Grande teatro Tupi. De volta à Tupi carioca, atuou em mais de 160 peças apresentadas naquele programa de 1956 a 1965. Em 1959, formou sua própria companhia teatral, a Companhia dos Sete, com Sérgio Britto, Ítalo Rossi, Gianni Ratto, Luciana Petruccelli, Alfredo Souto de Almeida e Fernando Torres. A atriz é considerada uma das grandes damas do teatro brasileiro, tendo recebido diversos prêmios ao longo da carreira, por espetáculos como A moratória (1955), de Jorge Andrade; Nossa vida com papai (1956); Vestir os nus (1958); O mambembe (1959), com direção de Gianni Ratto; Mary, Mary (1963), dirigido por Adolfo Celi; Mirandolina (1964), de Carlo Goldoni; A mulher de todos nós (1966), dirigida pelo marido, Fernando Torres; As lágrimas amargas de Petra von Kant (1982); Dona doida, um interlúdio (1987), entre muitas outras peças.

Fernanda Montenegro na novela Belíssima. 2005. Renato Rocha Miranda/ TV Globo.

Em 1963, contratada pela TV Rio, atuou nas novelas Pouco amor não é amor e A morta sem espelho, ambas de Nelson Rodrigues, com direção de Fernando Torres e Sérgio Britto, respectivamente. Em 1964, fez mais duas novelas dirigidas por Sérgio Britto: Vitória e Sonho de amor, esta última uma adaptação feita por Nelson Rodrigues do romance O tronco do ipê, de José de Alencar, produzida pela TV Rio e exibida também em São Paulo pela TV Record.

Em 1965, na recém-criada TV Globo, Fernanda Montenegro participou do programa 4 no Teatro, que apresentou uma série de teleteatros sob a direção de Sérgio Britto. Em sua estréia na emissora, a atriz atuou nas peças Massacre, de Emanuel Robles, e As três faces de Eva, de Janete Clair.
http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/personalidades/fernanda-montenegro/fernanda-montenegro02.jpg
No ano seguinte, na TV Tupi, interpretou a personagem Amália, na novela Calúnia, de Talma de Oliveira. Em 1967, estreou na TV Excelsior como Lisa, em Redenção, novela de Raimundo Lopes. Dirigida por Reynaldo Boury e Waldemar de Moraes, Redenção foi um grande sucesso, atingindo 596 capítulos e se tornando um marco na história das telenovelas brasileiras.

Ainda na TV Excelsior, em 1968, Fernanda Montenegro viveu a Cândida em A muralha, adaptação de Ivani Ribeiro da obra de Dinah Silveira de Queiroz. Com direção de Sérgio Britto e Gonzaga Blota, a novela foi considerada uma superprodução em sua época. Na mesma emissora, em 1969, a atriz viveu a personagem Júlia Camargo, de Sangue do meu sangue, escrita por Vicente Sesso, quando foi novamente dirigida por Sérgio Britto.
http://3.bp.blogspot.com/_89ehtguZVQk/SJj47WnjrCI/AAAAAAAAA2o/NIvV7tm47Co/s400/Fernanda_Montenegro_(2).jpg
Fernanda Montenegro deixou a TV Excelsior em 1970 e manteve-se afastada da televisão durante nove anos, intervalo quebrado apenas pela realização de dois trabalhos: o teleteatro A cotovia, de Jean Anouilh, para a TV Tupi, em 1971, e um Caso especial da TV Globo, em 1973. Este Caso especial estrelado pela atriz era uma adaptação da tragédia Medéia, de Eurípedes, feita por Oduvaldo Vianna Filho. Levado ao ar no mesmo dia e horário da estréia do programa do Chacrinha na TV Tupi, o especial da TV Globo surpreendeu conseguindo 20 pontos de vantagem sobre o concorrente, segundo as pesquisas do Ibope.

Ainda na década de 1970, a atriz integrou o elenco da novela Cara a cara (1979), de Vicente Sesso, na TV Bandeirantes. Na trama, dirigida por Jardel Mello e Arlindo Barreto, a atriz viveu a personagem Ingrid Von Herbert, egressa de um campo de concentração nazista.
http://farm1.static.flickr.com/42/81450787_01c7c4c37d.jpg
Fernanda Montenegro estreou em novelas da TV Globo em 1981, em Baila comigo, de Manoel Carlos. Sua personagem, Sílvia Toledo Fernandes, foi escrita especialmente para a atriz, que foi dirigida por Roberto Talma e Paulo Ubiratan. No mesmo ano, viveu a milionária Chica Newman de Brilhante, novela de Gilberto Braga. Na trama, Luísa (Vera Fisher) é escolhida por Chica Newman para se casar com seu filho Ignácio (Dennis Carvalho), que é homossexual. Mas a moça acaba se envolvendo com Paulo César (Tarcísio Meira), homem de origem humilde, casado com Isabel (Renée de Vielmond), filha de Chica.

Em 1983, Fernanda Montenegro protagonizou cenas hilariantes ao lado de Paulo Autran, como os primos Charlô e Otávio de Guerra dos Sexos, novela escrita por Sílvio de Abreu e dirigida por Jorge Fernando e Guel Arraes. Obrigados a conviver na mesma casa e na mesma empresa devido ao testamento de um tio, os dois empreendiam “batalhas” diárias, numa verdadeira guerra. A censura impôs mudanças em personagens, diálogos e cenas. Ainda assim, a novela foi um sucesso e recebeu diversos prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte, entre eles o de melhor atriz para Fernanda Montenegro.
http://oglobo.globo.com/fotos/2007/12/21/21_MHG_fernanda.jpg
Em 1986, a atriz participou de Cambalacho, outra comédia de Silvio de Abreu, dirigida por Jorge Fernando. Como o título sugere, o ponto de partida da trama eram os trambiques armados por Leonarda Furtado, a “Naná”, personagem de Fernanda Montenegro, e Jerônimo Machado, o “Gegê”, interpretado por Gianfrancesco Guarnieri.

Quatro anos depois, Fernanda Montenegro fez uma participação especial, no papel de Salomé, em A rainha da sucata, novela de Silvio de Abreu, Alcides Nogueira e José Antônio de Souza. Ainda em 1990, interpretou a Vó Manuela na minissérie Riacho doce, de Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn. A minissérie se passa em uma cidade do Nordeste liderada por Vó Manuela, uma mulher mística e poderosa que exerce total domínio sobre seu neto Nô (Carlos Alberto Riccelli).
http://www.terra.com.br/istoegente/226/fotos/bio_fernanda_montenegro_02.jpg
Em 1991, na novela O dono do mundo, de Gilberto Braga, Fernanda Montenegro foi Olga Portela, uma requintada cafetina que, apesar de picareta, conquistou a simpatia do público. Dois anos depois, apresentou uma atuação marcante como Jacutinga, a dona de um bordel no interior da Bahia, na primeira fase da novela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa. Ainda em 1993, participou – como Madalena Moraes – da novela O mapa da mina, a última de Cassiano Gabus Mendes.

Em 1994, como Quitéria Campolargo, a atriz integrou o elenco estelar de Incidente em Antares, que reuniu nomes como Marília Pêra, Regina Duarte, Gianfrancesco Guarnieri, Paulo Goulart, Nicette Bruno, Flávio Migliaccio, Betty Faria e Diogo Vilela. A minissérie era uma adaptação de Nelson Nadotti e Charles Peixoto do livro homônimo de Érico Veríssimo.

Fernanda Montenegro na minissérie O auto da Compadecida. 1999. Nelson Di Rago/ TV Globo.

Em seguida, em 1997, Fernanda Montenegro viveu o papel-título de Zazá, novela de Lauro César Muniz. Sua personagem é uma mulher idealista, que tenta buscar uma solução para a vida medíocre dos sete filhos, ao mesmo tempo em que enfrenta várias adversidades para fazer seu projeto de avião atômico – o BR-15 – sair do papel, e provar que não é louca quando afirma ser filha de Santos Dumont.

Em 1999, por sua atuação no filme Central do Brasil, de Walter Salles, foi a primeira artista brasileira a ser indicada para o Oscar de melhor atriz. Um ano antes, ainda por sua atuação naquele filme, recebeu o Urso de Prata do Festival de Berlim.
http://origin.contigo.abril.com.br/imagem/celebre/fernanda-montenegro/ampliada/fernanda-montenegro-4.jpg
Ainda em 1999, a atriz fez o papel de Nossa Senhora na minissérie O auto da Compadecida, adaptação da premiada peça de Ariano Suassuna feita por Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão, e transformada em filme no ano seguinte. Em 2001, viveu a Lulu de Luxemburgo de As filhas da mãe, de Silvio de Abreu, Alcides Nogueira e Bosco Brasil.

Fernanda Montenegro participou da primeira fase de Esperança (2002), novela de Benedito Ruy Barbosa, em que fez o papel da italiana Luiza, a avó da protagonista Maria, interpretada por Priscila Fantin. Em 2005, na premiada minissérie Hoje é dia de Maria, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, a atriz interpretou a Madrasta, voltando a atuar na segunda jornada da série como Dona Cabeça, narradora da trama. Em 2006, brilhou na novela Belíssima como a vilã Bia Falcão, matriarca da família Assumpção. A trama de Silvio de Abreu prendeu a atenção dos telespectadores até o último capítulo, quando a personagem de Fernanda Montenegro, em vez de receber a esperada punição, terminou numa suíte em Paris ao lado do jovem Matheus (Cauã Raymond). Um de seus mais recentes trabalhos na TV Globo foi a minissérie Queridos amigos (2008), de Maria Adelaide Amaral, como intérprete de Iraci.

Fernanda Montenegro na novela Cambalacho. 1986. Bazilio Calazans/ TV Globo.

Ao longo de sua trajetória profissional, Fernanda Montenegro recebeu prêmios importantes por seus trabalhos tanto no teatro quanto no cinema. Em 1985, foi convidada pelo então presidente José Sarney para ocupar o Ministério da Cultura, mas recusou. Em 1999, foi condecorada com a maior comenda que um brasileiro pode receber do presidente da República, a Ordem Nacional do Mérito Gran Cruz, “pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras”. Na época, uma exposição realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, comemorou os 50 anos de carreira da atriz. Em 2004, aos 75 anos, recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Tribeca, em Nova Iorque.

http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/08337150.jpg

Entre os filmes em que atuou no cinema estão A falecida (1964) e Eles não usam black- tie (1980), ambos de Leon Hirszman. E, mais recentemente, Olga, de Jayme Monjardim, onde interpretou Leocádia Prestes, mãe do líder comunista Luís Carlos Prestes; Redentor (2004), dirigido por seu filho, Cláudio Torres; Casa de areia (2005), filme dirigido pelo genro Andrucha Waddington, marido de sua filha, a atriz Fernanda Torres; e O amor nos tempos do cólera (Love in the time of cholera), de Mike Newell, lançado em 2007, onde fez a personagem Tránsito Ariza, mãe do personagem do ator espanhol Javier Bardem.

Fernanda Montenegro é casada com o ator e diretor Fernando Torres desde 1953, com quem teve os filhos Fernanda Torres e Cláudio Torres.http://blog.emanuelmattos.com.br/up/e/em/blog.emanuelmattos.com.br/fernando%20e%20fernanda%20montenegro_thumb.jpg

Cachorro é resgatado de córrego em Porto Alegre

Cachorro é resgatado de córrego em Porto Alegre

O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta quarta-feira (18) e enviou uma equipe ao local para resgatar o cachorro (Foto: Ronaldo Bernardi/Zero Hora/Agência RBS) Clique para ampliar a imagem

Segundo testemunha, animal ficou três dias na água. Corpo de Bombeiros enviou equipe ao local nesta quarta-feira. Cachorro ficará em observação por quatro dias no centro de zoonoses da prefeitura.

O cachorro que estava preso no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, foi resgatado na manhã desta quarta-feira pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado a veterinários da prefeitura.

O animal estava há pelo menos três dias no local — entre a passarela da PUCRS e a Rua Professor Cristiano Fischer —, de acordo com Renato Crestani, 37 anos, que trabalha ali perto.

O cachorro ficava sobre um banco de areia, andando para lá e para cá. Pulava na água e nadava para tentar escapar. Ao mesmo tempo, gania.

A equipe de bombeiros enviada à área do arroio recebeu o pedido de salvamento às 8h50min. Em sete minutos, segundo o comandante do grupo, soldado Julio Cesar Souza Nunes, o caminhão chegou ao local.

Nunes e os soldados Rubens Marcelo Flores da Cruz (

Cachorro é resgatado de córrego em Porto Alegre

"Ele estava muito estressado, tentou me morder duas vezes", contou bombeiro. (Foto: Ronaldo Bernardi) Clique para ampliar a imagem

auxiliar) e Claudionor de Bastiani Fraga (motorista) entraram no arroio. No banco de areia, foram se aproximando aos poucos do cão.

— Ele estava muito estressado, tentou me morder duas vezes. Mas aí a gente vai conversando, se aproximando, fazendo carinho. Até que deu pra pegar ele — relatou Cruz, que ganhou a confiança do animal e o tomou nos braços.

O trabalho de retirada do cão levou entre 20 e 25 minutos. Magro, molhado e cansado, ele foi transportado até o centro de zoonoses da prefeitura da Capital, na Estrada Bérico Bernardes (em Viamão), onde passaria por exames. Aparentemente, não tinha machucados, segundo Nunes.

Experiência
Calejado por quase 20 anos de trabalho como bombeiro, o soldado Cruz se apoiou na experiência para conquistar a confiança do cão perdido em meio às águas do Dilúvio.

— Já passei por diversas situações. Uma vez, retiramos um cachorro de um bueiro na Avenida Bento Gonçalves. Isso acontece toda semana, com cães, cavalos. Eles caem ou são abandonados mesmo

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Lucro da Vale cresce 6,36% em 2008 e atinge R$ 21,279 bilhões

Em 2007, resultado da Vale havia sido positivo em R$ 20,006 bilhões.
Balanço do ano passado foi divulgado nesta quinta-feira pela empresa.

http://newscomex.files.wordpress.com/2008/07/vale_do_rio_doce.jpg

O lucro da Vale do Rio Doce cresceu em 2008 e atingiu R$ 21,279 bilhões, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (19). De acordo com o balanço, o resultado líquido superou em 6,36% o apresentado em 2007, de R$ 20,006 bilhões.

De acordo com a assessoria de imprensa da mineradora, o resultado de R$ 21,279 bilhões do ano passado é um novo recorde para a empresa, uma vez que o lucro de 2007 era a máxima anterior atingida pela empresa.

A Vale do Rio Doce informou, em comunicado ao mercado, que o resultado de R$ 21,279 bilhões exclui a variação cambial sobre investimentos no exterior. Segundo o balanço da empresa, o lucro líquido da empresa vem crescendo desde 2004, quando o resultado positivo foi de US$ 6,46 bilhões.

Quarto trimestre

No 4º trimestre, a Vale do Rio Doce teve lucro de R$ 10,449 bilhões, com alta de 136% sobre os R$ 4,411 bilhões do resultado de igual período de 2007. Em relação ao 3º trimestre de 2008, entretanto, a queda no lucro foi de quase 16% - entre julho e setembro, o resultado da empresa havia sido positivo em R$ 12,433 bilhões.

O lucro trimestral, que ficou bem acima da expectativa de analistas, foi impactado positivamente pela variação cambial e por fatores como a redução de custos com a paralisação de unidades menos eficientes, após a brutal queda na demanda por minério e outros metais no final do ano passado.

"As variações monetárias e cambiais aumentaram de R$ 2,7 bilhões no terceiro trimestre de 2008 para R$ 4,28 bilhões, principalmente devido à parcela do caixa mantido em dólares americanos", disse a companhia no relatório.

A receita bruta da empresa atingiu R$ 72,776 bilhões no ano passado, contra R$ 66,385 bilhões de 2007. Isso representa um crescimento de 9,62%.

Investimentos

Em 2008, o Brasil absorveu a maior parte dos investimentos da Vale, US$
6,7 bilhões, representando 66,2% do total investido. De acordo com o comunicado da empresa, os investimentos da Vale no Brasil aumentaram 29,1% sobre 2007.

Vendas

A Vale informou que nos últimos três meses do ano passado as vendas de minério de ferro sentiram a forte retração global e somaram apenas 46,47 milhões de toneladas, enquanto as de pelotas atingiram 8,75 milhões de toneladas, com quedas de 37,7% e 26,8%, respectivamente, na comparação com o terceiro trimestre de 2008.

No quarto trimestre de 2007, as vendas de minério de ferro haviam atingido 66,3 milhões de toneladas.

Mas para o ano todo o resultado ainda foi positivo, já que o ritmo antes da queda brutal na demanda, a partir de setembro, era muito forte.

Segundo a companhia, os volumes vendidos de minério e pelotas em todo 2008 somaram 295,14 milhões de toneladas, ante 291,49 milhões em 2007.

(Com informações da Reuters)

Globo: Reprise de Mulheres Apaixonadas bate seu recorde de audiência

A reprise de “Mulheres Apaixonadas” bateu seu recorde de audiência na última quarta-feira (18/02). A novela de Manoel Carlos ficou com 24 pontos de média.

Críticas levam Facebook a recuar nas políticas de utilização

A rede social Facebook desistiu de introduzir novas regras de utilização no serviço, na sequência de diversas críticas que acusavam o site de querer ficar com demasiado poder em relação aos dados pessoais dos seus membros

Críticas levam Facebook a recuar nas políticas de utilização
Facebook alvo de diversas críticas devido a novas regras de utilização

Em causa novas regras apresentadas pelo Facebook recentemente, que provocaram bastante polémica junto da comunidade de utilizadores da rede social, que temeu a violação dos seus dados pessoais.

Face às críticas o próprio fundador do site, Mark Zuckerberg, explicou no seu blogue oficial que foi o elevado número de questões e comentários negativos que a empresa recebeu que a levaram a recuar para os termos de utilização iniciais.

De entre os pontos das novas regras mais discutidos nos últimos dias, o mais polémico permitia ao Facebook utilizar e alterar os conteúdos dos próprios utilizadores sem o seu consentimento, mesmo se tivessem sido retirados do site.

Produção industrial americana cai 1,8% em janeiro


Washington, 18 fev (EFE).- A produção das fábricas, minas e unidades de serviços públicos dos Estados Unidos diminuiu 1,8% em janeiro, informou hoje o Federal Reserve (Fed, banco central americano), que atribuiu parte da redução à queda da produção e venda de automóveis.

Os analistas esperavam uma queda de 1,5% em janeiro, depois que a produção caiu em cinco dos últimos seis meses.

Desde janeiro de 2008, a produção industrial americana caiu 10%.

A maior redução ocorreu no setor automobilístico, que caiu 23,4% a respeito do mês anterior, e nos últimos doze meses desceu 43,7%.

Além disso, o Fed revisou para baixo o índice da produção industrial do mês de dezembro, que caiu 2,4%, em vez dos 2% anunciados inicialmente.

A produção nas fábricas, que representa quase 80% da atividade industrial, caiu 2,5%.

Sobre a produção de mineração e energética, que inclui as plataformas de petróleo, a produção caiu 1,3%, comparado ao 1% do mês anterior.

A taxa de utilização da capacidade industrial caiu para 72%, o nível mais baixo desde fevereiro de 1983. EFE

Produção industrial americana cai 1,8% em janeiro.

Os analistas esperavam uma queda de 1,5% em janeiro, depois que a produção caiu em cinco dos últimos seis meses.

Chico Anysio deve participar do Zorra Total - Especial

O humorista Chico Anysio deve fazer uma participação no especial de dez ano do programa Zorra Total.

Segundo o colunista Flávio Ricco, da Tribuna da Imprensa, ainda está sendo estudado de que forma ele aparecerá. Uma das possibilidades é de que o ator interprete o personagem Alberto Roberto. A edição comemorativa da atração tem exibição prevista para o dia 28 de março.

Até ela: Mulher Melancia recusa convite para estrelar reality da Record



Depois das recusas da ex-miss Brasil Natália Guimarães, outros dois nomes acabam de dizer não ao convite da Record para o Fazenda das Celebridades. A Mulher Samambaia, precursora das "mulheres-vegetais", e a "cria" Mulher Melancia, famosa pela "dança do créu" não aceitaram as condições impostas pela emissora paulista e decidiram ficar de fora do reality-show.

Com tantas recusas e praticamente sem alternativas, a Record não deverá trabalhar mais com o nome "Fazenda das Celebridades". O título será restrito a "A Fazenda". Outra mudança será no ritmo do programa, que deveria ser ao vivo, assim como o Big Brother e a Casa dos Artistas. Setores da emissora defendem que ele seja todo gravado, temendo o baixo nível dos participantes. Caso a decisão dessa ala prevaleça, a emissora põe um fim no projeto original, em que haveria transmissão via pay-per-view.

Com informações da coluna Outro Canal.

Planos de saúde vão ter que adotar terminologia única para procedimentos até junho

Planos de saúde vão ter que adotar terminologia única para procedimentos até junho
Na edição do Diário Oficial da União a norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que trata da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar para troca de informações entre operadoras de planos de assistência à saúde.

