Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 13 de março de 2009

MEMÓRIA DA TV - DRAMATURGIA: A GRANDE FAMÍLIA

http://sofatv.net/wp-content/uploads/2008/07/a-grande-familia.jpg
Redatores: Adriana Falcão, Bernardo Guilherme, Cláudio Paiva, Marcelo Gonçalves, Mauro Wilson, Max Mallmann, Nelson Caldas, Nilton Braga e Péricles Barros
Redação final: Bernardo Guilherme, Cláudio Paiva e Marcelo Gonçalves
Direção: Daniela Braga, Luis Felipe Sá e Maurício Farias
Direção geral: Maurício Farias
Direção de núcleo: Guel Arraes
Período de exibição: 29/03/2001 – NO AR
Horário: às quintas-feiras, 23h00 – [a partir de outubro de 2002] às 22h30

Trama/ Personagens:

- A grande família é adaptação de um grande sucesso da década de 1970 – idealizado por Max Nunes e Marcos Freire e escrito por Oduvaldo Viana Filho, Armando Costa e Paulo Pontes.
Guta Stresser, Pedro Cardoso, Andréa Beltrão, Lúcio Mauro Filho, Marco Nanini e Marieta Severo. Márcio de Souza/ TV Globo.
- No ar desde 2001, repetindo o sucesso de público e crítica, o seriado retrata com muito humor o cotidiano de uma família suburbana, que luta para se manter unida apesar das crises conjugais, conflitos de relações e dificuldades profissionais e financeiras.
- Numa casa modesta de um bairro no subúrbio do Rio de Janeiro vive a família de Lineu Silva (Marco Nanini), um veterinário íntegro e responsável, que ganha a vida como fiscal sanitário. Com os parcos rendimentos de sua profissão, ele sustenta praticamente sozinho a mulher Nenê (Marieta Severo), os filhos Tuco (Lúcio Mauro Filho) e Bebel (Guta Stresser), o sogro Floriano (Rogério Cardoso) e o genro Agostinho (Pedro Cardoso).
Guta Stresser. Gianne Carvalho/ TV Globo.
- Nenê, uma dona de casa exemplar e mãe coruja, é a instância conciliadora da casa, responsável por mediar os conflitos entre o marido e o resto da família, mesmo que isso signifique acobertar as confusões que os filhos e o genro vivem aprontando. Vez ou outra, o jeito metódico e comportado de Lineu a leva a tentar apimentar um pouco a relação dos dois, quase sempre de forma meio estabanada.
Rogério Cardoso, Lúcio Mauro Filho e Pedro Cardoso, Marieta Severo, Marco Nanini e Guta Strasser. Cristiana Isidoro/ TV Globo.
Curiosidades:
- Em 1987, a TV Globo homenageou Oduvaldo Viana Filho exibindo um especial de Natal, escrito por Marcílio Moraes e dirgido por Paulo Grisolli, que mostrava o que havia acontecido com os personagens de A grande família 15 anos depois do fim da primeira versão do programa. A repercussão foi excelente e abriu a possibilidade de se produzir um remake do seriado que fez tremendo sucesso nos anos 1970. O projeto foi retomado anos depois pelo diretor Guel Arraes, que, ao reler os scripts do programa, ficou impressionado com a qualidade dos textos de Oduvaldo Vianna Filho e seu apelo universal e contemporâneo. Junto com o roteirista Cláudio Paiva e o diretor Mauro Mendonça Filho, Guel Arraes começou a planejar casting e produção do seriado. Em 2002, a direção passou a Maurício Farias.
Marco Nanini. João Miguel Júnior/ TV Globo.
- O especial de A grande família de 1987 contava com praticamente os mesmos diretor e elenco do programa original, com exceção de Nuno Leal Maia, que interpretou Agostinho Carrara, papel que havia sido de Paulo Araújo. Curiosamente, no especial, Bebel (Djenane Machado) havia se separado e apresentava o namorado novo, um estudante de teatro vivido por Pedro Cardoso, o mesmo ator que, 14 anos mais tarde, viveria o Agostinho da segunda versão do seriado.

Marco Nanini e Marieta Severo. João Miguel Júnior/ TV Globo.
- Quando recebeu o convite de Guel Arraes para ingressar no elenco de A grande família, Marieta Severo atuava na novela Laços de família e fazia a peça de teatro Quem tem medo de Virginia Woolf?. Mesmo assim, achou a proposta do diretor irrecusável. Gravou sua última cena como a sofisticada milionária Alma Flora e, já no dia seguinte, mergulhou na pele da dona de casa suburbana Nenê.
Marco Nanini e Tonico Pereira. Renato Rocha Miranda/ TV Globo.

- Em 2003, vários jornais em todo o Brasil publicaram uma nota – redigida ao estilo das revistas especializadas na vida das celebridades e ilustrada por uma foto de Pedro Cardoso e Guta Stresser – com o título Crise na grande família e o seguinte texto: “Já não vive mais sob o mesmo teto um dos casais mais simpáticos da televisão brasileira. Depois de cinco anos de um tumultuado relacionamento
Marieta Severo. Lucíola Villela/ TV Globo.

– onde não faltaram escândalos e cenas explícitas de paixão –, Bebel Silva e Agostinho Carrara não dividem mais o mesmo lar. Dizem as más línguas que a decisão partiu da primogênita dos Silva. Ela teria se cansado das manifestações públicas de machismo do marido. Preocupada com o que os vizinhos vão pensar da relação, dona Nenê, mãe de Bebel, aposta num reencontro dos pombinhos. ‘Todos os casais têm seus problemas – é verdade que eles têm bem mais do que os outros –, mas mesmo assim, eu acredito que tudo vai acabar bem!’. Recentemente, Bebel foi flagrada no carro importado de um bonito e bem-sucedido empresário da Barra. O rapaz é ex-noivo de Bebel e foi trocado por Agostinho antes de eles subirem ao altar. Segundo uma vizinha da família, ele sempre foi apaixonado pela amiga de infância.” A nota era, na verdade, um anúncio publicitário bolado pelo redator Cláudio Paiva e por Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, para promover a nova temporada do seriado.
Andréa Beltrão. Márcio de Souza/ TV Globo.
- Ao longo dos seus seis anos, A grande família ganhou vários prêmios: o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte 2002 – de melhor programa de humor e de melhor ator, para Marco Nanini; o Prêmio Qualidade Brasil 2004 – de melhor humorístico, de melhor atriz, para Marieta Severo, e de melhor ator, para Pedro Cardoso; o Prêmio MidiaQ 2005 – de melhor humorístico; o Prêmio Qualidade Brasil 2006 – de melhor humorístico e de melhor ator, para Pedro Cardoso; o Prêmio Extra de Televisão 2007 – de melhor humorístico.
- A grande família é exibida pela TV Globo Internacional nos Estados Unidos, Japão, Austrália, Angola, Moçambique, África do Sul, Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai, Guatemala, Panamá, Peru, República Dominicana, Guiana Francesa, Timor Leste e Nova Zelândia.
Guta Stresser e Pedro Cardoso. João Miguel Júnior/ TV Globo.
- Dois DVDs trazendo episódios de A grande família foram lançados em 2002 e 2003, pela Som Livre.
- No dia 26 de janeiro de 2007, chegou aos cinemas o longa-metragem baseado em A grande família, dirigido por Maurício Farias, com roteiro de Cláudio Paiva e as participações de Paulo Betti e Dira Paes no elenco. No filme, Lineu pensa estar com uma doença terminal e, no esforço para mudar o rumo da sua vida, interfere nas de todos os membros da família. Em março daquele ano, A grande família, o filme já havia ultrapassado a marca de dois milhões de espectadores.
Evandro Mesquita e Andréa Beltrão. Márcio de Souza/ TV Globo.
- Em 2008, A grande família foi o primeiro seriado da TV Globo a ser transmitido em alta definição.

Trilha sonora:
- A canção-tema de A grande família – composta por Tom e Dito, dupla de grande sucesso nos anos 1960 e 1970 – ganhou uma nova versão feita pelo sambista Dudu Nobre. Os versos da música resumem bem o relacionamento de Lineu, Nenê e companhia: “Nossa família é muito unida/ e também muito ouriçada/ Brigam por qualquer razão/ mas acabam pedindo perdão”.
Andréa Beltrão e Lúcio Mauro Filho. Márcio de Souza/ TV Globo.

Lista de completa de episódios:
- Temporada 2001:
Meu marido me trata como se eu fosse a geladeira; Almeidinha Futebol Clube; Consciência limpa é melhor do que dinheiro no bolso; E tudo acabou em lingüiça; Pesadelos de uma noite de verão; Todo dia ela faz tudo sempre igual; Cozido é pra comer chorando; Eu solto meu cavalo, mas prendo minha égua; Insista no dentista; Consciência é fogo; Santo de casa não faz milagre; Amigo é pra essas coisas; Me engana que eu gosto; Apagão, não!; Velha chama; O cachorro do Agostinho; A bola da vez; Papai está com a cachorra; A melhor casa da rua; A dois quilos da felicidade; A desquitada da freguesia; Papai por um dia; Quanto ganha meu marido; O rei do taco; Pai Lineu; O filho da mãe; Mamãe subiu no telhado; Quem manda aqui é ela; Me dá um dinheiro aí; A esposa modelo; Isso é coisa de homem?; Presença de Lineu; e Infeliz Natal para você.

Marcos Oliveira. Fabricio Mota/ TV Globo.

- Temporada 2002: Nenê, esposa carinhosa, corpo escultural, mãos de fada, atendimento personalizado!; O velho gostoso; Big Family Brasil; Grandes famílias, pequenos negócios; Genro não é parente; Um tapinha não dói; Lineu versus Lineu; Amigos, amigos, negócios à parte; Explode coração; Mata o véio; Quem nunca pecou que atire a primeira pedra; Nenê no volante; Sétimo Silva; Um homem para chamar Lineu; É pai, é pedra; Senhor viúvo procura; Vai pra casa, Beiçola; Os safados; Os boçais; Vai para o trono ou não vai?; Agostinho vai à luta; O chamado da natureza; Em clima eleitoral; Robocópula – o garanhão do futuro; A quentinha da Bebel; O casamento do velho safado; A mulher que botou chifre no capeta; O homem ideal; Tá dominado; O ó do borogodó; e A enorme família.

Natália Lage e Lúcio Mauro Filho. Willian Andrade/ TV Globo.

- Temporada 2003: Vai ser Tuco na vida; Roupa suja se lava em casa; Mete os peitos, Nenê!; Essa é pra casar; O sorriso do lagarto; Mãe do ano se perde no Maracanã; Dois palmitos numa noite suja; O velhinho pocotó; O homem que multou o fascínora; Quem vai ficar com Mário?; Pessoa sem ocupação, doze letras; O dia internacional da traição; Tudo o que você não queria saber sobre sexo; Seu Floriano amanheceu pegando fogo!; Dançando com o inimigo; A volta dos que não foram; Doido, ridículo e relaxado; Eu vou tirar você deste lugar; O troco; Quem ama não casa; Ou Tuco ou nada; O tio mala; Família apaixonada; O refúgio do guerreiro; Vida de inseto; Costurando pra fora; Momo quer momo; O tarado do elevador; Ao mestre com carinho; Tinha uma pedra no meio do rim; Atirei o pau no Mário!; Isso é ciúme de você; O pior pai do mundo; O boca livre; Vestida e mal paga; A morte e a morte de Beiçola; e Como rechear o peru.

