Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 18 de abril de 2009

Rio bate Osasco em final emocionante e conquista o hexa da Superliga feminina

Depois de levar virada e salvar match point, time de Bernardinho se recupera e chega ao título no quinto set com ponto da reserva Monique

Em um Maracanãzinho quase lotado, não havia espaço para erros. Vencedor das quatro finais da fase classificatória, o Rio de Janeiro não podia titubear neste sábado, em casa. Mas balançou. Depois de vencer o primeiro set, viu o Osasco virar e ter o ponto do campeonato nas mãos, na quarta parcial. O time de Bernardinho, porém, se recuperou e provou ser melhor nos momentos decisivos. Monique saiu do banco, brilhou em quadra e marcou o último ponto da partida. O Rio fechou em 3 sets a 2 (25/22, 21/25, 16/25, 27/25 e 15/12) e ergueu o troféu da Superliga feminina de vôlei pela sexta vez. Veja a galeria de fotos!

André Durão /GLOBOESPORTE.COM

Érika pula e comemora ponto do Rio de Janeiro na final contra o Osasco, no Maracanãzinho

- Não fui a melhor do jogo. O time todo foi bem. O Bernardinho me deu uma oportunidade, e eu aproveitei - disse Monique, eleita a melhor da partida.

Nas semifinais, os dois times balançaram. Só garantiram vaga para a decisão na terceira partida da série melhor-de-três. O Rio passou pelo Brusque, e o Osasco pelo São Caetano. Neste sábado, somente a vitória interessava.

- Em momento algum da partida nós paramos de acreditar - disse Bernardinho.

Recuperada de uma lesão no joelho esquerdo, Paula Pequeno começou como titular. O primeiro ponto do jogo, no entanto, foi marcado por suas rivais. O Rio abriu dois, mas deixou o Osasco passar à frente em 5 a 4, quando Sassá venceu o bloqueio. Lá e cá, o jogo seguiu equilibrado. A diferença não passava de um ponto. Mas o Osasco, que no começo da temporada chegou a contratar uma psicóloga, se desconcentrou na hora que mais precisava de atenção. As meninas de Bernardinho fizeram 24 a 22, e Érika e Carol Gattaz fecharam o set com um bloqueio.

A vibração de Natália - maior pontuadora do jogo, com 31 - após um longo rali marcava o segundo ponto e a reação do Osasco no segundo set. O time ganhou uma injeção de ânimo e abriu cinco pontos (10 a 5). Um bloqueio de Carol Gattaz fez com que o Rio encostasse em 12 a 10. Foi só. Adenízia bloqueou Regiane, fez 21 a 14 e vibrou como se tivesse conquistado um título. Para a vitória, no set, ainda era necessário ter calma, algo que Paula Pequeno quase perdeu em 23 a 18, quando reclamou com o árbitro. Ele deu fora um ataque de Natália. O Osasco desperdiçou um set point num erro de saque de Sassá, mas Thaísa fechou.

O Osasco voltou a dominar na terceira parcial, mas o Rio acordou. Quando o time de Bernardinho marcou o 13º ponto (dois a menos do que o rival), Luizomar de Moura pediu tempo. Virna saiu do banco de reservas e foi até a torcida. Pedia o apoio para que o time continuasse a reagir. Carol Albuquerque fez 22 a 15 em três aces seguidos. Virna novamente apareceria. Entrou em quadra e pediu: ‘saca em mim’. Recepcionou errado. Fabi tentou com pé, mas não conseguiu. Uma bola para fora de Érika deu ao Osasco o set point. Regiane salvou (24 a 17), e Fabiana também (24 a 18), com um bloqueio. Mas a bola, no rali seguinte, foi para a mão de Thaísa, e ela novamente fechou.

André Durão /GLOBOESPORTE.COM

Jogadoras do Rio se recuperam no quarto set

No quarto set, Bernardinho reclamava do saque de sua equipe “Todos estão na mão”. Do outro lado da quadra, o Osasco voltava a se desconcentrar. Pecava pela ansiedade de fechar a partida. O Rio não perdoou: abriu 15 a 11. Monique entrou em quadra e carimbou para marcar o 16º. Era a primeira aparição da atleta que viria a ser o nome do jogo.

Paula & cia não desistiram. A atacante acertou a mão e marcou dois pontos seguidos. Com Natália, o time empatou em 20 a 20. Monique cedeu o ponto da virada ao atacar para fora. Regiane deu o troco, e Fabiana, bloqueando Adenízia, fez 22 a 21. Adenízia se recuperou e empatou, mas o Osasco jogou fora um saque. Carol Albuquerque, numa bola de segunda, deixou tudo igual (23 a 23). O match point veio das mãos de Natália, mas Thaísa desperdiçou o ponto do título: bloqueou para fora. Fabiana fez o 25º ponto e deu ainda o segundo set point para o Rio (26 a 25). Érika levou o jogo para o quinto set.

Carol Gattaz perdeu uma troca de bola no início do set e irritou Bernardinho. Eles bateram boca, e o treinador pediu tempo. O placar marcava 2 a 0 para o Osasco. Depois da bronca, o time carioca melhorou. Era ponto lá, ponto cá. Em 11 a 11, Bruninho, levantador do Florianópolis, filho de Bernardinho e namorado de Betina, do Rio, saía da arquibancada. Nervoso, não conseguia mais assistir à partida. Não deve ter visto quando Monique encheu a mão e levou o Rio ao match point (14 a 11). Paula salvou. Monique mais uma vez brilhou. E deu o título ao Rio, o sexto na história da Superliga.

Neste domingo, às 9h30m, Bruninho voltará ao Maracanãzinho. Florianópolis e Minas disputarão o título da Superliga masculina. A partida terá transmissão ao vivo na TV Globo.

André Durão /GLOBOESPORTE.COM

Jogadoras do Rio posam para a foto com as medalhas de campeãs da Superliga feminina

PRIMEIRA MÃO: TV XUXA volta ao ar e marca 8 pontos na prévia

Outra estreia da semana na programa da TV Globo é o programa semanal de Xuxa Meneguel. O TV Xuxa estava previsto para entrar no ar às 11h, porém, por conta do atraso da final da Superliga Femina de Vôlei acabou entrando no ar às 12h09 (a transmissão entregou o horário com 10 pontos).

E foi o que se esperava: mais do mesmo. Xuxa estava muito à vontade num cenário que privilegia a platéia e a deixa mais próxima dos artistas que participam da atração. No 'Papo X', a melhor parte do programa com Xuxa e a sua pesquisa - a todo momento ela dizia: 'Eu li na minha pesquisa que...' - colocando o ator Tony Ramos na parede contando uma história extremamente pessoal sobre uma visita que ele e a esposa Lidiane fizeram à Paris e ficaram presos no metrô. "Isso é extremamente pessoal. Você e sua pesquisa, Xuxa. Tenho medo! Isso foi algum colega que te contou, não foi?", disse Tony Ramos.

Na sequencia um game com casais famosos no melhor estilo Faustão: Dani Winitz e Cássio Reis contra Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert. E no final, o Karaokê dos famosos com Jota Quest e Ásia de Águia. Para correr atrás do prejuizo a Globo diminuiu o programa para um break único, porém tudo que estava previstou foi ao ar.

AUDIENCIA
O TV Xuxa pegou com 10 pontos do vôlei. Por conta da diferença entre o perfil de público, aconteceu uma queda esperada e logo em seguida o programa foi ganhando fôlego, assumiu a liderança novamente e entregou o horário, às 13h11 com 10 pontos de pico novamente. A média, segundo os relatórios obtidos pelo Portal PS com exclusividade, foi de 8 pontos o que pode ser alterado no consolidado.

GRADE
A Globo teve de correr e sacrificou o seus jornais locais. Todos os programas locais foram derrubados e o Praça TV teve apenas alguns minutos. O Globo Esporte entrou no ar maior, com blocos curtos, mas com a necessidade de pagar os breaks da F1 e do Vôlei. A correria deve se estabilizar na exibição do filme que pode ser reeditado às pressas e ter seus breaks reduzidos também.

Portal Ps

Figurino de Britney Spears e vestido de Rita Hayworth vão a leilão

Peças serão oferecidas em casa na Califórnia e também pela internet.
Objetos de cena de Hollywood também fazem parte do evento.
Foto: Reprodução/Profiles in History

Figurino usado por Britney Spears no clipe da música Circus, lançado recentemente, será leiloado pela companhia Profiles in History entre os dias 30 de abril e 1 de maio em Calabasas, na Califórnia. O look vestido pela cantora inclui peças de grifes famosos, como um corset de cetim de Vivienne Westwood e uma casaca do estúdio Vintage Berman, além de short e cartola. O lance mínimo pelo conjunto está estimado em US$ 12 mil.

Foto: Profiles in History/Reuters

A arma usada por Harrison Ford no filme 'Blade Runner', de 1982, também será oferecida no leilão, que reunirá figurinos e objetos de cena de filmes de Hollywood, fotos feitas em cenas, scripts e projetos de longas de animação.

Foto: Profiles in History/Reuters

Entre os itens selecionados para o leilão de primavera está também um vestido usado pela atriz Rita Hayworth nas filmagens do filme 'Gilda', de 1946. O leilão será realizado em Calabasas, na Califórnia, mas permite aos participantes fazerem ofertas pela internet, de qualquer parte do mundo

Companhia promove versão pornô de 'Piratas do Caribe' em faculdades

Filme 'Piratas II: A Vingança de Stagnetti' criou polêmica nos EUA.
Universidade de Maryland cancelou exibição após ameaça de senador.
Foto: Reprodução

Filme pornô 'Piratas II: A Vingança de Stagnetti' foi exibido em universidades com estratégia de marketing.

A companhia de filmes pornô "Digital Playground" tem promovido cópias da versão pornográfica de "Piratas do Caribe" ("Piratas II: A Vingança de Stagnetti") em faculdades dos Estados Unidos, segundo a revista americana "Time"

No entanto a exibição do filme pornô criou polêmica no país. Quando um senador ameaçou tirar o financiamento da Universidade de Maryland caso ela mostrasse o vídeo, a instituição recuou e cancelou sua exibição.

Levar o filme adulto para faculdades foi uma estratégia de marketing da companhia para tentar conquistar novos consumidores. Algumas delas chegaram a mostrar "Piratas II: A Vingança de Stagnetti" no alojamento.

Segundo a "Time", a Universidade de Maryland tinha programado exibi-lo em 4 de abril para cerca de 150 estudantes. O grêmio estudantil tinha planejado, inclusive, convidar um especialista para falar sobre sexo seguro, o que presumivelmente não é o ponto central do enredo do filme.


A direção da Universidade de Maryland, no entanto, cancelou a veiculação no dia 2 de abril quando o senador estadual Andrew Harris ameaçou tirar os US$ 400 milhões em financiamento estatal que a instituição recebe se a exibição fosse mantida.

Adulto analfabeto que aprende a ler tem aumento de 9,3% na renda

Para as mulheres, esse impacto no salário chega a 16,6%.
Pesquisa foi conduzida pela Fundação Getulio Vargas em SP.
Foto: Stock.XCHNG

Estudo ressalta importância dos cursos de alfabetização para adultos

Quando um adulto analfabeto aprende a ler e a escrever, a sua renda aumenta em 9,3%. E, se for uma mulher, esse retorno no salário é ainda maior: 16,6%. Os dados fazem parte de uma pesquisa recém-concluída do Centro de Microeconomia Aplicada da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas em São Paulo.

A diferença entre os ganhos obtidos por um homem e uma mulher pode estar no tipo de trabalho desenvolvido. "Uma possível especulação é que, em geral, os homens analfabetos trabalham em setores manuais, como na construção civil, onde o ganho com a alfabetização não será muito grande. No caso das mulheres, o aumento é maior porque, se ela trabalha como empregada doméstica, a capacidade de leitura será importante e a valorizará", afirma Vladimir Ponczek, coautor do estudo.

O trabalho aponta ainda que, quanto mais velho for o indivíduo, mais acentuada fica essa diferença em relação ao gênero. Em geral, o aumento salarial para pessoas de 46 a 60 anos é de 13%, enquanto para as mulheres nessa faixa etária, o retorno financeiro é de 24,3%.


"A pesquisa mostra algo muito importante, que é a necessidade de oferta gratuita de cursos de alfabetização pelos órgãos governamentais. O custo per capita é muito baixo. Além de contribuir para uma sociedade mais igualitária, ao alfabetizar essas pessoas, elas passarão a receber melhores salários e serão também melhores consumidores, o que irá reverter em mais impostos para o governo", avalia.

Regiões metropolitanas

O estudo usou como base dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2006. Foram ouvidas 1,6 milhão de pessoas das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Salvador.

Desse total, os pesquisadores da FGV fizeram um recorte e pegaram os dados referentes às pessoas entre 25 e 65 anos de idade com até um ano de escolaridade. "Isso nos deixou cerca de 2.000 pessoas para avaliarmos", explica Ponczek. Segundo ele, os maiores ganhos salariais estavam nos centros urbanos do Sul e do Sudeste, possivelmente porque esses mercados são mais competitivos do que em Recife e Salvador.

Atualmente, cerca de 18% da população mundial de indivíduos com mais de 15 anos não sabe ler nem escrever. No Brasil, esse percentual é de 11% entre os adultos, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios de 2005.

Mulher coloca outdoor para conseguir emprego nos EUA

Placa fica no alto de um prédio de cidade de Connecticut.
Apesar do anúncio e da fama, Pasha Stocking ainda não foi contratada.

Cansada de distribuir currículos e de participar de entrevistas frustradas de emprego, uma americana adotou uma medida radical para chamar a atenção dos empregadores: colocou um outdoor no alto de um prédio, no estado de Connecticut.

O aviso diz "Contrate-me" e tem o endereço da internet de Pasha Stocking. Na página da internet há o currículo da americana. Mas, apesar da fama que conseguiu, ela ainda não recebeu nenhuma oferta de trabalho. Atualmente há mais de 13 milhões de desempregados nos EUA.

Mulher diz estar grávida de Blake Civil, ex-marido de Amy Winehouse

Os dois se conheceram na clínica de reabilitação: 'Blake me seduziu. Nós tínhamos um caso secreto'
Reprodução /Reprodução

Amy Winehouse

Por essa Amy Winehouse não esperava! Segundo o site do jornal "The Sun", uma mulher chamada Gilleen Morris está grávida de Blake Fielder Civl, ex-marido da cantora.

Os dois se conheceram na reabilitação e tiveram um caso. Segundo a própria, eles fizeram sexo durante o período em que estiveram internados: "Blake me seduziu. Nós tínhamos um caso secreto", declarou.

Gillian, que está desempregada e é mãe de duas crianças, contou ao jornal que Blake disse que a ajudaria com o bebê: "Quando contei para ele que estava grávida sua primeira reação foi de surpresa, mas depois ele prometeu que vai me ajudar a criar esta criança". Gillian tinha pensando em abortar, porém mudou de idéia devido a reação de Blake: "Não planejei ter outro filho. Nosso caso era só diversão, não imaginei que teria esta consequência", declarou.

A gravidez de Gillian pode prejudicar Blake no processo de divórcio, já que ele quer faturar 5 milhões de libras alegando que Amy o traiu diversas vezes ao longo do casamento.

Ainda em clima de Páscoa, veja cinco personagens da TV loucos por chocolate!

Reprodução/Reprodução

Ana (Mariana Ximenes) fazia bombons especiais

1. Ana Francisca (Mariana Ximenes), de "Chocolate com Pimenta"

A dócil Aninha (Mariana Ximenes) não só gostava de chocolates como fez a cidade de Ventura se derreter pelos bombons que fazia - doçuras realizadas com as receitas mágicas que misturavam chocolate e pimenta, extraídas do livro de receitas especiais de Ludovico (Ary Fontoura).

2. Doutora Lorca (Fabiana Karla), de "Zorra Total"

A médica que adora falar mal do peso de seus pacientes não vive sem suas guloseimas - e uma de suas favoritas, claro, é o chocolate, consumido por ela em forma de tortas, sorvete, caldas e também do jeito tradicional, como você assiste no vídeo ao lado.

3. O Mestre-Cuca (Jô Soares) de Plunct Plact Zum

Um dos mundos visitados pela criançada do especial de 1983 foi o Planeta Doce, governado pelo louco cozinheiro vivido pelo humorista. Na superfície do planeta do animado mestre-cuca, entre outros docinhos, pavês e bombas de chocolate, além de bombons.


4. Ronalda Cristina (Catarina Abdalla), de Armação Ilimitada

A gulosa amiga de Zelda Scott estava sempre às voltas com comidinhas - especialmente doces. No vídeo ao lado, por exemplo, Ronalda (Catarina Abdalla) se delicia com um bombom - e, como sempre, sem a menor culpa de engordar!

5. Maria Eduarda (Malu Mader), em Top Model

A modelo Duda (Malu Mader) não resistia a uma tentação: chocolate! Apaixonada pela delícia, ela vivia devorando bombons às escondidas, mesmo sendo proibida de abusar dos doces para tentar manter a forma e evitar as espinhas. E a comilança dela aumentava quando ficava ansiosa...

Você viu?

Foto: Reprodução/Daily Mail

Cão Tom Thumb cabe dentro de uma xícara.

06/04
Cão cabe em xícara e busca título de menor do mundo
Concursos com inscrições abertas nesta segunda oferecem 5,3 mil vagas
Mulher capota a Ferrari emprestada do chefe
Cadela nada 10 km em mar infestado de tubarões e vive 4 meses em ilha deserta
Mulher mais velha do mundo faz 115 anos
BMW lança os crossovers X5M e X6M

Local de terremoto é cenário de 'O feitiço de Áquila' e 'O nome da rosa'

07/04
Ministro indiano é alvo de 'sapatada' durante entrevista em Nova Délhi
'Inimigo número 1' de Deus na Bíblia vira vilão em filme de ficção científica
Piloto de helicóptero é punido após fazer sexo com atriz pornô em voo
Africano fica 14 dias em hospital e expele mais de 1 kg de cocaína em cápsula
Em busca de uma vaga? Cuidado com os golpes do falso emprego

Caminhão estacionado há dez anos em Santa Teresa é rebocado

Foto: Bárbara Augusta Moreira Fleury Teixeira/VC no G1

Camisa do Corinthians na carteira de identidade

08/04
'Tenho foto com a camisa do Corinthians no meu RG'
Após conta de R$ 10,5 mil, pai destrói celular da filha com martelo
Mãe atira no próprio filho e se mata durante treinamento de tiro
Imagens mostram assaltos a motoristas em congestionamento em SP
Piloto de helicóptero é punido após fazer sexo com atriz pornô em voo
Homem morre após ser atingido por touro no interior de SP

Foto: Divulgação/ Instituto Vital Brazil

Alice Bastos - 73 anos de Vital Brazil

09/07
Morre brasileira com mais tempo de trabalho numa única empresa
Lojas instalam câmeras nos provadores femininos para evitar roubos
Ave bate em asa de avião e interrompe viagem
Gêmeos siameses passam por cirurgia em Goiás nesta quinta
Ator Malvino Salvador é assaltado na Zona Sul
Maquiagem mineral promete glamour sem oleosidade


10/04
Fugitivo dribla polícia em perseguição 'cinematográfica' na Califórnia
Austríaca que ligava até 49 vezes por dia para o filho leva multa
Indiana entra para o Guinness após comer 51 pimentas em 2 minutos
Na medida certa, água com açúcar alivia dor de bebês prematuros
Ovo da coleção de Charles Darwin é redescoberto

PENÚLTIMAS lista os 15 'shooters' essenciais para entender os jogos de tiro

Gênero se tornou popular com 'Wolf 3D' e 'Doom', no início dos anos 90.
Evolução tecnológica possibilitou inovação visual e conceitual.
Foto: Divulgação

O clássico 'Doom' popularizou os jogos de tiro em primeira pessoa nos anos 90.

Começou com gotas de sangue quadradas em um castelo nazista (“Wolf 3D”) e evoluiu para uma cidade submersa com “escolhas morais” para definir o rumo da história. Os jogos de tiro em primeira pessoa (first person shooters, FPS) colecionam uma série de inovações técnicas e conceituais ao longo da história, e ainda se sustentam como um dos gêneros mais populares dos games.

A popularização dos computadores pessoais nos anos 90, e a combinação de mouse e teclado para tiros certeiros, fez da plataforma PC a mais importante para o desenvolvimento do gênero. Produtoras como id Software e 3D Realms estabeleceram as bases do sucesso: mundo 3D, corredores estreitos, invasores alienígenas e um apurado senso de diversão contínua. Com a evolução das tecnologias e o surgimento de novas plataformas, os jogos de tiro não pararam de se reinventar, ganhando modificações, reproduzindo-se nos consoles e dominando confrontos on-line.

A lista do PENÚLTIMAS traz, em ordem cronológica, os jogos mais importantes na evolução do gênero. No caso das grandes séries, que se estenderam por diversas versões e plataformas, optou-se por destacar o game original. Confira a seguir a lista dos 15 “shooters” essenciais e deixe seu comentário no final do texto.

1. Maze war (1973/1974)

NASA e MIT

Foto: Divulgação

'Maze war': jogador era representado por olho flutuante em um labirinto que simulava ambiente tridimensional . Ao lado, o computador Imlac PDS-1, que rodava o jogo (Foto: Divulgação)

O avô dos games de tiro em primeira pessoa nasceu entre 1973 e 1974, e foi produzido por duas instituições ligadas à alta tecnologia: a Nasa e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Programado originalmente para rodar em estações de imagem Imlac PDS-1, o game reproduz um labirinto onde os jogadores - representados por "olhos" flutuantes - se enfrentam. Quem acerta o adversário ganha um ponto, e quem leva um tiro, perde um. Simples demais. Por sua importância histórica, "Maze wars" foi adaptado para rodar em computadores mais recentes. Há, inclusive, uma versão moderna para o iPhone.

2. Wolfenstein 3D (1992)

id software

Foto: Divulgação

Em 'Wolfenstein 3D' o cenário era um castelo nazista defendido por soldados, cachorros e, claro, Adolf Hitler. A barra de informações, no canto inferior, influenciou os games seguintes (Foto: Divulgação)

Se “Maze wars” é o pioneiro do gênero, “Wolfenstein 3D” foi o grande responsável pela popularização dos jogos de tiro em primeira pessoa. Lançado em 1992, “Wolf 3D” estava instalado em boa parte dos computadores 386 – ou nos mais “modernos” 486 – existentes na época. A versão shareware, com apenas as primeiras fases, ocupava apenas um disquete. No jogo, o objetivo é fugir de um castelo nazista, matando cachorros, soldados e, no final, uma versão “turbinada” do ditador Adolf Hitler. “Wolf 3D” foi criado por John Carmack e John Romero, da id Software, que seriam responsáveis por outros clássicos como "Doom" e "Quake". O jogo definiu padrões para os jogos de tiro, como a necessidade de encontrar chaves para abrir determinadas portas.

3. Doom (1993)

id software

Foto: Divulgação

'Doom' trazia inovações técnicas impressionantes, além de um inédito nível de violência e ação. Os demônios e a trilha sonora tiravam noites de sono (Foto: Divulgação)

Um marco no gênero, “Doom” estava no computador de dez milhões de usuários de PC nos primeiros meses de seu lançamento, no final de 1993. Violento e sanguinolento, o game trazia a história de um fuzileiro espacial que enfrenta criaturas demoníacas em Marte. Apesar de simples, o enredo garantia a imersão do jogador em um universo tridimensional com qualidade gráfica revolucionária para a época. Para matar os alienígenas, o jogador contava com armas como serras elétricas ou espingarda (shotgun). O jogo ganhou inúmeras sequências - a mais recente, batizada de “Doom 3”, lançada em 2004. Um novo episódio da série deve chegar aos sistemas atuais (Xbox 360, PS3 e PC) entre o final de 2009 e o início de 2010.

4. Rise of the triads (1994)

Apogee (3D Realms)

Foto: Divulgação

Cenários sombrios, armadilhas fatais e citações à Alemanha nazista foram elementos marcantes em 'Rise of the triad'. Bazucas atiravam mísseis guiados por calor (Foto: Divulgação)

Espaços gigantescos, armas poderosas (mísseis, bazucas), cenários sombrios e pedaços de corpos voando para todos os lados. “Rise of the triad” não é exatamente um dos grandes jogos já produzidos, mas introduziu, no final de 1994, conceitos que influenciaram os sucessos do gênero de tiro da atualidade. Menos “macabro” que "Doom", lançado um ano antes, “ROTT” gerou polêmica pelo excesso de violência. Adversários desarmados agachavam e pediam clemência: “não atire, por favor”. O jogador podia, então, trocar o revólver por um lança-foguetes e explodir o inimigo. A recompensa era ver olhos ensanguentados e ossos partidos escorrendo pela tela.

5. Dark forces (1995)

LucasArts

Foto: Divulgação

'Dark forces' conquistou fãs ao reproduzir elementos de 'Star wars' como storm troopers e a Estrela da Morte (Foto: Divulgação)

Produzido pela Lucas Arts, “Dark forces” une duas paixões dos “nerds”: videogame e a série “Star wars”. Não tinha como não ser um sucesso: mais de um milhão de cópias das versões para PC e Macintosh, lançadas em 1995, foram vendidas. E, mesmo sem utilizar personagens principais do universo de “Guerra nas estrelas”, o jogo reproduzia com qualidade bastante aceitável ambientes célebres como a Estrela da Morte. A série foi rebatizada de “Jedi knights”, e ganhou sua quinta – e mais recente – versão em 2003.

6. Duke Nukem 3D (1996)

3D Realms

Foto: Divulgação

Traços da cultura pop norte-americana, principalmente nas frases de efeito, acompanhavam Duke na luta contra alienígenas (Foto: Divulgação)

Uma competente tiração de sarro da indústria que começava a se levar a sério demais. Duke, o herói com pinta de galã, descarregava sua testosterona nos alienígenas que haviam invadido a Terra, mas não esquecia as piadas, nem as frases de efeito. Cabelo de corte militar, óculos escuro e armas poderosas faziam parte do figurino. Hambúrgueres e refrigerantes ajudavam a recuperar energia. Duke era refletido no espelho do banheiro, usava o vaso sanitário e até dava gorjeta para as "dançarinas" de uma casa noturna. O confronto com um dos chefes acontecia em um campo de futebol... americano - rodeado de cheer leaders. Por trás do clima de descontração, um dos jogos de tiro mais sólidos já lançados. A continuação "Duke nukem forever", em produção desde 1997, já é considerada uma lenda dos games.

7. Quake (1996)

id software

Foto: Divulgação

Criaturas demoníacas e cenários impressionantes em 'Quake', um dos responsáveis pela popularização das partidas on-line (Foto: Divulgação)

O que parecia impossível aconteceu: os "magos" da id software conseguiram criar mais um jogo de tiro inovador, capaz de ampliar as perspectivas do gênero. "Quake" era fortemente baseado na estrutura dos jogos anteriores da produtora, "Doom" e "Wolf 3D", desde o sistema de menus até o estilo de jogo. O que chamou a atenção foram os cenários envolventes, que reproduziam diferentes estilos, de acordo com a fase, e as opções on-line. "Quake II" melhorou o que já era bom, e "Quake III: arena" estabeleceu as bases para jogos multiplayer on-line. Em 1996, o jogo batizou uma das maiores festas de computadores em rede, a "QuakeCon", que existe até hoje. As versões mais recentes do jogo são "Quake IV" (2005) e "Quake wars: enemy territory" (2007).

8. GoldenEye 007 (1997)

Rare

Foto: Divulgação

'Goldeneye 007', baseado nos filmes de James Bond, é considerado um dos melhores jogos de tiro para consoles (Foto: Divulgação)

Baseado no filme homônimo da série do agente James Bond, “GoldenEye 007” foi lançado para o videogame Nintendo 64 em 1997. O game conseguiu vender 8 milhões de cópias, apesar do fracasso do videogame da Nintendo diante do PlayStation, da Sony. A reprodução quase perfeita do roteiro do filme, a excelente adaptação dos comandos ao controle do Nintendo 64 – afinal, boa parte dos games de tiro em 3D são projetados para serem jogados com mouse e teclado – e o modo multiplayer para até quatro jogadores foram os principais motivos desse sucesso. O jogo é “pai” da série "Perfect dark", que também estreou no N64.

9. Half-Life (1998)

Valve

Foto: Divulgação

Armas de fogo? Contente-se com um pé-de-cabra nos primeiros momentos de 'Half-Life'. Além de criar um universo próprio, jogo serviu de base para 'Counter-Strike', game de tiro mais popular nas partidas on-line (Foto: Divulgação)

Nos primeiros 30 minutos de jogo, você é um pesquisador em seu primeiro dia de trabalho num grande complexo. Sem armas, sem inimigos, conversando com colegas. Depois que algo dá errado, você descobre que está em uma conspiração das mais graves - e em um jogo de tiro que revolucionou a maneira de contar história nos games. O Dr. Gordon Freeman consegue um pé-de-cabra no começo do jogo, para mais tarde conseguir uma invodora "arma de gravidade", marca registrada da série. "Half-Life II" levou a série vários passos adiante, enquanto o terceiro capítulo foi dividido em três episódios. Como se não bastasse ter criado seu próprio universo, "Half-Life" ainda deu crias. "Counter-Strike", game on-line mais jogado de todos os tempos, segundo o livro dos recordes Guinness, não é nada mais que uma modificação (mod) de "Half-Life". "CS" foi o jogo responsável pela profissionalização dos "ciberesportes", criando e incentivando campeonatos do gênero. Em 2007 foi lançado o pacote "Orange box", que reúne outros "filhos" de "Half-Life", como "Team fortress 2" e "Portal".

10. Tom Clancy's rainbow six (1998)

Red storm

Foto: Divulgação

Visual é para os fracos - o importante em 'Rainbow six' é invadir a sala na hora certa e resgatar a refém com vida (Foto: Divulgação)

Os críticos quem viam nos jogos de tiro um incentivo às "matanças virtuais" precisaram caçar novos argumentos com a inauguração da série "Tom Clancy's rainbow six". O jogo é um marco dos "tiroteios táticos", em que a regra é perguntar primeiro, salvar os reféns depois e só atirar em último caso. Tom Clancy é um escritor especializado em táticas militares, e foi essa sua experiência que contou para fazer de "Rainbow six" uma novidade promissora. O jogador faz parte de equipes de resgate capaz de usar armas não letais, traçar estratégias e "neutralizar" as ameaças. A série se ramificou em outros jogos, como "Splinter cell" e "Ghost recon", e influenciou games como "S.W.A.T 3", que seguem à risca os procedimentos e regras de condutas da polícia da "vida real".

11. Halo (2001)

Bungie

Foto: Divulgação

Aliens com nomes estranhos, armas que disparavam raio, destino incerto do planeta Terra: foi assim que 'Halo' salvou o Xbox, gerou cifras milionárias e virou referência para mata-matas on-line (Foto: Divulgação)

Master Chief, herói sem rosto, é um fuzileiro que tenta conter a invasão dos alienígenas Covenant. Você já viu essa história antes, mas como explicar que, no dia do lançamento, 1,4 milhão de pessoas estavam conectadas para disputar os mata-matas online? Com cenários futuristas e uma história que ia se revelando aos poucos, "Halo" bateu recordes de vendas e monopolizou as batalhas em rede pelo Xbox, salvando o console da Microsoft de uma estreia decepcionante. O universo "Halo" se expandiu para livros e quadrinhos, e chegou a flertar com o cinema, em filme que nunca saiu do projeto. Conquistou milhões de fãs e se desdobrou em uma das franquias mais rentáveis do mundo com o lançamento de "Halo 3", em 2007. Se as missões offline não revolucionaram o gênero, as partidas multiplayer se consagraram como uma experiência duradoura e bastante equilibrada - além, é claro, de rentável.

12. Battlefield 1942 (2002)

Dice

Foto: Divulgação

Partidas on-line de 'Battlefield 1942' transformaram a Segunda Guerra Mundial em um dos cenários mais comuns em jogos de guerra (Foto: Divulgação)

Muito antes de decidirem sobre a profissão na vida real, milhões de jovens já tinham acumulado horas de experiência como médico, engenheiro e outras classes de soldados em "Battlefield 1942". A história do jogo de tiro era escrita em confrontos on-line, ou contra "bots" controlados pelo computador. O cenário da Segunda Guerra Mundial servia de campo para tanques, aviões, submarinos e diversos armamentos "menores" fossem usados contra amigos ou meros desconhecidos do outro lado do mundo. A dinâmica das partidas funcionou tão bem que deu espaço para a criação de modificações, além de garantir sucessores como "Battlefield 2" e "Battlefield 2142", ambos com ênfase em combates on-line.

13. Call of duty (2003)

Infinity Ward

Foto: Divulgação

Com fidelidade histórica e riqueza de detalhes, 'Call of duty' inaugurou os jogos de Segunda Guerra Mundial em grande estilo (Foto: Divulgação)

Chamado simplesmente de “CoD” por seus fãs mais fiéis, “Call of duty” foi o primeiro grande jogo de tiro em primeira pessoa a utilizar de maneira dramática a Segunda Guerra Mundial. Ao reproduzir batalhas históricas como a invasão da Normandia (no “Dia D”), a queda do Reichstag e o confronto entre alemães e o exército soviético em Stalingrado, “CoD” utilizava de elementos históricos no enredo. Veteranos de guerra foram contratados para garantir a perfeição de cada missão. A camaradagem entre os soldados e as diferentes armas utilizadas pelos exércitos aliados – e também do Eixo – também estão presentes. Prova do sucesso é que o game, publicado em 2003, já está em sua 4ª sequência oficial, quase todas ambientadas na 2ª Guerra. Em 2009, deve chegar ao mercado “Call of duty: Modern warfare 2”, com combates no Rio de Janeiro.

14. Far cry (2004)

Crytek

Foto: Divulgação

'Far cry': a natureza nunca foi tão impecavelmente bonita. Seu 'sucessor espiritual' foi 'Crysis', lançado em 2007 (Foto: Divulgação)

O "queridinho" "Crysis" não está na lista do G1. Isso porque antes dele, e do mesmo lugar, veio "Far cry", criado por um pequena produtora alemã. Quando os estúdios que dominavam o cenário buscavam a próxima grande revolução, a Crytek usou uma ferramenta própria de programação e reformou o gênero de tiro em primeira pessoa. Saíam os corredores intermináveis e as salas com portas trancadas, entravam as vastas ilhas, dignas de propaganda de chocolate, ou de cruzeiros milionários. Tanta exuberância foi recebida pelos jogadores como um atestado de liberdade, permitindo vagar pelas montanhas (impecáveis), aventurar-se na água (irreal, de tão... realista) e até traçar a melhor tática para surpreender terroristas nas horas vagas. Ainda hoje, o jogo se destaca pela beleza, o que seria apenas um detalhe se a "jogabilidade" não fosse das melhores. Em 2007 a Crytek lançou "Crysis", uma espécie de sucessor de "Farc cry". O jogo seguia a tradição dos cenários paradisíacos abertos e da liberdade de ação. Em 2008 foi lançado "Far cry 2", que se mudou para o continente africano, mas não abriu mão da liberdade.

15. BioShock (2006)

2K Games

Foto: Divulgação

A sociedade perfeita de Rapture não deu certo: mutações genéticas, ambições megalomaníacas e você, perdido e fascinado por isso tudo (Foto: Divulgação)

Visual de "última geração"? Explosões, tiros, raios? Armas diferentes, poderes interessantes, inimigos obscuros? "BioShock" tinha tudo isso, mas o que o transformou em uma das experiências interativas mais inesquecíveis nos games foi a cidade de Rapture, pano de funo para as "decisões morais" do jogador. Você sobrevive a um acidente de avião, busca refúgio em um farol no mar e descobre a cidade submersa. A ruína do que era um projeto "humanista" de sociedade perfeita se manifesta em criaturas geneticamente modificadas, conspirações e pedaços de história que vão se juntando. A concepção artística do universo que "deu errado" ganha vida em pôsteres rasgados, mensagens de voz desesperadas, trilha sonora de época, luminosos de neon, ambientes autênticos e menininhas sinistras que poderiam servir de ajuda - ou de matéria prima. Dizem que trata-se de um jogo. Mas quem esteve lá pode jurar que é pra valer.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Consolidados: Reestreia de 'A grande família' marca 30 pontos no ibope

A reestreia nesta quinta-feira, dia 16, de "A grande família" cravou média de 30 pontos para a TV Globo com 51% de share. E a estreia do seriado policial "Força-tarefa" registrou média de 23 pontos com 44% de share. Veja as principais audiências da TV Globo de ontem.

Mais você - 8

Senhora do destino - 20

Malhação - 22

Paraíso - 25

Caras & bocas - 28

Caminho das Índias - 38

A grande família - 30

Força-tarefa - 23

Hoje em Dia - 6

Promessas de Amor - 9

Chamas da Vida - 14

Poder Paralelo - 14

Brasil Urgente - 8

Fim de semana movimentado no Vôlei: finais feminina e masculina da Superliga - FAÇA O QUIZ E TENTE DEIXAR O TÉCNICO BERNARDINHO BEM CALMINHO.

À BEIRA DE CAMPO

Um hospital de Boston realiza o segundo transplante facial dos EUA


Um hospital de Boston (Massachusetts, nordeste) realizou no dia 09/04/2009 um trasplante facial de um homem que sofria de ferimentos irreparáveis, constituindo a segunda operação desse tipo nos Estados Unidos, indicou nesta sexta-feira a instituição.

Uma equipe de oito cirurgiões trabalhou durante 17 horas para substituir 80% do resto do paciente, incluindo o nariz, o palato, o lábio superior, a pele do rosto, os músculos e os nervos que ativam os músculos e proporcionam sensações, indicou um comunicado do Brigham and Women's Hospital de Boston.

Nem a identidade do paciente nem as circunstâncias nas quais ficou desfigurado foram divulgadas.

Conficker deve tentar novo ataque em maio


Conficker deve tentar novo ataque em maio
Conficker vem aí. Aguarde maio!

Veja como declarar imóveis no IR 2009

Todo imóvel deve ser informado à Receita Federal.
Especialista explica como declarar o bem em situações diferentes.

Divulgação/Divulgação

Imóveis devem ser declarados na ficha de 'Bens e Direitos'.

Não importa o tamanho, valor ou localização: todo e qualquer imóvel de propriedade do contribuinte deve ser obrigatoriamente informado à Receita Federal na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda.

Segundo o coordenador editorial da consultoria IOB, Edino Garcia, não há caso em que o proprietário de casa, apartamento ou terreno esteja dispensado de declarar o bem ao Fisco. “Todos os bens imóveis adquiridos vão na ficha de 'Bens e Direitos', sejam eles quitados ou financiados, e não há valor mínimo”, afirma Garcia.

Segundo o especialista, o primeiro passo é identificar o tipo do imóvel a ser declarado, já que cada um tem um código específico na ficha, como terrenos, edificações, galpões ou lojas.

Situação

Depois, é importante levantar as informações sobre a situação do imóvel. Caso seja financiado, o contribuinte deve saber os valores de todas as parcelas que foram pagas em 2008, até 31 de dezembro.

A recomendação é de que todos os dados sejam coletados e estejam organizados antes que se inicie o preenchimento da declaração. “Tem que ter em mãos o quanto pagou durante o ano e reunir (outras) informações, (como) valor de entrada, parcela, sinal, tudo”, explica.

Além disso, devem ser informadas na mesma ficha, no campo “Discriminação”, as condições em que o imóvel foi adquirido: se foi quitado, financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação, por uma linha de crédito fora do SFH ou comprado na planta diretamente de uma construtora.

Valor

Nas situações em que o imóvel já foi declarado em anos anteriores, as informações devem apenas ser repetidas na declaração. O preço declarado é sempre o mesmo: na declaração, a Receita não considera valor de mercado de valorização do imóvel.

“Não tem como fazer a declaração a preço de mercado”, diz Garcia.

Reformas e obras

Aumentar o valor do imóvel na declaração do IR só é possível quando se realiza benfeitorias no imóvel, como reformas e obras.

Nesse caso, fique atento: todos os pagamentos de serviços, material e fornecedores precisam ser informados e comprovados. Solicite e guarde os recibos de todos eles.

“Precisa guardar tudo porque, se houver uma fiscalização, será preciso comprovar. Se contratei um pedreiro, um encanador, um eletricista, preciso do recibo. Ninguém nunca lembra de pegar, mas é importante”, diz o especialista.

Benfeitorias de imóveis adquiridos em data anterior a 1988 devem ser declarados sob o código 17 da ficha de Bens e direitos. Para imóveis mais recentes, os dados sobre as obras e ou reformas devem ser informados na discriminação, junto com os outros detalhes sobre o bem. Exemplo: Casa localizada à rua "x", no valor "y", com benfeitorias realizadas no ano de 2008 no valor "z".

Herança e doações

Para informar imóveis doados ou herdados, é preciso atentar para a data em que o contribuinte o recebeu. "Se a pessoa recebeu em 2008, vai informar o CPF de quem doou, deixar a situação em dezembro de 2007 em branco na ficha e informar em 2008 o valor do bem que ela recebeu", diz.

Divórcio

Em casos de divórcio, a partilha do imóvel deve ser declarada ao Fisco. Nesse caso, cada cônjuge deve adotar procedimentos diferentes.

No caso de um apartamento de R$ 100 mil, por exemplo, o cônjuge que declarou o imóvel no ano anterior deve fazer o seguinte: no campo "Situação em 2007", informar o imóvel de R$ 100 mil. No campo "Situação em 2008", declare R$ 50 mil (descontando a metade que foi transferida ao ex-cônjuge).

"Vai detalhar na discriminação: transferido em dissolução de sociedade conjugal, no mês tal, do ano tal. E informa o nome e o CPF do ex-cônjuge", diz Garcia.

Para o cônjuge que não declarava o bem no ano anterior, deve informar o valor (no exemplo, R$ 50 mil) na ficha de "Bens e Direitos". "Deixa 'Situação em dezembro de 2007' em branco e coloca R$ 50 mil no campo referente a 2008", diz.

Além disso, esse cônjuge deve informar o imóvel também na ficha de "Rendimentos isentos e não-tributáveis", "para anular o efeito da variação patrimonial".

Propriedade rural

Quem tem propriedade rural e a explora economicamente deve informar na ficha de "Bens e Direitos" apenas o terreno, ou a "terra nua". Todo o restante, como construção, gado e plantações deve ser informado na ficha "Atividade rural".

Robert Pattinson e Kristen Stewart de 'Crepúsculo' ganham versão boneco

Os bonecos estão à venda por U$ 125
Site oficial/Reprodução

Robert Pattison, Kristen Stewart e Taylor Lautner do filme "Crepúsculo" ganharam versão de brinquedo bem parecida com os originais. A fábrica de bonecos, Tonner, criou uma linha especial inspirada nos atores do longa. Os fãs mais animados já podem ter sua versão do vampiro Edward e da menina Bella em casa, as miniaturas estão à venda por U$ 125, cerca de R$ 270.

Você é workaholic? Faça o teste e descubra

Costuma levar trabalho para casa? Responda e veja seu perfil.
Teste foi elaborado por psicólogo da consultoria Catho Online.

Guia de sobrevivência nos supermercados

ÉPOCA reuniu 20 dicas para ajudá-lo a fazer compras mais saudáveis e gastando menos. Leia – e entenda – rótulos e tabelas nutricionais para comparar alimentos similares e não se engane com as frases “light”, “sem colesterol” ou “sem gordura”
 Divulgação
Comece as compras pelos alimentos frescos e evite refeições prontas

Você não quer mais fazer regime, não encontra tempo para se exercitar e adora encher o carrinho com produtos industrializados. Mas invariavelmente, revolta-se com o peso indicado na balança. Mesmo se você não tem disciplina para colocar em prática os dois primeiros hábitos, saiba que é possível emagrecer mudando sua forma de olhar para os produtos expostos nas prateleiras dos supermercados. O impacto que isso provocará em seu corpo será útil à saúde e também às suas medidas.

ÉPOCA preparou um dossiê para você não cair nas armadilhas dos fabricantes e lojistas – como as guloseimas penduradas até no teto no período da Páscoa – e reuniu orientações do livro Eat this, Not that (algo como Coma isso, Não aquilo, ainda sem tradução para o português) para você fazer compras mais leves e até mesmo mais baratas.

20 dicas para se fazer boas compras (ou levar para casas alimentos mais saudáveis e nutritivos):


• 1. Ande bastante: normalmente as comidas mais saudáveis e os alimentos frescos estão longe da porta do supermercado. Para comprá-los é preciso atravessar o estabelecimento – passar pelos enlatados e outros industrializados. Agora, em abril, todo supermercado recepciona os clientes com ovos de Páscoa, não caia nessa armadilha;

• 2. Olhe para as prateleiras altas: produtos industrializados rendem mais aos varejistas, por isso, os que são produzidos pelos grandes fabricantes ficam bem na altura dos olhos dos clientes. Bolachas, doces e chocolates, por outro lado, ficam mais para baixo, para estar ao alcance de seu público-alvo, as crianças. Resultado: alimentos saudáveis tendem a ficar no alto ou na parte inferior das prateleiras;

sxc.hu
Não leve os filhos ao supermercado. Eles podem fazer com que você compre mais guloseimas do que deveria

• 3. Deixe as crianças em casa: não levar as crianças ao supermercado é uma boa maneira de fazer compras de melhor qualidade e evitar pedidos irrecusáveis de olhinhos inocentes;

• 4. Quanto menos embalagem, melhor: quanto mais embalagem, menos nutritivo o alimento. A regra é simples: quanto mais perto você chega do solo, melhor é o produto. Transporte, preparo, adição de conservantes e proceso de embalagem ajudam a retirar dos alimentos seus nutrientes essenciais e, muitas vezes, aumentam suas calorias;

• 5. Aprenda a ler rótulos: você tem duas embalagens à sua frente. Uma diz “grãos integrais” e a outra, “multigrãos”. Qual das duas você escolhe? Infelizmente, a tática da indústria é usar certas palavras que soam saudáveis, mas que podem fazer mal à saúde. “Grãos integrais” quer dizer o grão inteiro, o que é bom, porque o processo de refinamento retira a maioria dos nutrientes, deixando para o consumidor apenas as calorias. “Multigrãos”, por outro lado, significa que mais de um tipo de grão foi usado na receita do produto – não importa se era integral ou processado;

• 6. Confira sempre a tabela nutricional: ao comprar dois produtos, escolha aquele que tiver uma porcentagem menor de sódio, gorduras totais, saturadas e trans, açúcares e calorias;

• 7. Compare produtos similares às versões light: em alguns casos, um mesmo produto, mas de outra marca, é mais saudável do que aquele que você geralmente compra. Nem sempre a opção é comprar a versão “light” do produto que você quer é a melhor opção. O light geralmente tem mais sódio e, aí, vale a regra anterior: é melhor o produto que tem menos sódio, gorduras totais, saturadas e trans, açúcares e calorias;

• 8. Quanto menos ingredientes, melhor: se você já leu o rótulo das embalagens, certamente ficou perdido com os nomes de muitos dos ingredientes. Ao comparar dois produtos similares, pegue o que tiver menos elementos em sua composição. Essa é uma regra simples que garante, quase sempre, uma escolha mais saudável;

