Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 12 de março de 2009

MEMÓRIA DA TV - PROGRAMAS: BALÃO MÁGICO

TV Globo.
Período de exibição: 07/03/1983 – 28/06/1986
Horário: 11h
Periodicidade: segunda a sexta-feira

- Balão mágico tinha direção de Rose Nogueira e supervisão de Nilton Travesso. Edi Newton era o responsável pela direção das atrações musicais.
- O infantil era uma produção da TV Globo de São Paulo e fez muito sucesso entre as crianças, que adoravam assistir ao programa comandado também por crianças.
- Com cerca de uma hora de duração, Balão mágico misturava números musicais , sorteios e desenhos animados. Algumas pequenas histórias eram usadas como gancho para a apresentação de desenhos e dramatizações. Para criar essas histórias, Rose Nogueira contava com a parceria da poeta Lúcia Vilares.
http://images.quebarato.com.br/photos/big/E/5/1C12E5_4.jpg
- No início, Balão mágico era comandado por dois apresentadores: Simony, com seis anos na época, e Fofão, um misto de homem, cachorro e ser intergaláctico, interpretado pelo artista plástico Orival Pessini. Inicialmente, Fofão não falava, e a doce Simony traduzia os sons que seu inseparável companheiro emitia.
http://www.gustavoguimaraes.com.br/arquivo/images/balaomagico_g.jpg
- Ainda em 1983, poucos meses depois da estréia, Balão mágico sofreu algumas mudanças: o texto ficou sob responsabilidade de Gabriel Mendes, com direção de Edi Newton, coordenação de Geraldo José Gurjão e supervisão de Nilton Travesso. Além disso, o programa ganhou mais meia hora na programação da emissora, passando a ser exibido também aos sábados. Nessa fase, Simony sempre aparecia em cena envolvida com as lições da escola, enquanto Fofão, sentindo falta de brincar com a companheira, procurava um novo amigo para dividir seu tempo. Foi então que entrou para a turma do Balão mágico o Fofinho, boneco de pano confeccionado por Fofão, idealizado por Orival Pessini e interpretado por Tob, integrante do grupo musical Turma do Balão Mágico – criado em 1982 e do qual Simony fazia parte. Mike, outro integrante do grupo infantil, também participava da atração.
Simony e Fofão. Nellie Solitrenick/ TV Globo.
- Em setembro de 1983, Castrinho estreou no Balão mágico com o personagem Cascatinha, lançado no humorístico Chico city (1973), um menino dentuço e barrigudo. Um ano depois, também passou a integrar o programa a menina Luciana, de quatro anos, que inicialmente substituiu Simony durante suas férias e depois começou a comandar a atração ao lado dela. Ainda nesse mesmo ano, Balão mágico ganhou mais uma hora de duração. As brincadeiras e sorteios foram mantidos, e uma nova abertura foi gravada num sítio em São Pedro, São Paulo. A nova abertura do programa contava com a participação de Simony, Luciana, Castrinho, Fofão e o Saci do Sítio do picapau amarelo (1977).
Simony, Chacrinha e Castrinho. Nellie Solitrenick/ TV Globo.
- Em 1984, Balão mágico ganhou novos cenários. Para criar e conceber o novo espaço do infantil, o cenógrafo Jean Philippe Therène se inspirou em antigas ilustrações de livros de histórias infantis. Ele projetou um cenário de 15m de comprimento, onde a trupe do Balão mágico passou a percorrer um gramado com flores, casinhas de abelhas, cachoeira, riachos e montanhas. O fiel balão azul continuava em cena, sempre pronto para subir. Além das brincadeiras habituais, Simony, Fofão e Fofinho passaram a dar dicas de mágicas, crochê e atividades artesanais.
- Em 1985, depois de dois anos afastado da televisão, o ator Ferrugem voltou às telas interpretando o boneco Halleyfante, ou simplesmente Fante, um robô que brincava ao lado de Fofão, Simony, Tob, Mike e Jairzinho, que também entrou para o Balão mágico naquele ano. O personagem Fante foi criado pelo publicitário Marcelo Diniz e sua principal missão no programa era defender a ecologia. Ele foi elaborado em função da passagem do cometa Halley pela órbita da Terra.
Cascatinha (Castrinho), Simony e Fofão. Nellie Solitrenick/ TV Globo.
Produção:
- Uma das principais atrações do infantil era sua abertura. Ao som de Lindo balão azul, sucesso de Guilherme Arantes, Simony e várias crianças viajavam em um balão de 38 metros de altura, criado pelo artista Victorio Truffi.
- Para compor o visual do personagem, Pessini usava uma máscara criada por ele próprio e uma jardineira confeccionada por Ney Galvão.
http://expressomix.zip.net/images/fbalao.jpg
Curiosidades:
- Em 1982, Tob, Mike e Simony foram convidados pela gravadora CBS para formar o grupo musical infantil A turma do Balão Mágico. O disco do grupo foi um sucesso e, no ano seguinte, a TV Globo convidou Simony para estrelar o programa Balão mágico.
- Nos últimos meses de exibição do programa, enquanto Xou da Xuxa (1986) estava em fase de produção, Balão mágico foi apresentado apenas por Cascatinha e Jairzinho, com texto de Wilson Rocha.
- Balão mágico saiu do ar em 1986 para dar lugar ao Xou da Xuxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário