Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 27 de junho de 2009

'Globo repórter' sobre Michael Jackson marca média de 37 pontos

O 'Globo repórter' sobre Michael Jackson - uma biografia completa com direito a imagens dele no Rio e na Bahia e a entrevistas com quem ele conheceu por aqui - deu à Globo média de 37 pontos (prévia). É um ótimo índice. No horário, a Record teve nove pontos e o SBT, quatro.

Feijoada teve origem no século XIX com base em cozido feito por portugueses

Mito de que a refeição foi criada por escravos não é verdadeiro.
Costume de comer às quartas e sábados pode ter vindo de hotéis cariocas.
Foto: Divulgação

Feijão preto é cozido junto com pedaços de carne

"Mulher / Você vai fritar / Um montão de torresmo pra acompanhar / Arroz branco, farofa e a malagueta / A laranja-bahia ou da seleta / Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão / E vamos botar água no feijão."

A letra da música "Feijoada Completa", de Chico Buarque de Holanda, dá a receita de um dos pratos mais típicos do país: a mistura de feijão preto, pedaços de carne de porco, arroz, couve e farofa.

A feijoada apareceu por volta do fim do século XIX e logo ganhou a mesa de boa parte da população brasileira, adquirindo depois diversas versões, em diferentes regiões do país. O leitor já deve ter ouvido a história de que sua origem vem dos escravos, que misturavam os restos das carnes dadas pelos senhores com a farofa.

No entanto, os registros históricos contam outra versão. "O mito modernista é de que os escravos foram uma fonte importante da culinária brasileira. Tenho minhas dúvidas pois onde não há liberdade não há desenvolvimento culinário. Eles comiam uma ração, determinada pelos senhores, cujo traço fundamental era ser barato", explicou ao G1 Carlos Alberto Dória, doutor em sociologia e ator de "Formação da Culinária Brasileira", entre outros.

Feijoada cozida, mas ainda sem acompanhamentos

A mais provável origem do prato é o cozido europeu, que já fazia a mistura de tipos de carnes. Os portugueses reproduziram a receita usando o feijão preto, que era uma base importante da alimentação no Brasil da época. "A tradição europeia do cozido foi provavelmente adaptada, criando a feijoada, que passou a ser servida para camadas mais gerais da população", explica o professor da USP e especialista em históra da alimentação Henrique Carneiro.

"O que chamamos ‘feijoada’ é uma solução europeia elaborada no Brasil. [...] A feijoada, simples ou completa, é o primeiro prato brasileiro em geral", escreveu Câmara Cascudo no livro "História da alimentação no Brasil".

Então, por que se ouve tanto a história de que a feijoada foi criada por escravos? Dória responde que "a simbologia é de um prato miscigenado, como se a nosa culínária fosse fruto de 'contribuições' de índios, negros e brancos. O papel desse mito é apagar da nossa memória de nação as relações de dominação que presidiram o conjunto: o branco senhor, o negro escravo, o índio massacrado. Na feijoada, se esquece tudo isso, não é?"

E o costume de comer o prato todas as quartas-feiras e sábados? "Provavelmente foi um hábito firmado pelos hotéis cariocas, que tiveram uma demanda popular que acabou fixando o prato no cardápio semanal", explica o especialista Dória.

Veja os ingredientes para uma boa feijoada:

-1/2kg de feijão preto
-300g de carne seca
-200g de bacon
-300g de joelho
-300g de pé de porco
-3 linguiças calabresas
-300g de costela
-300g de lombo
-300 de rabo de porco
-2 cabeças de alho
-2 cebolas médias
-2 folhas de louro
-1/2kg de arroz
-1/2kg de farinha de mesa crua
-1/2kg de fubá
-2 molhos de couve
-óleo
-azeite
-sal
-margarina
-laranjas

Botox ajuda pacientes que não andam a recuperar movimentos

O botox é mais conhecido pelo uso em consultas estéticas.
Mas, no uso terapêutico, pode atuar contra várias doenças e lesões.

Faz 16 anos que o sociólogo Naelson Ferreira trata uma doença neurodegenerativa. Ele toma 18 remédios por dia. “Cheguei a ficar dois anos cadeirante”, conta. Hoje ele anda, com um pouco de dificuldade. Conseguiu se levantar depois que começou a usar, há quatro anos, toxina botulínica. “Onde era rígido no meu corpo, hoje tenho uma facilidade para os movimentos”, compara.

Luis ficou tetraplégico depois que bateu a cabeça durante o mergulho em uma piscina. Com uso da toxina botulínica e muita fisioterapia, já sinalizou uma melhora. “Pacientes com lesão medular alta, chamados tetraplégicos, não deveriam ter movimentação da altura do pescoço para baixo. Seriam membros superiores e inferiores. No caso do Luis, com toxina e fisioterapia, ele consegue ter movimentação ativa de flexionar o braço”, explica o fisioterapeuta Hermenegildo Neto.

Luis, Naelson e outras 400 pessoas fazem uso da toxina botulínica no Centro de Referência de Estudos do Movimento. Desde que a toxina começou a ser usada neste tipo de tratamento, no final de 2006, todos os pacientes tiveram alguma melhora. “A toxina botulínica tem como efeito o relaxamento da contratura muscular. Com isso, temos ganho de movimento e alívio de dor”, afirma o neurologista César Augusto Nicolatti. O médico diz que as aplicações da toxina são frequentes, em um intervalo mínimo de três meses: “É um tratamento prolongado, que não tem uma definição de por quanto tempo deve ser usado”.

Há sete anos, Sócrates trabalhava, tinha uma vida normal. Hoje está em uma cadeira de rodas, também por causa de uma doença neurodegenerativa. Sócrates começou a usar a toxina botulínica e já pode mostrar o resultado. Ele sabe que não é a cura, mas aos 34 anos conseguiu ter de volta um pouco do movimento do braço: “É uma reconquista”, comemora.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também aprova o uso do botox para tratamentos de estrabismo e hiper-hidrose, que é o excesso de transpiração nas mãos e nas axilas.

Presidente dos EUA vira 'Super-Obama' em animação on-line

Aventura de dois minutos mostra o democrata como super-herói.
Entre outros feitos, ele derrota os talibãs e obtém a paz no Oriente Médio.

Uma empresa de mídia lançou um desenho animado de dois minutos com o "Super-Obama", herói baseado no presidente dos EUA, Barack Obama.

Na animação, Obama conserta o sistema de seguro-saúde, vence a guerra do Iraque, reconcilia judeus e palestinos e se livra dos terroristas do Talibã com um golpe de kung fu.

Ele também levanta um prédio, viaja pelo espaço sideral e faz outros feitos sobre-humanos.

O vídeo foi produzido pela Jib Jab Media, que tem tradição de produzir animações de humor com conteúdo político.

Foto: Reprodução

Animação traz Barack Obama como super-herói. (Foto: Reprodução)


A dura vida de um fotógrafo…

bombou-foto-2.jpg


A profissão não é moleza. Só olhando para resultado, fica difícil imaginar o trabalho que o clique dá. Qualquer um pode, com os onipresentes celulares e câmeras digitais, tirar uma bela foto. Mas quantos são capazes de fazer tudo por ela? O site Dark Roasted Blend fez uma bela coleção de fotos de fotógrafos, provavelmente tiradas por colegas que pensavam algo como “O que diabos você está fazendo???”. Aí estão alguns exemplos:


bombou-foto-1.jpg


bombou-foto-4.jpg


bombou-foto-5.jpg


bombou-foto-3.jpg

Fim da necessidade de diploma divide opiniões de alunos de jornalismo

Decisão do STF derrubou a exigência do documento na quarta-feira (17).
Docentes e estudantes temem que a decisão enfraqueça a classe.
Foto: Paulo Toledo Piza/G1

Aline Lamas e Gabriela Rangel temem as consequências da medida.

O fim da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista dividiu as opiniões no mundo acadêmico. Professores e alunos consultados pelo G1 disseram temer que a decisão tomada quarta-feira (17) pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) enfraqueça a classe. Outros acreditam que o mercado de trabalho permanecerá o mesmo.


O estudante de jornalismo Rahal Ahmad, de 21 anos, ficou desanimado com a notícia. “É muito ruim, pois pode fechar algumas portas, mas acho que as grandes empresas jornalísticas manterão a exigência do diploma”, comentou.

A aluna Aline Lamas, de 19 anos, teme o enfraquecimento da classe. “Isso dificulta a regulamentação da profissão”, disse. “Aprendemos muitas coisas na faculdade, como sociologia e psicologia. Acho complicado alguém escrever sem essa base.”

Gabriela Rangel, de 20 anos, concorda com sua colega. “Essa decisão [do STF] não deverá melhorar a qualidade do jornalismo. É importante o profissional ter noção da teoria que só se adquire na faculdade.”

A opinião da jovem vai contra a do presidente do STF, Gilmar Mendes. Na quarta-feira, ele afirmou que, a seu ver, o fato de um jornalista ser graduado não significa mais qualidade na área. “A formação específica em cursos de jornalismo não é meio idôneo para evitar eventuais riscos à coletividade ou danos a terceiros.”

No terceiro ano de graduação, o futuro jornalista Greg Fernandes, de 22 anos, concorda com a decisão de Mendes. “Não precisa de faculdade para saber como apurar uma notícia. Não é certo só jornalistas escreverem nos jornais”, afirmou.

Apesar de o diploma não ser mais necessário, nenhum dos estudantes ouvidos pensa em desistir da formação superior.

Cursinho

Foto: Paulo Toledo Piza/G1

Vestibulandos Amanda Nogueira e Pablo Sansuste concordam com o fim da necessidade do diploma.

A decisão do STF também repercutiu entre alunos de cursinho que se preparam para entrar na faculdade de jornalismo. Amanda Nogueira, de 19 anos, disse ser a favor do fim da necessidade do diploma. “Apesar de aumentar a concorrência, isso irá melhorar a qualidade da informação”, disse.

Opinião reiterada por Pablo Sansuste, de 19 anos: “Isso acaba com o intermediário. Não precisará do jornalista para chegar até a informação. [As empresas] vão direto para quem sabe do assunto.”

Já a universitária Laura Salerno, de 18 anos, disse acreditar que a situação nas empresas permanecerá a mesma que a atual. “Acho que isso não afetará o mercado de trabalho. Mas o jornal terá a liberdade de chamar um especialista [sem diploma de jornalismo] para cobrir determinado assunto.”

Docentes


Professores de jornalismo mostraram-se apreensivos em relação às consequências da medida no campo profissional. Segundo o professor do Mackenzie Edson Capoano, de 30 anos, a questão salarial poderá ser motivo de preocupação no futuro. “Espero que [o fim da necessidade de diploma] não seja uma maneira de baixar salarialmente o piso da categoria”, afirmou. “E que as redações não se transformem em redutos de especialistas com chefes interessados em publicidade”, acrescentou.

Da parte dos alunos, Capoano percebeu um certo receio em relação à medida. “As novas gerações estão receosas a respeito de que mercado de trabalho vão encontrar e alguns alunos, mais inseguros, questionam até ficar na faculdade”, revelou.

A diretora do Centro de Comunicação e Letras do Mackenzie, Esmeralda Rizzo, de 52 anos, ressaltou a importância do diploma, independente se ele é ou não obrigatório. “A oferta de trabalho será muito grande, e ela será avaliada”, afirmou. “O diploma será um diferencial”, concluiu.

Questionada por alunos sobre a necessidade da formação superior, a coordenadora de jornalismo das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Márcia Furtado, 51, afirmou: “O aluno frequenta a faculdade para ir atrás de uma carreira, não de um diploma”.

Para a professora, o jornalismo não é um curso técnico, “ao contrário do que pensam os ministros [do STF]”. “Formamos cidadãos críticos capazes de mostrar a realidade da forma mais imparcial possível”, comentou. “Temos na faculdade um preparo humanístico, uma base cultural forte, para compreender o mundo em que vivemos.”

O professor Rodolfo Carlos Martino, coordenador de jornalismo da faculdade de comunicação da Metodista, criticou a decisão dos ministros do STF. “Ela [a decisão] aposta no retrocesso e tenta de uma maneira contundente banalizar o fazer jornalístico.”

Como solução para essa medida, Martino apontou a luta pela regulamentação da profissão. “Essa é uma luta muito antiga, que vem desde 1918, quando aconteceu o primeiro congresso da Associação Brasileira de Imprensa”, disse. “Devemos lutar pela regulamentação da profissão para tirar o jornalismo dessa terra de ninguém”, completou.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Teste seus conhecimentos sobre Michael Jackson



MICHAEL JACKSON - 50 ANOS DE SUCESSO ( BIOGRAFIA )

Autópsia no corpo de Michael Jackson deve ser realizada nesta sexta

Causa da morte ainda não foi esclarecida.
Rei do pop foi declarado morto às 18h26, horário de Brasília.

O corpo do cantor Michael Jackson, que morreu na tarde de quinta-feira após sofrer parada cardíaca e ser levado às pressas para um hospital de Los Angeles, deverá passar por autópsia ainda nesta sexta-feira (26).

Segundo a agência de notícias Associated Press, os resultados dos exames, no entanto, só serão úteis quando os testes toxicológicos estiverem prontos, o que deve levar dias e até semanas. A polícia de Los Angeles irá investigar o caso.

O cantor de 50 anos não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa e quando ele deu entrada no hospital em estado de coma.

A morte de Jackson foi confirmada pelo porta-voz do Instituto Médico Legal de Los Angeles, Fred Corral, em entrevista à rede de TV CNN pouco antes das 20h30, horário de Brasília. "Posso dizer neste momento que fomos informados por investigadores do Departamento de Polícia de Los Angeles Oeste que Jackson foi levado (...) para o hospital. Ao dar entrada, estava sem os sinais vitais e foi declarado morto por volta das 14h26 esta tarde [18h26, horário de Brasília]", declarou Corral à CNN.

Foto: Reuters/Mario Anzuoni

Fãs de Michael Jackson choram na porta de hospital

"As coisas ainda estão acontecendo. Estamos nos comunicando com o hospital para transportar Jackson para nossas instalações, onde ele será examinado para determinarmos a causa da morte", informou o porta-voz do IML. "Até onde eu sei, fomos informados por investigadores da polícia de Los Angeles que Jackson foi levado pelos paramédicos para o hospital com uma parada cardíaca severa, e que depois foi declarado morto".

Em declaração pública no hospital a que Michael Jackson foi levado, em Los Angeles, o irmão do cantor Jermaine Jackson, disse que uma equipe de médicos do Centro Médico UCLA passou uma hora tentando ressucitar o rei do pop.

Jermaine confirmou que os bombeiros encontraram Jackson com uma parada cardíaca, mas disse que ainda não se sabe o que causou isso. "Nossa família pede que a mídia respeite nossa privacidade ness momento difícil."

O porta-voz do corpo de bombeiros de Los Angeles, Devin Gales, disse que os paramédicos atenderam a um chamado feito no endereço do cantor às 12h21 locais.

Foto: Reuters/Stefan Wermuth

O cantor Michael Jackson, em foto de março passado, durante conferência de imprensa na qual anunciou a série de shows que faria em Londres neste ano

Tentativa de retorno

Michael Jackson, que completou 50 anos em agosto de 2008, havia anunciado em maio o adiamento de alguns dos shows de uma extensa temporada que ele faria em Londres neste ano.

O adiamento das datas aumentou as especulações de que Jackson estaria sofrendo de problemas de saúde.

Em declarações à CNN, Brian Oxman, advogado e amigo da família, explicou que Michael, enquanto se preparava para o show que tinha previsto fazer no próximo dia 13 em Londres, tomava remédios para tratar de lesões em uma vértebra e em uma perna depois de uma queda no palco.

Ele disse que alertou as pessoas próximas ao cantor para as possíveis consequências da medicação, que inclusive representou um obstáculo para os ensaios.

Foto: AP

Michael Jackson (embaixo, à direita), e os irmãos Marlon,Tito, Jackie e Jermanie.

Carreira

Michael Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, o sétimo de nove irmãos. Cinco dos irmãos Jackson - Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael - apresentaram-se juntos pela primeira vez num programa de calouros quando Michael tinha 6 anos. Eles levaram o primeiro prêmio.

O grupo mais tarde se tornou o The Jackson Five, e, quando assinou contrato com a gravadora Motown Records, no final dos anos 1960, passou por uma metamorfose final, tornando-se The Jackson 5. Pelo mesmo selo, Michael lançou seu primeiro álbum solo em 1972, "Got to be there".

De lá até a 2001, o cantor gravou outros oito álbuns solo, incluindo "Off the wall" (1979), produzido pelo lendário Quincy Jones, e "Thriller" (1982), que ficou 37 semanas consecutivas no primeiro lugar das paradas, com cerca de 60 milhões de cópias vendidas no mundo.

"Thriller" - que ganhou uma reedição comemorativa em 2008 - é uma das principais responsáveis por imortalizar pérolas pop como “Billy Jean” e “Beat it”. Ao todo, sete canções chegaram ao topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos. O álbum deu origem ainda a um dos clipes mais cultuados desta era. Dirigido por John Landis, o vídeo da faixa-título mostra o astro pop se transformando em zumbi e traz a risada sinistra de Vincent Price, que assombrou muitos adolescentes no início dos anos 80.

Outros álbuns incluem "Bad" (1987), "Dangerous (1991) e "Invincible" (2001). No total, segundo cifras divulgadas nos Estados Unidos, Michael Jackson vendeu 750 milhões de discos.

Polêmicas

Michael Jackson e Lisa Marie se beijam, na época em que estavam casados

Em 1994 Jackson se casou com a filha única de Elvis Presley, Lisa Marie, mas o casamento terminou em divórcio em 1996. Nesta quinta, a filha de Elvis disse que a morte do ex-marido a deixou de 'coração partido'.

No mesmo ano Jackson se casou com Debbie Marie Rowe e eles tiveram dois filhos antes de se separarem em 1999. Eles nunca viveram juntos.

Jackson teve três filhos: Prince Michael I, Paris Michael e Prince Michael II, este último conhecido por um momento público breve em que seu pai o segurou para fora da sacada de um hotel.

Entre as muitas polêmicas e escândalos protagonizadas por Michael Jackson, a mais significativa aconteceu em 2005, quando o cantor foi a julgamento após ser acusado de pedofilia e absolvido.

Sobre sua fisionomia, que mudou significativamente desde que ficou ficou mundialmente conhecido, Michael admitiu fez duas cirurgias no nariz e uma para ficar com uma covinha no queixo, segundo a autobiografia "Moonwalk" (1988).

Já sobre a mudança na cor da pele, o cantor atribuiu-a à doença conhecida como vitiligo, que causa despigmentação.

Foto: Wilson Besnosik/Agência A Tarde/AE

Michael Jackson durante gravação de videoclipe, no Pelourinho, na Bahia, em 1996

Visita ao Brasil

Michael Jackson esteve no Brasil em 1993 durante a turnê do álbum "Dangerous". O astro se apresentou para 65 mil pessoas no estádio do Morumbi, em São Paulo, em um show programado para durar 2h20, mas que foi encerrado pouco antes de duas horas de apresentação. Contrariando as expectativas, ele não retornou ao palco para o bis.

Alguns anos mais tarde, o cantor retornou ao país para gravar o clipe de "They don't care about us", música incluída no álbum "HIStory: Past, present and future – Book I". O vídeo foi rodado no morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador. O grupo baiano Olodum fez uma participação. Procurado pelo G1, o presidente do Olodum lamentou a morte de Michael Jackson.


Das ruas para a sala de estar

A empresa americana Bike Furniture Design cria móveis utilizando bicicletas jogadas no lixo

Reprodução www.bikefurniture.com
A mesa de canto da série S-2 possui armação de alumínio e, para apoiar
objetos, vidro colocado na roda da bicicleta

Sabe aquela bicicleta encostada na garagem há anos? O que você faria com ela?
a - Embrulharia novamente e daria de presente para um sobrinho
b - Tiraria a roda e faria um mural de fotos moderno
c - Doaria para uma casa de caridade

Se você optou pela resposta “b”, provavelmente irá gostar desta notícia.

Desde 1990, o mecânico Andy Gregg ganha a vida transformando “magrelas” em móveis contemporâneos com design arrojado. Além de bicicletas, a Bike Furniture Design ainda utiliza partes de carros, como o cinto de segurança, e janelas de trens em suas criações. São mesas, cadeiras e poltronas que podem ser encomendadas pelo site - a empresa envia os móveis para o Brasil - ou vistas em exposições e mostras pelos Estados Unidos.

Reprodução www.bikefurniture.com
O espelho CC é feito da roda de uma bicicleta reciclada e combina com ambientes divertidos
Reprodução www.bikefurniture.com
A cadeira Vector possui armação feita do aro de alumínio e almofadas de vinil. Pode ser utilizada no jardim ou na varanda

Neta de Che Guevara posa seminua em campanha pelos animais

Coberta por cenouras, Lydia Guevara participa de ensaio para a ONG PETA

Neta do guerrilheiro Ernesto Che Guevara, a jovem Lydia Guevara também pretende lutar por suas ideias, mas de uma outra forma. Defensora dos direitos dos animais, Lydia posou seminua para a ONG PETA, coberta apenas por cenouras que imitam munição de metralhadora. A foto, feita na Argentina, defende a revolução vegetariana, e será exibida em comerciais a partir de outubro. Até mesmo a boina militar que Che usava entrou para o ensaio.

Ag./AP

Lydia Guevara: revolução na alimentação

Perigo nas alturas: seu apartamento é seguro?

Acidentes fatais com crianças que caíram de edifícios servem de alerta

Shutterstock

Janelas sem grades de proteção e crianças desacompanhadas: combinação que pode terminar em tragédia. Só este ano, duas crianças foram vitimas fatais de acidentes desse tipo. Em abril, um menino de 2 anos caiu do terceiro andar de um edifício em Belo Horizonte (MG). Ele vivia com os avós, no interior do estado, mas estava passando uns dias na casa da tia, onde não havia proteção nas janelas. No mês de maio, a vitima foi uma menina de dez anos da zona leste de São Paulo (SP). Ela brincava de pular na cama na casa de uma amiga, que morava no mesmo prédio, quando caiu pela janela do terceiro andar. O condomínio, segundo a família, não permitia o uso de grades na fachada dos edifícios.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, as quedas são a principal causa de atendimento de crianças de 0 a 9 anos nas unidades de urgência do Sistema Único de Saúde. Aqui se incluem pequenos incidentes, como cair do trocador, a fatalidades como as citadas acima.

Cerca de 70% dos casos acontece em casa e está associada à ausência de um cuidador.
Por isso, todo cuidado é pouco. O pediatra Victor Nudelman, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que famílias que vivem em edifícios e sobrados devem instalar grades e redes de proteção (com aberturas pequenas e resistentes ao estiramento) antes mesmo do bebê aprender a andar. “As crianças aprendem coisas novas a cada dia, quando os adultos menos esperam”, diz. Virar do trocador aos 4 meses, escalar o sofá aos 9, subir escadas com 1 ano de idade, por exemplo, são situações comuns. Outra razão, segundo o pediatra, para nunca deixar o bebê desacompanhado. Ao invés do andador, que é contra-indicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, prefira o cercadinho. Confira mais dicas de especialistas para proteger seu filho contra quedas em nosso manual.

Currículo de suspeito preso diz que ele é 'educado' e de 'fácil trato'

Documento foi esquecido numa van, após assalto nesta manhã.
Ele teria dito que essa foi a primeira vez que participou de um assalto.
Curriculo (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Curriculo

"Educado, de fácil trato, facilidade de trabalhar em equipe, muita vontade de crescer profissionalmente e disponibilidade de horários". Com esse perfil, um suspeito de participar de um assalto a uma van foi preso na manhã desta sexta-feira (19). As informações estão no currículo que ele esqueceu no veículo após fugir com mais dois comparsas, segundo a polícia.

O perfil do homem preso diz ainda que ele tem 19 anos, é solteiro e cursou até a 8ª série do ensino fundamental. Com pouca experiência profissional, ele já foi ajudante de pintor e de serralheiro e também trabalhou como estoquista. Segundo a polícia, ele estava procurando emprego.

Segundo o delegado Ronald Hurst, da 35ª DP (Campo Grande), informalmente os três presos não negaram o crime, mas disseram que essa foi a primeira vez que participaram de um assalto. Com eles foram encontrados o dinheiro roubado e uma arma.

Hurst disse que os três foram presos em flagrante e reconhecidos por 12 vítimas que estavam na van.

O assalto

Três suspeitos de assaltar uma van foram presos nesta manhã em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Segundo o Regimento de Polícia Montada (RPMont), eles estavam num outro veículo, fecharam a van, anunciaram o assalto e renderam as vítimas e o motorista, que passavam pela Estrada do Campinho.

Eles levaram dinheiro e outros objetos das vítimas. Na hora da fuga, um dos suspeitos esqueceu uma bolsa na van com o currículo.

O motorista da van pegou o currículo e seguiu para a 35ª DP (Campo Grande), onde registrou o crime.

Com o currículo na mão, policias do RPMont foram ao endereço do suspeito e conseguiram prender os três homens, que acabavam de chegar no local.

iPod salvou a minha vida, diz menina atingida por raio

Médicos acham que o aparelho ajudou a rebater o raio para longe do corpo da adolescente inglesa

 Reprodução
Sophie Frost: chateada pelo iPod

Uma adolescente inglesa que foi atingida por um raio durante uma tempestade diz que sua vida foi salva por seu iPod. Ela foi atingida por um raio de 3 mil volts, enquanto se escondia sob uma árvore junto com o namorado.

Sophie Frost e Mason Billington, ambos com 14 anos, tentaram se abrigar durante um temporal no condado de Essex, sul da Inglaterra. Os dois estavam de mãos dadas quando foram atingidos pelo raio. Sophie desmaiou e ganhou queimaduras no peito e no estômago quando a corrente elétrica viajou pelos fones de ouvido que estavam pendurados por cima do seu uniforme.


Seu namorado, embora ainda tonto pelo efeito da descarga, conseguiu carregá-la para pedir ajuda. Ele parou um carro que passava ali perto e que os levou até o hospital mais próximo, em Southend.

Mais tarde, já em tratamento no hospital de Chelmsford, Sophie disse que foi o iPod que salvou sua vida. “Ele deve ter rebatido o raio para longe do meu corpo”, explicou a menina ao jornal inglês The Sun. “Eu me queimei um pouco, mas está tudo bem”. O namorado, Mason, continua sendo tratado em Southend.

A mãe de Sophie, Julie, disse que foram os médicos que lhe garantiram que o iPod havia salvo a menina. “A avó dela tinha dado o iPod de presente uns dias atrás. Por sorte, ela não estava com os fones de ouvido, senão teria sido horrível”.

“Imagine só, a única coisa que deixou Sophie chateada é que o iPod dela ficou em frangalhos”.

Segundo um especialista do Centro de Meteorologia do Reino Unido, Paul Knightley, o que deve ter acontecido é que a árvore foi atingida por uma descarga elétrica, que então passou para os adolescentes através das roupas molhadas. Ele disse que o raio sempre procura o caminho mais fácil para chegar ao solo e o metal no iPod de Sophie funcionou como condutor.

quinta-feira, 25 de junho de 2009


Michael Jackson morre aos 50 anos após parada cardíaca

Rei do pop foi levado a hospital de Los Angeles nesta quinta (25).
Segundo NYT, morte teria ocorrido às 17h07, horário de Brasília.



Um legista confirmou a morte do cantor Michael Jackson nesta quinta-feira. O cantor, que estava com 50 anos, foi levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center na tarde desta quinta-feira. De acordo com o jornal "Los Angeles Times", ele não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.

Os jornais "Los Angeles Times", "New York Times" e as redes de TV Fox News, CNN, NBC e ABC também confirmaram a informação.

O site de celebridades TMZ - primeiro a noticiar a morte - e a agência de notícias Associated Press deram a informação citando fontes próximas ao cantor.

A Fox News afirmou que uma entrevista coletiva será realizada em breve no hospital.

Em seu site, o "NYT" disse que uma autoridade da cidade de Los Angeles confirmou que Michael Jackson morreu. O oficial afirmou que ele morreu à 1h07 PM, horário do Pacífico [17h07, Brasília]".

De acordo com a rede de TV CNN, Randy Jackson, irmão do cantor, afirmou que ele sofreu "um colapso em sua casa". Familiares do músico foram chamados ao hospital.

De acordo com nota publicada no site do "LA Times", o oficial Steve Ruda disse que Jackson não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.

Procurado pelo site especializado em celebridades "E! Online", o pai do astro, Joe Jackson, disse que ele teve uma parada cardíaca. "Ele não está bem", afirmou. "A mãe dele está indo para o hospital neste momento para vê-lo. Não tenho certeza do que aconteceu. Estou esperando uma resposta deles."

O porta-voz do corpo de bombeiros de Los Angeles, Devin Gales, não confirmou a identidade de Jackson, mas disse que os paramédicos atenderam a um chamado feito no endereço do cantor às 12h21 locais.

Procurado pela AFP, o agente do cantor, Tohme E. Tohme, não foi encontrado para comentar a internação.

Tentativa de retorno


Michael Jackson, que completou 50 anos em 2008, anunciou em maio o adiamento de alguns dos shows de uma extensa temporada que ele faria em Londres neste ano.

A noite de abertura na O2 Arena, marcada inicialmente para o dia 8 de julho, foi remarcada para o dia 13 do mesmo mês, segundo os produtores. Além disso, algumas apresentações foram transferidas para 2010.

O adiamento das datas aumentou as especulações de que Jackson estaria sofrendo de problemas de saúde.

Um pouco sobre a carreira do cantor pop


Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958 - 25 de Junho de 2009) foi um músico, cantor, compositor, ator, publicitário, escritor, produtor, diretor, dançarino, instrumentista e empresário norte-americano.

Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Apelidado nos anos seguintes de "King of Pop" ("Rei da música Popular"), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I(1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido da história, Thriller;

No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música rock[11] e música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do vídeo musical em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White" e "Scream" mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o robot e o moonwalk. Seu estilo diferente e único de cantar, bem como a sonoridade de suas músicas influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, dance e R&B.

Jackson doou milhões de dólares durante toda sua carreira à causas beneficentes através da Dangerous World Tour, compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridades. No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido ao Vitiligo e geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública. Em 1993 foi acusado de abuso de crianças, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos os quais geraram controvérsia do público. O cantor teve experiências com crises de saúde desde o início dos anos 90 e sofreu também comentários sobre sua situação financeira. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.

Um dos poucos artistas a entrarem duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem uma série de recordes certificados pelo Guinness World Records - um deles para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - dezenove Grammys em carreiro solo e seis Grammys com The Jacksons e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente, alguns empresários da Sony já registram a incrível marca de mais de 1 bilhão. Sua vida, constantemente nos jornais, somada a sua carreira de muito sucesso como rock superstar fez dele parte da história da música rock e cultura popular por mais de quatro décadas. Nos últimos anos, foi citado como o homem mais conhecido mundialmente.

"A Fazenda" registra excelente audiência com votação do "Tá na Roça"


O sempre elogiado Pedro Leonardo tomou uma invertida inesperada nessa noite de votação em A Fazenda: o sertanejo acabou indo para a roça porque vários dos peões acreditam que a grande popularidade do cantor poderá ajudar Fábio Arruda a ir para casa. Dado é o terceiro roceiro, apontado pela fazendeira Luciele di Camargo.

Segundo dados preliminares, o reality show comandado por Britto Jr. registrou 16,5 pontos de média e 23 de pico. Vale lembrar que cada ponto no Ibope representa cerca de 60 mil domicílios na Grande São Paulo, dados que servem como referência para o mercado publicitário.

*Os números são prévios e podem sofrer alterações no consolidado.

Americano vai preso após criar 'monstro' com sinalização de trânsito

Polícia estima que o suspeito provocou um prejuízo de R$ 700.
Joseph Carnevale foi detido pelos agentes na semana passada.
Foto: Reprodução

Joseph Carnevale (no detalhe) com sua obra.

O norte-americano Joseph Carnevale, de 21 anos, foi preso acusado pela Justiça da Carolina do Norte de ter usado objetos de sinalização de trânsito para criar um "monstro" e colocá-lo próximo à Universidade Estadual da Carolina do Norte.

Após investigação, o Departamento de Polícia da cidade de Raleigh descobriu que Carnevale tinha sido o responsável pela "brincadeira". Segundo o relatório policial, o suspeito foi detido na semana passada.

De acordo com a Justiça, Carnevale "destruiu três tambores" para criar a estátua. A polícia estima que o suspeito provocou um prejuízo de US$ 360 (cerca de R$ 700) para a empresa proprietária dos objetos.

A Justiça do Condado de Wake agendou para o dia 21 de julho a audiência com o réu.

Mais de 10% dos jovens conheceram pelo menos um parceiro sexual pela internet

7,3% do total da população já fez sexo com alguém que conheceu na rede.
Ministério da Saúde identificou aumento no número de relações casuais.
Foto: Magda Fernanda/MS

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, apresenta pesquisa sobre comportamento sexual da população brasileira

A pesquisa sobre a vida sexual do brasileiro, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Ministério da Saúde, mostra que 10,5% dos jovens entre 15 e 24 anos tiveram pelo menos um parceiro sexual que conheceram na internet. O número cai praticamente pela metade na faixa etária seguinte, de 25 a 49 anos (5,4%) e despenca para 1,7% entre os indivíduos que tem entre 50 e 64 anos.

No total, 7,3% da população brasileira já fez sexo com um parceiro que conheceu virtualmente. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o ministério está trabalhando em redes de relacionamento e em outros sites para disseminar informação sobre métodos de prevenção. "Você acha que a velhinha tá lá fazendo crochê? Ela já tá ligada na internet, conectada", brincou.

Esse número vem acompanhado, segundo o ministério, do aumento do número de relações casuais: 9,3% das pessoas entre 15 e 54 anos tiveram mais de cinco parceiros nos doze meses anteriores à pesquisa, contra 4% de um levantamento anterior feito em 2004. Quando o corte é aumentado para pessoas com até 64 anos, o número cai para 8,8%.


Mesmo assim, o órgão aponta avanços. Os jovens são os que têm mais parceiros não fixos, mesmo que usem mais o preservativo. Além disso, são eles que pegam mais camisinha de graça e a escola é o segundo local com maior acesso. Os que pegam o preservativo de graça, diz o ministério, tendem, no geral, a usar mais camisinha.

Manteve relação sexual... (%) 15-24 anos 25-49 anos 50-64 anos Total
Nos últimos 12 meses 67,2 86,4 66,3 77,3
Com pelo menos um parceiro fixo nos últimos 12 meses 83,2 88,3 85 86,5
Com mais de cinco parceiros sexuais no último ano 14,6 7,2 4,2 8,8
Com pelo menos um parceiro casual nos últimos 12 meses 43,5 23,6 15,8 27,9

Com pelo menos um parceiro que conheceu pela internet nos últimos 12 meses

10,5 5,4 1,7 7,3
Fonte: Ministério da Saúde

Jogador vai poder colocar seu rosto no game de boxe 'Fight night round 4'

Fotos digitais vão servir para criar lutadores personalizados.
Usuário também vai poder compartilhar criações com outros jogadores.

O jogo de boxe "Fight night round 4" terá lutadores famosos, como Mike Tyson e Muhammad Ali, mas também dará chance a amadores em início de carreira, como você.

O game vai permitir a inclusão de fotos digitais para moldar o rosto de novos boxeadores, criando atletas que também poderão ser compartilhados on-line com outros jogadores.

Depois de incluir sua foto, o jogador poderá alterar detalhes do rosto e do uniforme - do comprimento do nariz até a cor do protetor bucal. A entrada do boxeador no ringue também poderá ser modificada. O jogador poderá escolher uma "música tema" entre as canções que estiverem no disco rígido de seu videogame, além de selecionar efeitos visuais para acompanhar o ritual.

Em um vídeo divulgado pela Electronic Arts, o produtor Mike Mahar fala sobre a importância desse recurso. "É o seu rosto que está ali, sofrendo as cicatrizes, sendo golpeado", explica.

"Fight night round 4" será lançado em 25 de junho nos Estados Unidos para Xbox 360 e PlayStation 3.

Foto: Divulgação

Por enquanto: Manny Pacquiao contra Ricky Hatton. Em breve: você contra qualquer um dos dois.

Foto: Divulgação

'Fight night 4' vai permitir a criação de uniformes e até a escolha de músicas para acompanhar a entrada do atleta no ringue

Cientistas descobrem nova espécie de cobra-de-duas-cabeças no Cerrado

Animal, nativo de Goiás, apareceu durante obras de usina hidrelétrica.
Anfisbênios são grupo ainda pouco estudado de répteis.

A construção de uma hidrelétrica no sudoeste de Goiás acabou trazendo à superfície uma nova espécie de cobra-de-duas-cabeças, ou anfisbênio. Esses répteis, que passam a maior parte de sua vida debaixo da terra, ainda são relativamente misteriosos para os biólogos, e sua diversidade ainda é pouco conhecida -- tanto que muitas outras espécies ainda podem estar esperando para serem descobertas.

Foto: Reprodução

O réptil clicado em seu ambiente natural

"Em regiões mais quentes eles parecem ser de difícil acesso, havendo poucos registros de encontros ocasionais para muitas das espécies de anfisbênios. Em lugares nos quais alguns meses do ano são mais frios, é possível encontrá-los mais facilmente perto da superfície para tentar se aquecer. No entanto, obras grandes para construções ou para abertura de áreas para plantio estão revelando animais desconhecidos com frequência no Cerrado e na Caatinga", contou ao G1

a bióloga Síria Ribeiro, doutoranda da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Ribeiro e seus colegas Alfredo Santos-Jr., também da PUC-RS, e Willian Vaz-Silva, da Universidade Federal de Goiás, descreveram formalmente o novo réptil em artigo na revista científica "Zootaxa". A criatura ganhou o nome de Leposternon cerradensis por ser, por enquanto, o primeiro membro de seu gênero, o Leposternon, a ser encontrado apenas no Cerrado. Os pesquisadores ainda não têm dados precisos sobre as profundidades que ele habita, sua dieta (provavelmente composta por pequenos insetos também subterrâneos, como formigas, cupins ou larvas deles) ou mesmo sua distribuição geográfica.

"Normalmente, o que acontece é que, quando a terra está sendo escavada durante determinada obra, os bichos são encontrados. Também pode acontecer de eles subirem à superfície quando o reservatório de uma hidrelétrica está se enchendo", fugindo da água, explica Ribeiro. Por isso mesmo, os biólogos acabam dependendo de um golpe de sorte (ou de azar, levando em conta a bagunça no habitat do animal) para conseguir observar as criaturas.

Foi Vaz-Silva, que acompanhava a construção da Usina Hidrelétrica de Espora no município de Aporé (GO), o responsável por recolher os espécimes da cobra-de-duas-cabeças durante um procedimento de resgate de fauna. "Ele me mandou as fotos e eu logo notei que se tratava de um bicho novo, porque morfologicamente ele é muito diferentes das outras espécies de Leposternon", diz a bióloga da PUC-RS.

Cabeças

Ribeiro explica que "cobra-de-duas-cabeças" está longe de ser um nome popular adequado. "Na verdade a cabeça verdadeira é bem característica. O problema é que as pessoas têm tanto medo de serpentes e assemelhados que não conseguem olhar direito", brinca. Bobabem: para humanos, os anfisbênios são inofensivos. Na verdade, o que confunde o observador casual, diz ela, além da leve semelhança no formato das duas extremidades, é o fato de que a locomoção do animal envolve o movimento de ambas as pontas do corpo, de forma que a cauda pode dar a impressão de ser a cabeça.

A nova espécie tem uma conformação especial da cabeça que faz com que ela funcione como pá, escavando o caminho adiante no subsolo. As principais diferenças do bicho em relação a seus parentes próximos estão em detalhes como as escamas da cabeça, nos chamados poros pré-cloacais e no número de meio-anéis dorsais e ventrais e anéis caudais que recobrem o corpo.

Os poros, como o nome diz, ficam perto da cloaca (abertura que, nos répteis, serve para todas as funções fisiológicas, como expelir urina e fezes e copular). "Não temos dados diretos sobre a função dos poros nessa espécie. Mas, em outros anfisbênios, estudos morfológicos indicaram que eles podem estar relacionados com a comunicação entre indivíduos da mesma espécie e de espécies distintas", diz Ribeiro.

A cor rosada do bicho não significa que ele seja albino, explica ela. "Ainda não sabemos muito a respeito disso, mas o Leposternon cerradensis compartilha com as demais espécies com poros a ausência de coloração escura, e essas espécies estão presentes, principalmente, em áreas abertas, podendo a coloração estar relacionada com o solo utilizado ou até mesmo um determinado ambiente", afirma a bióloga. É mais um mistério ainda não-elucidado sobre os anfisbênios, como o de sua distribuição geográfica -- ninguém sabe se as espécies encontradas num só lugar até hoje, como a nova, são mesmo únicas daquela região ou apenas muito discretas e comuns em outras.

Saiba quando trocar a correia dentada do carro

Motor de passo também precisa ser verificado.
Especialista esclarece essas e outras dúvidas de leitores.

Foto: TV Globo/Reprodução

Manutenção preventiva garante o bom funcionamento do veículo

Troca da correia dentada, verificação do motor de passo, uso de aditivo no radiador. Procedimentos como esses são importantes, mas demandam cuidados.

Quando devo trocar a correia e o amortecedor?

- Wanderson
A correia dentada do motor deve ser checada quando completar 40.000 km. Conforme a condição poderá se prolongar sua troca para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde sua eficiência e pode causar uma ruptura, que acarreta diversos estragos ao motor. Quanto ao amortecedor é bom fazer inspeções a cada 20.000 km ou antes disso, se perceber algo diferente, como ruídos, batidas e mesmo uma instabilidade. O vazamento é o sinal extremo de que o funcionamento do amortecedor já não está de acordo. Para saber se o amortecedor está bom, você pode fazer checagens em lojas especializadas. Quando atingir 40.000 km já entra no período de troca, que pode se estender até os 60.000 km, conforme o modelo e fabricante.

O que é motor de passo? Fiz uma revisão no carro e tem limpeza dos bicos injetores, limpeza do corpo... Tudo é referente à revisão do motor?
- Tadeu Mano
Esses serviços detalham a manutenção de limpeza do sistema de injeção. O motor de passo também pode ser chamado como atuador da marcha lenta, que é um mecanismo regulador da marcha lenta do motor. Quando apresenta problemas, geralmente sujeira, o motor tende a ficar acelerado.

Foto: TV Globo/Reprodução

Colocar água no radiador não basta

Eu queria saber se no radiador do carro posso colocar apenas aditivo.
- José Carlos
Somente o uso de aditivo não é recomendado em nenhuma hipótese. O componente do aditivo prevê a adição proporcional de água. Essa quantidade pode variar conforme o fabricante e sua função só será eficaz se a formulação estiver em ordem, nesse caso com a devida proporção de água. Vale ressaltar que o sistema de arrefecimento deve ser inspecionado ao menos uma vez por ano. Nessa inspeção, é fundamental fazer a limpeza, que esgota toda a água, limpa o radiador, confere as mangueiras de borracha e mantém o sistema livre de resíduos que podem impregnar o bloco e desse modo diminuir a eficiência na refrigeração do motor. A falta de água no arrefecimento faz o motor ferver e a consequência é uma só, o motor poderá fundir.

Foto: DFTV/Reprodução

Disco de freio inclinado

Quando a pastilha de freio apita, é sinal de que ela precisa ser trocada?
- Paulo Izidio Nogueira Martins
Quando o freio de um carro faz um ruído estranho, a primeira providencia a tomar é checar o sistema com um mecânico de confiança. Uma possibilidade é o material de atrito estar gasto, assim o indicador de desgaste – em alguns modelos apenas - vai tocar o disco de freio e produzir um som agudo, como se fosse um apito. Isso significa que o carro precisa de pastilhas novas. Se não tiver irregularidade, o assobio pode ter uma série de explicações, como sujeira acumulada em um dia chuvoso: ao acionar o freio, o atrito das pastilhas com a sujeira no disco pode provocar o barulho. Ou ainda em razão do material empregado na fabricação das pastilhas de freio, que deixaram de utilizar amianto e assim ficou “comum” o chiado no freio. É importante lembrar-se de realizar uma inspeção periódica nas pastilhas a cada 5.000 km.

Com 2.000 km rodados e oito meses de uso, é necessária a troca de óleo?
- José Antonio
A troca é necessária sim, pois a vida útil do óleo do motor depende, além da sua composição, também do tempo de uso, pois mesmo que a quilometragem não for atingida, a cada seis meses é necessário fazer a troca do óleo. Quanto à composição, o óleo do tipo mineral tem o prazo de troca estipulado a cada 5.000 km, semi-sintético a cada 10.000 km e sintético a cada 20.000 km. Independente da quilometragem. Fique atento também para outro detalhe importantíssimo: sempre fazer a substituição do filtro ao mesmo tempo em que se coloca óleo novo.

Dirigir utilizando sempre o freio motor diminui a vida útil do motor?
- Maykell
Se utilizado de forma adequada, o freio motor não implica dano algum ao motor, porém, antes de tudo vamos explicar o que é essa prática. O freio motor nada mais é que utilizar as rotações do motor para ajudar a diminuir ou controlar a velocidade. Esse termo na verdade é uma redução de marcha com o intuito de fazer o motor girar mais enquanto a velocidade abaixa. Por exemplo: se você está em um declive em quarta marcha e não quer correr o risco de uma falha no freio, você reduz uma marcha. O motor passa a ter mais rotações. Se não se sentir seguro ainda, reduza mais uma. Com essa prática o motor gira mais e o carro não aumenta a velocidade. Vale lembrar que não se deve reduzir as marchas abruptamente, isso pode causar trancos desnecessários e até acarretar algum dano. Quando for utilizar o freio motor, tire o pé do acelerador e ao pisar na embreagem dê leves aceleradas a fim de facilitar o engate da marcha. Com isso, as reduções ficam mais suaves. Não esqueça que, de acordo com a legislação de trânsito, é proibido andar com o carro em marcha neutra, mais conhecido por “banguela”.

Foto: Editoria de Arte/G1

Rodízio de quatro e cinco pneus

Uma grande dúvida que muita gente tem é relacionada às rodas, como alinhamento, balanceamento e cambagem. Quando é preciso checar esses itens?
- Arnaldo Amaral
O balanceamento deve ser realizado sempre que se perceber alguma trepidação no volante ou a cada 5.000 km. Já o alinhamento de direção deve ser realizado sempre que o motorista sentir que o veículo está com um comportamento inadequado, ou seja, puxando para um dos lados ou a cada 10.000 km. A cambagem deve ser feita, ou ao menos conferida, sempre que se fizer o alinhamento.

No Corolla automático, no câmbio tem dois botões. O que faz cada um? Para engatar a marcha preciso apertar o maior?
- Luiz Alvino
O botão maior é utilizado para mover a alavanca entre as posições. Sem apertar esse botão a alavanca fica travada, principalmente na posição P, quando parado ou estacionado. Já o botão menor é um dispositivo chamado “overdrive” e é identificado pela sigla O/D. Na prática, trata-se de acionar uma sobre marcha, que no caso do Corolla seria a quarta marcha. Pode utilizá-lo o tempo todo ativado, porém para fazer uma ultrapassagem ou pegar uma subida íngreme é recomendável desativar.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Oscar dobra as indicações na categoria melhor filme

Os organizadores do Oscar, o prêmio maior da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas dos Estados Unidos, informaram nesta quarta-feira (24) que o número de indicados ao melhor filme vai dobrar de cinco para dez na edição de 2010.
http://newsof.files.wordpress.com/2007/10/oscar.jpg

O presidente da Academia, Sid Ganis, anunciou a decisão numa entrevista coletiva.

"Depois de mais de seis décadas, a Academia vai retomar algumas de suas raízes, quando o quadro de indicados para o prêmio principal era maior", explicou.

"No final das contas, é claro, o resultado será o mesmo... um vencedor como melhor filme... mas a disputa até a reta final será com dez, não apenas cinco filmes a partir de 2010".

Por cerca de uma década, durante os primeiros anos da Academia (1930-1940), a categoria de melhor filme era disputada por mais de cinco títulos, e durante nove anos foram dez os indicados.

A 16ª edição do Oscar em 1943 foi o último ano a incluir dez indicados, e o Oscar de melhor filme na ocasião foi dado a "Casablanca."

A Fazenda: Dispara a audiência e Fábio Arruda está no 4º Tá na Roça

Num Desafio Semanal muito competitivo e cheio de empates, Fabio Arruda não se deu bem na placa da sorte. Depois de não ficar encurralado na primeira etapa do 4º desafio – os peões tinham de ficar presos na porteira escolhida para serem salvos –, assim como Pedro Leonardo, e empatar na segunda etapa da competição, o consultor de etiqueta deixou a sua sorte de lado e a entregou o sertanejo.

“A prova de habilidade não dependeu de nós, mas sim de nossos aliados. Mas acho que depende do destino também. As coisas acontecem na hora certa”, disse Fabio, com o seu jeitinho blasé de ser.

Quais serão os outros dois peões que farão parte do 4º Tá na Roça, minha gente? Façam as suas apostas!

A Audiência

Após a saída de Theo Becker, “A Fazenda” segue apresentando ótimos índices de audiência. Nesta terça, dia 23, o reality show registrou uma média de 16 pontos com pico de 25, mantendo a vice-liderança isolada e a liderança por alguns minutos.

*Os índices são prévios, referentes à Grande São Paulo e podem sofrer alterações no consolidado.