Segundo a Instrução Normativa n.º 34, as operadoras de planos privados deverão apresentar, de forma gradual, a terminologia única para procedimentos à rede credenciada até 30 de junho.

O anexo da decisão estará disponível para consulta e cópia na página da ANS na internet. A Associação Médica Brasileira (AMB) será responsável por definir os códigos e termos a serem adotados nos procedimentos médicos.

Carregadores de celular terão conector padrão, diz GSMA

A GSM Association, que reúne empresas da indústria de telecomunicações, anunciou nesta terça-feira que fechou acordos com as maiores fabricantes de celulares para estabelecer um padrão único para o carregador dos aparelhos.

Nomes como Nokia, Samsung, LG, Sony Ericsson e Motorola aceitaram usar a tecnologia Micro-USB (na foto, à esquerda) como referência, afirmou Rob Conway, CEO da entidade, durante o Mobile World Congress, na Espanha. A promessa é que, até 2012, a maior parte dos telefones móveis usará o mesmo tipo de conector.

Outras 17 operadoras de todo o mundo também se comprometeram a realizar a mudança. De acordo com a GSMA, além de facilitar a vida dos usuários de celular no mundo todo, a medida vai ajudar a preservar o meio ambiente. A associação quer estimular o desenvolvimento de carregadores que consumam 50% menos energia do que os modelos atuais.

Além disso, os consumidores não precisariam jogar fora o carregador dos aparelhos velhos, uma vez que ele poderá ser reaproveitado mesmo em modelos de outras marcas.

PENÚLTIMAS APRESENTA: MELHORES MOMENTOS DA TV BRASILEIRA PARTE 03/03

FOTO: os irmãos Diego e Daniele Hypolito confirmam presença no desfile da Portela

Estrelas da ginástica vão ganhar destaque na avenida na segunda-feira/
Divulgação/Divulgação

Pelo terceiro ano consecutivo, os irmãos Diego e Daniele Hypolito vão desfilar pela Portela no Carnaval. Os dois ginastas confirmaram presença nesta terça-feira, após reunião com a presidência da escola.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

MEMÓRIA DA TV - DRAMATURGIA: TORRE DE BABEL



Trama/ Personagens:
- Em Torre de Babel, Silvio de Abreu deu continuidade à linha que adotara em sua novela anterior, A próxima vítima (1995). O humor – sua principal marca registrada – saía do primeiro plano para servir como o tempero de uma trama policial clássica, cheia de personagens ambíguos gravitando em torno de um grande mistério a ser desvendado no final. A temática principal da novela era a violência em uma sociedade na qual ricos se fecham em condomínios e marginais são trancafiados em sistemas penitenciários inoperantes.
- A história começa na grande São Paulo, no final da década de 1970. O ex-perito em fogos de artifícios José Clementino (Tony Ramos) arranja emprego como pedreiro na construção de um suntuoso shopping center, uma das muitas obras realizadas pela construtora do engenheiro César Toledo (Tarcísio Meira). Durante a festa da cumeeira, quando engenheiros e operários se reúnem para comemorar a colocação da última laje da obra, a mulher de Clementino flerta com vários homens. À certa altura, quando dá pela falta da mulher, o pedreiro sai à sua procura e a encontra em um canto afastado da construção tendo relações com dois homens. Tomado pela fúria, Clementino mata a mulher e um dos homens a golpes de pá. César Toledo ouve os gritos e contém Clementino, com a ajuda de um grupo de operários. Chocado com a violência do empregado, o empresário chama a polícia e, mais tarde, depõe contra ele no julgamento. O seu testemunho é decisivo para a condenação de Clementino.

Tony Ramos. Jorge Baumann / TV Globo

- Vinte anos se passam, e Clementino deixa a cadeia. O tempo em que esteve exposto à dura realidade do sistema penitenciário fez dele um homem ainda mais amargurado. Embora tente reconstruir sua vida, está obcecado pelo desejo de se vingar de César Toledo, que considera ter sido o grande responsável pela sua condenação. Através do personagem, Silvio de Abreu aproveita para falar da dificuldade que os ex-presidiários encontram quando tentam retornar ao mercado de trabalho e de como a escassez de oportunidades e o preconceito social contribuem para que muitos voltem ao crime.
- César Toledo tornou-se um empresário poderoso, mas leva uma vida cheia de angústias. Seu casamento com Marta (Glória Menezes) está em crise e praticamente só se sustenta graças aos esforços dela. A união naufraga de vez quando César reencontra um antigo amor, a advogada Lúcia Prado (Natália do Vale), e os dois começam um romance. A relação com os filhos também não é bem resolvida. O mais velho, Henrique (Edson Celulari), administra os negócios do shopping, mas tem um temperamento bem diferente do pai. Extravagante e vaidoso, transforma a festa de inauguração do Tropical Towers em um pomposo evento carnavalesco. Alexandre (Marcos Palmeira) é o filho do meio dos Toledo. Um jovem estudante de Direito que se ressente de ainda depender da ajuda financeira do pai, que faz questão de que ele complete os estudos antes de sair de casa. O filho mais novo, Guilherme (Marcello Antony), é a principal fonte dos tormentos da família. Dependente químico, envolvido com marginais, ele vive fugindo de clínicas de recuperação e tentando extorquir dinheiro dos parentes e amigos para conseguir sustentar o vício. Durante a festa de inauguração do shopping, depois de tentar arranjar dinheiro, sem sucesso, ele invade de motocicleta o saguão principal do edifício e tem de ser contido pelos seguranças.

Christiane Torloni e Silvia Pfeifer. R. Marques / TV Globo

- Dando início ao seu plano de vigança, José Clementino consegue um emprego como vigia do Tropical Towers. Dessa forma, ele pretendia instalar explosivos no edifício. Seu plano é destruir o grande empreendimento de César Toledo, mas sem ferir inocentes. Os explosivos seriam detonados quando o shopping estivesse vazio. Entretanto, por razões misteriosas, os artefatos são acionados antes da hora, quando o edifício está lotado. A explosão deixa muitos feridos e mata várias pessoas.
- Alguns personagens de destaque na novela morrem na explosão do Tropical Towers. Guilherme, o jovem problemático que inferniza a vida dos Toledo, é um deles. Outras duas vítimas são a estilista Rafaela (Christiane Torloni) e a ex-modelo Leila Sampaio (Sílvia Pfeiffer). As duas são sócias de uma butique de moda e têm um relacionamento amoroso.
- A empresária Ângela (Cláudia Raia), braço-direito dos Toledo na administração do shopping, nutre uma paixão platônica por Henrique Toledo, seu melhor amigo e colega de trabalho. Henrique, no entanto, é casado com Vilma (Isadora Ribeiro), além de ser um mulherengo incorrigível que coleciona conquistas românticas, e não desconfia dos sentimentos da amiga. Aos poucos, a paixão de Ângela vai se tornando cada vez mais doentia e, para conseguir o que quer, ela se torna uma assassina fria e implacável, que chega comemorar as mortes de suas vítimas. Seu final é trágico: ao descobrir que Henrique se casaria com Celeste (Letícia Sabatella), a mãe de um filho de Guilherme, Ângela se atira do alto do recém-reconstruído Tropical Towers.

Marcello Antony. Jorge Baumann / TV Globo

- Quando o romance entre Lúcia Prado e César Toledo chega ao fim, a advogada se envolve com Alexandre. No final da novela, já tendo acordado para o verdadeiro caráter de Sandrinha, o filho de César Toledo decide ficar em definitivo com o ex-amor do pai. César Toledo e Marta acabam se reconciliando.
- Sob a alcunha de Johnny Percebe, Gustinho faz sucesso como cantor romântico. Na verdade, Boneca é que tem talento para cantar, mas acha que é feio demais para se apresentar ao público. Ele, então, empresta sua voz ao irmão, embora se sinta frustrado por não poder aproveitar a fama. A farsa chega ao fim depois de uma apresentação no Show da Xuxa.

Cláudia Gimenez. Jorge Baumann / TV Globo.

A apresentadora descobre que Boneca é o verdadeiro cantor e o leva dos bastidores para o palco. Gustinho, por sua vez, descobre seu verdadeiro talento ao ganhar uma chance no time de várzea do seu bairro, tornando-se um jogador de futebol profissional muito bem-sucedido.
- No decorrer da novela, Bina Colombo se dividiu entre Edmundo Falcão, Gustinho e Boneca. Ela se casa com o dono da lanchonete, mas os quatro personagens terminam juntos, formando um quadrado amoroso.
- Até o final da trama, Silvio de Abreu conseguiu manter o suspense sobre o culpado pela explosão do Tropical Towers. Como já havia acontecido antes em A próxima vítima (1995), a gravação da cena em que a identidade do criminoso é revelada foi realizada no dia da exibição do último capítulo. Os atores envolvidos só receberam suas falas horas antes da gravação.

Letícia Sabatella, Marcelo Anthony e Edson Celulari. Cedoc / TV Globo

- No capítulo final, quando os personagens centrais estão reunidos na casa dos Toledo, para o casamento de Henrique com Celeste, o mistério é esclarecido. José Clementino consegue levar a polícia até a cerimônia. Forçado pelos policiais, seu pai, Agenor, confessa então que fôra contratado por Ângela para instalar os explosivos que o filho havia fabricado, mas garante que não completara o serviço. Coube a Luzineide (Eliane Costa), que atravessara a novela sem pronunciar uma palavra sequer, a tarefa de revelar que havia sido Sandrinha a responsável pela explosão do shopping. Sandrinha confessa que ficara sabendo dos explosivos porque havia flagrado uma conversa do avô com Ângela e que destruíra o shopping por raiva de Clementino, que assassinara sua mãe, e dos Toledo, que nunca a aceitaram como namorada de Alexandre.

Claudia Raia, Tony Ramos e Maitê Proença. Jorge Baumann  / TV Globo

Produção:
- Para conceber o Tropical Towers – localizado fora da cidade cenográfica de Torre de Babel –, os cenógrafos Mário Monteiro e Keller Veiga se inspiraram no trabalho do pintor holandês Peter Brueghel, que no século XVIII retratou em seus quadros a Torre de Babel descrita na Bíblia. Todo o trabalho foi realizado sem a ajuda de efeitos de computação.
- Feito basicamente de esquadrilhas metálicas e vidro, o Tropical Towers ocupava uma área de 1.200 metros quadrados e levou 41 dias para ser erguido, dos quais 20 foram dedicados à construção de fundações de verdade capazes de sustentar o peso da estrutura: foram usados 4.600m de vigas metálicas pesando 20 toneladas. Cerca de 200 operários trabalharam na construção, realizada no terreno onde antes havia Greenville, cidade cenográfica de A indomada (1997). Dois elevadores panorâmicos foram instalados na fachada, e escadas rolantes davam acesso aos três pavimentos do shopping, onde estavam instaladas as lojas e os escritórios da direção.

Adriana Esteves. Arley Alves / TV Globo

- No centro da construção havia uma ampla área denominada foyer, onde foram realizadas as gravações. Era uma estrutura vazada de 23m de altura e 400m de área, com 800 janelas que mudavam de cor graças a um elaborado sistema de efeitos visuais. A direção podia, então, alterar a aparência da fachada do edifício – iluminada por 6 mil lâmpadas – fazendo com que as cores variassem do vermelho ao verde e ao amarelo. Uma subestação de energia com capacidade para 64kw tornava possível a iluminação de toda a estrutura. Um domo feito de policarbonato em tom azul foi instalado no teto, filtrando a luz natural que entrava no ambiente. O efeito era o de uma grande torre voltada para o céu.
- Na parte externa do shopping, uma avenida de 16m levava até a entrada do edifício. Esculturas gigantes feitas pelo artista plástico Maurício Bentes adornavam as portas de entrada: três esculturas de plástico industrial em forma de bolhas com líquidos dentro e iluminação própria. Em média, cada uma tinha cinco metros de diâmetro e pesava 1,5 tonelada.

Marcos Palmeira e Adriana Esteves.

- Para o cenário externo, também foi desenvolvido um projeto paisagístico com jardins suspensos em vários níveis. Um lago de 120m, iluminado por uma sofisticada estrutura com 100 lâmpadas especiais instaladas abaixo da superfície, foi criado ao lado da estrutura central, e conectado a ela através de quatro rampas de acesso aos mezzaninos.
- Para reproduzir o estacionamento de um shopping de verdade, os cenógrafos criaram uma abertura no chão na qual os carros entravam, dando a impressão de um estacionamento subterrâneo. Na verdade, o carro dava uma volta pela parte de trás do cenário e retornava pela saída do outro lado.
- Para as cenas da explosão do Tropical Towers, foram importados mais de 200 mil dólares em equipamentos de efeitos especiais. O cenógrafo Mário Monteiro construiu três maquetes idênticas ao shopping, mas com proporções diferentes: a maior era seis vezes menor do que o shopping original. A segunda era dez vezes menor, e a terceira, 20. A explosão durou cerca de seis minutos no ar.

Cacá Carvalho. Jorge Baumann / TV Globo

- Torre de Babel contava ainda com mais duas cidades cenográficas e 19 cenários internos, entre eles o cortiço onde moram Sandrinha e Bina. O cenógrafo Keller Veiga relatou que o cenário do ferro-velho de Agenor foi concebido para parecer “uma ilha dentro de um ferro-velho”. O quarto da personagem Shirley, por exemplo, foi montado dentro de um trailler acoplado à sala.
- A produção de arte dos cenários – a cargo de Cristina Médicis – levou em conta as características pessoais dos personagens. A casa de Rafaela e Leila tinha ambientes que se complementavam, numa metáfora do relacionamento entre as duas: com poucos obstáculos, poucas paredes, transparente. O papel de parede foi criado a partir das pinturas de Egon Schielle. Já a casa da família Toledo, cheia de conflitos, tem muitas paredes, que, de fato, dividem as pessoas. A lanchonete de Edmundo Falcão era colorida e cheia de detalhes modernos, contrastando com uma jukebox, típica dos anos 1960.

Berta Loran. Jorge Baumann / TV Globo.

- A fachada da penitenciária do Carandiru e o presídio do Hipódromo, em São Paulo, foram usados nas gravações das cenas de Clementino na cadeia. A cenografia e a produção de arte reconstituíram cela, corredores, enfermaria e pátio de uma prisão. A cena em que Clementino vê a imagem de César Toledo na televisão do refeitório da prisão e jura vingança foi gravada na Febem do Pacaembu.
- Torre de Babel também teve cenas gravadas em Itaipava, no estado do Rio de Janeiro, e os interiores do Iguatemi Shopping foram usados em cenas que se passavam no Tropical Towers.

Claudia Gimenez. Jorge Baumann / TV Globo

Curiosidades:
- Torre de Babel estreou em 1998, cercada de expectativas. Tratava-se de uma superprodução, com um elenco estrelar se arriscando em papéis pouco comuns em suas carreiras. Tony Ramos fugia do habitual papel de herói romântico para viver um ex-presidiário rancoroso e sombrio. O ator raspou os cabelos, emagreceu oito quilos e meio e apareceu com a barba por fazer em vários capítulos. Cláudia Raia, um dos símbolos sexuais da televisão brasileira, interpretava uma empresária fria, sem sensualidade aparente, que se revelava uma assassina psicopata. Tarcísio Meira e Glória Menezes, o grande casal da televisão brasileira, viviam marido e mulher que não se amavam e acabavam se envolvendo com outras pessoas.
- A novela também causou polêmica por conta de alguns temas até então pouco explorados nas novelas de Silvio de Abreu. O autor tratou de drogas, infidelidade conjugal, homossexualismo e violência, provocando reações em parte da audiência e da Igreja. Alguns telespectadores consideraram excessiva a violência de cenas como a que José Clementino mata a mulher com uma pá, no primeiro capítulo. Dom Eugênio Sales, então arcebispo do Rio de Janeiro, chegou a acusar Torre de Babel de ajudar a destruir os valores morais da sociedade.

