Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Inaugurado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Unidade, sediada em Brasília, visa aproximar população do mercado de trabalho
http://www.redebahia.com.br/recursos/BancoImagens/%7B638698BE-A069-44CB-AF8C-61BA2D696DE4%7D_Tempo%20Quente_educacao.jpg

A inauguração da primeira das cem escolas técnicas previstas pelo Governo Federal para 2009 foi comemorada, ontem, pela deputada Teresa Leitão (PT). Foram investidos R$ 5,5 milhões na primeira unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em Planaltina, Brasília. No campus são oferecidos os cursos técnicos de nível médio em Agropecuária, Agroindústria e Guia de Turismo para 450 alunos. “Isso demonstra a prioridade dada ao ensino em nosso País”, disse a petista, destacando sua alegria com a notícia.

O primeiro instituto federal é um dos criados por lei, no ano passado, em todos os Estados do País, a fim de ampliar a aproximação com os trabalhadores e com a realidade econômica de cada região do Brasil. Para a deputada, essas características colocam os institutos federais no mesmo patamar das universidades federais.

“Com o modelo político-pedagógico inovador, os institutos nasceram conectados ao mercado de trabalho, focados no arranjo produtivo local de suas regiões. A lei que criou os institutos ainda determinou que metade das vagas seja destinada a cursos de nível médio integrado à educação profissional”, ressaltou Teresa. Além disso, 20% das vagas serão reservadas para cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia, áreas com déficit histórico de professores. Os outros 30% serão para cursos superiores de tecnologia.

Serão construídas 33 unidades no Nordeste, 28 no Sudeste, 16 no Sul, 12 no Norte e 11 no Centro-Oeste. Os institutos federais são fruto da expansão da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Até 2010, segundo o Ministério da Educação (MEC), 354 escolas técnicas estarão em funcionamento no País, totalizando o investimento de R$ 1,1 bilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário