Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 28 de novembro de 2009

Tecnologia está acabando com os limites do corpo

A Galileu preparou um especial sobre os novos limites do corpo. Clique nos links abaixo para ler as reportagens:

Sem limites
A trajetória de Dean Karnazes para estraçalhar os conceitos médicos sobre o físico


Um novo físico
Próteses, cirurgias, pílulas, roupas, a tecnologia vai aprimorar nosso organismo de uma forma inédita


Mitos do exercício
Esqueça o alongamento; carregue peso e fique mais inteligente; abandone a academia e emagreça


Eu, ciborgue
Kevin Warwick está prestes a atravessar a fronteira final: seremos máquinas no futuro

Taxistas fazem fila para abastecer em província da China

Segundo agência, falta de estoque de gás natural causa filas.
Reservas teriam sido desviadas para as áreas atingidas por nevascas.
Foto: Reuters

Taxis chineses fazem fila para abastecer na região de Chongqing, na China. O centro e o leste do país enfrentam a pior crise de abastecimento de gás natural em anos - as reservas foram desviadas para a região norte, atingida por uma forte nevasca

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Turistas planejam levar a 'casa' em viagem de fim de anoTuristas planejam levar a 'casa' em viagem de fim de ano


Alguns turistas decidiram levar ‘a casa’ para as festas de fim de ano. Em vez de optar por apenas uma cidade para passar o réveillon e se preocupar com hospedagem, eles irão viajar em um motorhome. São veículos adaptados com banheiro com chuveiro, televisão, cozinha equipada e camas. O G1 esteve em Itu, a 101 km de São Paulo, para mostrar como funcionam essas “casas sobre rodas”.

Viajar de trailer e motorhomes foi moda no Brasil nos anos 70 e 80, perdendo um pouco de sua força ao longo dos anos. Atualmente, o mercado de locação turística vem crescendo, de acordo com o empresário Marcelo Pinto Matheus, de 40 anos, cuja família trabalha há quase quatro décadas com o segmento. Apesar disso, ainda não há muitas empresas que oferecem o serviço no país.

Para o empresário, o melhor de viajar com um motorhome é ter um conforto pelo menos parecido com o de uma casa, além de poder optar em quais cidades vai parar. “Você viaja levando parte de sua casa junto, não precisa se adaptar ao que os outros te oferecem. Está com o seu travesseiro, com a sua roupa de cama, dentro da geladeira tem aquilo que você gosta de comer”, diz. Segundo ele, quase todos os veículos disponíveis na empresa dele já estão alugados para este fim de ano.

Os ônibus de até 14 metros de comprimento levam em seu interior quarto para casal, beliches, cozinha com fogão e geladeira, banheiro com chuveiro, televisão, aparelho de DVD e até “sala de jantar”. Uma caixa d’água com capacidade para 800 litros, segundo Matheus, garante o abastecimento das torneiras e do chuveiro. Ele diz que é possível reabastecer a caixa na maioria dos campings.

O administrador de empresas Marcelo Onoda, de 29 anos, alugou um motorhome para uma viagem no fim deste ano. Ele irá com um grupo de 11 pessoas para o Sul da Bahia, ainda sem uma cidade definida. “A maioria nunca viajou no motorhome e todos têm essa curiosidade de como é viver em uma casa sobre rodas”, afirmou. Ele já viajou com o veículo adaptado em 2005, durante o Rally dos Sertões. “Foram 17 dias morando no motorhome.”

10 CDs para você curtir ao lado do seu filho

Foto: Shutterstock

Nada melhor do que curtir uma boa canção ao lado de seu filho. Além de ajudar em seu desenvolvimento, a música é capaz de unir filhos e pais de uma forma única e tornar um simples momento mais que especial. Pensando nisso selecionamos 10 CDs perfeitos para você ouvir ao lado dos pequenos.

 Divulgação

>> CD Dois – Adriana Partimpim (Sony & BMG)

Depois do sucesso de seu primeiro disco sob o heterônimo de Adriana Partimpim, Adriana Calcanhotto retoma seu projeto dedicado ao público infantil. O repertório pode ser considerado lúdico e refinado.

Divulgação

>> Arca de Noé (Universal Music)

Prestes a comemorar 30 anos de lançamento, o disco clássico passa do vinil para o CD e continua conquistando fãs. Prensado em 1980, este disco reúne composições feitas para o público infantil, interpretadas por grandes nomes da MPB como Chico Buarque, MPB-4, Toquinho entre outros.


 Divulgação

>> Os Saltimbancos (Universal Music)

Inspirado nos contos infantis dos Irmãos Grimm, “Os Saltimbancos” é uma perfeita adaptação de suas criações aos moldes brasileiros. A produção e de ninguém menos que Chico Buarque e foi lançado pela primeira vez em 1977.

 Divulgação

>> Pequeno Cidadão (selo Rosa Celeste)

O CD é resultado de uma reunião dos amigos Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra (ex-Ira!), Taciana Barros (ex-Gang 90) e Antonio Pinto (compositor de trilhas sonoras de filmes brasileiros como Central do Brasil) e seus filhos. O repertório tem tudo a ver com o dia a dia de quem tem filhos. Nas letras, tudo que uma criança precisa saber para ser realmente, um belo "pequeno cidadão".

