Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 23 de maio de 2009

Nicholas DiFonzo - “As pessoas precisam dos boatos”

O professor de psicologia estudou o efeito dos rumores e ensina empresas e pessoas a lidar com eles

Ele ajuda a salvar empresas, recuperar a reputação de pessoas e desmentir fatos que nunca aconteceram. Professor de psicologia do Rochester Institute of Technology de Nova York, o americano Nicholas DiFonzo estuda boatos há 16 anos. No livro O poder dos boatos, que acaba de ser lançado no Brasil, o acadêmico explica como nascem e morrem os rumores e suas implicações decisivas nos negócios, na política e na vida social. Por seu conhecimento na área, Nicholas DiFonzo foi chamado pelos serviços secretos americanos, a CIA e o FBI, para tentar derrubar com uma rede de boatos o terrorista Osama Bin Laden. Nesta entrevista, ele também fala sobre como as ideias preconcebidas afetaram a eleição do presidente americano, Barack Obama.

ENTREVISTA - NICHOLAS DIFONZO

 Divulgação QUEM É
Nicholas DiFonzo é americano, casado, tem 49 anos e três filhos. Mora em Rochester, Nova York

O QUE FEZ
Ph.D. em psicologia social, leciona no Rochester Institute of Technology, em Nova York

O QUE PUBLICOU
O poder dos boatos (Ed. Elsevier).
É coautor com Prashant Nordia de Rumor psychology

ÉPOCA – Por que o senhor foi chamado pelos serviços secretos americanos para criar um boato contra Osama Bin Laden?
Nicholas DiFonzo –
Isso aconteceu há alguns anos, quando fui pedir patrocínio para minhas pesquisas. Era frustrante para os serviços secretos ver Osama Bin Laden como líder popular nos países muçulmanos. Não porque ele mata pessoas, mas porque resiste aos Estados Unidos. A CIA e o FBI estavam tentando reduzir o poder de Bin Laden e uma das formas cogitadas foi por meio dos rumores. Então eles me perguntaram se eu poderia espalhar um rumor de que ele era cristão. Expliquei que isso não fazia sentido porque o boato precisa ser plausível para se acreditar nele. Se houvesse uma facção muçulmana que já falasse isso, talvez fosse mais fácil.

ÉPOCA – Afinal, o que é um rumor ou um boato?
DiFonzo -
É um instinto natural do ser humano para tentar entender o mundo, eventos, pessoas, tudo o que possamos compreender. A compreensão é um desejo humano. As pessoas não gostam quando as coisas não estão claras e não fazem sentido. Elas gostam da ordem e das explicações para diferentes situações. O boato também é uma forma alternativa de informação. É uma maneira oficiosa de checar as informações oficiais. Isso acontece com os meios jornalísticos. Ao menos nos Estados Unidos, uma grande parte da população não dá crédito à mídia, então há espaço para os rumores circularem.

ÉPOCA – O boato nos traz conforto, à medida que ele explica situações?
DiFonzo -
Exatamente. No livro, eu falo de uma tentativa de entender um acidente em que morreram cinco mulheres. Os pais precisavam ser confortados, e uma das maneiras de isso acontecer foi um boato de que alguém estava perseguindo essas mulheres. Se compreendermos as razões das coisas ruins, teremos conforto.

ÉPOCA – Como diferenciar o rumor da fofoca?
DiFonzo -
Vamos supor que haja uma conversa informal num grupo de pessoas. Parte dessa conversa pode ser apenas puro rumor e outra pura fofoca. Rumor em sua essência acontece dentro de certas circunstâncias. Por exemplo, eu ouvi alguém dizer que sua área na empresa será extinta; isso é um rumor. A fofoca seria mais relacionada a uma pessoa ou a algo sobre o mundo da diversão; algo tipicamente social. O rumor é também uma atividade coletiva de um grupo tentando fazer com que um acontecimento faça sentido, tenha uma explicação.

ÉPOCA – A gripe suína é um fenômeno mundial. Como os rumores podem afetar de forma positiva ou negativa num caso desses?
DiFonzo -
Essa é uma boa questão. Houve uma preocupação com a gripe suína porque as pessoas se tornaram ansiosas em saber como ela se espalhava. Os rumores são bons se fazem com que as pessoas tomem as devidas precauções e maléficos se impedem as pessoas de se precaver. No avião, outro dia, sentei-me entre um veterinário e um oftalmologista. E comentei com eles: todo mundo está me dizendo para não cumprimentar as pessoas dando as mãos. O médico então afirmou: mas a gripe se pega pelo ar. Se eu acreditar nesse rumor sobre as mãos, não usar máscaras e a doença for extremamente contagiosa, isso poderia ser muito ruim para mim. Alguns rumores na África sobre como se pega aids causaram um grande problema. Sabemos que uma das maneiras de contrair o HIV é pela atividade sexual.

ÉPOCA – Por que as pessoas acreditam nos boatos?
DiFonzo -
Por diversas razões. A primeira delas é porque tendem a concordar com opiniões e atitudes preconcebidas. O boato precisa soar plausível para as pessoas, ou seja, estar de acordo com posições que elas já têm. A segunda razão é quando se escuta repetidamente o mesmo boato, então isso aumenta consideravelmente a chance de se acreditar nele. A terceira é a fonte, que deve ser confiável, algum especialista, por exemplo, gente que entende do assunto. A quarta é se o rumor não for negado. Por isso, digo sempre que é melhor negar um boato que ignorá-lo.

ÉPOCA – O senhor diz que é possível evitar que boatos se espalhem. Como?
DiFonzo -
Algumas empresas me chamam para ser consultor quando querem impedir que um grande boato arruíne sua credibilidade. Eu tento reverter o curso do boato. Certa vez, uma faculdade me chamou, e eu recomendei a eles manterem seus funcionários informados sobre tudo o que acontecia nos bastidores. O moral dessa faculdade estava muito baixo, e os funcionários estavam desanimados. Eles especulavam que a faculdade iria fechar. Disse a eles para informar os funcionários sobre o que estava acontecendo.

ÉPOCA – Então quanto mais informação melhor para conter o boato?
DiFonzo -
Além da informação, é preciso dizer a verdade. Há espaço para a desconfiança quando não se diz a verdade e cria-se um ambiente para que o boato se espalhe. As pessoas ficam tentando entender o que está se passando e, se você não disser a verdade, elas vão concluir por elas mesmas. É quando o rumor surge. Eu fui testemunha nos tribunais de um caso da Procter & Gamble Corporation em que falsos rumores se espalharam dizendo que a empresa fazia doações para uma Igreja de Satã (um funcionário disse isso em um programa popular de televisão nos EUA). O boato era falso, mas causou muita dor de cabeça. No final, a empresa ganhou a causa.

Um quinto da população americana ainda
acredita que Barack Obama é muçulmano

ÉPOCA – Os boatos explicam o sucesso do Twitter, dos blogs, das comunidades virtuais e de outros veículos extraoficiais?
DiFonzo -
Parte do sucesso da internet, das mensagens de texto nos celulares se deve ao fato de as pessoas acreditarem cada vez menos nos canais formais. No caso das eleições da Espanha, quando o governo mentiu sobre os atentados de Madri (o então presidente e candidato Jose Aznar atribuiu o ato da Al Qaeda aos separatistas bascos), incendiaram ainda mais a boataria.

ÉPOCA – O que fazer para recuperar a reputação de uma pessoa atingida por boatos?
DiFonzo -
Essa é uma das questões mais difíceis que me fazem. Depois que o dano está feito, é possível processar a empresa ou a pessoa responsável pelo boato, pedindo retratação. Mas o pior é quando a fofoca atinge um funcionário, quando se diz, por exemplo, que ele está tendo um caso com fulana. Essas situações são as mais difíceis de ser administradas porque não é apropriado alguém sair pela empresa dizendo “não sou amante de fulana”. Eu aconselho sempre juntar um bando de amigos na empresa e pedir a eles que espalhem o contrário: fulano não é amante de cicrana, ou seja, agir por meio das redes informais. Na internet, as fofocas anônimas sobre outras pessoas são terríveis e minha recomendação é sempre publicar algo que as desmintam.

