Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 12 de setembro de 2009

ESTREIA DO TBA NEWS

Veja em primeira mão o programa TBA NEWS com a novela Viver a Vida.

A REFORMULAÇÃO DO ESPECIAL TV BRASIL AUDIENCIA QUE PASSA A SER TBA NEWS, E NA ESTREIA UMA EDIÇÃO PRIMOROSA COM ENTREVISTAS EXCLUSIVAS DOS ATORES DE "VIVER A VIDA", ALÉM DAS COLUNAS QUE VOCE JÁ ACOMPANHAVA COMO MEMÓRIA NA TV QUE TRAZ A NOVELA "GABRIELA" , MICO DA SEMANA, RAPIDINHAS, CINEMA, AGENDA, ALÉM DA ESTREIA DA COLUNA ACONTECEU...

Em 6 estados, mais da metade das universidades tem desempenho fraco

No Acre, 6 das 9 instituições alçaram índices baixos em indicador do MEC.
RS tem o menor percentual do país de instituições com notas 1 e 2 no IGC.

O desempenho de mais da metade das instituições de ensino superior em seis estados é insatisfatório, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). A situação é mais crítica no Acre, onde seis das nove instituições, ou 66%, obtiveram nota 2 (de um total de 5) num indicador nacional que mede a qualidade dos cursos de graduação. As avaliações no Índice Geral de Cursos (IGC) abaixo de 3 são consideradas fracas.

Veja a lista completa com o IGC de todas as instituições (em ordem alfabética)


Em segundo lugar, aparece o Mato Grosso. Das 50 instituições no estado, 32 (64%) receberam nota 2. Sergipe vem em seguida, com 7 das suas 11 instituições avaliadas como fracas. O levantamento feito pelo G1 com base nos indicadores divulgados na segunda-feira (31) pelo MEC aponta que os 13 estados onde o ensino superior tem mais deficiências ficam nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

As condições econômicas e sociais nesses locais, que influenciam o nível de estudo e de esclarecimento da população, podem ser algumas das explicações, mas a secretária da Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari, ainda não arrisca apontar as causas dessas discrepâncias.


“O Inep está fazendo um estudo um pouco mais acurado sobre isso. Ainda não temos uma apreciação mais conclusiva neste sentido. São algumas hipóteses que estão sendo trabalhadas, mas prefiro esperar essa análise para ter uma opinião mais acabada.”


De qualquer maneira, ela afirma que as melhorias nos cursos serão cobradas de modo a “respeitar as peculiaridades regionais e as características de cada instituição”. “O IGC é um indicador que orienta tanto o MEC quanto a sociedade, acendendo uma luz amarela e alertando para o problema e o que deve melhorar”, explica.


Segundo a secretária, a política do MEC é a de adotar medidas que surtam efeito rápido para que a melhoria seja sentida logo.


“Cada instituição vai avaliar o que é necessário consertar. O que o MEC espera é uma mobilização das instituições, dos alunos, dos professores e dos pais dos alunos, para que o padrão da qualidade da educação melhore”, diz.


“O MEC precisa estar atento à qualidade da educação, que é um bem público. É como aplicar um remédio amargo para ver se resolve.”

UF Total de instituições Instituições com notas 1 ou 2 no IGC 2008 % UF Total de instituições Instituições com notas 1 ou 2 no IGC 2008 %
AC 9 6 66,6 PI 34 12 35,2
MT 50 32 64 TO 29 10 34,4
SE 11 7 63,6 RJ 115 34 29,5
DF 58 36 62 MA 26 7 26,9
RR 7 4 57,1 SP 488 131 26,8
MS 37 19 51,3 PR 158 40 25,3
AM 18 9 50 PB 28 7 25
RO 26 13 50 CE 43 10 23,2
GO 61 30 49,1 BA 119 25 21
AL 23 11 47,8 MG 275 52 18,9
AP 11 5 45,4 SC 76 9 11,8
PE 84 34 40,4 RN 21 2 9,5
PA 27 10 37 RS 88 5 5,6
ES 78 28 35,8 Total* 2000 588 29,4
* O MEC classificou por pontos 1.613 instituições, 387 não receberam nenhum conceito e uma não teve o conceito divulgado.

Megan Fox beija mulher em seu novo filme

Bela contracena com Amanda Seyfried em 'Jennifer's Body

A atriz Megan Fox - que já admitiu ser bissexual - beija sua colega de cena Amanda Seyfried, em seu novo filme, "Jennifer's Body". Megan já declarou que foi confortável filmar a cena. "Me sinto mais segura com meninas. Me senti mais confortável a beijando do que qualquer outra pessoa que já tive que beijar em cena", disse a atriz ao site MTV News. Já Amanda não achou tão fácil gravar a cena, diz Megan. "Eu acho que ela estava muito desconfortável. Eu não acho, eu tenho certeza. Ela estava rindo de nervoso".

Reprodução/Reprodução

Amanda Seyfried e Megan Fox

Reprodução/Reprodução

Close do beijo

Reprodução/Reprodução

Megan Fox seduz sua colega, vivida pela atriz Amanda Seyfried

Site simula o “Efeito Vanusa” nas músicas

Muito se falou do vídeo da cantora Vanusa “executando” o hino nacional, colocado aqui no blog no último domingo. Não há quem não se impressione com o verdadeiro free style da cantora, que viveu seu auge nas décadas de 70 e 80.

Sempre antenados com os virais que circulam na internet, os programadores foram logo criando o Vanusator. A ferramenta se vende pelo slogan “Suas músicas muito mais risonhas… e límpidas”, numa alusão à adaptação da letra do hino nacional brasileiro.

Para usar o Vanusator, basta copiar e colar uma letra conhecida. Em instantes, o internauta recebe o resultado aproximado de como ficaria a composição na voz de Vanusa. Testamos com a letra Meu Erro, do Paralamas do Sucesso. O resultado foi interessante.

Depois de ser mordido por um roedor radioativo…

Depois que a Disney anunciou a compra da Marvel não demorou muito para que surgissem de todos os lados especulações sobre o futuro dos personagens das empresas, lista que inclui nomes como Homem-Aranha, Capitão América e Wolverine no caso desta; e Mickey Mouse, Pato Donald e Pateta no caso daquela.

As movimentações empresariais já estão acontencendo. Nesta quarta-feira (2), a Sony abriu mão dos direitos sobre desenhos animados do Homem-Aranha. O diretor-executivo da Disney, Robert Iger, havia afirmado, na segunda-feira (31), que existia possibilidade de o estúdio Pixar (responsável por clássicos da animação 3D, como Toy Story, Procurando Nemo e Wall-E) produzir filmes com os personagens da Marvel.

Mas enquanto executivos discutem lucros e licenciamentos, internautas, jornalistas e cartunistas de todo o mundo criam suas próprias versões para o futuro da Disney-Marvel: um universo de combinações, em que personagens das duas empresas se fundem.

Steve Murray, colunista do jornal canadense National Post, imaginou como seria um memorando de “Bob” Iger, da Disney, para Dan Buclkey, editor da Marvel. “Estamos muito satisfeitos em comprar você e tudo que você já criou”, afirma o texto falso, antes de listar algumas ideias para o futuro dos personagens. (”Por favor, não entenda isso como ‘ordens’, mas como ’sugestões úteis’ que você tem que aceitar”, pede Bob para Dan):

As ideias: Pateta como um X-Men; Capitão América mudando seu nome para Capitão É-Um-Mundo-Pequeno-No-Fim-Das-Contas; Professor Xavier e sua escola para jovens superdotados estrelando um musical no melhor estilo High School Musical; personagens da Marvel andando por aí sem calças assim como o Pato Donald.

Misturas do Homem-Aranha com o Mickey, do Pateta com o Thor, e outros delírios criativos, já se tornaram abundantes na web e na imprensa. Confira alguns:

(Via Super Punch)

Personagem principal da série "Arnold" não era criança

Todos já devem pelo menos ter ouvido falar na nova série que esta passando no SBT, “Arnold“.
A série está fazendo bastante sucesso e marcando ótimos pontos no IBOPE.
Aqui no Brasil a série é conhecida apenas como Arnold mais também tem o nome de “Minha família é uma bagunça”.
Quem acompanha a série já deve ter percebido que Arnold e muito esperto e fala coisas como se fosse gente grande.

Arnold chama-se Gary Coleman e teve uma disfunção renal que impediu o seu crescimento, na série ele faz um papel de uma criança.
Com o lançamento da série Gary Coleman se tornou uma celebridade instantânea, da noite para o dia começou a fazer vários comerciais para televisão, além de ganhar seu próprio desenho animado chamado: The Gary Coleman Show, que chegou a ser exibido pela extinta TV Manchete.
Com o termino da série o pequeno astro deixou de ser “bonitinho” e começou a ser esquecido pelo público.
Fazendo apenas pequenas aparições em seriados, Gary começou a entrar em depressão e tentou suicídio por 2 vezes.
Suas últimas e pequenas aparições na TV foram no seriado “Um maluco no pedaço” e ” Eu, a Patroa e as Crianças”.
Recentemente Gary Coleman, concorreu ao Governo da Califórnia mais perdeu para ator Arnold Schwarzenegger, que por ironia tem o mesmo nome que tanto o consagrou no passado.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CAMINHO DAS ÍNDIAS MARCA 55 PONTOS DE MÉDIA EM CAPÍTULO FINAL

[caminhodasindias.png]
O capitulo final começou pontualmente às 21 horas. As cenas iniciais, que mostraram Lakshimi revelando a Opash que Shankar é seu pai, elevaram os índices de 42 para 50 pontos, em apenas 10 minutos. Feito merecido! A incomparável performance de Laura Cardoso, Lima Duarte e Toni Ramos merece tudo isso, e muito mais.

Na média geral, o fim da novela – exibido das 21h às 23h03 - marcou media de 54 pontos e pico de 59. Comparando com suas antecessoras, Caminho das Índias fez bonito, um sucesso que há muito não se via. O último capítulo de A Favorita, da Globo, exibido em 16 de janeiro marcou média de 50 pontos, com pico de 53. Já Duas Caras, terminou com média de 47 pontos e pico de 51.

Assim ficou o placar do Ibope:
Globo – 54 – 79 % de participação
Record – 4
SBT e Rede TV – 2
Band - 1

* Dados referentes a medição previa do Ibope. Cada ponto no Ibope equivale a cerca de 55,5 mil domicílios, na Grande São Paulo.

Desfechos

Inês (Maria Maia) se revela com potencial para ser uma futura empresaria de sucesso e substituir seu pai Ramiro (Humberto Martins) no comando das empresas Cadore.

A caminho do aeroporto, Tônia (Marjorie Estiano) desiste da pós-graduação para encarar os desafios da esquizofrenia e buscar a felicidade ao lado de Tarso (Bruno Gagliasso).

Melissinha Cadore (Christiane Torlone) finalmente deixou seu mundo de cremes e futilidades e teve uma atitude de mãe. Foi até a clínica do Dr. Castanho (Stênio Garcia), assistiu ao show do filho, cantou e terminou declarando seu amor pelo filho.

Surya (Cléo Pires) teve seu merecido castigo. Teve que aceitar uma filha, e não o filho que esperava para concretizar seu golpe da barriga.

Anusha (Karina Ferrari) foi ao juiz pedir para se divorciar. E conseguiu! Depois disso a garotinha prometeu esperar o tempo passar para casar com Hari (Cadu Paschoal), seu grande amor.

Gopal (André Gonçalves) teve uma atitude nobre: procurou Maya (Juliana Paes), doou um dinheiro para ajudá-la e se ofereceu para levar Niraj para o Brasil, onde ficaria com o pai.

Yvone (Letícia Sabatela) enrolou o carcereiro Miguel dizendo que queria sair apenas para abraçar sua mãe. Depois disso a psicopata fugiu da cadeia e caiu novamente no mundo.

Ilana (Ana Beatriz Nogueira) fez de tudo para livrar a cara de seu filho Zeca (Duda Nagle) no caso do atropelamento de Duda (Thania Kalil). Irada, ela termina a sociedade com Chiara (Vera Fischer). Zeca é condenado a 1 ano e seis meses de detenção pelo atropelamento. Mas conseguiu pagar sua pena com serviço comunitário na Fundação Viva Cazuza. Até que ele se deu bem!
Hilário! César (Antonio Calloni) acaba em maus lençóis. Um grupo de jovens entram na Justiça contra um banco de sêmen para descobrir quem são seus pais. César, que doou sêmen para faturar um troquinho acaba com uma multidão diante de sua casa, protestando e fazendo arruaça com cartazes com dizeres como "Paizão!". O advogado safado foge do prédio trancado no porta-malas do carro.

Duda (Thania Kalil) convence Lucas (Murilo Rosa) a desistir da viagem para a Índia procurar Raj (Rodrigo Lombardi)e contar sobre o seu filho, Toni.

Leinha (Julia Almeida) consegue emplacar seu trabalho como cineasta e recebe um convite para lançar seu filme sobre loucura no circuito comercial.

Radesh (Marcius Melhem) consegue

Raul (Alexandre Borges) devolve todo o dinheiro que lhe sobrou para Silvia (Deborah Bloch) usar na educação de Julinha (Vitória Frate). Ela não aceita e manda o ex-marido devolver diretamente para a filha. Raul termina sozinho, morando em uma pequena cidade do interior.
Opash (Toni Ramos) resgata seu neto Niraj das mãos de Gopal e leva o menino de volta para a sua casa. Todos festejam a volta do menino para a casa dos Ananda.

Surpreendente: Lakshimi sugere a Opash que perdoe Maya e a leve para completar a família.
Abelzinh (Anderson Müller) continuou sua saga de corno, tomando leitinho com canela e sonífero e deixando sua amada/safada Norminha (Dira Paes) aprontando as suas pelas redondezas.
Shanti (Carolina Oliveira) volta para casa acompanhada por Indra (Andre Arteche) e é perdoada. Os dois terminam juntos com as bênçãos de Opash.

Camila (Ísis Vallverde) e Ravi (Caio Blat) têm gêmeos, dois meninos! E Camila se transforma na queridinha da família Ananda. Merecido!

Maya é resgatada por Raj enquanto chora à beira do Ganges. Depois de receber o perdão do marido, os dois se reconciliam e terminam felizes para sempre!

Em uma cena emocionante, Raj volta para a casa com Maya ao seu lado. È recebido pela família com surpresa, muitas lagrimas, comemorações e felicidade. Opash teve sua família de volta. Uma cena emocionante!

O casamento de Tarso e Tônia mostrou Melissa aparentemente recuperada da futilidade. Uma festa na Estudantina comemorou a união com todo o elenco reunido e show de Maria Bethânia.
Silvia e Murilo (Cássio Ciocler) terminam felizes e esperando um filho.

Raj e Maya estavam presentes ao casamento de Bahuan (Marcio Garcia) e Shivani (Thaila Ayala) e desejaram felicidades aos noivos. Fim da rivalidade entre Raj e Bahuan.
Shankar se despede de Lakshimi à beira do Ganges, e Opash num momento de reconciliação e muito amor ao lado de seu verdadeiro pai.

“Lembre-se que o bem e o mal tem que estar sempre juntos para qu um homem possa escolher. E o campo de batalha onde se digladiam o bem e o mal é aqui, a mente humana”, diz Shankar ao filho, citando versos do Bhagavad-Gîtâ, a mais sagrada das escrituras da Índia.

Shankar parte para sua vida de renunciado com as bênçãos do filho. Ele morre para as tentações do mundo material e adota a vida de Sanyasi (monge renunciado).

E Opash entende a mensagem e afirma que os homens são humanos, antes de existirem as castas. Fim do preconceito e vitoria da justiça e da verdade na novela de Gloria Perez. Grande novela!

Ultima cena: Conforme prometido, Raj e Maya se beijando na intimidade de seu quarto. Fim.

VOCÊ GOSTOU DO FIM DA NOVELA? COMENTE

Chinês produz peras em formato de bebê

Gao Xianzhang é a grande atração do vilarejo de Hexia. O agricultor chinês está produzindo peras em formato de bebês! Para obter o resultado curioso, Gao usa formas especiais criadas por ele mesmo. Este ano, a colheita gerou mais de 10 mil peras-bebês.

"Eu percebi que as pessoas estavam vendendo melancias com outras formas por um bom preço, então pensei em fazer algo semelhante com as minhas peras", disse o chinês ao jornal "Diário do Povo", da província de Hebei, no Norte da China.

O agricultor vende cada pêra por cerca de 15 reais. Bom negócio, né?

Butantan começa a fazer vacina antigripe em outubro; conheça a fábrica por dentro

Instituto prevê que em 2014 poderá concorrer com estrangeiras.
Veja infográfico do G1 com o passo a passo da produção.

Em outubro, Brasil e Austrália serão os dois únicos países do Hemisfério Sul capazes de produzir a vacina contra a nova gripe. A fábrica brasileira, construída no Instituto Butantan, em São Paulo, depende apenas de uma autorização da Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas do grupo francês Sanofi-Aventis – responsável pela transferência de tecnologia – para começar a funcionar. A inspeção será realizada no fim do mês que vem. Os primeiros lotes do produto devem estar prontos em janeiro.


O projeto levou quatro anos para ficar pronto e começou a ser construído quando a gripe aviária, causada pelo vírus H5N1, era uma ameaça de pandemia (que felizmente não se concretizou). Além das 30 milhões de doses que serão produzidas no Butantan, outros 18 milhões serão importados ainda este ano. Deste total, 17 milhões serão processados no Brasil e 1 milhão de doses já chegarão prontas ao país.


Ainda é impossível dizer se a produção nacional será “suficiente”. O plano é imunizar prioritariamente profissionais da saúde, grávidas e pacientes imunodeprimidos. Mas não se sabe ainda, por exemplo, se vai ser preciso tomar uma ou duas doses da vacina – e isso, evidentemente, faz toda diferença. Se uma dose bastar, quase 16% da população brasileira, de 190 milhões de habitantes, estaria coberta. Somando a parte que será importada (18 milhões de vacinas) e assumindo, mais uma vez, que uma dose resolve, a parcela de brasileiros que seriam imunizados subiria para 25%.


Outro parâmetro útil para que se tenha ideia do que significam 30 milhões de doses: neste ano, de 25 de abril a 8 de maio, a campanha anual de vacinação contra a gripe comum aplicou 15,8 milhões de doses em idosos, segundo informações do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, disponível no site do Ministério da Saúde.

Na tarde desta quarta-feira (20) a revista "Science" publicou estudo de pesquisadores da Universidade Yale (EUA) que recomenda que crianças em idade escolar e jovens adultos sejam vacinados primeiro. Isso porque elas são as maiores responsáveis pela transmissão do vírus e seus pais servem como pontes de disseminação para o resto da população.

Cerca de R$ 100 milhões foram investidos na planta da fábrica, a maior parte desembolsada pelo governo paulista. “Dois terços vieram do governo estadual e o resto do governo federal”, diz o biólogo e presidente do instituto, Isaías Raw. A construção só foi possível graças ao convênio de transferência de tecnologia entre o Butantan e o laboratório francês que, segundo Raw, facilitou a compra da vacina contra a gripe sazonal enquanto a fábrica não estava pronta. “Nesse período, o governo federal economizou cerca de R$300 milhões”, afirma. "Em 2014 poderemos até mesmo já estar concorrendo no exterior."

Aspas

  • Depois que anunciamos que íamos construir, recebemos muitas propostas internacionais de parceria. Não é errado, é um jogo do capitalismo"

Intercâmbio
Os quatro anos que se passaram até o início de atividades da fábrica de vacinas foram predominantemente gastos em licitações para compra de equipamentos e na edificação propriamente dita das instalações. Segundo Cosue Miyaki, bióloga responsável pela produção da vacina contra a influenza A (H1N1), a planta é similar à da Sanofi Pasteur. São três pisos, que totalizam cerca de 10 mil metros quadrados.

A produção em si ocorre exclusivamente no térreo. Subsolo e mezanino abrigam serviços de suporte técnico, como controle do ar condicionado e manutenção elétrica. A ideia, sempre, é evitar que profissionais das áreas auxiliares circulem pelas instalações de produção.

Cosue visitou a unidade da Sanofi que serviu de referência, nos arredores de Paris, em 2005 e 2006. Dois outros técnicos também fizeram intercâmbio – tudo isso na etapa de planejamento da fábrica brasileira. Antes disso, a primeira fase do acordo de transferência de tecnologia, que capacitou o Butantan a fazer formulação e envase de vacinas importadas, já havia envolvido o envio de brasileiros à França.

Mercado

Para Raw, “ser independente significa muito”. No entanto, a independência não vem de graça. “Essa fábrica só está pronta hoje porque foi uma decisão do instituto há quatro anos”, diz. “Cerca de seis empresas dominam esse mercado e, para elas, o Brasil ser independente é quase obsceno.”

Ele avalia que a construção de outra fábrica na região da América do Sul hoje é quase impossível. No caso do Butantan, o processo só se tornou viável porque o acordo com o laboratório francês é antigo e firmado desde quando ele ainda se chamava Instituto Pasteur. “Depois que anunciamos que íamos construir, recebemos muitas propostas internacionais de parceria. Não é errado, é um jogo do capitalismo, mas nosso objetivo é atender as necessidades do País”, afirma Raw. “Não somos como um laboratório comercial, precisamos ter responsabilidade social.”

A fábrica do Butantan poderá funcionar durante praticamente o ano inteiro. Quando não estiver produzindo a vacina para a nova gripe, pode intercalar com a produção do imunizante contra a influenza sazonal. Hoje, cerca de 70% da fabricação dessa vacina se concentra nos Estados Unidos e na Europa.

Produção
A produção tem data para começar. Assim que receber o aval do laboratório francês, as primeiras cepas do vírus A (H1N1) podem ser inoculadas nos primeiros ovos. É dessa forma que o imunizante será produzido, com a utilização de ovos fecundados de galinha.

Uma granja selecionada pelo Butantan é a responsável pelo fornecimento dos ovos fecundados. “A produção da granja precisa atender a parâmetros rígidos, estabelecidos pelo instituto, como não utilizar antibióticos na alimentação das galinhas”, explica Cosue.

Uma vez inoculado, o vírus se replica dentro do ovo a cada vez que penetra no embrião. No líquido alantoico, resultado da excreção do embrião, o vírus pode continuar seu ciclo.

Para cada 100 mil ovos que chegam à fábrica, cerca de 800 litros de líquido alantoico, contendo milhões de vírus replicados, serão colhidos. No final do processo, após sucessivas filtragens, a quebra do vírus em milhares de pequenas partes nanométricas e sua inativação, restam pouco mais de 500 litros da vacina.


Ainda não se sabe se uma única dose da vacina para a nova gripe será suficiente para imunização

Segundo Cosue, ainda não é possível saber se uma única dose da vacina para a nova gripe será suficiente para a imunização de uma pessoa. “Para a gripe sazonal é assim, para a nova gripe ainda é cedo para afirmar”, explica.

Por estarem mais expostos ao vírus A (H1N1), os profissionais de saúde serão os primeiros a serem vacinados. Além deles, grávidas e pacientes imunodeprimidos devem ser imunizados com prioridade.

Segundo o infectologista Caio Rosenthal, do Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo, as gestantes não devem ter qualquer tipo de receio em aderir à vacinação. “A grande falha dos obstetras é não estimular a vacinação das grávidas, pois existe a recomendação para que elas sejam imunizadas a qualquer tempo, do primeiro ao último dia da gestação”, afirma.

Carro solar alemão vai percorrer 3.000 km

Veículo desenvolvido em universidade testa energia alternativa.
Corrida vai reunir modelos solares na Austrália.
Foto: Voker Hartmann/AFP

Veículo vai participar de corrida na Austrália

Um grupo de 30 estudantes do curso de ciências apliacadas da Universidade de Bochum, na Alemanha, apresentaram nesta quarta-feira (2) o carro BOCruiser, movido a energia solar. O veículo vai participar de uma competição internacional de carros solares no final do mês na Austrália. Serão mais de 3.000 mk de percurso entre as cidades de Darwin e Adelaide.


coordenador do projeto, professor Friedbert Pautzke, disse que o objetivo não é vencer a corrida na Austrália. "O BOcruiser é parte da nossa série de carros movidos a energia solar e pode ser o próximo passo para um veículo de uso diário”, destacou.

Foto: Voker Hartmann/AFP

BOCruiser foi projetado por 30 estudantes de engenharia

Foto: Voker Hartmann/AFP

Carro solar foi apresentado nesta terça-feira (2) em Bochum

Entenda como é feita a extração do petróleo do pré-sal

A camada do pré-sal fica a cerca de 300 km da costa brasileira.
Uma broca penetra cerca de 5.000 a 7.000 metros abaixo do nível do mar.

Teste vocacional auxilia na escolha profissional

Todo ano 800 mil alunos desistem da universidade. A segunda reportagem da série especial sobre vestibular mostrar alguns caminhos para o jovem acertar na escolha.

Todo ano 800 mil alunos desistem da universidade. Vamos mostrar alguns caminhos para o jovem acertar na escolha.

André chegou a passar no vestibular para agronomia, mas foi no primeiro emprego que descobriu a vocação. Este ano ele vai fazer vestibular para relações públicas.

“Aqui que eu percebi que eu tinha facilidade para falar, para manter contato, relacionar com as pessoas”, diz André Dias Nogueira Bueno, analista de recursos humanos.

André poderia ter evitado a mudança e o estresse que ela gerou se tivesse seguido um conselho simples: “Conhecer o perfil dele pra ver se o perfil dele adequa com o perfil daquele profissional e conhecer as profissões, que eu acho que é o básico. Ele tem que conhecer”, comenta Simone Maria Machado da Silveira, psicóloga escolar.

Pesquisar nas páginas das universidades na internet é outro conselho dos orientadores. “Que disciplinas eles vão estudar, até para poder fazer esse mapeamento: tem muita coisa que eu não gosto?”, diz Marisa Tavares, orientadora vocacional.

A maioria das escolas particulares e algumas públicas oferecem esta orientação. “Você acaba descobrindo pra que você é mais voltado, do que você gosta mais. Qual área te interessa mais”, diz Laís Moisés Salim Kilson, 17 anos.

Os testes também mostram as carreiras que estão em expansão, exigências e como está o mercado de trabalho de cada profissão.

“Eu tava com uma dúvida muita grande entre Direito e Medicina. Consegui decidir, Direito”, diz Artur Bacha, 17 anos.

Walter espera encontrar o caminho na orientação profissional que é feita de graça pela universidade onde ele vai prestar vestibular. Muitas instituições oferecem o serviço
Tudo começa com uma conversa com a psicóloga.

“Você diria que tem clareza sobre as coisas que gosta?”, pergunta a psicóloga.

“Clareza sim, agora a dificuldade mesmo é decidir o que eu gosto mais e o que eu gosto menos”, responde.

“Parece que é uma incompetência pessoal e não é. É um momento de angustia pra grande parte dos jovens, no entanto alguns lidam com a angustia fazendo uma escolha pouco refletida e pronto”, afirma a psicóloga.

Uma opção que pode ajudar na escolha profissional é participar dos programas de visita oferecidos por algumas universidades para conhecer melhor os cursos.

No laboratório ficou mais fácil entender como funciona um consultório de dentista.
“O curso de odontologia são nove períodos. Depois da graduação, você vai completar a sua vida profissional com cursos de aperfeiçoamento, especialização”, comenta Margareth Teixeira Frenandes, dentista – PUC Minas.

“Não tinha nenhuma idéia de como que fosse a escola de odontologia. Todo mundo passa por dentistas e tal e não imagina o trabalho que tem”, diz Luisa Itabaiana, 16 anos.

Visitar empresas também pode ajudar o candidato a escolher uma carreira. É uma oportunidade de conhecer o dia a dia dos profissionais. Uma turma veio descobrir como é o trabalho de quem optou pela mineração.

“Com relação a salário. Pode variar de R$ 2 a R$ 12 mil, mas como eu disse quanto mais especializado maior o seu retorno financeiro”, diz uma representante.
“Normalmente você vai trabalhar isolado numa floresta num deserto numa região gélida. Você vai ter que subir em equipamentos em grandes alturas se você tem vertigem você pode passar mal. Numa mina subterrânea e tiver claustrofobia, você vai passar mal”, diz outro.

Mesmo amando a natureza a engenharia de mineração saiu definitivamente da lista de Bárbara. “Muito pesado. Meu negócio não é nada disto. Quero pro mar cuidar dos peixes das tartarugas”, diz ela.

Para Otávio a certeza. A onda dele é mesmo esta. “Fiquei mais interessado agora . Que eu não conhecia direito. Mineração é a minha praia”, diz Ótavio Augusto de Souza, estudante.

Clique nos links abaixo e faça testes vocionais online sugeridos pela orientadora vocacional.

http://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm

http://www.ikwa.com.br/vocational_test/professional

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DISNEY REUNE SUA PRINCIPAIS ESTRELAS TEENS PARA CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO AO MEIO AMBIENTE.

O canal Disney Planet fez um clipe em promoção a causa ambiental, nele estrelas como os Jonas Brothers e Miley Cyrus entre outras cantam uma bela e tocante música. Existe também um video propaganda que inclue mais artistas da Disney "UNIDOS PELA MUDANÇA". Abaixo seguem os dois videos, o clipe está legendado.

POR GABI BORGES:
A nova campanha da Disney Friends For A Change reúne as principais estrelas teens do canal para falar do “Projeto Verde”.
É a 1º campanha voltada para o meio-ambiente e a Disney decidiu direcioná-la a seu público adolescente. No comercial, os atores fazem uma “troca” no elenco de seus seriados, se misturando entre si para dar dicas de simples gestos que ajudam na preservação, como: desligar aparelhos da tomada, encurtar em 2min o tempo do banho e reciclagem.

Ainda há um vídeo super produzido com Miley Cyrus, Jonas Brothers, Demi Lovato, Selena Gomez cantando juntos a música tema feita para a campanha.
Os 6 astros teens são talentosos e juntos formam uma bela harmonia tanto visual quanto sonora.
Além de que “Send it on” é uma música muito boa e eficaz na mensagem que quer passar.

Futebol moleque

Irreverente e despojado, Tiago Leifert dá um peteleco na tradição e muda a cobertura dos esportes na TV

Daniela Toviansky
SEM FOLGA De terça a domingo, Leifert dedica suas noites ao futebol. “Traballho todo dia. É um prazer”
Em janeiro, quando Tiago Leifert passou a comandar a edição paulista do Globo Esporte, sabia que iria cutucar uma tradição de mais de 30 anos. Ao contrário dos que passaram por ali, o atual editor-chefe e apresentador aparece no ar de jeans, camisa polo e tênis. Faz piadas, não lê os textos no teleprompter e fala com o telespectador como se estivesse com um amigo. A ousadia deu certo e, aos 29 anos, o paulistano virou “o menininho do Globo Esporte”, como ele mesmo diz.

“Nos primeiros dias, as pessoas mandavam e-mails perguntando quem era o moleque. Muitos elogiavam o conteúdo e criticavam o apresentador. Mal sabiam que eu era responsável também pelo conteúdo”, diverte-se. Leifert diz que fica ligado “24 horas”. Às 7h da manhã, chega ao prédio da TV Globo, onde passa o dia. De terça a domingo, suas noites são dedicadas às rodadas de futebol. “Assisto em casa e já vou anotando o tempo dos lances mais interessantes. Trabalho todos os dias, o tempo todo. É um prazer.”

O tom irreverente e dinâmico espantou a rigidez do programa, conquistou um público mais jovem e ganhou audiência. O espectador já espera por piadas com os argentinos, pelos concursos de beleza com jogadores e por e-mails lidos no ar. Leifert colocou até videogames em pauta e às vezes chega a desafiar convidados para um game esportivo, como o Fifa Soccer. Tudo como se ele estivesse na mesma sala em que está quem assiste ao programa. “O Tiago sempre foi despojado, criativo e transmitia seu bom humor nas reportagens”, lembra o amigo e ex-colega do SporTV, o narrador Milton Leite. “Ele sempre sabia o que estava fazendo.”

Antes de encontrar seu caminho, Tiago derrapou em algumas pistas. Aos 20 anos, entrou na faculdade de jornalismo, em São Paulo – bastou um ano para se irritar com aulas de semiótica e trancar o curso. Depois de consultar uma cartomante, teve a certeza de que deveria ir para os Estados Unidos estudar telejornalismo. Na Universidade de Miami, nem tirou férias para terminar o curso em dois anos. Ainda fez psicologia e estagiou na rede americana NBC. No Brasil, após alguns trabalhos, foi para o SporTV, onde, segundo ele, aliava televisão e esporte, sem fazer jornalismo. “Esporte não é jornalismo, é entretenimento. É o que faço até hoje.”

Para dar o passo seguinte – trabalhar na TV Globo –, Tiago teve que enfrentar um estigma: ser filho de um diretor administrativo da casa, Gilberto Leifert. A coincidência gerou preconceito e desconfiança, mas não afetou o foco e o humor. Em 2007, a proposta de Tiago para o novo Globo Esporte já rodava os corredores da emissora, mas a ousadia exigiu insistência. Com o projeto aprovado, bateu o alívio. “Até chorei, pois muita gente achava que eu só tinha emprego por causa do meu pai, e daí conquistei um grande sonho por causa do meu trabalho.”

Os altos índices de audiência mostram o sucesso da fórmula. “Sabia do potencial do Tiago, mas não imaginava que ele fosse fazer sucesso tão rápido com o programa”, analisa Milton Leite. “A Globo confiou, quebrou um formato tradicional e o Tiago criou um novo modelo.”
Segundo alguns índices de fama, Tiago também está a um passo de ser uma nova celebridade. Já tem perfil na enciclopédia virtual Wikipédia, blog de fã-clube e mais de 24 mil seguidores no Twitter. “Celebridade, não. Não é essa a ideia. É que eu apareço na TV, as pessoas acabam me reconhecendo na rua”, explica, com ar quase ingênuo. Nessa hora, parece mesmo “o menininho” do Globo Esporte.

Vídeo: Motor V8 feito de plástico em funcionamento

Réplica feita com peças de Lego funciona e tem até ronco
Reprodução Internet
Réplica perfeita de motor V8 foi feita com milhares de peças de Lego
Há quase seis décadas, as pequenas peças de plástico da Lego conquistam pessoas no mundo inteiro. Na maioria das vezes crianças, mas existem brinquedos que fariam qualquer marmanjo babar e sonhar com um exemplar na estante de casa. É o caso desta réplica perfeita de um motor V8, feita com milhares de peças de plástico. O propulsor funciona perfeitamente, com correias e pistões, e chega a reproduzir o ronco. Confira vídeo abaixo:


Vote nessa notícia vote_noticia A melhor faculdade do Brasil fica no Rio

Curso superior ligado à Fundação Getúlio Vargas lidera lista. Públicas se destacam

http://www.sc.senac.br/uploaded/Image/lages/Logo%20FGV.gif
A melhor instituição brasileira de Ensino Superior é carioca e particular. A maior nota (483 pontos), numa escala de 0 a 500 que incluiu centros universitários e faculdades isoladas, foi obtida pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com sede no Rio. O segundo lugar no Índice Geral de Cursos (IGC) — maior indicador de qualidade do Ensino Superior — ficou com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). A instituição militar obteve 468 pontos na avaliação do Ministério da Educação.

Em todo o País, apenas 21 instituições tiveram grau máximo (de 1 a 5), sendo quatro no Rio: Ebape e Ebef, da FGV; Ibmec e IME. As públicas do Rio — Rural, UFF, UFRJ, Unirio, Uenf e Uerj — ficaram com grau 4.

No total, 588 instituições amargaram conceitos 1 e 2; no Estado do Rio foram 34. O MEC avaliou 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas e integradas. O IGC leva em conta o desempenho dos estudantes, a infraestrutura das unidades, corpo docente e a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado. Todas as instituições com notas 1 e 2 serão visitadas por técnicos do MEC e poderão ser descredenciadas.

O melhor do 'tira-dúvidas de carros'

O G1 reuniu alguns dos principais temas no infográfico abaixo, que serve como um guia importante para quem é apaixonado por carros. Clique nos temas da animação ("externos", "internos" e "mecânicos") e confira os links dos “tira-dúvidas”.


quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Twitter, redes sociais e torpedos podem salvar vidas em casos de emergência

Famílias dos EUA aprendem a usar comunicação alternativa em desastres.
Aulas começam em 11 de setembro, data que marca atentado ao país.
Foto: Reprodução

Twitter pode ser usado em caso de emergência, diz grupo de segurança.

O grupo de segurança norte-americano Safe America Foundation diz que o Twitter, redes sociais e mensagens de texto podem ajudar as famílias a estabelecerem contato com unidades de resgate ou órgãos competentes, logo após um desastre.