 Divulgação

>> Picnic Playground (Putumayo World Music)

Comida, brincadeiras e diversão, são estes os temas que inspiram o repertório do disco Picnic Playground. Com canções de diferentes lugares do planeta, o CD tem o intuito de animar e reproduzir o clima de uma bela tarde ao ar livre.

Divulgação

>> Coleção MPBaby - Clube da Esquina
O responsável pelas versões foi o multiinstrumentista, arranjador e compositor André Mehmari. Apesar do CD ser composto apenas por músicas instrumentais, o encarte traz a letra de todas as canções. Boa oportunidade para você acompanhar junto e ensinar aos seus filhos. E, depois de conhecer as novas versões, não deixe de apresentar as canções originais.

 Divulgação

>> Roda Que Rola - Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí
Em seu primeiro CD, o projeto social Meninos de Araçuaí prova por que pode ser chamado de coral e como já encantou platéias de várias partes do mundo. Nessa roda, eles rolam poesias de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Dorival Caymmi junto a belas mostras do cancioneiro popular recolhido no Vale do Jequitinhonha, terra natal dos meninos. A embalagem é igual àquelas caixinhas de queijo de madeira.

 Divulgação

>> O Voo do Pterodáctilo e outros bichos!
Grupo Curupaco e jovens do Instituto Kairós

Letras sobre bichos variados e brinquedos, músicas gostosas de ouvir e dançar. Assim é Voo de Pterodáctilo, CD do Grupo Curupaco em parceria com o Uakti e as crianças do Instituto Kairós, de Minas Gerais. O trabalho faz parte do Projeto Do Lin Do Lá/Escola Viva e tem canções novas e de domínio público.

 Divulgação

>> Canções de Brincar - Palavra Cantada
Inicialmente indicado para crianças de 2 a 6 anos, virou um clássico da família. Aqui se encontram alguns clássicos da Palavra Cantada, como "Sopa", "Pomar", "Aniversário", "Ora Bolas". Recebeu Prêmio SHARP em 1996.

 Divulgação
>> Pé com Pé - Palavra Cantada
A criatividade de Paulo Tatit e Sandra Peres não tem parada. A melodia e poesia também não. Cheiro de novo em arranjos com inventivas letras que falam de pé, bolacha de água e sal, avô e os gritos do eco. Tudo isso em uma viagem por ritmos brasileiros, como o maracatu, o coco e o partido alto. O disco levou o Prêmio Tim 2006 na catego

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Feministas fazem teatro em ato contra assédio sexual a alunas na Ucrânia

Protesto ocorreu em frente ao prédio do Ministério da Educação, em Kiev.
Manifestantes denunciaram supostos abusos de professores universitários.
Foto: AFP

Ativistas do Femen, movimento feminista ucraniano, fazem encenação nesta segunda-feira (16) em frente ao prédio do Ministério da Educação, em Kiev.

Foto: AFP

O objetivo era denunciar os casos de assédio sexual de alunas por professores ocorridos em universidades do país.

Americano faz pedido de casamento em balão de ar, mas deixa anel cair de 150 M

Apesar do imprevisto, James Ng pediu a namorada em casamento.
Ele acabou achando o anel 7 dias após decidir procurá-lo.

O americano James Ng, de 26 anos, queria pedir sua namorada em casamento de uma forma diferente. Ele decidiu fazer o pedido durante um passeio em um balão de ar quente, mas um problema atrapalhou seus planos: o anel caiu pouco antes de ele fazer a proposta.

Foto: Reprodução/US Today

James Ng usou o 'Google Maps' para recriar o caminho do balão e acabou achando o anel sete dias depois.

De acordo com reportagem do jornal "US Today", o anel caiu em uma floresta quando eles estavam a cerca de 150 metros de altura. Apesar da frustração, ele manteve os planos e pediu Sonya Bostic, de 27 anos, em casamento no dia 29 de outubro.

Após a perda – a joia estava na bolsa da câmera fotográfica quando caiu –, Ng e um amigo usaram o "Google Maps" para recriar o caminho do balão e decidiram vasculhar o lugar. Após sete dias procurando, ele acabou achando o anel.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Maior emissora de CO2, Amazônia não tem controle sobre gases poluidores

Para especialistas, controle é essencial para execução de políticas.
Governo anunciou meta de reduzir até 38,9% da emissão de gases.

Os estados da Amazônia não têm informações precisas sobre a emissão de gases de efeito estufa, de acordo com informações fornecidas ao G1 pelos governos estaduais. Segundo estimativa do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, a região emite cerca de 60% do dióxido de carbono (CO2) gerado no país.

Nesta sexta-feira (13), o governo federal anunciou que vai se comprometer voluntariamente a reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa entre 36,1% e 38,9% até 2020. O plano será apresentado na Conferência do Clima das Nações Unidas, em Copenhague, Dinamarca, entre 7 e 18 de dezembro.

Foto: Iberê Thenório/Globo Amazônia

Queimadas são um dos principais fatores de emissão de CO2 na região da Amazônia

O CO2 é um dos gases causadores do efeito estufa, que prejudicam o meio ambiente. A Amazônia é uma grande emissora de CO2 por conta do desmatamento e das queimadas. Gases-estufa também estão presentes nas indústrias, na agricultura, na pecuária e na fumaça dos veículos.

O G1 fez um levantamento das ações dos estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão) para redução de emissão de gases poluidores. Desses estados, a reportagem não conseguiu contato com a assessoria do governo do Amapá.

Também consultou governos de estados com áreas de Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia); e alguns dos mais industrializados do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul). A assessoria do estado de Goiás informou que não dispunha dos dados solicitados.

De todos os 17 estados consultados, somente dois afirmaram ter dados sobre a emissão de gases de efeito estufa: São Paulo e Rio de Janeiro, que dizem ter feito inventários sobre a emissão em 2005. Muitos dos demais, têm planos de realizar inventários no próximo ano.

Na maioria dos casos, o único controle sobre os gases de efeito estufa é uma estimativa sobre a emissão de CO2 com base nos dados de queimadas e de desmatamento.

Para os especialistas consultados pelo G1, a falta de informações precisas prejudica a implantação de políticas públicas e a adoção de metas de redução.

Veja as ações sobre emissão de gases no Brasil e nos estados
Brasil
O governo federal anunciou que vai se comprometer voluntariamente a reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa entre 36,1% e 38,9% até 2020.
Acre
Não tem dados nem metas sobre emissão de gases, mas já iniciou discussão no estado sobre as mudanças climáticas.
Amapá
G1
não consegui contato com a assessoria de imprensa.
Amazonas
Não tem dados nem metas sobre emissão de gases. Será feito inventário de emissões de gases de efeito estufa no Amazonas. Devem ser estabelecidas metas voluntárias de redução de emissões, levando em conta meta de redução do desmatamento.
Bahia
Não tem dados nem metas sobre emissão de gases. Vai enviar neste ano à Assembleia Legislativa projeto de mudanças climáticas que não terá meta quantificada.
Goiás
Não informou os dados solicitados.
Mato Grosso
Não tem dados nem metas sobre emissão de gases, mas tem plano de redução do desmatamento de 89% até 2020.
Mato Grosso do Sul
Não tem dados nem metas sobre emissão de gases, mas tem projeto para chegar ao desmatamento ilegal zero nos próximos anos.
Maranhão
Não tem dados nem metas sobre emissão de gases. Está em fase de estudo do controle de monitoramento da emissão de gases.
Minas Gerais
Não tem dados sobre a emissão de gastos e pediu estudos sobre o tema. Mesmo assim, estabeleceu meta de reduzir a emissão em 80% em dez anos.
Pará
Não tem dados nem metas sobre emissão de gases, mas tem programa de redução do desmatamento que prevê queda de 80% até 2020 e está em discussão de política para mudanças climáticas.
Paraná
Não tem dados nem metas sobre emissão de gases e está em fase de criação de grupo de trabalho para discutir mudanças climáticas.
Rio de Janeiro
Estado tem inventário de 2005 sobre emissão de gases e vai enviar à Assembleia até o fim do mês a "Política estadual sobre mudança do clima" , que prevê compromissos voluntários, sem metas.
Rio Grande do Sul
Não tem dados nem metas sobre emissão de gases, mas está em fase de levantamento das emissões de gases.
Rondônia
Não tem dados nem metas sobre emissão de gases, mas tem projeto de redução dos desmatamentos e das queimadas, o que, segundo o estado, vai ajudar na redução da emissão de gases.
Roraima
Não tem dados nem metas sobre emissão de gases porque, segundo a assessoria de imprensa, a emissão de gases poluentes no estado é baixa.
São Paulo
Fez inventário em 2005 sobre a emissão de gases e prepara um material atualizado. O estado assinou lei de mudanças climáticas para reduzir emissão de gás carbônico em 20% até 2020.
Tocantins
Não tem dados nem metas sobre emissão de gases, mas tem projeto em parceria com prefeituras chamado "Protocolo do fogo", que depende de adesão do município, para redução das queimadas.

Dados federais

Os dados oficiais mais recentes do governo federal sobre emissão de gases de efeito estufa são de 1994. Uma estimativa foi realizada pelo Ministério do Meio Ambiente recentemente e considera os setores que mais emitem gases. Os dados se baseiam no inventário oficial em produção pelo Ministério de Ciência e Tecnologia que deve ser concluído em 2011.

Na avaliação do coordenador da campanha de clima do Greenpeace, João Talocchi, "não se tem ideia" precisa "do tamanho do problema". "Às vezes essas metas essas metas são políticas, mas não se tem ideia de quanto significa ou como fazer essa redução."

Para Talocchi, o controle por parte do governo é "muito importante". "Tem de controlar chaminés, carros e podem controlar com mais facilidade a emissão se adotarem desmatamento zero. Não significa evitar a derrubada de toda e qualquer árvore, mas ter subsídios para investir na educação ambiental. Quando entender o que tem para fazer, pode trazer benefícios para o país."

Secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor do Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, disse que o governo consegue ter uma estimativa com base no desmatamento da Amazônia e que a região mais complexa de se obter dados é o Cerrado.

"A maior contribuição do país para emissão é o desmatamento, não a indústria. Dados de 2004 apontam que a Amazônia representava 75% da emissão de CO2. A proporção deve ter diminuído, porque houve diminuição do desmatamento e incremento da atividade industrial. Mas a Amazônia ainda deve representar 60% das emissões", estima Pinguelli.

Para Pinguelli, o controle das emissões por parte dos estados poderia contribuir para melhorar as ações ambientais.

No Rio de Janeiro, de acordo com Márcia Valle Real, que vai assumir a Superintendência do Clima no Mercado de Carbono do estado, um projeto de lei sobre mudanças climáticas será enviado à Assembleia Legislativa até o fim do mês. A partir de então, os setores da economia serão chamados para discussão de redução de emissão de gases.

"Nosso inventário de 2005 indicou que a indústria é o maior emissor no Rio de Janeiro e vamos começar a discutir o problema com a indústria siderúrgica. Depois, devemos passar para a área de petróleo e petroquímica."

Indonésio quebra recorde com trompete de 32 metros

Instrumento foi construído por Benny J. Mamoto.
Marca foi alcançada em Tondano, na Indonésia.
Foto: Divulgação

O indonésio Benny J. Mamoto entrou para o Guinness, livro dos recordes, ao construir o maior trompete do mundo. O instrumento tem cerca de 32 metros de comprimento. A marca foi alcançada no dia 31 de outubro em Tondano, na Indonésia.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Convite de casamento inspirado em Atari tem 'guerra de noivos'

Designer gráfica Carla Berrocal criou o convite para dois fãs de tecnologia.
Ilustração colorida segue estilo 8 bits, com imagens quadriculadas.
Foto: Reprodução/Gizmodo

O blog de tecnologia “Gizmodo” divulgou nesta semana um convite de casamento criado pela designer gráfica Carla Berrocal para dois fãs de tecnologia. No convite com estilo 8 bits (imagens pixeladas), o noivo aparece como jogador 1 e a noiva como jogador 2. Um sinal no meio dos dois indica, de forma bem humorada, uma batalha entre eles.

Médicos discutem uso do aparelho caseiro de depilação a laser

Com potência reduzida, ele está à venda apenas em importadoras.
Efeitos duram 6 meses; máquinas tratam também acne e envelhecimento.
Foto: Alícia Uchôa / G1

Na foto, aparelho a laser caseiro rejuvenescedor

A depilação a laser popular é, definitivamente, uma questão de tempo. Novidade no mercado, máquinas importadas prometem eliminar os pêlos com a técnica em casa. E não são só os pelos que podem ser tratados com essa comodidade, há máquinas caseiras com lasers votados para cuidar de problemas como manchas, envelhecimento e acne.

“Você mesmo faz a aplicação, mas ela não é definitiva. No caso da depilação, ele é mais fraco, mas o efeito pode durar de três a seis meses e há casos de pacientes com resultados até melhores”, explica o dermatologista Alexandre Filippo, que trouxe a novidade para discussão da classe no II Simpósio Nacional de Cosmiatria e Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

R$ 1 mil

Segundo ele, é exatamente por que o laser caseiro tem um potencial menor que ele é seguro para ser utilizado sem um médico. “Isso não substitui o laser de consultório, que tem mais eficácia, mas também mais riscos e, por isso, necessita de um profissional”, completou o médico.

De acordo com médico Filippo, a novidade pode ser encontrada em lojas importadoras de cosméticos com custo em torno de R$ 1 mil e R$ 1.500. Com elas, vem junto um par de óculos protetor e um protocolo de uso, que funciona como uma bula, indicando os cuidados, a periodicidade permitida e os casos recomendados.

Envelhecimento e acne

Para os interessados no uso de lasers rejuvenescedores, Filippo avisa que o aparelho funciona melhor de maneira preventiva ou combinado com cremes. Já para tratamento de acne, o resultado é mais assertivo.

Nesses casos, diz ele, a fototerapia emite dois tipos de onda, uma que afeta diretamente a bactéria da acne e outra que atua nas marcas. “Para adolescentes que não têm muita paciência para longos tratamentos com cremes, é uma boa opção”, afirma.

Apesar da indicação, o dermatologista atenta para a consulta a alguém da área antes de optar pelas máquinas caseiras. “Como não é um produto barato, o ideal é procurar um dermatologista antes para verificar se a máquina atende às suas necessidades”, explica. Até porque, segundo ele, o uso concomitante de cremes deve ser estudado e pessoas que já fizeram bioplastia podem ter problemas.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O calor atrapalha o sono da criança? Confira dicas para ajudar o seu filho a ter uma noite tranquila, inclusive naquelas mais quentes

Carol do Valle

Você acha que seu filho não anda dormindo direito nesses dias por causa do calor? Confira algumas medidas simples que podem ajudar as crianças a ter uma noite de sono tranquila:

- Deixe o seu filho ir para a cama com roupas leves. “Os pais tendem a agasalhar demais os filhos, e não há problema por exemplo, de a criança dormir sem meia ou sem cobrir”, diz Durval Aníbal Daniel Filho, pediatra do Hospital Albert Einstein (SP);

- Prefira os lençóis de algodão e linho àqueles sintéticos, porque esquentam menos;
Não deixe o quarto totalmente fechado. Uma brecha na janela já é o suficiente para fazer o ar circular;

- Ventilador pode, desde que não fique em cima da criança e esteja em boas condições de uso;

- Ar-condicionado também pode. Mas ele deve estar com o filtro limpo e precisa ficar numa temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como ele resseca o ar, você pode colocar um balde de água (longe do alcance da criança) no quarto;

- A refeição da noite precisa ser bem leve (confira matéria sobre a alimentação do seu filho), com legumes, verduras e frutas. Não se esqueça também da hidratação.

Fontes: Durval Aníbal Daniel Filho, pediatra do Hospital Albert Einstein (SP), Adriana Barbosa, pediatra do Hospital São Camilo (SP)

Libanês constrói réplica da Torre Eiffel com 6 milhões de palitos de fósforo

Tufiq Daher levou quatro anos e gastou US$ 11 mil para construí-la.
Ele entrou para o Guinness, livro dos recordes, com a construção.
Foto: Joseph Barrak/AFP

O libanês Tufiq Daher entrou para o Guinness, livro dos recordes, ao construir a maior réplica da Torre Eiffel feito com palitos de fósforo. Daher levou quatro anos e gastou US$ 11 mil para construir a torre de 6,53 metros de altura.

Foto: Joseph Barrak/AFP

Libanês Tufiq Daher recebeu o certificado do Guinness na quarta-feira (11). Ele usou seis milhões de palitos de fósforo para construir a torre.

domingo, 22 de novembro de 2009

Veja casos em que o trabalhador pode ter as faltas abonadas

CLT prevê nove casos em que trabalhador tem direito a se ausentar.
No entanto, dependendo do caso, ele pode ser demitido por justa causa.
O empregado contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), legislação que regulamenta o trabalho com carteira assinada no Brasil, tem direito a faltar ao serviço sem ter desconto no salário nem ter de compensar a ausência em outros dias de trabalho em diversas situações. No entanto, ele pode ser demitido por justa causa, dependendo do caso.

Veja em que situações as faltas podem ser abonadas
Até 2 dias consecutivos, em caso de morte do cônjuge, ascendente (pais e avós), descendente (filhos e netos), irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho, viva sob sua dependência econômica.
Até 3 dias consecutivos em caso de casamento.
Por 5 dias em caso de nascimento de filho no decorrer da primeira semana.
Por um dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
Até 2 dias consecutivos ou não, para se alistar como eleitor.
No período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar (comparecimento anual obrigatório, para apresentação da reserva ou em cerimônias cívicas).
Nos dias em que estiver comprovadamente fazendo provas de vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.
Pelo tempo que se fizer necessário quando tiver que comparecer perante a Justiça como parte, testemunha ou jurado.
Pelo tempo que se fizer necessário quando, como representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.
Fonte: artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

Confira abaixo questões respondidas por Vólia Bomfim Cassar, juíza do Trabalho do Rio de Janeiro, e pela advogada trabalhista Isabelli Gravatá, autora de livros jurídicos de direito e processo do trabalho.

Como as faltas injustificadas são descontadas dos funcionários?
De acordo com a advogada trabalhista Isabelli Gravatá, o empregado sofrerá o desconto do dia da sua ausência no contracheque. Por exemplo, se faltar no mês de março, o pagamento do mês será efetuado até o quinto dia útil do mês de abril, com o desconto da falta injustificada. O empregado sofrerá, também, o desconto do dia do repouso, pois não é devida a remuneração do repouso quando, sem motivo justificado, o empregado não tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho.


Segundo Vólia Bomfim Cassar, juíza do Trabalho do Rio de Janeiro e professora de direito do trabalho, as faltas não remuneradas podem ser descontadas no exato valor do dia de trabalho versus o número de faltas. A conta é simples: o salário mensal deve ser dividido por 30 dias para se descobrir o valor do salário de um dia. O resultado é então multiplicado pelo número de dias faltosos, chegando-se ao valor a ser descontado do empregado.

A empresa pode descontar as faltas do funcionário nas férias?
O artigo 130, parágrafo 1º da CLT proíbe o desconto das faltas nas férias. Isso quer dizer que o desconto não pode ser de uma falta para menos um dia de férias, mas da forma e na proporção estabelecida na tabela abaixo:

30 dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 vezes
24 dias corridos, quando houver faltado de 6 a 14 dias
18 dias corridos, quando houver faltado de 15 a 23 dias
12 dias corridos, quando houver faltado de 24 a 32 dias

Até quantos dias o funcionário pode faltar sem justificativa sem perder o direito às férias?

Segundo Vólia Bomfim Cassar, o empregado pode faltar injustificadamente até 5 dias a cada 12 meses de vigência do contrato. Acima desse limite, a quantidade de dias de gozo de férias é reduzida na proporção estabelecida na tabela acima.
De acordo com Isabelli Gravatá, teoricamente o empregado pode faltar até 32 dias sem justificar, que ainda assim terá direito a 12 dias de férias. Faltando mais do que 32 dias injustificadamente perderá o direito às férias.

Em que casos o funcionário perde o direito às férias?
De acordo com a juíza Vólia Bomfim Cassar, caso o empregado falte sem justificar por mais de 32 dias no período aquisitivo (12 meses), perderá o direito às férias. Isso se justifica porque o legislador entendeu que aquele que não trabalhou por 33 ou mais dias no período de 12 meses está mais descansado que aquele que nunca faltou ao serviço, não necessitando, portanto, de outro período de repouso.

Como funciona o desconto de faltas injustificadas quando o contrato é de regime de tempo parcial?
Segundo Vólia Bomfim Cassar, contrato por tempo parcial é aquele cujo empregado trabalha até 25 horas semanais. Como trabalha menos que os demais empregados, o número de dias de férias é inferior, podendo ser de no máximo de 18 dias e de no mínimo de 8 dias, dependendo da carga horária do contrato (veja na tabela abaixo). O empregado terá o seu período de férias reduzido pela metade se faltar por mais de 7 dias, sem justificar, no decorrer do contrato de 12 meses.

18 dias de férias, para a duração do trabalho semanal superior a 22 horas, até 25 horas
16 dias de férias, para a duração do trabalho semanal superior a 20 horas, até 22 horas
14 dias de férias, para a duração do trabalho semanal superior a 15 horas, até 20 horas
12 dias de férias, para a duração do trabalho semanal superior a 10 horas, até 15 horas
10 dias de férias, para a duração do trabalho semanal superior a 5 horas, até 10 horas
8 dias de férias, para a duração do trabalho semanal igual ou inferior a 5 horas

Se o empregado faltar, injustificadamente, em um dos seis dias que antecedem o descanso semanal, perderá o direito ao descanso semanal? De acordo com a juíza Vólia Bomfim Cassar, não perderá o descanso, mas somente a remuneração. De acordo com o artigo 6º da Lei 605/49, para que o empregado tenha direito à remuneração do feriado e do domingo (dia da folga), tem que ter presença integral na semana que antecede o dia de repouso e na semana em que recai o dia de feriado. Isso porque esses são dias de folga remunerada destinada à reposição das energias e repouso. O legislador quis prestigiar o empregado assíduo e pontual, não premiando aquele que faltou injustificadamente na semana que antecede a folga.

Quais as “punições” previstas para quem falta ao trabalho sem justificar ou que não esteja dentro das situações em que as faltas podem ser abonadas?
Segundo a juíza Vólia Bomfim Cassar, o empregador só possui três tipos de punições disciplinares: advertência, suspensão e justa causa. O empregado que falta injustificadamente ao serviço pode receber advertências. Se persistir, faltando outros dias, o patrão pode aplicar a suspensão. Se, ainda assim, continuar faltando poderá ser despedido por justa causa, segundo artigo 482 da CLT.

Foto: Reprodução / TV Globo

CLT regulamenta o trabalho com carteira assinada no Brasil

As faltas injustificadas surtem efeito na redução do número de dias de gozo de férias (caso tenha faltado mais de 5 dias, sem justificar), são descontadas do salário, acarretam na perda da remuneração do repouso e podem reduzir percentuais do 13º salário. Entretanto, tais repercussões negativas não são consideradas punições e sim consequências legais. Para a juíza, não seria justo que aquele que trabalhou todos os dias úteis do ano tivesse os mesmos direitos do empregado faltoso.


No entanto, segunda a advogada Isabelli Gravatá, quando há previsão de reposição do dia que faltou, ou seja, de compensação, não há punição.

Existe limite de faltas sem haver desconto se o funcionário levar atestado médico?
De acordo com Isabelli Gravatá, o empregado regido pela CLT não será descontado pelas faltas ocorridas em virtude de doença nos 15 primeiros dias, ficando, após esse prazo, sujeito às regras da concessão do benefício do auxílio-doença pela Previdência Social.


Segundo a juíza Vólia Bomfim Cassar, para o empregado doméstico, desde o primeiro dia da doença o patrão pode descontar as faltas, ficando a cargo da Previdência o pagamento dos dias.

Se eu faltar em um dia de feriado nacional, a empresa pode descontar um dia do meu salário? Como funciona?
Os empregados têm direito ao gozo remunerado do dia de feriado. Mas, se o contrato de trabalho prevê que o empregado irá trabalhar em dia de feriado (no caso de comerciários ou de empregados que trabalham em regime de escala, por exemplo) e ele vir a faltar nesse dia, será descontado.

O feriado é um dia de descanso, só podendo ser trabalhado se houver acordo feito em norma coletiva ou em contratos individuais de trabalho. Caso não seja acordado previamente, o pagamento do dia do feriado trabalhado é feito em dobro.

Faltar por quanto tempo justifica demissão por justa causa?
De acordo com Isabelli Gravatá, não há uma regra de número de faltas. O empregado que falta de forma contumaz pode ser dispensado por justa causa. Da mesma forma, pode ser aplicada a justa causa àquele que falta uma única vez, em dia de suma importância. A jurisprudência entende que faltar ao serviço por 30 dias consecutivos gera a presunção do abandono do emprego, que acarreta a demissão por justa causa (súmula 32 do Tribunal Superior do Trabalho).


Segundo Vólia Bomfim Cassar, as faltas devem ser injustificadas, descontínuas e em número não fixado em lei, pois decorre da análise do perfil negligente, preguiçoso, desatencioso, irresponsável do empregado. Entretanto, para a caracterização do abandono de emprego é necessário que o empregado falte mais de 30 dias consecutivos injustificadamente.


O pai pode faltar em caso de nascimento do filho por quantos dias?
O pai pode faltar por 5 dias consecutivos, contados da data do nascimento do seu filho, sem perder o direito à remuneração desses dias.

Posso faltar ao trabalho para regularizar minha situação eleitoral?
O empregado pode faltar ao serviço, sem que haja qualquer desconto, até 2 dias consecutivos ou não, para se alistar como eleitor.

Tive que viajar para enterro de um parente ou amigo. A empresa pode descontar do meu salário esse dia não trabalhado?
Segundo a juíza Vólia, o empregado só pode faltar até 2 dias consecutivos, sem sofrer punições e descontos, se a morte for de ascendente (pais e avós), descendente (filhos e netos), cônjuge, irmão ou pessoa declarada dependente junto à Previdência.


De acordo com a advogada Isabelli, professores não terão descontados 9 dias do salário se a ausência for originada da morte do cônjuge, pai, mãe ou filho.

Faltar para cuidar de problemas de saúde do filho pode ser justificada?
Segundo Vólia, em princípio não. A lei não autoriza a falta da mãe ou pai para cuidar da doença do filho ou acompanhá-lo ao médico ou no hospital. Entretanto, a matéria é controvertida na medida em que o Estatuto do Menor garante que, quando internado, seja acompanhado por seu representante legal. Para os que defendem essa tese, a falta, apesar de justa, não seria remunerada nem poderia ser punida.


De acordo com Isabelli, ainda que se considere uma boa justificativa o acompanhamento para cuidar de problemas de saúde do filho, para fins trabalhistas, o empregador pode efetuar o desconto pela referida ausência.

Faltar para cuidar de problemas de saúde do pai ou mãe pode ser justificada?
Segundo a juíza Vólia, em princípio não. A lei não autoriza a falta do filho para cuidar da saúde de sua mãe, pai ou avós. Entretanto, a matéria é controvertida na medida em que o Estatuto do Idoso garante que, quando internado, seja acompanhado por um parente. Para os que defendem essa tese, a falta, apesar de justa, não seria remunerada nem poderia ser punida.


De acordo com a advogada Isabelli, não há amparo na lei para que o empregador abone o referido dia, portanto, poderá ser descontado o dia em que o empregado se ausentar para cuidar de problemas de saúde do pai ou mãe.

Faltar para cuidar de problemas de saúde do cônjuge pode ser justificada?
Não há previsão na CLT para que se pague o dia não trabalhado em virtude da necessidade de cuidar de problemas de saúde do cônjuge. Logo, a falta será descontada.

O funcionário pode faltar se for chamado para ser testemunha, autor ou réu perante a Justiça?
As faltas para comparecer em juízo, seja como testemunha ou como parte não serão descontadas do empregado. A lei considera a falta nesse caso como obrigação social com a Justiça.

Minha casa ficou danificada pela enchente, posso faltar?
De acordo com Isabelli Gravatá, o dono da casa danificada pela enchente poderá faltar ao serviço por se tratar de caso de força maior, logo, os dias não trabalhados não podem ser descontados do empregado. Entretanto, o empregado deverá compensar a sua ausência trabalhando em regime de hora extra, que também deverá respeitar os limites das horas extras diárias previstas na CLT, não sendo remunerado por essas horas, uma vez que se trata de compensação sobre as horas ausente devido a caso de força maior.


Segundo a juíza Vólia, não é permitida a falta. “Os infortúnios do dia a dia como trânsito, acidentes caseiros e outros não autorizam a falta, mesmo nos caso de força maior”, diz.

Faltar no trabalho durante o carnaval dá justa causa?
Segundo a juíza Vólia, nenhum dia de carnaval é considerado como de feriado nacional, estadual ou municipal. Alguns autores consideram a terça de carnaval como dia de feriado costumeiro (decorrente do costume). A matéria ainda é controvertida. No Rio de Janeiro há lei estadual (5243/08) que determina a terça de carnaval como feriado. Todavia, a referida lei está sub judice (constitucionalidade está sendo discutida judicialmente).


Para a advogada Isabelli, quando o dia do carnaval é considerado feriado é dia de descanso, entretanto, se houver previsão de trabalho em razão da compensação e o empregado faltar, ele poderá ser descontado, ou dependendo da atividade, poderá acarretar justa causa.

Posso faltar no dia do meu aniversário?
Não, porque não é autorizado por lei.

Em caso de casamento, até quantos dias os noivos podem faltar?
O empregado pode faltar até 3 dias consecutivos em virtude de casamento, salvo o professor, que em caso de casamento ou morte de parente tem direito a 9 dias.
Posso faltar no dia do jogo do Brasil na Copa? E na final do jogo do meu time?
Não, a lei não prevê abono para faltas em virtude de jogo do Brasil na Copa nem na final do time do empregado.

Se uma empresa fornece plano de saúde para o funcionário, porém esse plano só atende em horário comercial, não atendendo sábados nem domingos, e o funcionário precisa se ausentar num dos períodos do dia para uma consulta médica, e ao retornar à empresa, o funcionário entrega um atestado de comparecimento médico, a empresa pode cobrar desse funcionário as horas em que esteve ausente?
Segundo Isabelli Gravatá, a empresa poderá cobrar desse funcionário as horas em que ele esteve ausente para consulta médica. No caso das gestantes, elas têm o direito de dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, 6 consultas médicas e demais exames complementares.


De acordo com a juíza Vólia Bomfim Cassar, qualquer ausência justificada por atestado médico de médico da empresa, conveniado ou do INSS que declare a impossibilidade de comparecimento por motivo de doença deve ser remunerada. As demais faltas são injustas e podem ser descontadas.

O trabalhador que falta do trabalho para prestar vestibular ou concurso público pode ter o dia descontado?
A lei autoriza a falta sem o desconto, apenas no caso de realização de provas de vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior. Não há previsão para abonar a falta ocorrida em decorrência de concurso público.

Se o funcionário tem uma doença crônica e tem de se ausentar por um longo período ou várias vezes por curtos períodos, se ele apresentar atestado ele continua recebendo o salário?
De acordo com a juíza Vólia Bomfim Cassar, o empregado deverá ser afastado para que a Previdência Social trate a doença e pague o respectivo benefício após os primeiros 15 dias consecutivos de ausência ou se o trabalhador tiver somado mais de 15 dias de faltas não consecutivas pelo periodo de 2 meses. Logo, as faltas decorrentes de doenças por períodos inferiores a esses limites devem ser remuneradas.

O funcionário que falta por motivo de greve tem o dia descontado?
Sim, a adesão à greve suspende o contrato de trabalho. A falta é justa, mas o empregador não é obrigado a remunerá-la e, portanto, os dias de paralisação podem ser descontados.

Acordos coletivos de trabalho entre os sindicatos das categorias e das empresas podem prever outras situações específicas para faltas? É aconselhável o funcionário se informar sobre isso no sindicato da sua categoria?
As normas coletivas podem ser mais benéficas do que a lei, portanto, podem prever outras situações específicas para abonar as faltas dos empregados. O empregado deverá procurar se informar dos seus direitos junto ao sindicato da sua categoria.

Como funcionam as faltas no setor público?
Segundo Luis Gustavo Bezerra de Menezes, professor de direito administrativo da Academia do Concurso, os direitos dos servidores, apesar de serem bem semelhantes, podem variar de acordo com cada esfera (federal, estadual ou municipal), de acordo com o respectivo estatuto. mas usualmente, os estatutos estabelecem que as faltas não poderão ser descontadas do período de férias do servidor.

Filha joga nome do pai no Google e o reencontra após 30 anos nos EUA

April e Scott estavam separados desde que ele se divorciou da mãe dela.
Ela acabou encontrando na Internet uma carta do pai dirigida a ela.
Foto: Reprodução

Imagem de TV mostra pai e filha, que se reencontraram depois de 30 anos.

Uma pesquisa no Google ajudou uma norte-americana a reencontrar seu pai depois de 30 anos de separação.

April Antoniou, de 30 anos, mora em Newnan, no estado americano da Geórgia. Seu pai, Scott Becker, é de Wichita, no Kansas. O reencontro ocorreu no mês passado, em uma churrascaria na região metropolitana de Atlanta, depois de anos de tentativas frustradas de lado a lado.

Semanas atrás, April jogou as seguintes palavras no mecanismo de busca: 'Scott Robert Becker Looking for April' (Scott Robert Becker procurando April). Ela acabou caindo em uma página criada pelo seu pai havia sete anos como parte de suas tentativas de encontrá-la.

Foto: Reprodução

Reprodução da página postada por Scott e encontrada online por sua filha April.

A página tinha uma "cartinha" online:

"Querida April:

Quando você ler isso, por favor mande um e-mail.

Sou seu pai e queria muito falar com você. Quando eu receber seu e-mail, vou te fazer algumas perguntas que só você pode responder, para "filtrar" você dos malucos por aí.

Aliás, você tem uma irmãzinha que quer MUITO falar com você :)

Papai"

Becker disse à imprensa que buscava April desde que havia se divorciado da mãe dela, poucos meses depois do nascimento da menina. Ele contou que chegou a gastar milhares de dólares com detetives, mas as buscas nunca davam resultados.

Agora, pai e filha estão fazendo um "tour" pelas emissoras de TV americanas contando sua história.

"Ele é definitivamente meu pai", disse April em uma entrevista. "Eu me sentia incompleta e agora estou em paz."

Becker, por sua vez, descobriu que é avô. "É espantoso, eu nunca pensei que iria encontrar minha filha, e aí está ela."