Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Cartoon envolve Obama e um chimpanzé


Cartoon envolve Obama e um chimpanzé

O diário "New York Post" publicou, esta quarta-feira, um cartoon envolvendo um polícia que após matar a tiro um chimpanzé questiona: "Será necessário encontrar alguém para escrever o próximo plano de estímulo econômico?" Centenas de pessoas já se manifestaram alegando que o desenho contém uma mensagem racista.

Os manifestantes acreditam que o cartoon é uma alusão ao novo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, responsável pelo plano de estímulo económico que foi recentemente aprovado no Congresso, e à morte de um chimpanzé, que atacou uma mulher na última segunda-feira em Stamford, Connecticut.

O director do "New York Post", Col Allan, afirma num comunicado que "o cartoon é uma sátira de um acontecimento da actualidade, tal como o tiroteio contra um chimpanzé violento". Acrescentou ainda que os desenhos "ironizam os esforços de Washington para estimular a economia" e que não existe nenhum conteúdo racista.

Outra opinião tem Al Sharpton, activista e líder da manifestação que se desenrola em frente ao edifício da sede do referido jornal. Sharpton acredita que o cartoon "cheira a discriminação racial, porque compara intencionalmente o presidente dos EUA com um chimpanzé".

Mesmo com a explicação oficial, os ânimos da manifestação não acalmaram, principalmente entre a comunidade afro-americana de Nova Iorque. O governador da cidade, David Paterson, de origem africana, também pediu explicações ao periódico e garantiu que as associações entre os afro-americanos e os primatas "alimentam de forma negativa e estereotipada o pensamento das pessoas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário