Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Juiz brasileiro diz que oficial da final reconheceu erro ao punir Esquiva

Notícia do Site Globoesporte.com

Em conversa com Jones Kennedy, Gorny lamenta ter dado dois pontos ao
japonês, que venceu por 14 a 13. Polonês pensou que vantagem era maior

Árbitro principal da final olímpica dos pesos-médios entre o brasileiro Esquiva Falcão e o japonês Ryota Murata, o polonês Mariusz Gorny reconheceu participação direta na derrota do pugilista capixaba. Após a luta, o juiz admitiu ao oficial Jones Kennedy, primeiro brasileiro a arbitrar no boxe em Olimpíadas, que a punição por excesso de contato físico definiu o resultado do combate (ouro para Murata, prata para Esquiva). Gorny achava que o atleta do Brasil não seria tão prejudicado pela penalidade. No entanto, o japonês ganhou dois pontos, venceu a luta por uma diferença de apenas um (14 a 13) e ficou com o título em Londres.
Esquiva Falcão medalha de prata (Foto: Reuters)Gorny levanta o braço de Murata, vencedor da medalha de ouro sobre Esquiva (Foto: Reuters)
- Depois da final, ele veio conversar comigo e disse: "Kennedy, pensei que o brasileiro estava ganhando por quatro pontos. Achei que a punição não influenciaria o resultado" - revelou o árbitro paraense.
Kennedy, porém, não acredita que a punição foi um erro, mas sim uma precipitação. De acordo com o árbitro, Gorny também deveria ter aplicado a pena a Murata, já que os dois pugilistas estavam se agarrando. Uma outra avaliação do brasileiro foi que o polonês poderia ter deixado o combate terminar, pois faltava apenas um minuto para o sino soar.

O erro, porém, fica mais evidenciado pelo ranking que a Associação Internacional de Boxe (Aiba) faz do desempenho de todos os árbitros nas Olimpíadas. Depois dessa luta, o experiente oficial sofreu consequências negativas e caiu no conceito da entidade.
- Ele tem mais de 25 anos de arbitragem e faz parte do quadro da Aiba. Por causa dessa luta, ele caiu para nono lugar, mas antes estava em terceiro - destacou Kennedy, que ficou justamente na terceira posição da lista.
Esquiva saiu do ringue contente pela inédita prata para o boxe brasileiro, mas também achou injusta a punição sofrida. Além dele, o irmão Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo ganharam a medalha de bronze em Londres.
Esquiva Falcão medalha de prata (Foto: Reuters)Esquiva Falcão morde a medalha de prata conquistada nos Jogos de Londres 2012 (Foto: Reuters)
* Sob a supervisão de Raphael Andriolo