ÉPOCA – O senhor diz que há vários tipos de rumores. Entre eles, estariam as ideias preconcebidas . O senhor pode dar um exemplo?
DiFonzo -
Sim. Durante a última eleição presidencial nos Estados Unidos, surgiu o boato de que Obama dizia ser cristão, mas que, na verdade, secretamente, era muçulmano. Cerca de 90% da população americana escutou esse boato e 22% acreditam nele, ou seja, um quinto da população dos Estados Unidos. É fácil entender o porquê. Uma das razões é que o nome do meio de Obama é Hussein, um nome tradicional árabe muçulmano. As pessoas questionam: como um cristão tem um sobrenome muçulmano? A segunda razão: relatórios legítimos de sua escola na Indonésia que circularam pela internet diziam que a religião de Obama quando menino era o islã. O pessoal da campanha de Obama afirmou que a escola cometeu um engano, porque ele sempre foi cristão. Outro motivo: o avô de Obama era muçulmano. Então todos esses fatos inusitados deram força ao rumor. Outro fator importante: Obama ganhou a eleição com 49% dos votos, ou seja, existe uma metade da população muito feliz com ele, enquanto a outra metade não está. É fácil espalhar rumores danosos quando as pessoas já têm uma visão negativa sobre um assunto.

Maurício Mattar: 'Como cantor, só desafino. Como ator, sou um blefe'

Divulgação

Prepare-se! Você nunca leu uma entrevista como esta com Maurício Mattar. O ator e cantor é conhecido por seu bom humor. Por isso, fica difícil saber se ele está brincando ou dizendo a verdade. Mas o fato é que, sem dúvida, esta é a mais surpreendente “Perguntas fora do comum”.

Quem ficou melhor com o cabelo louro, você ou o cantor Belo?
Eu, claro!!! Tenho olhos apertados, portanto fiquei mais exótico, enaltecendo o lado mulheríssima que reside dentro desse corpo moreno de 1,82m.

Você já conseguiu tirar carteira de motorista para dirigir moto?
Fui proibido pelo Detran. Me reprovaram todas as vezes que tentei (15 vezes), alegaram que Maurício é prejudicial ao trânsito da cidade, tipo uma arma, pode Mattar!!! Então, só me resta cantar: “Vou de táxi, cê sabe.... Tava morrendo de saudade...”

Você já foi cantado por alguma amiga dos seus filhos?
Várias vezes! Elas são craques em cantar minhas músicas no karaokê.

Você já foi convidado para posar nu?
Fui. Cheguei até a fazer umas fotos, mas... é chato dizer isso, viu? Estão tentando achar meu pinto até hoje através de lentes de aumento e lupas! Tô triste.

Já pensou em fazer vasectomia?
Já fiz vasectomia!

Se pudesse ser uma mulher, quem gostaria de ser?
Chiquinha, do “Chaves”!

Para que tarefa doméstica você leva jeito?
Mando bem em qualquer tarefa, sou para casar. Lavo, passo, cozinho, limpo vidros e banheiros, enfim... Se não fosse ator nem cantor seria profissional do lar.

O que é pior: desafinar no meio do show, ter um branco no meio da peça ou falhar na hora “H”?
Nenhum dos três. Como cantor, só desafino, esse é meu estilo! Como ator, sou um blefe. Só não vê quem é cego. E hora “H”? Tadinho de mim, quase nada, nunca vi o ponto G!

Qual é o máximo da sua vaidade? Você é do tipo que passa creme e faz as unhas?
Muito! Faço as sobrancelhas à linha, drenagem linfática, já coloquei botox, depilo as axilas, fiz lipoaspiração...

Xuxa Contra o Futum do Mal

"os fins de tarde passam por mergulhos na lama". Revista Veja traz reportagem sobre o rumo da programação da tarde

Por Marcelo Marthe

Os fins de tarde na TV viraram – mais uma vez – um festival de sensacionalismo. Para subirem na audiência, as emissoras descem a ladeira da exploração da miséria humana

Dois meses atrás, ao decretar o fim da revista de variedades Olha Você, que o SBT vinha exibindo sem sucesso no fim da tarde, Silvio Santos pontificou: era impossível competir naquele horário com uma atração amena. Ele estava frustrado porque sua emissora se via acossada pela Bandeirantes, que volta e meia a ultrapassava no ibope da Grande São Paulo com os telebarracos de Márcia Goldschmidt e o policialesco Brasil Urgente, de José Luiz Datena. Desde o último dia 4, Silvio contra-ataca com a mesma moeda. Às 16h30, colocou no ar uma versão reformulada do Casos de Família. O programa, que antes abordava conflitos familiares num tom de autoajuda, ganhou uma nova apresentadora, Christina Rocha, e agora investe nos telebarracos de forma até mais radical que Márcia. Às 17h30, Christina entrega o bastão a Carlos Massa, o Ratinho – que, depois de dois anos de geladeira, está de volta num programa que une seu humor chulo ao jornalismo popularesco. É uma resposta a Datena. As estreias de Ratinho e Christina levantaram a audiência do SBT nos primeiros dias. Mas a disputa segue indefinida. O que já se pode afirmar é que, como vem ocorrendo na TV brasileira desde os anos 90, Com problemas crônicos de ibope nessamais uma vez os fins de tarde passam por um dos seus mergulhos cíclicos na lama. faixa de horário, a Record deverá ser a próxima a abraçar a tendência: entrará na refrega com um novo programa capitaneado pelo apresentador Geraldo Luís.
Na área dos telebarracos, a competição se dá entre uma veterana e uma novata. Márcia Goldschmidt exercita-se nesse tipo de programa desde o fim dos anos 90, quando despontou num show do SBT em que lavagens de roupa suja entre parentes ou casais resultavam, quase sempre, numa troca de sopapos. A certa altura, isso começou a afugentar anunciantes – e o Ministério Público passou a pressionar contra a baixaria. Então Márcia, que está sempre em busca do aperfeiçoamento ("Aliso os cabelos, faço luzes, pus silicone nos seios e me amarro num Botox", diz), suavizou seu estilo. Ela ainda torna públicos os desencontros afetivos de pais e filhos, homens e mulheres, às vezes com a ajuda de um detector de mentiras, mas trocou a instigação pelo pseudoaconselhamento sentimental. Em sua estreia no filão, Christina (que começou na televisão no famigerado O Povo na TV, em 1981, e, nos anos 90, apresentou o telejornal sensacionalista Aqui Agora) faz lembrar a antiga Márcia. Seu papel é atiçar a discussão entre os participantes do Casos de Família até o ponto da gritaria. "Sou um soldado de Silvio Santos", diz ela. Seu salário é de 40 000 reais por mês – contra 250 000 reais embolsados por Márcia. Essa última, ao menos por enquanto, não dá sinais de que vai retornar ao antigo figurino. "Eu era parte do problema das pessoas que iam ao meu programa. Hoje, sou a solução", diz ela. Para responder à ameaça do SBT, sua aposta é um quadro em que oferece cirurgias plásticas para moças da periferia em busca de namorado.
A disputa entre Ratinho e Datena é igualmente acirrada. À fórmula do Brasil Urgente – que consiste numa imagem impactante de violência repetida vezes sem conta, enquanto Datena esbraveja contra a impunidade do criminoso – Ratinho contrapõe o seu indescritível "humor": um de seus quadros foi um futebol de anões. Embora se declarem amigões, os dois se alfinetam. "Datena é um mal-humorado", afirma Ratinho. Datena, que completa 52 anos nesta terça-feira, há tempos anuncia o desejo de se aposentar. Reclama que não tem mais saúde para seu trabalho. Há três anos, retirou um tumor do pâncreas. "Não sou burro, sei que tenho uma enfermidade grave", diz.
Datena se irrita, em particular, com a Record – com a qual rompeu há seis anos e que exige dele uma indenização de 10 milhões de reais. "O dinheiro ali cai do céu", afirma, referindo-se aos recursos que a Igreja Universal do Reino de Deus despeja na Record. Enerva-o mais ainda a hipótese de Geraldo Luís, apresentador que é uma espécie de "Datena cover", vir a competir com ele e Ratinho. Descoberto pelos bispos na afiliada da emissora em Limeira, no interior de São Paulo, Geraldo comandava até duas semanas atrás a versão paulista do Balanço Geral, jornalístico na linha mundo-cão exibido no horário do almoço. Em breve, deverá ter uma atração nacional nas tardes. Será uma briga de pesos-pesados. Assim como Datena e Ratinho, Geraldo tem mais de 100 quilos.
Imagem

Wolfram Alpha está funcionando!

wolfram-team.jpg


Às 23h34 Stephen Wolfram apertou um botão e o sistema entrou em funcionamento (cerca de dez minutos depois disso no Brasil). Divirtam-se fazendo perguntas à ferramenta online que promete mudar a forma como você vai pesquisar informações do mundo real na internet. Porque para pesquisar o conteúdo da internet nada, até hoje, substitui o Google.

http://www.wolframalpha.com/

É a primeira vez que um site desse tamanho tem um lançamento acompanhado ao vivo. Poderia dar tudo errado, mas a única coisa errada foi a demora. A transmissão estava marcada para as 21h, mas só começou de fato 21h30, com todos os presentes no chat da transmissão “gritando” em letras maiúsculas “WE WANT WOLFRAM!” (”NÓS QUEREMOS WOLFRAM!”). A transmissão começou com alguns vídeos que mostraram como tudo funciona (a sala dos servidores, a sala das baterias de energia) e algumas entrevistas foram feitas para apresentar as pessoas por trás do empreendimento. O centro de comando (primeira foto do post) parece aquele dos filmes da NASA. Só duas horas depois todo mundo pôde brincar de pesquisar - pelo menos foi o que eu fiz. Apesar de estar tudo funcionando, o lançamento oficial ao público será apenas na segunda-feira, dia 18.

Parece a mim que o Wolfram Alpha é uma caixa que precisa ser cheia com informações. Eles organizam tudo de uma forma inacreditável, e rápida. Só que “tudo” é o que eles têm de informação nos servidores. Quase nenhuma informação brasileira, por exemplo. Aliás, as buscas são feitas somente em inglês por enquanto.

O momento em que Stephen Wolfram, o criador do site, coloca ele no ar:


watudo-funcionando.jpg


Uma pesquisa tatibitati: “Por que o céu é azul?”.


wa-por-que-o-ceu-e-azul-2.jpg


Como sei que está chovendo no Rio de Janeiro nesse exato momento, perguntei isso para eles. A resposta foi precisa, e ainda com uma previsão para amanhã:


wa-esta-chovendo-no-rio.jpg


Outra coisa legal é que todas as respostas podem ser salvas no computador em PDF. Basta um clique. Fiz uma pesquisa com a palavra “Brazil” e pedi a resposta em PDF. Eles fizeram um documento de cinco páginas sobre o país, com dados como a população, o PIB e a localização geográfica.

Agora é sua vez!

Comer bem para viver melhor (trecho)

Nos últimos anos, o prazer de comer passou a ser associado à culpa. Não precisa ser assim. Novos estudos mostram as virtudes de dietas simples e saborosas que fazem bem à saúde – e ao planeta

Revista Época

Os gregos antigos tinham razão. Hipócrates, o Pai da Medicina, notou 400 anos antes de Cristo que a escolha dos alimentos certos para o ser humano era o resultado da sabedoria acumulada ao longo das gerações, ao preço de muitas tentativas, erros e descobertas. Desse esforço, dizia ele, nasceu a dieta ideal para “a saúde e a segurança” do homem. “A essas investigações e achados, que nome poderia se dar mais adequado do que Medicina?”, perguntou Hipócrates em sua obra Da medicina antiga. Dois milênios e meio depois, o ser humano entende cada vez melhor que a boa alimentação é um excelente método de medicina preventiva. Graças ao avanço da ciência da nutrição, descobrimos as substâncias benéficas e maléficas nos alimentos. Entendemos melhor do que nunca o que se deve comer para viver mais e melhor. E as pesquisas recentes levam a uma conclusão surpreendente, que faria Hipócrates sorrir: nas dietas tradicionais, criadas séculos atrás por diferentes povos em todos os cantos do planeta, estão muitas das virtudes indispensáveis a uma dieta saudável. Uma dieta que pode ser seguida sem a culpa incutida nos últimos anos por uma série de estudos que parecem nos proibir de comer o que é saboroso.

Os estudos não devem ser ignorados – eles alertaram, por exemplo, para os danos à saúde provocados por muitas substâncias adicionadas aos alimentos industrializados –, mas não devem ser vistos como uma forma de repressão alimentar. “As pessoas têm de buscar o caminho do prazer, não da restrição”, diz Richard Béliveau, professor do Departamento de Bioquímica da Universidade do Québec, em Montreal. “A ‘junk food’ (‘comida lixo’, nome usado para definir a comida industrial de baixo valor nutricional) é, literalmente, monótona. As dietas tradicionais têm muito mais variedade: são simples e deliciosas.” Béliveau, autor do livro A saúde pelo prazer de comer bem (ainda inédito no Brasil), faz parte de um grupo de pesquisadores que prega o resgate das tradições culinárias de cada país como modo saudável – e saboroso – de se alimentar.

Entre as dietas capazes de conciliar saúde e prazer, a mais conhecida é a mediterrânea. Estudos e mais estudos relacionam os alimentos consumidos tradicionalmente em países como Grécia, Espanha e Itália à redução de doenças crônicas. Na dieta mediterrânea, destacam-se o azeite de oliva, as castanhas e o consumo moderado de álcool, geralmente vinho – todos associados à redução de risco de doenças cardiovasculares. Um dos estudos mais relevantes foi completado meses atrás pela Universidade de Florença, na Itália, e publicado no British Medical Journal. Uma equipe liderada por Francisco Sofi, pesquisador de nutrição clínica, compilou dados de várias pesquisas feitas entre 1966 e junho de 2008 e concluiu que a dieta mediterrânea está associada a uma redução de 9% na mortalidade geral e na mortalidade por doenças cardiovasculares, uma diminuição de 6% na incidência de câncer e de 13% na incidência de Parkinson e Alzheimer.

A dieta mediterrânea, porém, não é a única capaz de garantir uma alimentação saudável sem culpa. Os estudos mais recentes mostram evidências dos benefícios de costumes de japoneses, indianos – e brasileiros – à mesa. Qualidades comuns às dietas tradicionais desses povos são a abundância e a variedade de legumes e verduras – e a ausência de alimentos industrializados. Da tradição culinária japonesa herdamos o consumo de alimentos valiosos, como soja e chá verde, contra o câncer, e peixes ricos em ômega-3, importantes para a saúde do coração e do cérebro. A dieta indiana nos inspira a substituir o sal por pimentas e especiarias como a cúrcuma, que combate o câncer, e a limitar o consumo de carne vermelha. E a brasileira nos ensina a respeitar uma proporção adequada dos alimentos no prato e incentiva o consumo de frutas.



sexta-feira, 22 de maio de 2009

BARRACO! Datena e Gilberto Barros brigam de socos em churrascaria de SP

O clima esquentou entre José Luiz Datena e Gilberto Barros. Nesta sexta-feira (22), os frequentadores de uma badalada churrascaria de Alphaville, em São Paulo, presenciaram uma troca de socos entre os apresentadores.

Segundo Barros, ao ver o colega no local, ele teria se aproximado para comentar o fato de ter-lhe dado nota 5 para no Hoje em Dia, da Record. Irritado com sua presença, Datena – que almoçava com familiares – teria levantado da mesa aos gritos e partido pra cima dele, derrubando-o no chão. Em seguida, o filho de Datena teria se aproximado e o chutado.

“Estou chocado com o ocorrido. O caso está sendo analisado por meu advogado, dr. Sérgio Dantino. Ele tomará as providências cabíveis”, explicou Gilberto Barros.

Procurado por O Fuxico, Eduardo Leite, advogado de defesa do apresentador do Brasil Urgente, da Band, alega que a versão de Barros não procede.

“O Gilberto Barros não deveria ter interrompido o almoço em família do meu cliente, para falar da nota que deu a ele em um programa de tevê. A conversa ficou acalorada e o Gilberto foi quem partiu pra cima do Datena. Só que ele escorregou e caiu. Ninguém o empurrou ou chutou. Apesar de tudo, não tomaremos nenhuma providência judicial”, explicou Leite.

