Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Nasa lançará satélite para mapear emissões de CO2

A imagem artística mostra o satélite Orbiting Carbon Observatory (OCO) em órbita da Terra

O primeiro satélite projetado para mapear as concentrações de dióxido de carbono na atmosfera da Terra será lançado pela Nasa, agência espacial americana, nesta segunda-feira. O satélite poderá mapear em detalhe a localização de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera da Terra. O Observatório Orbital de Carbono (OCO) apontará locais na superfície do planeta onde o CO2 está sendo emitido e absorvido.

O trabalho esperado do OCO representa um enorme avanço no monitoramento das emissões de CO2, e vai ajudar os cientistas a identificarem como o gás se concentra ao redor do mundo, permitindo que tenham uma melhor dimensão de como isso afeta o clima na Terra.

O satélite será lançado da base aérea de Vandenberg, na Califórnia. Estima-se que, de todos os gases com efeito estufa emitidos desde a Revolução Industrial, no século 19, cerca de 40% permanece na atmosfera. Do restante, metade teria sido absorvido pelos oceanos, mas o resto ainda não foi contabilizado.

O CO2 emitido a partir de atividades humanas é tido como o responsável pelas mudanças climáticas, mas fatos importantes a respeito de sua movimentação pela atmosfera ainda não são totalmente compreendidos.

Para a Nasa, o novo satélite poderá ajudar na compreensão de alguns destes mistérios. "Esta é a primeira aeronave da Nasa dedicada a mapear o dióxido de carbono. O objetivo da missão OCO é conseguir medidas tão precisas que poderão ser usadas para procurar 'fontes' e 'bacias' de CO2 na superfície", disse o principal pesquisador do projeto David Crisp, que trabalha no laboratório de propulsão da Nasa.

O novo satélite vai detalhar a concentração de dióxido de carbono perto da superfície onde seu efeito de aquecimento é mais sentido.

Os mapas globais de concentração de CO2 feitos pelo OCO vão ajudar a equipe de pesquisadores a descobrir onde o gás está entrando na atmosfera e onde está sendo absorvido por plantas terrestres e pelos oceanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário