Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 29 de agosto de 2009

Cientistas estudam anfíbio 'monstro' para tratar regeneração de membros

Pesquisadores no México apostam que capacidade regenerativa do axolotle pode gerar técnicas que ajudem pessoas com membros amputados.

Foto

Capacidade regenerativa do axolotle intriga especialistas

Cientistas da Universidad Nacional Autónoma de Mexico (UNAM) estão estudando a capacidade regenerativa do axolotle - anfíbio com três pares de brânquias externas - para tentar aplicá-la à medicina.
O anfíbio, nativo de alguns canais do Lago Xochimilco, na Cidade do México, tem, segundo especialistas, uma das maiores capacidades regenerativas do planeta, podendo regenerar extremidades completas do corpo até pedaços de cérebro.

Essa capacidade chamou a atenção de cientistas de várias partes do mundo, que vêm estudando e modificando seu código genético para encontrar formas de ajudar pacientes que tiveram membros amputados ou sofrem de doenças degenerativas como Alzheimer.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos já doou mais de US$ 6 milhões a pesquisas sobre o anfíbio de 20 centímetros de comprimento, com a esperança de que algum dia seja desenvolvida uma tecnologia capaz de ajudar, por exemplo, veteranos de guerra.

"No México, estamos tentando identificar as moléculas que ajudam a regeneração, com o objetivo de extrapolar esta capacidade regenerativa aos humanos", disse o biólogo Jesús Chimal, pesquisador da UNAM.

"Nas experiências que estamos realizando, às vezes cortamos extremidades dos axolotles e tentamos detectar os fatores que reprimem a regeneração", diz ele.

Astecas

O anfíbio é um velho conhecido dos mexicanos e é chamado de "monstro aquático" por causa de sua aparência física, semelhante a de um girino gigante, com uma longa cauda e quatro patas.

Os astecas, que comiam axolotles e os usavam na cura de doenças, acreditavam que o animal era a reencarnação do deus do raio fulminante Xólotl, que teria se metamorfoseado para evitar que fosse sacrificado.
Apesar de estar em risco de extinção, o axolotle se reproduz com facilidade em laboratório, principalmente na Aleman

5 dicas para estimular a leitura em casa

Com a gripe suína e a recomendação de não freqüentar lugares lotados, o ideal é buscar alternativas caseiras para se divertir com as crianças. Confira nossas dicas

Shutterstock

Entreter as crianças muitas vezes não é uma tarefa fácil. E com a recomendação de evitar lugares lotados por causa da nova gripe, é preciso criatividade. Então, por que não aproveitar esse momento e estimular ainda mais a leitura? Confira 5 dicas para tornar esse momento bem divertido.

1.Leia para – e com – as crianças. Escolha os livros preferidos delas (e os que você mais gosta) ou então, procure ideias por temas. Pode ser uma seleção com contos apenas para meninas (ou para meninos), de dar medo, com animais, como a Cristiane Rogerio, editora de Educação e Cultura da CRESCER, faz todas as sexta-feiras no nosso blog Ler Pra Crescer.

2.Invente suas próprias histórias. Uma boa dica para estimular a criatividade é o jogo de cartões A Fantástica Fábrica de Histórias para Crianças (Ed. Matrix). Você pode pegar o primeiro cartão com o início e estimular as crianças a continuar.

3.A história que vocês inventaram também pode se transformar em um roteiro para teatro. Basta montar um palco improvisado, roupas diferentes e está pronto!

4.Outra ideia é inventar canções sobre o tema do livro ou recriar a história com desenhos.

5.Chame seu filho para arrumar o acervo de livros em casa. E aproveite a arrumação para descobrir aqueles que não eram lidos há tempos.

Carros cheios de estilo e para todos os gostos

CarroSuzuki

Não este não é mais um post sobre games e esta não é alguma nova versão do XBOX. É o painel de um carro conceito da Suzuki feito em 2006.

Suzuki

Encontrei este e outros carros tunados no blog The Toy Zone. Veja os outros interiores de carros:

CarroCarrocarro-cheio-de-coisas.jpgCarroCarroHonda CivicHonda CivicCarro Luis Vuittoncarro-retro.jpg

Tem carro arco íris, com cadeira giratória, cheio de pinduricalhos, que parece urso de pelúcia, da Hello Kitty, um Honda Civic, Luis Vuitton rosa para os fashionistas e um retrô para quem está na modinha. O primeiro Suzuki veio modificado da fábrica, os outros foram customizados de acordo com o gosto do dono.

Obra que mostra presidente Chávez como Chapolin é vetada na Colômbia

Instituição considerou obra uma "falta de respeito" ao líder.
Autor diz que proibição foi 'equivoco' que viu apenas 'lado político'.
Reprodução de site colombiano mostra obra do                 artista plástico Jorge Méndez que retrata Chávez como o                 personagem Chapolin Colorado  (Foto: Reprodução / bogota.vive.in)
Reprodução de site colombiano mostra obra do artista plástico Jorge Méndez que retrata Chávez como o personagem Chapolin Colorado

O Convênio Andrés Bello (CAB) proibiu a instalação, em Bogotá, da mostra em que um artista colombiano retrata o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, como o super-herói Chapolin Colorado, ao considerar que a obra é uma "falta de respeito" ao líder.

A obra do artista plástico Jorge Méndez era patrocinada pelo CAB, organismo de integração criado em 1970 que tem 12 países ibero-americanos como membros, e que depois acabou decidindo cancelar a exposição.

Os convites da mostra apresentavam Chávez vestido como Chapolin Colorado, personagem criado pelo humorista mexicano Roberto Gómez Bolaños na década de 1970.

Em entrevista a um site local, o artista disse que proibir a obra foi um equivoco, alegando que a exposição não foi totalmente vista.


Segundo ele, a direção do instituto cultural não prestou atenção em todos os elementos estilísticos da obra, e olharam apenas o lado político.

O artista explicou que a mostra "Halloween" era formada por várias instalações e um vídeo, em que convocava uma festa com diferentes personagens da vida política colombiana e internacional.

"A obra não se refere a Hugo Chávez, já que não é o protagonista na festa de Halloween. Todos estão disfarçados de seu personagem correspondente em uma metáfora de cada personagem com o imaginário cultural de cada um", contou Jorge Méndez.

Em um quadro de art pop da mostra, de Richard Hamilton, dançam os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez; do Equador, Rafael Correa; da Colômbia, Álvaro Uribe, e dos Estados Unidos, Barack Obama.

Chávez, como Chapolin Colorado, aparece ao lado de Correa, disfarçado de outro personagem da série "Chaves", Quico, enquanto Uribe entra em cena vestido de zelador e Obama, de Papai Noel.

O cantor americano Michael Jackson dança com todos eles vestido como um esqueleto.

Twitter vai incluir localização nas mensagens

A informação da latitude e da longitude dos autores das mensagens pode ajudar as pessoas a encontrar um bom serviço pela vizinhança e até saber como agir em caso de um terremoto
 Reprodução

Os tweets, como são chamadas as mensagens de 140 caracteres postadas no serviço de microblog, devem passar a conter informações sobre a localização de seu autor.

Segundo informações publicadas nesta sexta-feira (21) pelo jornal americano The New York Times, o Twitter está se preparando para lançar uma nova ferramenta que vai dizer a latitude e a longitude dos tweets, mesmo daqueles enviados do celular, por pessoas em trânsito. O usuário vai poder escolher entre exibir ou não essa informação e a empresa está prometendo descartar os dados em um curto período de tempo.

A expectativa é de que, além de procurar os tweets por assunto, por exemplo, as pessoas usem a localização dos autores como critério. Você poderia descobrir, por exemplo, o que o pessoal do seu bairro está dizendo sobre a coleta de lixo, ou qualquer outro assunto.

A nova ferramenta foi divulgada por um dos fundadores do Twitter no blog corporativo, o Biz Stone, que sugere que esse tipo de busca pode ser especialmente útil para quem está em um grande show ou até mesmo para quem está em uma cidade atingida por um terremoto.

A localização também pode ser atrativa para as empresas, sugere o jornal. Elas poderiam usar a informação para atingir consumidores que estão nas proximidades.

"Há provavelmente muitos casos de uso em que não pensamos ainda, e esta é a parte que faz isso ser tão excitante", diz o blog. A ferramenta deve estar disponível primeiro para desenvolvedores que criam aplicações para o Twitter para, depois, chegar ao usuário comum.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Engano no papel higiênico

Um em cada dez rolos vendidos tem metragem inferior à informada na embalagem, informa pesquisa do Ipem
 Reprodução
Fraude no papel higiênico
Instituto alerta: se o rolo estiver fofo demais, pode ser que haja menos papel do que o prometido na embalagem
Embora o consumidor tenha de se manter atento contra formas de fraude mais sofisticadas, continuam na praça as táticas de engano mais antigas do mundo. A operação De Olho no Rolo, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de São Paulo na segunda quinzena de agosto, revela que cerca de 10% dos rolos de papel higiênico contêm metragem menor que a informada na embalagem.

Foram analisados 71 lotes de papel, sendo 62 de uso domésticos e nove para empresas. Sete lotes foram reprovados: dois dos domésticos e cinco daqueles para empresas. Entre os lotes domésticos, que contêm normalmente 30 metros de papel, constatou-se falta de até 20 centímetros. Nos lotes para empresas, que contêm normalmente 300 metros de papel, houve falta superior a 98 metros - quase um terço da quantidade prometida na embalagem.

A operação analisou comprimento e largura do papel higiênico, e concluiu que o produto é um dos que mais apresentam irregularidades. Ele só perde para gás de cozinha e pescados congelados. Nesses dois itens, o Ipem passou a realizar pesquisas mensais.

O Instituto dá dicas simples para que o consumidor se proteja. No ato da compra, ele deve apalpar o rolo de papel ainda na embalagem e verificar a consistência do produto. Como a embalagem e o rolo de papelão central têm as medidas exatas para comportar 30 metros de papel, o conjunto deve apresentar consistência firme. Muita folga pode não ser sinal de papel fofo, e sim de irregularidade.

Carteira de motorista só aos 18 anos? Puro preciosismo…

Pois veja se você, motorista contumaz, é capaz de fazer o que fez esse garotinho de três, quatro aninhos.





Autoescola é para os velhos…

Artista mistura renascença e 3D nas ruas

3D

Essa imagem e as outras que você pode ver abaixo (clique em cima para ampliar) são do artista e arquiteto Kurt Wernner. Ele viaja o mundo impressionando pessoas com sua obra.

O artista mistura temas clássicos renascentistas com arte contemporânea, o resultado são anjos renascentistas pitados em 3D em calçadas do mundo inteiro. Para pintar nas ruas, ele desenvolveu uma técnica que cria a ilusão de estar em três dimensões, a mistura de cores e traços dá a impressão figuras saltam do chão e das paredes.

Se forem fotografadas do ângulo correto, podem geram imagens impressionantes como essas:

3D3D3D3D3d6.jpg3D3D3D3D3D3D

Recentemente, o grafiteiro brasileiro Eduardo Kobra fez pinturas em 3D no centro de São Paulo. Veja aqui.

Soldados da China fazem ensaio para drama musical

Peça 'O caminho para a recuperação' vai ser apresentada em outubro.
Ela fará parte da festa de 60 anos do Exército de Libertação Popular.
Foto: AP

Soldados da China ensaiam para o musical O caminho para a recuperação, que vai ser apresentado no aniversário de 60 anos do Exército de Libertação Popular, em outubro

Foto: AP

Militares chineses ensaiam para drama musical O caminho para a recuperação

Caneta eletrônica "rouba" a cor dos objetos

Caneta eletrônica "rouba" a cor dos objetos

e
 Divulgação
Caneta eletrônica: será o fim do lápis de cor?

A design coreana Jinsu Park criou uma caneta eletrônica que captura a cor em uma imagem e, automaticamente, usa como base para pintar um objeto ou escrever. O uso é semelhante à função conta-gotas do Photoshop.


Veja como funciona: o usuário de deve apontar a "caneta-pincel" para algum objeto, planta, fruta que tiver a cor desejada. Depois é só apertar um botão e a cor é digitalizada e mostrada no visor lateral.

Três cartuchos (vermelho, amarelo e azul) funcionam como carga da caneta e misturam os tons para chegar à cor escaneada.

O produto ainda é um protótipo e não há previsão sobre quando passará a ser comercializado.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Rolls-Royce lança série do luxuoso Phantom exclusiva ao mundo árabe

Phantom Bespoke Collection terá apenas seis unidades fabricadas.
Interior em acabamento em madeira.