A organização anunciou nesta terça-feira (1) que está liderando uma campanha nacional para treinar famílias sobre formas alternativas de comunicação caso os métodos tradicionais conhecidos não estejam funcionando.

A expectativa é de qua mais de 200 mil pessoas participem da iniciativa, que oferecerá treinamento sobre como usar instrumentos alternativos de comunicação de emergência. O treinamento terá início em 11 de setembro - data que marca o atentado sofrido pelo país em 2001 - e deverá prosseguir até meados de outubro.

Entre os participantes das primeiras turmas, estão pessoas que se inscreveram no site da organização, assim como funcionários de diversas empresas que planejam realizar exercícios de segurança com suas equipes.

Foto: Reprodução

Norte-americanos se inscreveram no site da Safe America Foundation para participar de treinamento de formas alternativas de comunicação em casos de desastre.

Empresa vende bichinho de pelúcia da gripe suína na internet

Brinquedo vem acompanhado de folheto sobre a doença e pode ser presente para qualquer pessoa “com senso de humor”, diz companhia norte-americana

 Divulgação
O vírus da Influenza A (H1N1), em versão fofa: senso de humor
Um bichinho de pelúcia que representaria o vírus da Influenza A (H1N1), mais conhecido como gripe suína, está à venda na internet. Segundo o fabricante de brinquedos, GIANTmicrobes, o lançamento é uma forma de educar e ensinar as crianças sobre como os perigos desse vírus.

>>> Veja também: gripe suína vira game online

O brinquedo foi desenhado para representar uma versão mais felpuda do micróbio H1N1, completo com olhos e uma espécie de focinho. O brinquedo tem menos de 20cm e está disponível na cor rosa.

A GIANTmicrobes é uma empresa especializada em fabricar “réplicas” de micróbios em formato de bichinhos de pelúcia. Entre os brinquedos mais vendidos da companhia estão a gripe comum, garganta inflamada, dor de estômago, E. coli, úlcera e o vírus do Ebola.

O catálogo da empresa também inclui versões fofas de doenças sexualmente transmissíveis, como gonorréia, sífilis e clamídia.

A GIANTmicrobes descreve seus brinquedos como “ferramentas de aprendizado, assim como presentes divertidos para qualquer pessoa que tenha senso de humor”.

Cada brinquedo vem acompanhado de um folheto com informações sobre a infecção.

O virus da gripe suína está à venda por US$ 7,95, menos de R$ 16.

México faz exposição de corpos naturalmente mumificados

24 cadáveres foram apresentados à visitação pública.
Clima temperado e seco favorece conservação.

Foto: Eliana Aponte/Reuters

Um bebê mumificado trajando vestimentas de um santo católico foi apresentado à imprensa nesta segunda-feira (31) na Cidade do México. Ele faz parte da mostra Múmias de Guanajuato, que reúne 24 corpos mumificados como resultado da ação natural do clima temperado e seco da região central mexicana

BIENAL DO LIVRO COMEÇA AMANHÃ NO RIO DE JANEIRO

Foto: Divulgação

Meg Cabot, autora da série 'O diário da princesa'.

Homenageando a literatura dos EUA e esperando um público superior a 600 mil pessoas, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro abre sua edição de 2009 no dia 10 de setembro. Os ingressos para o evento começam a ser vendidos nesta segunda-feira (31), e custam R$ 12 – com direito à meia-entrada. Também é possível adquirir um “passaporte” no valor de R$ 60, válido para todos os dias da Bienal, que vai até 20 de setembro.

Esta é a 14ª edição do evento, que vai contar com 18 autores internacionais e mais de 100 brasileiros participando dos debates, encontros e mesas de autógrafos. Segundo dados da própria Bienal, o investimento na programação cultural em 2009 chegará a R$ 1,7 milhão.

Além dos estandes das editoras, a programação se divide em diferentes espaços no pavilhão. O já tradicional “Café Literário” traz diálogos descontraídos com curadoria de Italo Moriconi. São em 36 sessões em um espaço para 200 pessoas, com direito a tradução simultânea no caso de autores internacionais.

Já o Auditório Euclides da Cunha, com capacidade para 390 pessoas, traz quatro sessões com os autores internacionais de mais renome do evento. A agenda é a seguinte: Bernard Cornwell (da série “A busca do Graal”) no dia 11, às 19h30; Meg Cabot (da série “O diário da princesa”) no dia 13, às 15h; Robert e Kim Kyosaki (“Pai rico, pai pobre”) no dia 19, às 15h; e Steven Jay Schneider (“1001 filmes para ver antes de morrer”) no dia 19, às 19h30.

Floresta


As crianças, um dos grandes públicos da Bienal, terão uma área reservada só para elas. É a “Floresta de livros”, com 800 m² e cheia de árvores “falantes”, declamando trechos de livros, além de um “livro mágico” que troca de troca de páginas ao toque e uma “sala secreta”, onde as crianças podem pegar livros para ler para os amigos – com direito a palco e microfone.

Imagem do projeto da 'Floresta de livros'. (Foto: Divulgação)

Quem também tem um espaço especial é o público feminino, com o “Mulher e ponto”. Com quinze sessões no total, o espaço conta com a curadoria de Sonia Biondo, jornalista e autora de “Mulher integral”. “Todos os assuntos serão bem-vindos, desde que falem direto à mulher plural do século XXI, com tantas faces e um único e poderoso potencial transformador”, diz a curadora. Entre as convidadas estão Danuza Leão, Tânia Zagury, Cissa Guimarães, Heloísa Seixas e Leila Ferreira.

Com a apresentação de Paulo José, o palco “Livro em cena” vai trazer atores consagrados lendo trechos de grandes autores brasileiros. A abertura do espaço será feita por Marília Pêra, no dia 11, às 18h30, que vai ler obras de Machado de Assis como "Memórias póstumas de Brás de Cubas" e "Teoria do medalhão". Ao todo, serão 12 sessões, que acontecerão apenas às sextas-feiras, sábados e domingos, com atores como Lázaro ramos lendo Jorge Amado e Malu Mader lendo Clarice Lispector.

XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
Quando: Entre 10 e 20 de setembro
Onde: RioCentro - Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca
Quanto: R$ 12 por dia, com direito à meia-entrada (estudantes e pessoas com mais de 60 anos).
Passaporte para os 11 dias: R$ 60
Promoção: Comprando R$ 50 ou mais em um único estande, o cliente ganha reembolso do ingresso pago – é preciso apresentar o ingresso no ato da compra.

Pontos de venda
Internet: www.bienaldolivro.com.br e www.ingressomais.com.br
Telefone: (11) 2122-4076 e (21) 3005-4314 – de segunda a sábado das 9h às 20h
Vendas por telefone e internet incluem taxa de conveniência de R$ 1,50 e taxa de entrega entre R$ 7 e R$ 15

Postos de Gasolina (pagamento apenas em dinheiro)
BR (Parque das Rosas) – Avenida Américas 3757 - Barra
BR (Piraquê) – Avenida Borges de Medeiros, s/n.
BR (Bouganville) – Rua Uruguai 50
BR (Radial oeste) – Avenida Presidente Castelo Branco
Posto Shell (Icaraí) – AvenidaRoberto Silveira,9 Parte Icaraí
Posto Shell (Santa Cruz) – Rua Felipe Cardoso, 1975.
BR (Piratininga) – Avenida Almirante Tamandaré, 665

Outros pontos
Levi’s (Petrópolis) – Rua Dr. Nelson de Sé Earp 88 lj 39
Modern Sound (Copacabana) – Rua Barata Ribeiro, 502 d
Zoeira Eventos (Centro) – Avenida Graça Aranha, 81 Sl 612
Zoar Centro (Centro) – Avenida Graça Aranha, 81 Sl 613
Lanchonete Mattinata (São Francisco) – Avenida Quintino Bocaiúvas,625 Lido Center lj104
Lanchonete Mattinata (Icaraí) – Rua Moreira César, 282.
Banco de Areia (Rio Sul) – Rua Lauro Sodré, 445 lj. 301 parte c-47
Banco de Areia (Downtown) – Avenida das Américas, 500 Loja 141 A Bl 17
Banco de Areia (Barra Shopping) – Avenida das Américas, 4.666 lj. 267
Banco de Areia (Leblon) – Avenida Afrânio de Melo Franco, 290lj 108I, Leblon
Banco de Areia (Búzios) – Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 222 Armação de Búzios
South (West Shopping) – Estrada do Mendanha, 555 Lj 233 a.
South (São Gonçalo) – Avenida São Gonçalo, 100 Lj 233a.
South (Plaza Niterói) – Rua XV de novembro, 08 Lj141.
South (Ilha Plaza) – Avenida Maestro Paolo e Silva, 400 Lj 217.
South (Grande Rio) – Estrada Municipal São João de Caxias, 111 Lj. 268
South (Top Shopping) – Avenida Governador Roberto Silveira, 540 Lj 313
South (Norte Shopping) – Avenida Don Helder Câmara,5474 Lj703
South (Madureira) – Estrada do Portela, 222 Lj. 383
South (Nova América) – Avenida Pastor Martin Luther King Jr., 126 Lj1213
South (Center Shopping) – Avenida Geremario Dantas, 404 Lj 318/319
South (Carioca Shopping) – Avenida Vicente de carvalho, 909 Lj 201.
South (Passeio Shopping) – Rua Viúva Dantas, 100 loja 126, 128,130
South (Santa Cruz) – Rua Felipe Cardoso, 241
South (Iguatemi) – Rua Barão São Francisco, 236 l 241/242
South (Bangu) – Rua Fonseca, 240
South (Botafogo Praia) – Praia de Botafogo, 400-lj 329
South (Caxias Shopping) – Rodovia Washington Luís, 2895 loja 206 i, j, k-Vila São Luis
900 Graus (Cabo Frio) – Praça Porto Rocha, 6 loja
900 Graus (Saquarema) – Rua Professor Francisco Fonseca, 423 Bacaxá
900 Graus (Araruama) – Avenida John Kenedy, 292 loja 128
Zabelê (Itaipu Multi Center) – Estrada Francisco da Cruz Nunes N°6501 lj 238
Acr Caxias (Centro Caxias) – Rua José de Alvarenga, 200
Celcar Jeans (São Gonçalo) – Rua Nilo Peçanha, 2
Celcar Jeans (Alcântara) – Praça Carlos Gianely, 67

Notebook 'panorâmico' junta duas telas de 15,4 polegadas

Na hora de transportar o portátil, as telas se sobrepõem.
Novidade deve ser lançada nos EUA em dezembro por R$ 5,4 mil.

A promessa da fabricante gScreen é que seu notebook com duas telas de 15,4 polegadas chegue ao mercado norte-americano em dezembro deste ano. Por conta da característica inovadora, no entanto, o produto já vem ganhando atenção dos fãs de tecnologia. O notebook com telas deslizantes (na hora de transportá-lo, uma fica atrás da outra) deve ser lançado no site Amazon.com por cerca de R$ 5,4 mil nos EUA, segundo o “Daily Mail”.

Foto: divulgação

Computador com duas telas LED de 15,4 polegadas terá sistema operacional Windows Vista ou XP PRO, processador Intel Core 2 Duo P8400 de 2,26 GHz, 4 GB de RAM e disco rígido de 320. No site oficial, não há informações sobre peso do notebook.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Disney anuncia a compra da Marvel por US$ 4 bilhões

Editora de quadrinhos tem super-heróis como Homem-Aranha e X-Men.
'A Disney é o lar perfeito para os personagens da Marvel', diz diretor.
Foto: Divulgação/Divulgação

O Homem-Aranha é um dos heróis da Marvel

A Walt Disney Co. anunciou nesta segunda-feira (31) que fechou um acordo para comprar a Marvel Entertainment Inc. em troca de pagamento em dinheiro e ações no valor de US$ 4 bilhões. A Marvel é a editora de quadrinhos responsável por super-heróis como Homem-Aranha, X-Men e Capitão América, entre outros.

"Acreditamos que somando a Marvel a um único portfólio de marcas da Disney teremos significativas oportunidades de crescer e criar valor a longo prazo", declarou o presidente e diretor executivo da Disney, Robert Iger.

O diretor executivo da Marvel, Ike Perlmutter, também comemorou a negociação: "A Disney é o lar perfeito para o arquivo de personagens da Marvel, dada sua provada habilidade para ampliar a criação de conteúdos e empreendimentos.

Premiação da TV americana consagra Tyra Banks

'The Tyra Banks Show' foi destaque no Emmy como 'melhor talk show'.
Programa também venceu na categoria de 'talk show informativo'.

Foto: AP

Tyra Banks, que levou o prêmio de melhor talk show diurno no Emmy.

Os programas "The Tyra Banks Show" e "Rachael Ray" foram os vencedores nas categorias de talk show dos prêmios Emmy dados a programas exibidos no horário diurno, pelo segundo ano consecutivo. As mulheres de "The View" puseram fim aos quatro anos de reinado de Ellen DeGeneres como melhor apresentadora de talk show.

"Cristina's Court," que está em sua terceira temporada na Fox, derrotou os veteranos "Judge Judy" e "The People's Court," entre outros indicados, para ficar com o prêmio de melhor programa de tribunal pelo segundo ano.

"Rachael Ray" também levou para casa o Emmy de talk show "de entretenimento," enquanto "Tyra Banks" foi o vencedor na categoria de talk show "informativo."

Tanto Ray quanto DeGeneres foram indicadas para melhor apresentadora de talk show, ao lado de Regis Philbin e Kelly Ripa, de "Live with Regis and Kelly," mas perderam para "The View," da ABC, com suas apresentadoras Whoopi Goldberg, Joy Behar, Elisabeth Hasselbeck, Sherri Shepherd e Barbara Walters.

Enquanto isso, "The Bold and The Beautiful," da CBS, levou o Emmy de melhor drama, derrotando "All My Children," da NBC, e "Days of Our Lives," da NBC. Mas a telenovela conquistou apenas dois prêmios ao todo.

Atores


Os principais prêmios de atuação foram divididos entre as telenovelas, com Christian LeBlanc vencendo por seu papel principal em "The Young and the Restless," da CBS, e Susan Haskell levando o prêmio correspondente por "One Life To Live," da ABC.

Os prêmios de coadjuvantes foram dados a Tamara Braun, por "Days of Our Lives," enquanto Vincent Irizarry de "All My Children" empatou com Jeff Branson de "Guiding Light," da CBS.Ao todo, "One Life to Live" e "All My Children" lideraram a premiação, com cinco Emmy cada, enquanto "Sesame Street" (Vila Sésamo), da PBS, "The View," "The Ellen DeGeneres Show" e "El Tigre" ficaram com quatro cada. "All My Children" tinha sido líder em indicações: 19.

A 36 cerimônia anual de entrega dos Emmy diurnos foi apresentada por Vanessa Williams, de "Ugly Betty," e aconteceu no Orpheum Theatre, no centro de Los Angeles --um sinal da perda de prestígio de evento, antes realizado no Kodak Theatre, em Hollywood, onde acontece a entrega dos Oscar.

Carro com bafômetro só liga se motorista estiver sóbrio

Aparelho desenvolvido no Japão será usado em caráter de teste.
Equipamento mede o teor alcoólico do motorista.
Foto: Toshifumi Kitamura/AFP

Aparelho vai medir o teor alcoólico do motorista

A montadora japonesa Toyota criou em parceria com a empresa Hino um dispositivo que mede o teor alcoólico do hálito do motorista e pode bloquear a partida do automóvel caso o limite tolerável seja ultrapassado.

O bafômetro transfere as informações para o computador de bordo do carro e impede que o motorista embriagado saia dirigindo. O aparelho será instalado em carros de empresas a partir desta terça-feira (1) em caráter de teste. Em maio deste ano, o governo anunciou uma medida tornando obrigatório a partir de 2010 que as empresas façam teste periódicos com seus motoristas.

Foto: Toshifumi Kitamura/AFP

O engenheiro Takeshi Sasuga testa o bafômetro desenvolvido pela Toyota

Ela é a nova aposta da Disney

Tudo começou quando Miley “Hannah Montana” Cyrus apareceu fazendo a dança do poste no prêmio Teen Choice, no início deste mês. Em uma roupa preta curta e sensual, o ídolo adolescente deixou muita gente (mães de meninas que são suas fãs, em especial) boquiabertas. Era o fim da inocência. Aos 16 anos, a mocinha ingênua do seriado havia crescido - o que ficou mais claro ainda com a capa da revista Elle de agosto, em que Miley posa com o sutiã aparecendo e o título dizendo que “ela não é mais uma criança”. O assunto, com o quê de escândalo, ganhou blog e programas de TV. Com a insatisfação crescente das famílias americanas, os estúdios Disney - em cujo canal de TV são exibidos Hannah Montana, Jonas Borthers e também lançou High School Musical - iniciaram a caça por um novo nome feminino para preencher a lacuna nos corações e mentes infanto-juvenis.

O nome da vez é Selena Gomez. Ela tem 17 anos - estranhamente, um a mais do que Miley, que tem 16. Mas não importa. “Ela parece mais nova”, disse um executivo da Disney para o repórter do Wall Street Journal, que publicou uma matéria sobre os investimentos dos estúdios na nova estrela.

Hoje, Selena, criada no Texas, é a protagonista Alex Russo da série Os Feiticeiros de Waverly Place, que tem aumentando de audiência em todo o mundo, tanto na faixa dos kids (4 a 11 anos) quando na dos tweens (11 a 14 anos). Ela foi descoberta pelo Disney Channel quando tinha 12 anos. Ironicamente, em Julho de 2007 ela apareceu no seriado Hannah Montana como Mikayla, a rival da Hannah. Fez tanto sucesso que ela teve nova participação meses depois. Selena também já fez o seriado Gêmeos em Ação.

Nas próximas semanas, diz a matéria, será lançado um filme da série que Selena protagoniza, milhares de produtos com seu rosto e um CD. Sim, ela também canta. E compõe. Ela é comportada e diz que não tem pressa. “Não corro para chegar aos 25″, afirma. É tudo que a Disney quer - que Selena mantenha seu frescor, sua inocência. E já trabalha para isso, supervisionando suas fotos e aparições públicas. Na mesma noite em que Miley Cyrus dançou no poste, ela vestiu-se bem, mas recatadamente. E levou quatro prêmios. Sendo o Teen Choice um prêmio com votação popular, parece que a Disney está indo pelo caminho certo ao colocar Selena numa galeria que inclui Britney Spears, Vanessa Hudgens e a própria Miley Cyrus.

A pergunta (a julgar pelas notícias linkadas nos nomes de cada uma de suas antecessoras) é: até quando?

Réveillon de Copacabana deverá ter 4 palcos e 17 horas de duração

Riotur prevê shows e atividades das 10h do dia 31 às 3h do dia 1º.
Orla deverá ter no mínimo oito balsas para a queima de fogos.
Foto: Fernando Quevedo/Agência O Globo

Palco no Réveillon de Copacabana, em 2008: empresa deverá atender a exigências do edital

A virada do ano em Copacabana, na Zona Sul do Rio, deverá contar com pelo menos quatro palcos e uma programação de até 17 horas. É o que prevê o edital de licitação da Riotur para selecionar a empresa que ficará responsável pelos preparativos do réveillon.

O caderno de encargos com informações sobre a festa será publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (31).

Segundo a assessoria de imprensa da Riotur, a ideia é que a programação – que inclui os shows à noite e atividades durante o dia - tenha início às 10h do dia 31 de dezembro, com término às 3h do dia 1º de janeiro. O caderno de encargos prevê ainda um mínimo de oito balsas para a queima de fogos, distribuídas ao longo da orla do bairro.

O organizador também deverá apresentar um produtor de eventos, que ficará responsável pelo planejamento e pela operação do evento.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cientistas mostram ser possível forjar evidências de DNA

‘É muito mais fácil plantar DNA do que impressões digitais’, diz especialista.
Celebridades também já podem temer ‘paparazzi genéticos’.
  • Aspas

    Você pode simplesmente projetar uma cena de crime"

Cientistas em Israel demonstraram que é possível fabricar provas de DNA, minando a credibilidade do que foi considerado o mais alto padrão de evidência em casos criminais.

Os cientistas fabricaram amostras de sangue e saliva contendo DNA de uma pessoa diferente do doador. Eles também mostraram que, se tivessem acesso a um perfil de DNA num banco de dados, poderiam construir uma amostra de DNA para combiná-la a esse perfil sem obter qualquer tecido da pessoa.

“Você pode simplesmente projetar uma cena de crime”, disse Dan Frumkin, principal autor do trabalho, publicado online pelo jornal “Forensic Science International: Genetics”. “Qualquer estudante de biologia poderia fazer isso.”

Frumkin é um dos fundadores da Nucleix, empresa baseada em Tel Aviv responsável pelo desenvolvimento de um exame capaz de distinguir amostras de DNA falsas e verdadeiras – e espera vendê-lo a laboratórios forenses.

A possibilidade de plantar evidências de DNA numa cena de crime é apenas uma das implicações da descoberta. Outra seria uma potencial invasão de privacidade.

  • Aspas

    Imagino que o criminoso comum não seria capaz de fazer algo assim"

Usando algumas das mesmas técnicas, pode ser possível obter o DNA de qualquer um, de um copo descartável ou filtro de cigarro, e transformá-lo numa amostra de saliva – que poderia ser submetida a uma empresa de exames genéticos, e usada para medir ancestralidade ou o risco de contrair várias doenças. Celebridades podem passar a temer “paparazzi genéticos”, disse Gail Javitt, do Genetics and Public Policy Center, na Universidade Johns Hopkins.

Tânia Simoncelli, conselheira científica da União Americana de Liberdades Civis, disse que a descoberta é preocupante. “Numa cena de crime, é muito mais fácil plantar DNA do que impressões digitais”, explicou. “Estamos criando um sistema de justiça criminal cada vez mais dependente dessa tecnologia”.

John Butler, líder do projeto de testes de identidade humana no Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA, afirmou estar “impressionado com o quão bem eles eram capazes de fabricar os perfis falsos de DNA”. Ele acrescentou uma ressalva (não muito tranquilizadora): “Imagino que o criminoso comum não seria capaz de fazer algo assim.”