Confira as Principais Audiências desta quinta

Veja a programação deste canal

Mais Você - 6

Paraíso - 25

Caras & Bocas - 28

Caminho das Índias - 39

A Grande Família - 33

Força Tarefa - 20

Veja a programação deste canal

Fala Brasil - 8

Aprendiz 6 Universitário - 12

House - 7

Promessas de amor - 9

Poder paralelo - 10

Veja a programação deste canal

A Praça é nossa - 8

Dona Beija - 7

Veja a programação deste canal

Brasil Urgente - 7

MONOFACE: Misture os rostos dos famosos e veja no que dá

Já imaginou ter a boca da Angelina Jolie com os olhos da Gisele Bündchen? Aqui a gente torna realidade


Michael Jackson fará tratamento contra câncer de pele

Médicos garantem possibilidade de recuperação

AP/The Sun
Michael Jackson será submetido a tratamento contra câncer de pele, publicou o “The Sun”, na noite desta sexta-feira (15). Médicos do popstar asseguram que há tratamento para o caso. Em diagnóstico realizado nas últimas semanas, foram encontradas manchas cancerígenas pelo corpo e células pré-cancerosas no rosto. O órgão responsável pelo controle de medicamentos nos Estados Unidos o alertou previamente sobre as chances dos tratamentos de branqueamento prejudicarem a pele.

O cantor quer se tratar a tempo de realizar o primeiro show que prepara, marcado para o dia 2 de julho, em Londres . Além do tratamento, precisará também resolver questões contratuais (Leia mais: Shows de Michael Jackson em Londres podem ser cancelados). Uma fonte disse ao “The Sun” que Michael está ansioso pela série de shows que fará. “Michael está muito ansioso para os shows e está determinado a conquistar os fãs em cada um deles. Ele insistiu para que o tratamento caiba no prazo da primeira apresentação”.

O popstar tem se dedicado a doença desde o último mês, diz o “The Sun”. Com máscara cirúrgica, visitou regularmente o dermatologista particular, em Bervely Hills. No último dia 22, em um hospital de Los Angeles, Michael foi visto em um laboratório especializado que aplica testes precisos que diagnosticam a doença. O que o cantor sofre também pode estar ligado ao vitiligo, uma doença que afeta a pigmentação.

Nova gripe provocará perdas de US$ 2,2 bi para turismo mundial, prevê estudo

Dados foram divulgados em conferência mundial em Florianópolis.
Para empresários mexicanos, 'alarme' da mídia prejudicou turismo.

Dados divulgados na última sexta-feira (15) durante a 9ª Conferência Global Sobre Viagens e Turismo, em Florianópolis (SC), apontaram que a indústria mundial do turismo - que engloba empresas aéreas, rede hoteleira, empresas de cartões de crédito, restaurantes - deve registrar perdas de US$ 2,2 bilhões entre este ano e 2010 em razão dos efeitos da nova gripe.

Foto: Divulgação

Debate sobre efeitos da gripe na conferência mundial em Florianópolis

O estudo foi realizado pelo instituto Oxford Economics, sob encomenda do Conselho Mundial de Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC, na sigla em inglês), que organiza a conferência. Entre os participantes do encontro estão empresários do turismo e representantes de governos de todo o mundo. A apresentação ocorreu durante o painel "Sessão especial - preparação para o inevitável - pandemias".

O setor de viagens especificamente deve ser afetado nos próximos seis meses com perda de cerca de US$ 1,073 bilhão até o próximo ano, de acordo com o estudo. O presidente da Oxford Economics, John Walker, avaliou que a indústria do turismo pode precisar de ajuda governamental, como empréstimo a juro baixo.
Walker prevê, no entanto, que o setor se recupere. "Talvez o período de recuperação seja longo, talvez 18 meses, mas o setor vai se recuperar."

Antes de Walker informar os dados, entidades e empresários discutiram os impactos da nova gripe e destacaram principalmente o papel do México, país que registrou os primeiros casos e atualmente é o mais afetado.

"O México reagiu muito mais rápido do que [outros países] em pandemias anteriores", disse Jean Claude Baumgarten, presidente do WTTC.


Dois empresários mexicanos foram chamados pelo moderador para comentar suas dificuldades. O primeiro, identificado como Sebastian, disse que já fechou dois de seus hotéis após a epidemia da gripe. "A maioria das redes ja fechou 70% dos hotéis', afirmou à plateia.

O outro empresário, anunciado como Luis, disse que a mídia foi responsável pelo prejuízo ao criar um "alarme" desnecessário, segundo ele. "Será que os meios de comunicação vão dizer que agora acabou, que a situação está se acalmando, que as pessoas podem voltar a viajar? Duvido", afirmou para os participantes do painel.

Na avaliação do presidente da Organização Mundial do Turismo (WTO em inglês), Geoffrey Lipman, a mídia fez seu papel. Ele considerou que o México reagiu muito mais rapidamente do que outros países em outras epidemias, como gripe asiática e gripe espanhola.

João e Maria contra os buracos no Rio

João Buracão encontra Maria do Esgoto na Rua Alcobaça, em Anchieta. Foto: Luis Alvarenga / Extra

Ganhei uma aliada especial na sua campanha por ruas lisinhas no Rio. Na altura do número 1.113 da Rua Alcobaça, em Anchieta, conheci Maria do Esgoto. O encontro me deixou animado, já que vazamentos na rede de esgoto são um dos grandes responsáveis pela formação de buracos pela cidade. Maria do Esgoto me contou que o incômodo dos moradores já chega a três anos. Segundo a minha amiga, de nada adiantaram denúncias enviadas à Cedae e à Prefeitura do Rio. A última tentativa dos moradores foi me chamar, por isso, decidi participar deste protesto, pescando na Rua Alcobaça.

Para piorar a situação, em frente ao esgoto a céu aberto funciona a Escola Municipal Mario Piragibe. Os alunos são obrigados a conviver com o mau cheiro. Aluísio Cruz Carvalhães, de 47 anos, “pai” de Maria do Esgoto, mostrou-se muito preocupado com o aparecimento de ratos, que vem assustando os moradores.

- A situação é insustentável - disse ele.

Brasileiro viaja 26 mil km a bordo de carro solar

Marcelo da Luz partiu do Canadá e já chegou à Florida.
Veículo foi confundido com disco voador ao passar pelo Alasca.
Foto: Rob ONeal/AP

O brasileiro Marcelo da Luz a bordo do seu carro solar em Key West, na Flórida

O engenheiro brasileiro Marcelo da Luz chegou nesta sexta-feira (15) a Key West, na Flórida, pilotando o seu veículo movido a energia solar. O projeto de Da Luz, batizado de XOF1, foi desenvolvido por ele em Toronto, no Canadá, com a ajuda de engenheiros brasileiros e canadenses, e está percorrendo a América do Norte para divulgar o trabalho com energias alternativas. O objetivo dele é estabelecer um recorde mundial de distância. Até agora foram percorridos mais de 26 mil km com o carro solar.

No dia 12 de junho do ano passado, o brasileiro deu início a uma viagem pela América do Norte. Primeiro fez uma apresentação na universidade Seneca, que ajudou na concepção do carro solar. Seguiu para o Canadá e chegou até o extremo norte do país. Logo nos primeiros dias ele foi parado para a polícia canadense. Diziam que ele não poderia andar com um veículo estranho daqueles pelas estradas. Da Luz respondeu que estava protegido pelo Tratado de Genebra de 1949. Após os políciais confirmarem a informação com Washington, o brasileiro e seu veículo foram liberados.

A viagem seguiu até o Alasca, onde o XOF1 foi confundido com um disco voador.

Marcelo atravessou novamente o território canadense pela costa oeste e entrou nos Estados Unidos, passando pela Califórnia, Texas e seguindo em direção à Costa Leste. Nesta sexta-feira, chegou a uma ponta da Flórida, de frente para o Oceano Atlântico.

"A única coisa entre você e seus sonhos é você mesmo", escreve Marcelo da Luz no site oficial do XOF1.

Como é o carro

O XOF1 leva apenas uma pessoa e pesa 300 kg (incluindo o peso do motorista). Tem cinco metros de comprimento, 1,8 metro de largura e 90 centímetros de altura. Tem três rodas, duas na dianteira e uma na parte traseira. Placas instaladas na carroceria com fotocélulas captam a energia solar e a transmitem para uma bateria do motor em forma de energia elétrica. O motor capaz de fazer o veículo acelerar a 120 km/h.

Em tempo: o nome XOF1, de acordo com o brasileiro, representa as iniciais da frase 'The power of one' (ou seja, 'o poder de um'). "Este nome reflete a idéia do efeito dominó, onde uma peça pode não mudar o mundo, mas insipirar as outras a ajudar a fazer as coisas acontecerem", escreve Da Luz em seu site.

Idosa mais tatuada do mundo participa de feira na Espanha

Isobel Varley nasceu em 1937 em Yorkshire, na Inglaterra.
Ela participou da 'II Expotatoo', feira de tatuagem em Gijói
Foto: Eloy Alonso/Reuters

A septuagenária Isobel Varley é a idosa com maior número de tatuagens do mundo, segundo o Guinness (livro dos recordes).

Foto: Eloy Alonso/Reuters

Isobel Varley nasceu em 1937 em Yorkshire, na Inglaterra.

Foto: Eloy Alonso/Reuters

Isobel Varley participou nesta sexta-feira da 'II Expotatoo', feira de tatuagem em Gijón, na Espanha.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

'Caminho das Índias' marca 41 pontos. Veja os consolidados desta quarta-feira

Mais você - 8

Senhora do destino - 23

Malhação - 24

Paraíso - 26

Caras & bocas - 27

Caminho das Índias - 41

Futebol (globo) - 41

Fala Brasil - 7

Hoje em dia - 8

Programa da tarde - 6

Promessas de amor - 10

Poder paralelo - 12

Futebol (band) - 8

Dia Dia - 1,5

Brasil Urgente - 7

SEM EDUCAÇÃO? Susana Vieira arranca o microfone da repórter do "Video show"; veja vídeo


Susana Vieira foi alvo de inúmeras críticas nesta quarta-feira (20/05) após arrancar o microfone da mão da repórter do "Video Show" Geovanna Tominaga, dizendo que 'não tem paciência para quem está começando. Pegou mal. E a Geovanna, como sempre arrasando, tentou disfarçar, mas ficou visivelmente constrangida com a lamentável situação. Não precisava disso.

Geovanna Tominaga foi apresentadora do "TV Globinho" por sete anos e é titular de uma atração semanal na TV Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba. Ou seja, de iniciante ela não tem nada!

VEJA A CENA:

Oficial: Justiça envia advertência ao SBT por causa do choro de Maisa

Após o incidente, ocorrido no quadro Pergunte Para Maisa, do Programa Silvio Santos, do SBT no último domingo (17), o Ministério da Justiça entrou em ação. Na ocasião, a menina Maisa chorou, ao bater a cabeça em uma câmera. E ela já havia chorado na semana anterior, quando o apresentador chamou um menino com maquiagem de monstro, deixando-a apavorada. Os fatos foram a gota d´água para a justiça, que enviou, na terça-feira (19), uma advertência ao SBT.

Trata-se, a princípio, de uma medida preventiva para que incidentes semelhantes não mais ocorram com Maisa, sob pena de punição, como a reclassificação da atração.

O órgão avalia como inadequado o comportamento de Silvio Santos com relação à menina, no quadro Pergunte à Maisa. O argumento é de que a apresentadora mirim é exposta a situações 'constrangedoras ou degradantes', agravadas pelo fato de se tratar de uma criança'. Assim, o Programa Silvio Santos ainda poderá sofrer uma reclassificação e não ser exibido antes das 20h.

Procurada pelo site O Fuxico, a assessoria do SBT informou que a emissora não havia recebido a referida advertência até a tarde desta quarta-feira (20), mas que também não irá se pronunciar sobre o caso.

Em nota enviada a O Fuxico, a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça fez o seguinte esclarecimento:

"A equipe de monitoramento da SNJ (Secretaria Nacional da Justiça), nos domingos de maio (dias 3, 10 e 17), identificou que o quadro 'Pergunte para Maísa' apresentou situações que podem caracterizar inadequações, de acordo com o Manual da Classificação Indicativa. Nas referidas situações, a menina Maísa, de seis anos, é exposta a situações 'constrangedoras ou degradantes' que seriam agravadas pelo fato de se tratar de uma criança", esclareceu o órgão público.

Contudo, os fatos apresentados até o momento não são suficientes para motivar a reclassificação imediata do quadro:

"Isso porque as inadequações encontradas estão diluídas ao longo de quatro horas e meia de programa", explica a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça.

Independente deste fato, a Secretaria Nacional de Justiça já enviou a advertência à emissora, informando que a recorrência de tais inadequações pode elevar a classificação do programa para 'Não recomendado para menores de 12 anos', justamente por conter “exposição de pessoas a situações constrangedoras, com o agravante de envolver uma criança 12 anos".

Cansada do Facebook, 'vovó' de 103 anos chega ao Twitter

Inglesa Ivy Bean tem quase 2 mil seguidores na rede de microblogs.
No Facebook ela acumulou mais de 5 mil fãs em comunidades.
Foto: Reprodução/Guardian

Ivy Bean e o computador que usa para acesar Twitter e outras redes sociais

A inglesa Ivy Bean já ficou conhecida como a "pessoa mais velha do mundo no Facebook", onde é homenageada em diversos grupos, somando mais de 5 mil fãs e 4.800 amigos virtuais.

Mas, segundo o jornal "The Sun", a senhora de 103 anos não vê mais graça na rede social fundada por Mark Zuckerberg, e por isso está buscando novidades, como o Twitter.

A primeira mensagem registrada pela "vovó" no serviço de microblogs foi nesta quinta-feira (14), e ela já acumula mais de 1.800 seguidores.

As mensagens de Ivy refletem sua rotina, incluindo a relação com a tecnologia. "Estou descansando, depois de uma manhã agitada" e "Tentei mandar uma mensagem de boa sorte para Adam Lambert, mas não sei como isso funciona" são algumas das mensagens da "vovó".

Ivy mora em um asilo de Bradford (West Yorks, Inglaterra) e teve ajuda de especialistas em tecnologia para criar sua conta e incluir sua foto.

"Ela mostra aos outros que você não deve ter medo da tecnologia", disse um dos responsáveis pelo suporte técnico à Ivy, segundo o "The Sun".

Bola com chip para evitar lances duvidosos é lançada em São Paulo

Time do São Bernardo testa a novidade que, como lembrou o presidente da CBV, não irá substituir os árbitros auxiliares

Divulgação/CBV

Chip permitirá saber com precisão se a bola foi dentro ou fora da quadra

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) lançou, nesta quinta-feira, a bola com chip, para auxiliar os árbitros nas marcações e esclarecer jogadas duvidosas. A novidade, apresentada no ginásio José Côrrea, em Barueri, foi testada pelo time do São Bernardo, quarto colocado da última Superliga.

A nova tecnologia permitirá saber, com precisão, se as bolas caíram dentro ou fora da quadra, além da velocidade no momento dos ataques. O sistema funciona de maneira integrada. Para o funcionamento do aparelho é necessária a instalação de antenas, câmeras e do tapete oficial da quadra de vôlei. Assim, a informação chega ao palm top, em poder do árbitro do jogo.

- Mais uma vez, o voleibol brasileiro está à frente dos demais países. Esta inovação pioneira com certeza será benéfica para o esporte como um todo. Só temos a ganhar com esta nova tecnologia. Nossa ideia é levar projeto para ser avaliado pela Federação Internacional. Mas, como presidente da Confederação Sul-Americana e da União Pan-Americana, dou a certeza de que ele poderá ser utilizado nos torneios nas Américas - destacou Ary Graça, presidente da CBV, por intermédio de sua assessoria de imprensa.

O dirigente lembrou que o sistema não substituirá os árbitros auxiliares, que continuarão em quadra para marcarem outras infrações que possam interferir diretamente no jogo.

Divulgação/CBV

Infográfico mostra a evolução que a bola com chip irá trazer para o vôlei internacional

Carro é feito com material de sandália

Spira chega aos 113 km/h, protege os pedestres e flutua na água

 Reprodução
Com apenas 137 kg, Spira também flutua na água
 Reprodução
Sandálias serviram de inspiração para automóvel
Talvez você não goste, mas com certeza já ouviu falar nas sandálias de borracha que viraram sensação no mundo e também no Brasil. Diversas celebridades aderiram ao acessório, como os atores Andam Sandler e Jack Nicholson e o ex-presidente dos Estados Unidos, George Bush. Visionário, Lon Ballard resolveu utilizar a mesma borracha das sandálias para produzir um automóvel, o Spira. Com o slogan "suave, seguro e sexy", o carro promete ser revolucionário em diversos sentidos.

A começar pela própria borracha que cobre sua carroceria, desenvolvida com estruturas de alumínio, o inventor diz garantir maior segurança aos pedestres em caso de acidentes. Isso se deve à leveza do material, capaz de absorver mais energia em impactos. A parte sexy está no design irreverente do carrinho, que chega a lembrar uma sandália. A entrada é feita pela parte superior do carro, que abriga duas pessoas.

 Reprodução
Modelo se move por meio de três rodas de moto e chega aos 113 km/h de velocidade máxima
As três rodas são heranças de uma motocicleta, assim como o guidão. Isso mesmo, o Spira não é controlado por meio de um volante, como em um carro convencional. Equipado com um motor de 110 cc, o Spira tem capacidade para rodar cerca de 35 km com apenas um litro de combustível. A velocidade máxima é de 113 km/h. O peso é um dos destaques do carro: apenas 137 kg. Isso o leva a flutuar na água, permitindo que o veículo desbrave pequenos lagos.

 Reprodução
Criador posa ao lado do carro e mostra o quanto ele é leve e inofensivo aos pedestres
CONFIRA OS VÍDEOS DO SPIRA:




Música inédita do Linkin Park na trilha de Transformers 2

Banda lança nova música em "A Vigança dos Derrotados"

linkin park

Os americanos do Linkin Park lançam uma música inédita na trilha de "Transformers: Revenge Of The Fallen", diz o site NME.com. A banda, que já havia emplacado o hit "What I've Done" no primeiro longa da série, compôs "New Divide" especialmente para a sequência.

O vocalista do Linkin Park, Mike Shinoda, contou sobre a experência de compor uma música para cinema. "A oportunidade de criar para um dos filmes mais aguardados do verão (americano) me deixa muito animado. Uma coisa é gravar um vídeo que combina o som com a imagem, outra completamente diferente é compor algo que vai para a tela do cinema. E nós aceitamos."

"Eu amo Linkin Park. Esse é o segundo filme em que trabalhamos com eles e o fato deles serem grandes fãs dos Transformers só melhora o resultado. 'New Divide' é uma ótima música e se encaixa perfeitamente com a intensidade do filme", afirmou o diretor Michael Bay.

O novo single da banda será lançado nas rádios do mundo todo dia 18 de maio e vai ser disponibilizada imediatamente no iTunes. Já o filme "Transformers: Revenge Of The Fallen" estreia dia 24 de junho.

Sequência do filme ‘Código Da Vinci’ traz mais polêmica e ação

‘Anjos e demônios’, baseado no livro de Dan Brown, estreiou na sexta (15).
Na trama, Tom Hanks volta a interpretar o simbologista Robert Langdon.

Três anos depois do lançamento do filme “O código Da Vinci”, chegou aos cinemas nesta sexta-feira (15) a adaptação de “Anjos e demônios”, baseado em outro best-seller de Dan Brown publicado antes.

Foto: Divulgação/Divulgação

Tom Hanks ganha uma nova companheira de aventura, a atriz israelense Ayelet Zurer

Na nova produção, Tom Hanks volta a encarnar o simbologista Robert Langdon, que centraliza a trama, e a direção mais uma vez fica nas mãos de Ron Howard. Só que desta vez o cineasta aposta mais pesado na ação e na polêmica para atrair o público e se redimir da sonolência causada pelo primeiro filme da série em leitores e não leitores de Dan Brown.

Outra novidade é a nova companheira de aventura de Hanks: sai Audrey Tautou, entra a atriz israelense Ayelet Zurer, pouco conhecida da plateia, que vive a cientista Vitória. O elenco também traz Ewan McGregor, que tenta convencer no papel de camerlengo, um cardeal que administra a Igreja entre a morte de um papa e a eleição de um sucessor.

Ambientado quase totalmente em Roma e no Vaticano, "Anjos e demônios" traz cenas de ação de tirar o fôlego, que exploram os labirintos de ruelas e monumentos espalhados por essa bela cidade.

Na trama, a batalha entre ciência e fé assume contornos ainda mais evidentes e, consequentemente, polêmicos. O longa foi condenado pelo Vaticano, que chegou a aconselhar que os fiéis façam um boicote. Mas o que teria incomodado tanto a Santa Sé?

Trama

O filme começa com a morte do papa em Roma, ao mesmo tempo em que, em um laboratório na Suíça, cientistas conseguem criar a antimatéria, depois de décadas de tentativa.

Em seguida, Langdon recebe um pedido de ajuda do Vaticano, que está preocupado com o surgimento de conspirações dentro da Igreja e com a ameaça de uma organização secreta, os Iluminati, que planeja assassinar os principais candidatos ao posto do pontífice. Assim, o simbologista se une à cientista para tentar decifrar pistas e salvar a vida dos cardeais ameaçados, correndo contra o relógio.

Entretanto, como já é esperado nas histórias de Dan Brown, o protagonista segue em linha reta só até um certo ponto, já que novas descobertas podem leva-lo a rever seus conhecimentos iniciais.

Num movimento similar, neste filme, o diretor também parece rever sua experiência anterior, arriscando uma adaptação menos fiel ao livro e mais comprometida em entreter o espectador do que em ressaltar os supostos saques de gênio do autor. O resultado é uma produção mais divertida e ágil do que a primeira e não tão ofensiva ao Catolicismo quanto pode parecer.

Pai registra crescimento diário dos filhos

Usando uma máquina digital, Munish Bansal criou álbum com mais de 8 mil fotos

Munish Bansal registrou de um jeito inusitado o crescimento de sua filha: desde que Suman nasceu, em 1996, Bansal bate pelo menos uma foto diária da menina. Nesses 13 anos acumulou mais de 8 mil imagens digitais de Suman, e também do filho mais novo, Jay, de dez anos. "Agora eu tenho milhares e milhares de fotos das minhas crianças em cada estágio de suas vidas", disse o orgulhoso pai ao jornal britânico Daily Mail.

Bater essas fotos não é exatamente a maior diversão das crianças. "Não pretendo deixar meu pai fazer isso para sempre", afirmou Suman. Bansel sabe que as fotos deixam os filhos envergonhados, mas espera manter o hábito pelo menos até que eles tenham idade para morar sozinhos. "Tenho esperança de que um dia ambos apreciem o que eu fiz", disse. As fotos incluem momentos emblemáticos da infância de Suman e Jay, como o começo da escola, ou quando eles andaram e falaram pela primeira vez.

Munish Bansal/Reprodução
CRONOLOGIA
Montagem com fotos mensais mostra Suman desde o dia de seu nascimento, em 1996.
Munish Bansal/Reprodução
SEGUNDO
A ideia que surgiu com o nascimento da primeira filha também se estendeu para o mais novo, Jay.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

“Esquadrão da Moda” vence “Mutantes – Promessas de Amor”. Confira os principais ibopes de terça(19)

http://telinha.files.wordpress.com/2009/02/esq.jpg

Confira os principais índices de terça-feira (19), das emissoras de TV aberta. Destaque para Esquadrão da Moda, do SBT, que ficou em segundo lugar em seu horário de exibição,com 9 pontos de média.

:globo:
Mais Você
7 pontos

Paraíso
25 pontos

Caras & Bocas
27 pontos

Caminho das Índias
40 pontos

Casseta & Planeta Urgente!
27 pontos

Toma Lá Dá Cá
22 pontos

Profissão Repórter

21 pontos

:band:
E24
6 pontos

:sbt:
Esquadrão da Moda
9 pontos

Revelação
6 pontos

Dona Beija
6 pontos

Phelps gordinho? Veja como ficaria o nadador se não fosse um superatleta

Sem competir desde as Olimpíadas de Pequim, em agosto de 2008, fenômeno americano volta às piscinas no Grand Prix de Charlotte

Durante as Olimpíadas de Pequim, Michael Phelps revelou que sua dieta diária tinha a incrível soma de 12 mil calorias - seis vezes mais que a de uma pessoa normal. Levando em conta que o fenômeno das piscinas não compete desde agosto do ano passado e ficou três meses suspenso após ser flagrado fumando maconha, não custa nada imaginar como ele estaria agora se não fosse abençoado por um metabolismo naturalmente acelerado.

Michel Lima/Editoria de Arte

Com a ingestão de 12 mil calorias diárias, o nadador deveria ter engordado desde os Jogos de Pequim...

Michel Lima/Editoria de Arte

... mas a imagem acima não será vista no Grand Prix de Charlotte, que começa nesta quinta-feira. Phelps, na verdade, emagreceu quase 10 quilos durante o período em que ficou parado

Design cria carro com motorista

O carro é composto de duas partes principais: os motores, integrados às rodas, e uma cabine para levar duas pessoas

 Divulgação
Robot táxi: longe da raiva no trânsito
A ideia de ter um carro com piloto automático parece ficção científica. Mas, se depender do designer industrial, Kubik Petr, isso logo se tornará realidade. Ele criou um carro com robô, um legítimo motorista que pode levá-lo a qualquer lugar.
Conhecido como Robot Táxi, o carro foi concebido para rodar em grandes cidades, tendo como inspiração o Smart, da Mercedes Benz. Ele pode transportar apenas duas pessoas com bagagem de mão. Os motores estão integrados às rodas traseiras.

Ainda em protótipo, o designer está pesquisando quais materiais leves poderiam fazer parte da construção do automóvel e quer usar motores elétricos. Kubik acredita que o carro pode chegar a 90 Km/h e fazer 20 horas sem a necessidade de recarregar os motores.

Para chegar a qualquer lugar, o usuário digita no painel do carro o destino o endereço e, com ajuda do GPS, o carro segue a trajetória definida. Basta saber se estes automóveis estão preparados para as ruas das metrópoles.

“Odeio gente burra”

Marlene Mattos, fiel escudeira de Xuxa durante 20 anos, volta à tv depois de quase cinco anos fazendo trabalhos discretos para pagar as contas. Revela que, mesmo passando por aperto financeiro, recusou mais de 1 milhão de reais para escrever uma biografia da apresentadora. E garante que nem a idade nem a perda do poder mudaram muito seu temperamento intempestivo
AgNews
Após quatro anos e meio longe da televisão, Marlene Mattos está de volta. De uma família humilde da pequena São José de Ribamar, no Maranhão, Marlene tornou-se conhecida do público por ser, durante 20 anos, empresária, diretora e melhor amiga da apresentadora Xuxa, cuja carreira ela administrou com rédea curta. Aos 58 anos, ela estreia no SBT, na direção do novo programa do cantor e vereador Netinho, o Show da Gente.

O ar seguro e austero que lhe rendeu a fama de brava e explosiva só dá lugar a uma leve hesitação quando o assunto é Xuxa ou a afilhada, Sasha, com quem ela afirma não ter mais contato. Em entrevista a QUEM, Marlene falou sobre a vida longe da televisão, os problemas financeiros que enfrentou, o que sobrou de sua relação com Xuxa e a fama de controladora. “Eu fui pesada, grosseira, intolerante com algumas pessoas. Hoje sou um pouquinho mais tolerante”, afirma.

QUEM: Vai ficar definitivamente em São Paulo?
MARLENE MATTOS:
Eu não tenho nada definitivo na minha vida, graças a Deus. Estou ficando aqui. Eu tenho um clube no Rio que dois parceiros meus arrendaram com a promessa de que eu iria cuidar, o Clube Ginástico Português. Enquanto eu ficar à frente do programa do Netinho, vou me dividir. Mas minha casa é no Rio.

QUEM: Você estará na direção apenas provisoriamente, então?
MM:
Como eu disse, nada é definitivo. Eu aceitei implantar o programa porque minha relação com o Netinho é antiga. Sempre que a gente se encontra, ele diz: “Má, vamos trabalhar juntos um dia”. E eu queria muito que a nova oportunidade que ele teve fosse um programa que falasse com vários públicos e ficasse muito focado na raça dele. Estamos em novos tempos, ele tem que abrir, trabalhar para quem gosta de televisão, para quem gosta dele, não é para negro ou branco. Ele tem que falar com um público maior. Não sei quanto tempo vai durar, o Netinho sabe que eu tenho esse compromisso no Rio. Se eu puder me dividir, tudo bem, mas se o programa necessitar que eu venha para cá de segunda a sexta-feira, eu não posso.

“TIVE ALGUNS MOMENTOS DIFÍCEIS, MAS NÃO TENHO A QUEM CULPAR A NÃO SER A MIM MESMA. INVESTI EM COISAS QUE NÃO DERAM CERTO.”

QUEM: O que gosta de fazer quando não está trabalhando?
MM:
Gosto de jogar buraco, tranca, gosto de ir ao cinema, adoro filmes. Gosto de filmes antigos de ação, gostei muito de Quem Quer Ser Um Milionário?, por causa da história, mas também gosto de ver filmes como Antes de Partir, com o Jack Nicholson; me emociona, me faz refletir. Eu gosto de estar com os amigos.

QUEM: O que fez nestes mais de quatro anos em que ficou afastada da TV?
MM:
Muita coisa, senão não conseguia pagar as dívidas. Fui gerente de marketing de shopping, fiz assessoria de marketing para algumas pessoas, criei formato de programas... É que eu sou discreta.

QUEM: Passou por dificuldades financeiras?
MM:
Tive alguns momentos difíceis, mas não tenho a quem culpar a não ser a mim mesma. Investi em coisas que não deram certo.

QUEM: Na hora da dificuldade, as pessoas que a bajulavam na época da Xuxa foram solidárias?
MM:
Nunca me deixei bajular. Eu sabia o que as pessoas que estavam a minha volta queriam. Nunca quis saber de onde chegavam os convites. Você não me vê por aí, não gosto. Então, as pessoas me convidavam, mas eu nunca aceitava. Se fosse uma pessoa que gostasse de baladas, de festas, de aniversários, eu teria morrido de depressão. Então, não sei se os convites diminuíram ou não, porque nem dou atenção a eles. As pessoas de que gosto me convidam diretamente. Eu não percebi quem se afastou porque as pessoas importantes continuaram do meu lado. E nesse tempo eu pude conhecer novas pessoas. Algumas pessoas que deixaram de estar na minha vida não são importantes.

QUEM: Tem arrependimento de suas atitudes na época?
MM:
Eu sempre fui muito explosiva.

QUEM: Seu temperamento abrandou?
MM:
Não, continuo a mesma. Estou mais velha, e talvez um pouco mais lenta. Hoje sei que tenho controle sobre o que eu sinto, o que eu sou. Mas tem algumas coisas que despertam uma coisa ruim que tenho dentro de mim – o mau humor, a falta de paciência. Tem uma hora que fico irada mesmo. Odeio gente burra, odeio gente prepotente, arrogante. Dizem que as pessoas odeiam as coisas que elas são, mas eu não sou isso. Tenho certeza, eu pergunto aos meus amigos e até aos inimigos: “Eu sou uma pessoa arrogante?” E eles dizem: “Não”. Quando as pessoas são incompetentes, elas são arrogantes, prepotentes, se defendem com arrogância e prepotência. Esse tipo de pessoas, eu passo por cima delas.

QUEM: Mesmo passando dificuldade, é verdade que você recusou 1 milhão de reais para fazer uma biografia da Xuxa?
MM:
É verdade. Era até mais dinheiro do que isso. Eu não tenho pretensão de escrever sobre minha vida. Escrever sobre a vida da Xuxa é escrever sobre minha vida também. E eu não quero minha vida exposta.

QUEM: Não vê possibilidade de retomar o contato?
MM:
Não. Mas não ficou mágoa. Não ficou nada.

QUEM: Por que romperam?
MM:
Talvez a gente não tenha rompido, talvez seja isso.

QUEM: Você pode explicar melhor?
MM:
Eu não quero falar sobre isso.

QUEM: Sente falta de falar com Xuxa?
MM:
Como eu disse, a Xuxa é minha melhor amiga do passado. Mas está no passado.

QUEM: Não sente falta da Sasha, sua afilhada?
MM:
Não. Eu tenho outros afilhados. (pausa longa) Não que eu não sinta falta, mas é que a gente tem que aprender a sentir falta só de quem sente falta da gente.

“XUXA FOI A PESSOA QUE MAIS AMEI NA VIDA DEPOIS DE MINHA AVÓ. NUNCA VOU TER VERGONHA DE DIZER ISSO. EU ESTAVA À DISPOSIÇÃO DELA 24 HORAS, POR AMIZADE. TIVE UMA RELAÇÃO DE AMOR COM A XUXA. NÃO TEVE SEXO.”

QUEM: E você acha que a Xuxa e a Sasha não sentem?
MM:
Não sei, não posso responder por elas. Mas, como eu disse, ela é minha melhor amiga lá do passado e eu quero que fique lá, no passado. Eu quero ter as melhores lembranças.

QUEM: Não vê nenhuma possibilidade de falar com ela novamente?
MM:
Dizem que nunca é uma noite que não amanhece. Vamos ver. Deixa o tempo resolver. Eu não tenho mágoa nenhuma da Xuxa. Eu não alimentei. Quando a gente alimenta, floresce, fica grande, e eu não fiz isso.

QUEM: Qual foi o momento mais difícil de sua vida?
MM:
Foi quando minha avó morreu. Eu estava no Rio, não pude ir ao Maranhão, precisei dizer às pessoas: “Enterrem minha avó”.

Carlos Ivan
O passado: Marlene e Xuxa no programa de Hebe Camargo, em maio de 2000
QUEM: Dizem que sua parceria com a Xuxa era a fórmula perfeita. Você acha que vai conseguir repetir algo assim?
MM:
Não sei, talvez eu nem tenha mais idade para isso. A gente tem que saber a hora de parar. Quando a gente é jovem, é mais ousada. Hoje vejo quanta coisa legal eu fiz, fui vanguardista. Não sei se hoje eu correria tanto.

QUEM: Te incomoda sempre retomarem o assunto Xuxa com você?
MM:
Não me incomoda, não. É como você ter um filho muito talentoso, você vai ouvir todo mundo falando: “Ah, é a mãe do filho talentoso”. As perguntas sobre ela não me irritam, mas eu acho que elas não têm mais sentido. O que sei é que eu fiz um bom trabalho. E sei que voltar é me expor novamente às críticas. Mas nunca tive medo de nada, eu nasci lá no fim do mundo e vim para o Rio em busca de melhorar minha vida. Eu até queria ter mais medo, mas não tenho. A única coisa que peço a Deus é que me dê inspiração para poder criar, dizer coisas legais. Neste momento, eu quero ser útil ao Netinho, quero colocar meu conhecimento à disposição dele.

QUEM: Como você lidou com o assédio da imprensa durante estes anos todos, com os boatos de que sua relação com Xuxa ia além do profissional?
MM:
As pessoas têm muito medo de lidar com suas emoções, com sua forma de dizer que gostam de alguém. É muito triste alguém que não tem capacidade de fazer amigos. Para que essa pessoa veio ao mundo? Não tem que viver, ela não representa nada. Mesmo sendo considerada dura, eu ligo para meus amigos, quero saber como eles estão. Posso estar no meio de um monte de trabalho, mas, se um amigo precisa falar comigo, eu paro tudo. A Xuxa foi a pessoa que eu mais amei na minha vida depois de minha avó. Eu nunca vou ter vergonha de dizer isso. Eu estava à disposição dela 24 horas, por amizade. Se as pessoas não se permitem ser amigas de verdade, eu lamento muito. Tive uma relação de amor com a Xuxa, eu não tive uma relação sexual. Não teve sexo. E eu tenho essa relação com os meus amigos. Eu tenho amizades de 30 anos. Sinto muito se as pessoas não têm, mas eu tenho.

Reitores já definiram conteúdo do novo Enem, diz ministro da Educação

Dirigentes aprovaram matriz de habilidades do Enem.
Haddad diz que ideia é fazer dois exames por ano.
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O ministro da Educação, Fernando Haddad, durante o Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou na noite desta quarta-feira (13) que os reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aprovaram por unanimidade a matriz de habilidades que serão incluídas no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A matriz é uma espécie de guia que orienta a elaboração dos itens da prova.

De acordo com o ministro, também ficou definido entre o MEC e os reitores que um modelo de prova do novo Enem será divulgado “o quanto antes” para que os estudantes possam se preparar. Ele não soube precisar quantas universidades devem aderir ao novo vestibular, mas antecipou que a ideia é aplicar pelo menos duas provas por ano, apesar da questão orçamentária.

Segundo Haddad, ficou definido que haverá provas de língua estrangeira já em 2010. O ministro também informou ter oficiado o Ministério da Justiça para que a segurança seja reforçada. Haddad afirmou que a Polícia Federal vai reforçar a segurança nos locais de prova.

Segundo Haddad, “a partir deste momento, se inicia um processo de reforma curricular do ensino médio." O documento que vai especificar o conteúdo do vestibular unificado deverá ser divulgado nesta quinta-feira (14), após ser apresentado ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). “Amanhã [quinta-feira] à tarde, o documento estará disponível no portal do MEC”, prometeu o ministro.

“É uma matriz de habilidades com conteúdos tradicionais do ensino médio. Não se está reinventando nada, até em respeito aos alunos que estão concluindo o ensino médio”, disse Haddad. “Não se trata de esvaziar o ensino médio dos conteúdos, mas abordá-los de forma a privilegiar a capacidade de raciocínio, de integração das áreas”, completou.

ministro disse que o novo modelo de prova privilegia a capacidade de interdisciplinaridade e a compreensão de conteúdos e não o mais o chamado "decoreba". "Se um aluno compreende um fenomeno da natureza, sabe do que se trata, mas se esqueceu a fórmula que é geralmente decorada, ele vai conseguir por outros meios chegar à resposta correta. A ênfase deixa de ser a memorização para a capcidade de compreensão dos fenômenos da natureza, ou da história, ou da geografia", explicou.

Haddad fez mais críticas ao "decoreba." "É inadmissível perguntar sobre data, não vai se perguntar se ele sabe uma data. Num momento de tensão extrema, o aluno pode não tem equilíbrio emocional para responder. Precisa saber se ele compreende os processos históricos", completou Haddad.

Unificação

Haddad havia anunciado a proposta de unificar o vestibular das universidades federais do país no fim de março. O exame trá 200 questões de múltipla escolha e uma redação e deverá ser aplicado em dois dias. Atualmente, o Enem tem 63 questões e uma redação. O objetivo da unificação do vestibular é reestruturar os currículos do ensino médio em todo o país, que, atualmente, costumam ser focados no vestibular das universidades em cada estado.

No dia que anunciou o novo Enem, o ministros destacou que apenas 0,04% dos estudantes matriculados no primeiro ano do ensino superior têm origem em estado diferente da unidade da federação onde estudam. “Nos Estados Unidos, 20% dos alunos são oriundos de estados diferentes de onde cursam a universidade”, comparou.

Segundo o modelo proposto, após receber o resultado da sua prova no Enem, o aluno poderá listar até cinco cursos, nas instituições de sua preferência (também limitado a cinco) e concorrer com os demais candidatos do país.

A nota de corte dos cursos será determinada por essa concorrência entre os alunos. Ou seja, se mais alunos com notas altas concorrerem a um determinado curso, a nota de corte será mais alta. O aluno poderá mudar suas opções até o penúltimo dia do anúncio do resultado pela instituição.

Micro? Não no preço

Pepquino, a microfrutaEla pode ser até 20 vezes menor que o produto tradicional. Estranho? Pois essa microfruta parente da melancia está se transformando no xodó dos restaurantes londrinos, já que uma empresa está investindo pesado em sua comercialização.

Chamada de “pepquino melon”, essa fruta rara é da família das cucurbitáceas: como se pode ver, ela tem a aparência de melancia, já o gosto assemelha-se mais ao de um pepino.

Tendo míseros três centímetros de comprimento, a fruta originária da América do Sul passou a ser cultivada em estufas na Holanda. Segundo os culinaristas, o pepquino pode ser servido como um tira-gosto (tal como as azeitonas), adicionado a saladas, ou transformado em sorvete misturado a chocolate – será que combina, mesmo?

Comparação do tamanho com uma moeda Pepquino embalado Clique nas imagens para ampliar

Bem, o preço não tem nada de minúsculo: cerca de 30 reais por uma caixa com 250 gramas, que contém cerca de 50 pepquinos. “Nós esperamos vender entre 50 a 100 caixas por semana”, afirma Anneke Cuppen, gerente de marketing da Koppert Cress, empresa que comercializa o produto.