Foto: Divulgação

Rolls-Royce Phantom Bespoke Collection

A Rolls-Royce, marca de luxo do grupo BMW, vai lançar ainda este mês uma série especial do seu modelo mais famoso, o Phantom, desenvolvida especialmente para o Golfo Pérsico. O Rolls-Royce Phantom Bespoke Collection terá apenas seis unidades produzidas para clientes exclusivos do mundo árabe. A empresa não divulgou quanto vai custar cada exemplar.

O Phantom Bespoke combina em seu exterior as cores branca com uma imitação em dourado. A parte interna tem revestimentos com acabamento em madeira.

Foto: Divulgação

Rolls-Royce Phantom Bespoke Collection

Conheça a fábrica de vacinas da nova gripe no Brasil

Em outubro, Brasil e Austrália serão os dois únicos países do Hemisfério Sul capazes de produzir a vacina contra a nova gripe. A fábrica brasileira, construída no Instituto Butantan, em São Paulo, depende apenas de uma autorização da Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas do grupo francês Sanofi-Aventis – responsável pela transferência de tecnologia – para começar a funcionar. A inspeção será realizada no fim do mês que vem. Os primeiros lotes do produto devem estar prontos em janeiro.

O projeto levou quatro anos para ficar pronto e começou a ser construído quando a gripe aviária, causada pelo vírus H5N1, era uma ameaça de pandemia (que felizmente não se concretizou). Além das 30 milhões de doses que serão produzidas no Butantan, outros 18 milhões serão importados ainda este ano. Deste total, 17 milhões serão processados no Brasil e 1 milhão de doses já chegarão prontas ao país.

Ainda é impossível dizer se a produção nacional será “suficiente”. O plano é imunizar prioritariamente profissionais da saúde, grávidas e pacientes imunodeprimidos. Mas não se sabe ainda, por exemplo, se vai ser preciso tomar uma ou duas doses da vacina – e isso, evidentemente, faz toda diferença. Se uma dose bastar, quase 16% da população brasileira, de 190 milhões de habitantes, estaria coberta. Somando a parte que será importada (18 milhões de vacinas) e assumindo, mais uma vez, que uma dose resolve, a parcela de brasileiros que seriam imunizados subiria para 25%.

Outro parâmetro útil para que se tenha ideia do que significam 30 milhões de doses: neste ano, de 25 de abril a 8 de maio, a campanha anual de vacinação contra a gripe comum aplicou 15,8 milhões de doses em idosos, segundo informações do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, disponível no site do Ministério da Saúde.

Cerca de R$ 100 milhões foram investidos na planta da fábrica, a maior parte desembolsada pelo governo paulista. “Dois terços vieram do governo estadual e o resto do governo federal”, diz o biólogo e presidente do instituto, Isaías Raw. A construção só foi possível graças ao convênio de transferência de tecnologia entre o Butantan e o laboratório francês que, segundo Raw, facilitou a compra da vacina contra a gripe sazonal enquanto a fábrica não estava pronta. “Nesse período, o governo federal economizou cerca de R$300 milhões”, afirma. "Em 2014 poderemos até mesmo já estar concorrendo no exterior."

Garrafa de licor custa mais de U$ 2 milhões

Edição limitada ficará exposta em teatro londrino. Joalheiro responsável pelo projeto quer entrar para o Guinness

Donald Edge
O joalheiro Donald Edge criou uma versão luxuosa da garrafa do licor francês Chambord – cujo design é um ícone entre os recipientes de bebidas alcoólicas (VEJA GALERIA DE FOTOS). Edge manteve o desenho original da embalagem francesa e a adornou com diamantes, pérolas e ouro. A customização feita pelo londrino resultou em uma garrafa que vale U$ 2 milhões (cerca de R$ 3,7 milhões).

Segundo a página do joalheiro na internet, a garrafa apresenta mais de mil diamantes com diferentes cortes, pérolas raras e muito ouro amarelo de 18 quilates. Com este trabalho, todo feito à mão, Edge pretende entrar para o Guinness Book (o livro dos recordes) e abocanhar com sua criação o título de garrafa mais valiosa do mundo.

O lançamento da garrafa está previsto para setembro, no último dia da semana de moda de Londres. Logo depois, o valioso recipiente será exposto no Theatre Royal Haymarket, onde ficará sob intensa vigilância.

“Dirty Dancing” ganhará remake

Dirty Dancing – Ritmo Quente - divulgaçãoDirty Dancing – Ritmo Quente, longa de 1987 que colocou em voga o ator Patrick Swayze (The Beast), será refilmado. Julia Dahl (Grande Menina, Pequena Mulher) foi contratada para escrever o novo roteiro. A história trazia um amor proibido entre um instrutor de dança (Swayze) e uma garota rica (Jennifer Grey). O filme venceu o Oscar de melhor canção original e marcou época com a música (I’ve Had) The Time of My Life.

Com o original, o estúdio Lionsgate gastou 6 milhões de dólares e teve o retorno de 214 milhões, uma das maiores bilheterias do gênero musical.

Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre a produção. E fica a dúvida no ar: quem viverá o sedutor Johnny Castle?

Por recorde, indianos fazem crepe de 10 metros de comprimento

A 'dosa', espécie de crepe indiano, foi feita por 16 cozinheiros.
Antigo recorde de 9,1 metros tinha sido estabelecido em 2006.
Foto: Sam Panthaky/AFP

Ator indiano Rajendra Prasad posa ao lado de uma ‘dosa' gigante, espécie de crepe indiano feito com farinha de arroz, de cerca de dez metros de comprimento, nesta quarta-feira, em Ahmedabad, na Índia.

Foto: Sam Panthaky/AFP

A ‘dosa’ foi feita por 16 cozinheiros e vai entrar para o Guinness, livro dos recordes, como a maior do mundo. O antigo recorde de 9,1 metros tinha sido estabelecido em fevereiro de 2006.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Empresas estão com dificuldade em encontrar trainees e vagas estão sobrando

Dificuldades de entendimento entre empresas e jovens querendo emprego criaram uma situação inusitada no mercado de trabalho. Sobram talentos, sobram vagas de trainees e falta mão de obra.

A conta não fecha. Uma multinacional do setor farmacêutico quer contratar 20 estudantes. Já recebeu cerca de dez mil currículos e mesmo com tanta gente na briga, ainda não encontrou ninguém.

O problema passa longe da falta de qualificação. "O ponto 'X' da questão é o comportamento. Então, eles são barrados pela questão comportamental. Carreira, remuneração, exposição internacional. Então, normalmente, eles vêm buscando por isso, só que eles não querem esperar o tempo para que essas coisas aconteçam", explica a gerente de recursos humanos, Mirella Costa.

De um lado, jovens que cresceram no mundo sem fronteiras da internet, cheio de possibilidades; e que são hiperativos e muitas vezes imediatistas. De outro, empresas que construíram durante anos uma estrutura hierárquica e de funcionamento.

Quem estuda o mercado de trabalho diz que o que está acontecendo hoje nas companhias pode ser definido por uma expressão muito usada dentro de casa: conflito de gerações.

O que antes era o emprego dos sonhos para os recém-formados, já não interessa tanto assim. Um levantamento com 180 grandes empresas mostra que 20% das vagas de trainee não são preenchidas.

"O que a empresa busca, às vezes, não está casando hoje com o perfil desse jovem. Como ele está acostumado a se comportar, a forma dele de se colocar no mundo é diferente do que a empresa busca", afirma o coordenador da pesquisa, Paulo Seixas.

A maioria dos estudantes (54%) acredita que o ingresso no mercado depende só de dinamismo e criatividade. A faculdade vem em segundo lugar (21%) e uma minoria considera relevante os cursos extracurriculares (17%).

Uma rede de supermercados deixou o programa de trainee mais atraente. Os jovens passam por todas as áreas da empresa, viajam para a França e, depois de efetivados, são acompanhados de perto.

"A gente precisa aumentar as chances de retenção desse jovem. Ele não pode achar que, ao ser posicionado no décimo primeiro mês, ele em um mês ele vira gerente. Não é assim", diz a diretora de recursos humanos, Cláudia Elisa Soares.

Três idiomas fluentes, graduação no exterior, cinco anos de experiência internacional. A trainee Marcela Magnativa Luciana é um retrato da nova geração de profissionais, mas ela foi convencida de que, o que precisa agora, é ter calma. "Essa velocidade na carreira, o título de gerência, o status de poder. Eu acho que o mais importante para o candidato é que encontre, na verdade, uma empresa que esteja alinhada com seus valores".

Mercedes Classe E Coupe: muita sem pressa

Substituto do CLK, o novo cupê mostra temperamento tranquilo
 Divulgação
Visual da versão Coupé d Classe E tem muito do sedã

Se o visual do Mercedes-Benz Classe E é um pouco conservador para você, então conheça a versão cupê. Ele substitui o CLK, que era feito com base no Classe C. Logo de cara fica claro que o novo modelo é mais confortável e menos esportivo que o antecessor. E aos poucos também fica fácil de perceber que a briga com o BMW Série 3 Coupé será um páreo duro. Observando o desenho da carroceria, o vinco na traseira lembra bem os cupês da Mercedes da década de 50. Além disso, em linhas gerais, o autor das linhas do carro também parece ter se inspirado nos modelos do final dos anos 60.

De qualquer forma, o desenho nada convencional do Classe E Coupé deixa sobrando bastante lata atrás das portas, como se você pudesse traçar os contornos das portas traseiras bem na frente das colunas, criando a segunda geração do sedã CLS. Mas, ao contrário do CLS, o Classe E Coupé não é caro. Custa menos que a versão sedã. Nos Estados Unidos, o E350 Coupé vale US$ 48.925, o que é US$ 550 a menos que o E350 Sedan. No caso do E500 Coupé, o preço sugerido é de US$ 55.225, ou US$ 1.650 menos que o E500 Sedan.

 Divulgação
Atrás das portas sobra mais espaço do que se costuma ver na grande maioria dos cupês

Um dos itens interessantes desse cupê é a capota panorâmica, uma extensão do para-brisa que ocupa toda a área da capota, mas a parte que fica aberta é compatível com a de um teto-solar convencional. Tem uma fina camada que protege contra os raios solares nocivos e mantém o interior bem arejado. Ainda numa comparação com o CLK, o Classe E Coupé é 1,25 centímetro mais baixo (graças à suspensão), 4,5 cm mais longo e o mesmo tanto mais largo. E ainda mais em conta que o CLK350 e o CLK500, passando a ter uma relação custo-benefício interessante pela maior quantidade de itens de série.Claro que isso se deve à maior quantidade de itens em comum entre as versões sedã e cupê do Classe E do que tinham os sedãs da Classe C com o extinto CLK.

No Classe E Coupé o volante de três raios substitui o de quatro do sedã. Outra diferença é que os bancos traseiros são individuais e contam com um generoso apoio de braço com porta-copos embutidos. Mas embora o espaço para as pernas dos passageiros pareça ser tão amplo quanto no sedã, a mesma pessoa que teve que abaixar o banco do motorista vai esbarrar a cabeça no teto quando sentada atrás. Apesar disso, o porta-malas é tão espaçoso quanto o do sedã.

 Divulgação
Estilo do Classe E Coupé ficou um pouco mais arrojdo que o do sedã

A suspensão ativa opcional no E350 Coupé torna os amortecedores mais firmes. E na versão topo de linha o sistema a ar aumenta a sensação de segurança e se comunica com o acelerador eletrônico e o câmbio automático. A versão V6 tem 268 cavalos e conta com rodas de aro 17”. No caso da E550 Coupe, o V8 tem 382 cavalos e as rodas são de aro 18”. Apenas a versão topo de linha pode ter defletores de ar laterais e para-choques envolventes, além de saídas de escape com formato de trapézio, no lugar dos ovais do modelo de seis cilindros.

Quando o assunto é segurança, o Classe E Coupé tem boa vantagem em relação ao CLK, com três air bags a mais, inclusive para os joelhos. Além disso, os encostos de cabeça são ativos, evitando o chamado efeito chicote. Bom também é que há uma série de dispositivos eletrônicos que controlam a estabilidade e até secam os discos de freio a partir de sensores instalados no para-brisa. Para completar, 75% da estrutura do carro é feita de aço de alta resistência, existe um sistema que dá orientações para estacionar e sistema de freio que detecta a iminência de impacto e aumenta a pressão tentar evita-la. Uau.

 Divulgação
No lugar do volante de quatro raios do sedã, o cupê vem com um de três: pitada de esportividade

Ok, mas como esse carro anda? No curto trecho que conseguimos dirigir o E550, sem muitas curvas pelo caminho, ficou claro que o carro tem mais vocação para o conforto, sem mostrar a mesma pegada esportiva do BMW Série 3 Coupé. Isso fica evidente mesmo ajustando a suspensão no modo “sport”. A direção, aleluia, tem assistência hidráulica, sem muita ajuda da eletrônica. É leve, rápida e precisa. Nesse cupê as portas vem sem coluna, o que gera um certo assobio em alta velocidade.Esse é o único incômodo em relação ao sedã. Talvez por causa desse jeito mais pacato (o que também é transmitido pelo estilo da carroceria) é que a Mercedes-Benz ainda não decidiu se o Classe E Coupé vai ter uma versão superesportiva AMG.

 Divulgação
Portas sem colunas acabam gerando assobio em alta velocidade

Empresas de arquitetura criam cidade flutuante

Batizada de Noah, a cidade usa energia renovável e é à prova de furacões

 Reprodução/

Três empresas de arquitetura desenvolveram um projeto de uma cidade flutuante para ser instalada à margem do rio Mississipi, em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

Batizada de NOAH (Habitat Arco Lógico de Nova Orleans, em português), a cidade está instalada dentro de uma estrutura de pirâmide com 360 metros de altura, que pode flutuar e é à prova de furacões.

A ideia dos arquitetos é fazer com a cidade fique livre de possíveis tormentas ou tempestades, como ocorreu na região com o furacão Katrina, em 2005.

A estrutura flutuante usará energia renovável (eólica, solar e hidrelétrica) para abastecer as cerca de 20.000 residências, 100.000 metros quadrados de área comercial, escola, hospital e até 3 cassinos. A cidade pode abrigar 40.000 pessoas e tem espaço de estacionamento para 8.000 carros.

Confira algumas fotos da cidade flutuante

Lá, a preocupação verde também está na pauta. A cidade tem painéis solares, turbinas eólicas, reciclagem de água doce e um sistema solar que utiliza as vidraças dos apartamentos.

O sistema é projetado para dissipar o vento e a força da gravidade com a ajuda de um conjunto de cabos de aço aplicados à construção.

Veja o projeto animado da cidade:




Tarantino lista seus filmes preferidos dos últimos 17 anos

Quentin Tarantino - foto/divulgaçãoQuentin Tarantino foi desafiado pelo canal Sky Movies a fazer uma lista dos seus 20 filmes preferidos desde 1992, que, não por um mero acaso, é o ano em que ele estreou com o elogiado Cães de Aluguel.

Entre os títulos escolhidos pelo diretor norte-americano, os destaques vão para produções orientais e as comédias. Ele não citou nenhum longa feito após 2006 e fez questão de afirmar que o seu favorito é Battle Royale, de Kinji Fukasaku.

Confira a seleção:

Battle Royale (2000)
Igual a Tudo na Vida (2003)
Audition (1999)
The Blade - A Lenda (1995)
Boogie Nights - Prazer Sem Limites (1997)
Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)
Dogville (2003)
Clube da Luta (1999)
Sexta-Feira em Apuros (1995)
O Hospedeiro (2006)
O Informante (1999)
Zona de Risco (2000)
Encontros e Desencontros (2003)
Matrix (1999)
Memórias de um Assassino (2003)
Todo Mundo Quase Morto (2004)
Velocidade Máxima (1994)
Supercop, a Fúria do Relâmpago (1992)
Team America: Detonando o Mundo (2004)
Corpo Fechado (2000)

Abaixo, Tarantino fala sobre suas escolhas:

E vocês, leitores, quais são os seus longas prediletos de 1992 para cá?

Conhece o mouse de dedo?

Desenvolvido pela empresa Quickgone, o mouse permite que o usuário digite enquanto usa o equipamento

 Divulgação
Mouse de dedo: multitarefas
A empresa Quickgone criou um mouse bem diferente dos tradicionais: o mouse de dedo. Preso no dedo indicador, o mouse pode ser operado pelo polegar. O aparelho possui dois botões e uma barra de rolagem (scroll).

De acordo com o fabricante, o equipamento permite que o usuário continue digitando, enquanto usa o mouse.

Para acionar o acessório, basta conectá-lo à porta USB do computador. Com sensor óptico, o mouse de dedo tem um cabo que mede 1,2 metro de comprimento e pesa 35 gramas. O equipamento é compatível com sistema operacional Windows e custa R$ 46.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Governo lança cartão virtual para pessoas alertarem parceiros sobre DSTs

Governo lança cartão virtual para pessoas alertarem parceiros sobre DSTs

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (18) a campanha "Muito prazer, sexo sem DST" para prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Entre as novidades está um site de cartões virtuais que permite que o usuário avise parceiros sexuais sobre possíveis DSTs.

No site www.aids.gov.br/muitoprazer, o internauta poderá enviar postais anônimos para contar ao parceiro sobre uma possível infeccção.“Em geral, as pessoas têm muita dificuldade de contar que estão infectadas. As novas tecnologias de comunicação ajudam a enfrentar essas doenças de forma direta e com o mínimo possível de exposição”, afirmou em nota Mariângela Simão, diretora do Departamento de DST e Aids do Ministério da Saúde.

Foto: Divulgação

Cartões virtuais permitem que internautas avisem parceiros sem constrangimento

Foto: Divulgação

Usuários podem se identificar, mas têm a opção de permanecerem anônimos.

De acordo com os dados do Ministério, cerca de 10 milhões de brasileiros já tiveram alguma doença sexualmente transmissível. A maioria é de homens, 6,6 milhões. As mulheres somam 3,7 milhões. Segundo as informações, 18% deles e 11,4% delas não procuraram atendimento médico -- o que aumenta em 18 vezes o risco de infecção pelo HIV, o vírus causador da Aids.

Conheça cinco maneiras de comer pão sem engordar

PÃO SÍRIO
1 unidade
(palma da mão aberta)
139 calorias e
0,7 g de gordura
Como não leva fermento e é fininho, passa a falsa ideia de que é mais leve. Mas que nada! O pão não cresce, é baixinho, e as calorias, por sua vez, ficam concentradas. A vantagem é não conter tanta gordura. Por outro lado, tem bastante farinha refinada, o que faz desse pão um alimento com alto índice glicêmico. Ou seja, eleva rapidamente os níveis de açúcar no sangue, seguido de uma queda brusca que desencadeia fome. A saída? Optar pela versão integral e, em vez de usar duas fatias, abra apenas uma ao meio para colocar o recheio, que pode conter peito de peru, atum, frango desfiado, lagarto com alface, tomate, rúcula, palmito, cenoura, beterraba e um toque especial de temperos naturais.

INTEGRAL
1 fatia de
25 gramas
53 calorias
0,7 g de gordura
Se precisar de um controle mais rígido das calorias, opte pela versão light, que também tem menos gordura. Um pão rico em grãos tem boa composição de fibras, que traz diversos benefícios à saúde: aumenta a saciedade, controla os níveis de açúcar e gordura no sangue e auxilia no funcionamento intestinal, prevenindo contra câncer de cólon e reto.

PÃO CASEIRO
1 fatia
(espessura de um dedo)
92 calorias e
2 g de gordura
Ok, ok, é difícil resistir ao pão quentinho saindo do forno. Para deixá-lo mais magro, troque a manteiga por creme vegetal. Na hora da compra, prefira os que levam farinha integral e sementes, como as de abóbora, gergelim e girassol - isso vai deixá-lo mais saudável, pois além de a farinha integral contribuir para uma maior sensação de saciedade, esses nutrientes são ricos em vitaminas e minerais.

FOCACCIA
1 unidade
(padrão de 65 g)
188 calorias e
6,3 g de gordura
Mesmo as mais simples, aquelas sem recheios de calabresa e queijo, vêm carregadas de calorias porque são feitas com muito óleo. Se juntar duas metades de pão você vai ingerir 376 calorias, sem contar o recheio. Um jeito magro (e bem gostoso) é usar apenas uma fatia de focaccia e espalhar pasta de atum ou ricota com ervas e tomate fresco, num recheio de 150 calorias. Dessa maneira, o total calórico vai ficar bem reduzido: 338.

CROUTONS
50 gramas
(1 xícara de chá)
203 calorias e
1,5 g de gordura
Verdade que eles deixam as saladas e sopas mais crocantes e saborosas, mas fique atenta ao tamanho das porções. Como são cortados em cubinhos, podem levar a um consumo maior, pois não passam a noção exata da quantidade. Sempre que possível, prefira a versão integral, que contém um pouco mais de fibras e também é mais saudável.

O fim de um mito
É bom trocar um pãozinho por cream cracker? Nem sempre. A Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) mostrou que um pão francês ou duas fatias de pão de forma são mais saudáveis do que cinco bolachas. É verdade que ele tem 150 calorias, contra 131, mas as bolachas têm quase quatro vezes mais gordura e menos fibra, o que faz com que a fome volte mais rápido. Algumas têm excesso de sal e até gordura trans. Constança Tatsch