Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 14 de fevereiro de 2009

MEMORIA DA TV - ARTISTAS E PROGRAMAS: ROBERTO CARLOS ESPECIAL



Em 2008, Roberto Carlos abriu o especial de final de ano da TV Globo com as canções Emoções e Como é grande o meu amor por você. O primeiro programa foi ao ar em 1974. Desde então, o show sempre reúne grandes nomes da MPB e da música internacional para apresentar hits inesquecíveis da carreira do cantor e de seus convidados. Em mais de três décadas de shows, Roberto Carlos só deixou de apresentar o especial em 1999.

O jovem de Cachoeiro de Itaperimirim, no Espírito Santo, começou a carreira em programas de rádio na década de 1950. Quando a Bossa Nova de João Gilberto e Tom Jobim redefinia a música brasileira e influenciava toda uma geração de artistas, Roberto Carlos fez uma incursão pelo gênero no seu primeiro disco, que reunia as faixas João e Maria e Fora do tom. Lançado em 1959, o compacto marcou o início da discografia do cantor.

Nas paradas americanas, naquele momento, estourava o sucesso Rock around the clock, de Bill Halley e seus Cometas. Logo a seguir, viriam os hits de artistas como Elvis Presley e Chuck Berry. O ritmo chegou ao Brasil e invadiu a programação de rádios e TVs do Rio de Janeiro e de São Paulo. Na TV Tupi, o apresentador e compositor Carlos Imperial convidou Roberto Carlos para participar do programa Clube do Rock, apresentando-o como o 'Elvis brasileiro'.

Em 1965, Roberto Carlos passou a apresentar o programa musical Jovem Guarda, exibido nas tardes de domingo, na TV Record, formando o trio de ouro com o Tremendão, Erasmo Carlos, e a Ternurinha, Wanderléa. Foi a partir daí que emplacou uma série de sucessos, conquistou uma multidão de fãs e se tornou, primeiro, o 'Rei do iê-iê-iê' e, depois, simplesmente, o Rei.

Desde 1974, nos especiais de final de ano da TV Globo, as canções da Jovem Guarda e as músicas românticas da carreira de Roberto Carlos são lembradas e cantadas por milhares de telespectadores. A seguir você poderá assistir, ano a ano, aos trechos desses especiais.
1974
No ar, Roberto Carlos especial.
Na estréia do programa, um dos destaques foi o ator Paulo Gracindo declamando Não quero ver você triste, com Roberto Carlos ao violão, ao fundo. Na lista de sucessos, um repertório que incluía Se você pensa, As curvas da estrada de Santos, Amada amante, Como vai você" e Proposta.
1975
No especial, Roberto Carlos, Wanderléia e Erasmo Carlos recordaram os tempos da Jovem Guarda e cantaram Pare o casamento, Lobo mau e Negro gato. Caetano Veloso cantou Qualquer coisa e Como dois e dois, em parceria com Roberto Carlos. No especial, também foram apresentadas as canções Detalhes, 120, 150, 200 km por hora e É preciso saber viver.
1976
Ao som da flauta de Altamiro Carrilho, Roberto Carlos cantou Calhambeque. Nesse ano, o especial reuniu cantores como Carlos Galhardo, Linda Batista, Moreira da Silva, Isaurinha Garcia e Orlando Silva. Ao lado deles, Roberto Carlos fez pout-pourri de sambas e canções antigas como Madalena, Nega maluca, Fascinação, Conversa de botequim, Na subida do morro, Mensagem e Deusa da minha rua. Entre os sucessos do cantor, foram lembrados Detalhes, Olha e Proposta.

1977
Roberto Carlos relembrou momentos inesquecíveis de jogos da seleção brasileira. O cantor visitou Argentina e Peru. Em Buenos Aires, mostrou o tango de Carlos Gardel e interpretou El dia que me quieras, do compositor. Também nesse ano, Roberto Carlos e Pelé tocaram juntos violão e cantaram O mundo é uma bola, de autoria do jogador. No repertório, uma lista de sucessos como Nas curvas da estrada de Santos, Amada amante e Como vai você".
1978
No ano internacional da criança, Roberto Carlos comandou o especial Um milhão de amigos, no qual leu trechos da declaração dos direitos universais da criança e do adolescente e destacou os problemas da infância no Brasil. Em um dos momentos marcantes do especial, Roberto Carlos fez dupla com Wanderléa na música Ternura. O programa também teve a participação de Tom Jobim, ao piano, cantando um novo trecho de Lígia.
1979
Para comemorar os 15 anos da TV Globo, Roberto Carlos brincou com artistas e personagens dos principais programas da emissora. Os Trapalhões, Doutor Sardinha (Jô Soares) e Salomé (Chico Anysio) fizeram participações no especial. Roberto Carlos cantou, entre outros sucessos, Cavalgada, Seu corpo, Outra vez e O portão.

1980
No especial desse ano, foi apresentado o clipe com a música A guerra dos meninos, gravado na sede das Nações Unidas em Nova York. No repertório do show, Roberto Carlos cantou Ave Maria, do compositor austríaco Franz Schubert, Café da manhã, Lady Laura, sucessos de sua autoria.

1981
O especial fez uma homenagem ao poeta Vinicius de Moraes. Juntos, Roberto Carlos, Maria Bethânia e Tom Jobim cantaram Eu sei que vou te amar. Entre os sucessos do cantor foram apresentados Negro gato, Emoções, A guerra dos meninos, Eu preciso de você e Ele está para chegar. O programa exibiu também cenas do show do cantor nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, que contou com a participação de Cauby Peixoto nas músicas Amante à moda antiga, Conceição e A deusa da minha rua.

1982
O especial desse ano foi uma homenagem a Charles Chaplin. Roberto Carlos cantou Emoções fantasiado de Carlitos. O programa teve também a participação de Maria Bethânia, que cantou Luzes da ribalta. Joana, Jane Duboc e Zizi Possi interpretaram grandes sucessos de Roberto Carlos. No repertório do especial, o cantor recordou A guerra dos meninos, Ele está pra chegar, Seu corpo e Além do horizonte.
1983
O especial exibiu imagens do show de Roberto Carlos no estádio do Ibirapuera, em São Paulo. O programa teve a participação de Gal Costa, que fez um dueto com o cantor na música Olha. No repertório, uma lista de sucessos como Amor é a moda, Não quero ver você triste, Côncavo e convexo, Cama e mesa, entre outros.

1984
Nesse ano, Roberto Carlos especial foi gravado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Entre as atrações, o conjunto Blitz cantou os sucessos da Jovem Guarda: Essa garota é papo firme, Lobo mau, Eu te darei o céu, Parei na contramão e Splish, splash. Em seguida, ao lado de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, o conunto relembrou Festa de arromba. Foram também lembrados os sucessos Sentado à beira do caminho, Cama e mesa, Outra vez, entre outros.
1985
Milton Nascimento e Roberto Carlos cantaram Coração de estudante. Os dois também apresentaram juntos a música Canção da América, acompanhados por Wagner Tiso ao piano. Outro dueto marcante aconteceu na música Pede a ela, quando Roberto Carlos cantou com Tim Maia. Em um momento descontraído, o Rei acompanhou o grupo Ultraje a Rigor na divertida Ciúme. Também não faltaram no repertório sucessos como Emoções, Olha e Verde e amarelo.

1986
O especial desse ano foi uma homenagem aos artistas do circo. No programa, Gal Costa cantou com Roberto Carlos Aquarela brasileira, de Ary Barroso. Os sambistas Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra e o grupo Fundo de Quintal cantaram Pagode do Rei. As atrizes Patrícia Pillar e Glória Pires declamaram textos de Rubem Braga e Artur da Távola. Na lista de sucessos, as canções Outra vez, Emoções e A guerra dos meninos.
1987
Na abertura do especial, Roberto Carlos relembrou momentos da carreira e sucessos como Detalhes, Proposta e Emoções. Também no repertório estavam: Eu sou terrível, Amante à moda antiga, Seu corpo, Falando sério, Eu e ela, Seus botões, Côncavo e convexo. Fafá de Belém cantou com Roberto Carlos Como vai você".

1988
O piloto Ayrton Senna foi um dos convidados especiais do programa. A modelo Luiza Brunet participou no clipe Se diverte e já não pensa em mim e a atriz Isabela Garcia na música Se você disser que não me ama. Roberto Carlos e a cantora Rosana cantaram um pout-pourri de Olha, Você em minha vida, Outra vez, Um jeito estúpido de te amar e Proposta. Um dos momentos mais marcantes foi quando Roberto Carlos cantou Cavalgada acompanhado da orquestra regida por Eduardo Lages.
1989
Nesse ano, o especial foi dedicado à Amazônia. Roberto Carlos cantou as músicas Outra vez, Só você não sabe, Emoções, Sentado à beira do caminho, Nem às paredes confesso. O cantor apresentou também um trecho da missa realizada pelo então cardeal-arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, D. Eugênio Sales, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. No final, fechou o especial com Noite feliz.

1990
No especial Verde é vida, Roberto Carlos voltou a mostrar sua preocupação com a preservação do meio ambiente. No programa, que teve a participação de vários artistas da TV Globo, foi apresentado um clipe sobre a defesa de animais brasileiros em risco de extinção, produzido pela equipe do programa Globo Ecologia. No repertório do show, músicas como Verde é vida, Ciúme de você, Amazônia, Quero paz e Além do horizonte.
1991
O especial desse ano, chamado Viva a luz, teve a participação da equipe de jornalismo e de vários artistas do elenco da TV Globo. Ao longo do programa, repórteres e comentaristas destacavam temas relacionados à infância, como a importância do teste do pezinho nos recém-nascidos e a violência contra menores. Em um dos momentos marcantes, o ator Mário Lago cantou com Roberto Carlos Atire a primeira pedra e Ai, que saudades da Amélia. Entre os sucessos do cantor foram lembrados Café da manhã, Emoções e Outra vez.
1992
Com o especial Amigo, Roberto Carlos prestou uma homenagem póstuma ao diretor Augusto César Vannucci, responsável pelo programa em vários anos. Caetano Veloso cantou Debaixo dos caracóis dos seus cabelos e, junto com Roberto Carlos, Alegria, alegria. Foram lembrados também sucessos seus como Luz divina, Eu quero apenas e Outra vez.
1993
Gravado no Teatro Municipal de São Paulo, o especial daquele ano reuniu o trio máximo da Jovem Guarda – Roberto, Erasmo e Wanderléa – em um pout-pourri formado pelos sucessos Festa de arromba, Pare o casamento, Minha fama de mau, Parei na contramão, Prova de fogo e Calhambeque. O especial também contou com a participação especial da atriz Regina Casé, que representou uma fã. Roberto Carlos e Chico Buarque fizeram uma parceria inédita na música O que será.
1994
Roberto Carlos cantou A montanha, Luz Divina, Ele está pra chegar e Nossa Senhora. Em seguida, diversos artistas apresentaram versões de sucessos do Rei: Cássia Eller, Parei na contramão; Roberto Frejat, Quando; Samuel Rosa, do grupo Skank, É proibido fumar; e a dupla Zezé Di Camargo e Luciano, Sentado à beira do caminho. Roberto Carlos fez, ainda, um dueto com Fábio Júnior na música Esqueça.
1995
O programa exibiu uma coletânea de imagens antigas dos shows de final de ano de Roberto Carlos na TV Globo. Também foram exibidas cenas do filme Diamante cor de rosa, com a participação de Erasmo Carlos e Wanderléa. Na parte musical, Roberto Carlos recordou sucessos como Proposta, Caminhoneiro e Luz Divina. Também cantou com Ângela Maria a música Desabafo e, com Daniela Mercury, Como é grande o meu amor por você.
1996
Os cantores Almir Sater, Sérgio Reis, Martinho da Vila e Roberta Miranda foram os convidados do especial nesse ano. Em um momento emocionante, Roberto Carlos cantou com Erasmo a música Amigo. No repertório, também estavam os sucessos Como vai você", Como é grande meu o amor por você e Emoções.
1997
O especial desse ano começou com os sucessos Emoções e Como é grande o meu amor por você. O programa mostrou Roberto Carlos, ao lado de Gal Costa, lembrando o sucesso Sua estupidez. Depois, com o grupo paulista Titãs, ele cantou Pra dizer adeus. Em outra participação especial, Alexandre Pires se emocionou ao cantar em dueto com o Rei a música Amigo. No final do programa, ao som de Jesus Cristo, foi apresentado um clipe com imagens do Cristo Redentor e da missa do Papa João Paulo II no Aterro do Flamengo.
1998
No especial de 1998, os parceiros Roberto e Erasmo conversaram sobre as letras de suas músicas. Artistas do elenco da TV Globo, como Paulo Goulart, Tony Ramos, Nicette Bruno, Eva Wilma e Glória Menezes gravaram depoimentos sobre o cantor. Nesse ano, o repertório incluiu músicas como Cavalgada, Como vai você", Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, Como é grande o meu amor por você, Emoções e Jesus Cristo.
2000
Roberto Carlos fez uma homenagem a sua mulher, Maria Rita, com a música Amor sem limites. Como nos anos anteriores, vários artistas da emissora figuraram na platéia do show. No palco, o Rei lembrou sucessos como Jovens tardes de domingo, Nas curvas das estradas de Santos, Caminhoneiro, Por isso corro demais, Parei na contramão, Calhambeque e Nossa Senhora.
2001
No primeiro especial do século XXI, Roberto Carlos recordou É proibido fumar, com a participação dos músicos Tony Belloto, Samuel Rosa e Milton Guedes. Naquele ano, o Rei falou sobre as músicas de amor que fez e prestou uma homenagem à Maria Rita. Ao violão, fez a platéia se emocionar ao som de Detalhes.

2002
No especial de 2002, a repórter Glória Maria entrevistou Roberto Carlos, que falou sobre músicas novas e antigas, sobre a mania de vestir azul, sobre sua rotina e sua intimidade. No especial, Roberto Carlos cantou É preciso saber viver, Proposta, Eu te amo, eu te amo, eu te amo e Detalhes. Na música Como é grande o meu amor por você foram exibidas imagens do show de Roberto Carlos no Aterro do Flamengo, gravado no dia 17 de novembro.
2003
Zeca Pagodinho e Erasmo Carlos foram os convidados especiais de Roberto Carlos no especial. O cantor recordou sucessos como Emoções, Amor perfeito, Pra sempre, Força estranha, Como é grande o meu amor por você e Além do horizonte.


2004
No especial, Roberto Carlos recordou Caminhoneiro e contou com a participação dos atores Antonio Fagundes e Stênio Garcia, que protagonizavam o seriado Carga pesada da TV Globo. Em seguida, numa parceria com Ivete Sangalo, cantou a música Se eu não te amasse tanto assim, de Paulo Sergio Valle e Herbert Vianna.
2005
O especial desse ano teve a participação do grupo Jota Quest, de Claudia Leite, então vocalista do grupo Babado Novo, e da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. Roberto Carlos cantou Detalhes, Pra sempre, É preciso saber viver, Emoções e Café da manhã. No final, fez uma declaração de amor à esposa Maria Rita.
2006
Roberto Carlos cantou com Marisa Monte Amor, I love you e Eu te amo, eu te amo, eu te amo. Com Jorge Benjor, fez dueto na música Que maravilha. Em um momento de descontração, a platéia ficou de pé e dançou quando Roberto Carlos apresentou Ela só pensa em beijar, ao lado de MC Leozinho. No especial daquele ano, o cantor voltou a incluir no repertório a música Negro gato, que não tocava há anos.
2007
No programa desse ano, Roberto Carlos fez um dueto com Alcione nas músicas Nêga, Falando sério, Solamente una vez e Estranha loucura. Ao lado de Gilberto Gil cantou Andar com fé e Eu sou terrível. Também foram lembrados os sucessos da Jovem Guarda: Eu estou apaixonado por você, Aquele beijo que te dei e Splish, Splash.
2008
O destaque do show deste ano foi a participação especial de Caetano Veloso. No programa, o jornalista Nelson Motta entrevistou Roberto Carlos e Caetano sobre a parceria no disco Roberto Carlos e Caetano Veloso e a música de Tom Jobim. Durante a entrevista, os dois brincaram e fizeram um dueto improvisado na música Tereza da praia de Billy Blanco e Tom Jobim. Um dos momentos especiais do show foi quando Roberto e Caetano cantaram Chega de Saudade de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Rita Lee, Zezé Di Camargo e Luciano e Neguinho da Beija-Flor também participaram do especial. Das canções de sucesso em parceria com Erasmo, Roberto Carlos recordou Emoções, É preciso saber viver e Além do horizonte.

CLIQUE AQUI para mais informações sobre Roberto Carlos especial