• 9. Os primeiros ingredientes é que valem: os ingredientes do topo estão em maior quantidade . Os debaixo apresentam em quantidades mínimas e pesam menos na hora de decidir o que levar;

• 10. No lugar de sal, pimenta: se você passar a comprar alimentos com menos sódio, é possível que comece a achar que eles não têm gosto. Neste caso, tempere-os com uma pitada de pimenta-do-reino moída, que realça o sabor sem os prejuízos do excesso de sódio;

• 11. Menos gordura pode significar mais calorias: um pacote de bolacha cream cracker traz, em destaque, a frase “33% menos gordura do que o tradicional”. Na ponta do lápis, a bolacha realmente tem menos gordura: a tradicional tem 3g em 4 bolachas e esta carrega 2g em 5. Em compensação, tem 33% carboidratos a mais que a tradicional. Mas isso não é exibido na embalagem com destaque porque o fabricante não quer que você saiba que enquanto ele tira 1g de gordura, adiciona 3g de farinha de trigo refinada em seu biscoitinho.

 Divulgação
Atenção às carnes e alimentos temperados e congelados: eles possuem mais sódio do que os frescos

• 12. Alimentos enriquecidos: os alimentos enriquecidos de vitaminas e minerais não são necessariamente melhores que outros. Cereais matinais enriquecidos contêm muito açúcar e fazem mais mal do que um copo de iogurte ou um ovo;

• 13. Benefícios duvidosos: pesquisas científicas já provaram os benefícios antioxidantes do chá verde. Mas um teste americano com oito marcas do chá provou que apenas uma delas continha quantidades significativas da substância benéfica. Apesar disso, todas as marcas exibiam a frase “contém antioxidantes” na embalagem;

• 14. Crianças hiperativas: pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, descobriram que alguns corantes (amarelo 5 e 6 e vermelho 40) e o conservante benzoato de sódio têm relação direta com o aumento da hiperatividade nas crianças. Comuns em refrigerantes diet, doces, pickles e cereais, não se sabe ainda se este efeito é gerado individualmente pelas substâncias ou se o problema de comportamento vem da ingestão junto com outros componentes químicos de tais alimentos. Na dúvida, melhor evitar;

• 15. Carne magra nem sempre é melhor: carnes magras são, por definição, menos prejudiciais à saúde. Para tentar deixá-las menos ressecadas, alguns fabricantes adicionam a frangos, perus e alguns cortes de boi uma solução com água, sal e outros nutrientes que ajudam a preservá-las. Isso aumenta drasticamente seu nível de sódio. Fique atento aos níveis de sódio nas carnes industrializadas: 55 mg por porção é um nível bom; já 840 mg é muito elevado;

• 16. Filas longas estimulam a comprar mais: de acordo com uma pesquisa da Universidade do Arizona, filas mais longas deixam os clientes 25% mais suscetíveis à compra de produtos supérfluos, como doces e refrigerantes. Quanto mais exposto à tentação, mais fácil do consumidor sucumbir a ela. Isso explica por que alguns supermercados deixam alimentos básicos como ovos, leite e pão escondidos, forçando os clientes a andar entre produtos que provocam tais tentações gastronômicas;

• 17. Considere o tamanho das porções ao pensar em calorias: para se adequarem a normas dos órgãos reguladores (como não fabricar produtos demasiadamente calóricos), a indústria trabalha com porções que não condizem com aquelas normalmente servidas. A porção de cookie ou bolacha recheada usada na tabela nutricional é de duas unidades, mas tem muita gente que come mais que isso. Entre as bebidas líquidas, a porção é de 200 ml, mas um copo comum tem 300 ml. Portanto, para calcular as calorias que você está ingerindo, considere a quantidade que você come e não a que a tabela indica;

• 18. Use o tato e o olfato para fazer feira: assim você poderá perceber se verduras e legumes estão murchos, se as frutas estão cheirosas ou se os vegetais estão muito moles, passados;

sxc.hu
Prefira frutas da época, que são mais saborosas, bonitas e baratas

• 19. Compre produtos da estação: os produtos da estação são mais baratos, mais frescos, mais saborosos e normalmente são produzidos na região em que são vendidos (causando menor poluição para serem distribuídos);

• 20. Não confunda diet com light: pela legislação brasileira, alimentos light são aqueles que têm quantidade reduzida de algum ingrediente em relação ao tradicional: menos sal, menos gordura ou menos açúcar. Não são, portanto, sinônimo de menos gorduras. Já alimentos diet são aqueles que excluíram algum ingrediente em relação à receita tradicional. Por exemplo, não têm sal ou não levam açúcar. Diet não é sinônimo de sem açúcar.

Será que você consegue identificar os decotes das famosas?

Em plena temporada de mulheres-fruta, eles estão cada vez mais vertiginosos e presentes entre as celebridades

VOCÊ SABIA?:

Novela Irmãos Coragem deu mais audiência que a Copa de 1970

Você sabia que a novela Irmãos Coragem deu mais audiência que a final da Copa do Mundo de 1970, vencida pelo Brasil, no México? O jogo entre Brasil e Itália, exibido em um domingo, atraiu menos público que o capítulo da novela que foi ao ar segunda.

A história de Janete Clair é um marco na teledramaturgia da Globo: foi a primeira a ter uma cidade cenográfica exclusiva, feita sob encomenda.Com cenas de ação, tiros e um personagem que era camisa 10 do Flamengo, a trama foi uma das primeiras a quebrar resistências do público masculino - até então averso a novelas.

Angélica já habitou mundo de fadas, duendes e unicórnios

Apresentadora atuou em novela infantil de 500 capítulos

Você sabia que a apresentadora Angélica atuou em uma novela que teve mais de 500 capítulos? Ela encarnou a personagem Bela, uma menina que perdeu os pais quando jovem e foi criada por fadas em um mundo habitado por unicórnios e duendes.


O dilema da personagem? Escolher qual caminho seguir depois de crescer: ser fada ou humana? A novela infantil fazia parte do Angel Mix, primeira atração comandada pela loira na Rede Globo, que estreou em 1996.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Exclusivo: Claudete Troiano rompe contrato com o SBT

A apresentadora Claudete Troiano encerrou na noite de ontem o seu ciclo no SBT, após 10 meses na emissora.


Divulgação/ SBT

O contrato atual chegaria ao fim no próximo mês de junho e o canal propôs renovar por mais um ano, mesmo ela estando fora do ar depois que o Olha Você passou por sua última reformulação, em março. Poucos tempo depois, no dia 27, o programa foi cancelado por baixa audiência.

Claudete, antes de deixar a emissora, agradeceu a oportunidade que o SBT deu a ela, além de ser muito grata à Silvio Santos.

Mas, segundo o jornalista Endrigo Annyston, do NaTelinha, Claudete não ficará muito tempo fora do ar.

Ela está em negociação com a Gazeta para apresentar um programa nos mesmos moldes do Olha Você.