Tony Ramos. Jorge Baumann / TV Globo

- A repercussão negativa levou a mudanças na estrutura da trama. Nesse sentido, a explosão do shopping teve, em termos de narrativa, uma função similar à do terremoto em Anastácia, a mulher sem destino (1967). O evento já estava previsto na sinopse, mas Silvio de Abreu decidiu utilizá-lo para eliminar personagens que não foram bem aceitos pelo público, como o dependente químico Guilherme e a ex-modelo e empresária Leila, namorada de Rafaela. Segundo o autor da trama, a morte da personagem Rafaela estava prevista desde a sinopse. Com a morte de sua companheira, Leila se aproximaria de Marta, e as duas se tornariam grandes amigas. A partir dessa relação, Silvio de Abreu pretendia discutir o preconceito em relação à amizade de heterossexuais com homossexuais. No entanto, o autor revela que não conseguiu levar sua idéia adiante por conta do que foi divulgado pela imprensa logo nos capítulos iniciais da novela: com a morte de Rafaela, Leila teria um romance com Marta, fato que não estava previsto na história em nenhum momento. Segundo Silvio de Abreu, a repercussão dessa trama fictícia chocou o público, que não queria ver Glória Menezes e Silvia Pfifer em cenas de intimidade. Por conta da repercussão da história e temendo que isso prejudicasse sua novela como um todo, o autor decidiu que Leila também morreria na explosão do shopping. A alternativa encontrada por Silvio de Abreu foi um alívio para o público: Torre de Babel recuperou a audiência e entrou para a lista dos grandes sucessos do autor.
- Outro personagem que também morreu com a explosão do shopping foi o violento Agenor. Na realidade, ele foi dado como morto, e afastou-se da trama durante um período, mas voltou à novela alguns capítulos depois.

Christiane Torloni e Silvia Pfeifer e a cena da explosão do shopping. Frame de vídeo / titularidade TV Globo

- Silvio de Abreu conta que quis abordar temas que estivessem relacionados ao problema da violência e discutir duas opiniões: a que diz que a violência existe porque a condição social do indivíduo é injusta e a que argumenta que não adianta os ricos se protegerem atrás de grades, porque, mais cedo ou mais tarde, serão atingidos pelo problema. O tom forte de algumas cenas era uma tentativa de escapar à banalização da violência que o autor julgava ter tomado conta dos programas de televisão.
- A abertura mostrava imagens da Torre de Babel bíblica se transformando no Tropical Towers. O tema original era instrumental e dramático. Com as mudanças feitas para suavizar a trama, a canção-tema foi mudada para Pra você, antigo sucesso de Sílvio César, interpretado por Gal Costa.
- Torre de Babel também teve um lado cômico, que funcionou bem desde o princípio. Os bordões de alguns personagens ganharam as ruas. Entre eles, o “percebe”, que Gustinho usava para pontuar suas falas, e o “cala a boca, Luzineide!”, que Bina exclamava cada vez que a amiga fazia menção de falar. Preservando o espírito original do texto de Silvio de Abreu, Cláudia Gimenez introduziu o bordão “Tô podendo!” aos textos da sua personagem.

Claudia Raia. Arley Alves / TV Globo

- Danton Mello, que interpretava o jovem Adriano de Torre de Babel, teve que se afastar da novela por dois meses devido a um acidente de helicóptero que sofreu quando participava das gravações do programa educativo Globo ecologia, do qual era o apresentador. O ator teve descolamento de vários órgãos e passou por uma cirurgia no abdome. Para explicar a ausência de Adriano, Silvio de Abreu decidiu que, após um grave desastre de carro, o personagem havia sido levado em coma para os Estados Unidos para recuperar-se das seqüelas. Seis meses se passam, e, quando Adriano retorna ao Brasil em uma cadeira de rodas, sua amada Shirley se recuperava de uma operação na perna esquerda e deixara de ser manca.

Cacá Carvalho. Jorge Baumann / TV Globo.

- Silvio de Abreu trouxe de volta o personagem Jamanta na novela Belíssima, em 2005. Luzineide também reaparece no último capítulo da trama. Jamanta está no altar, prestes a se casar com Regina da Glória, personagem da atriz Lívia Falcão, quando Luzineide entra na Igreja com vários filhos a tiracolo e impede o casamento.
- Pelo seu trabalho em Torre de Babel, ganharam o prêmio Master de 1998 os atores Tony Ramos (melhor ator), Victor Fasano (personalidade) e Cleyde Yáconis, no papel de Diolinda (hour-concours). Em 1999, a novela foi considerada a melhor do ano pelos jurados do Troféu Imprensa. Tony Ramos foi escolhido o melhor ator, e Adriana Esteves, a melhor atriz.
- Vendida para mais de 20 países, Torre de Babel foi exibida, entre outros países, na Argentina, Bélgica, Marrocos, México, Romênia e Senegal.

Marcello Antony. Jorge Baumann / TV Globo

Trilha sonora:
- A trilha sonora nacional de Torre de Babel trazia 14 faixas, com destaque para o tema de abertura da novela, a canção Pra você, de Sílvio César, gravada por Gal Costa. O tema de Sandrinha, o samba S.N.S. (Só no sapatinho), composto e gravado pelo grupo Só no Sapatinho, foi um sucesso nas rádios. Das 16 faixas da trilha internacional da novela, o grande sucesso foi Corazón partío, composta e gravada por Alejandro Sanz.