Evandro Mesquita. João Miguel Junior/ TV Globo.

- Temporada 2004: O rei leão; Agora a coisa vai; A morte do canalha; Um táxi chamado desejo; Onde há fumaça, há fogo; Depois daquela coisa; A churrasqueira das vaidades; Sexo drogas e vinho do porto; A rainha do bambolê; A marca da maldade; Oitenta milhões em ação; O mal amado; Não foi apresentado; Os miseráveis; Não tem tu, vai Tuco mesmo!; O filho da noiva; Vou de táxi; Quem matou Mário?; O invasor; Namoradinha de um amigo meu; Etelvina e Juvenal; O teu cabelo não nega; Quanto mais quente, pior; Profissão: safado!; Quem é morto sempre aparece; Ou vai ou racha!; Niterói 40 graus; Embalos de sexta à noite; Toma que o filho é meu; O cigarro e a formiga; e A morte do bom velhinho.

Tonico Pereira. Márcio de Souza/ TV Globo.

- Temporada 2005: Ninguém é de ninguém; Meu filho, meu tesouro; SOS Beiçola; A melhor mãe do mundo; A vergonha da rua; Meu marido de avental; Gambá casa com gambá; Seu Popozão vale um milhão; Segurança, mas não cai!; Os cafajestes; Até que a morte os separe; A desmiolada; Os estressados; O irmão mais esperto de Lineu Silva; Um drink no inferninho; A intrusa; O homem dois ponto zero; Ah! Meu pai!; Elas estão descontroladas; A grande quadrilha; Nunca fui santo; Como era gostoso o meu ex; Bye bye Bebel; Amor bandido; Van esperança; Minha sogra matou um cara; Grande Família: Justiça; Meu reino por um shopping; Enfim sós!; Eu, eu mesma e Lineu; Sem lenço e sem documento; Seis por meia-dúzia; Bem me quer, mal me quer; Hoje é dia de mandinga; e Sai de baixo!

Marcos Oliveira. João Miguel Júnior/ TV Globo.

- Temporada 2006: Família partida; O senhor do castelo; A malvada; O crápula; O dia da surpresa; O pagodão da mamãe; O poderoso Popozão; A mocréia; Cada macaco no seu galho; A taça do mundo é minha; Tuco Mãos-de-Tesoura; Uma vez paivense, paivense até morrer; O fugitivo; O homem-bomba; O homem da bolha; Os diaristas; O Ministério da Saúde adverte: genro faz mal à saúde; Os amantes de Marilda; O que terá acontecido a Lineu Silva?; Mulher de amigo meu para mim é hoje; Jararaca e Lambisgóia; Vai rolar bundalelê; Meu mundo caiu; Dona Beiçola; De pasteleiro e louco todo mundo tem um pouco; Joga pedra na Nenê; Nunca houve uma mulher como Gilda; Dois filhos de Lineu; Vale tudo; O ovo da serpente; As debutantes; Casar é um bom negócio; A escolinha da professora Nenê; O iluminado; A mãe da minha melhor amiga; O muro da vergonha; e A última ceia.

Marieta Severo e Marco Nanini. Zeca Guimarães/ TV Globo.

- Temporada 2007: Nada do que foi será; Quando Lineu saiu em viagem de negócios; Os malas; Solteirinhos da Silva; Sem-vergonha é a mãe; Gaugejou, perdeu!; Será que ela é?; Me engana que eu gosto; Quem ama não casa; Meu mundo e nada mais; A dama e o vagabundo; Amar, verbo intrometido; Família Palace Hotel; Cem dias de solidão; Pai irado; O indesejado; Os novos milionários; Só podia ser mulher?; Os introcáveis;

Marieta Severo e Lúcio Mauro Filho. Gianne Carvalho/ TV Globo.

Operação barata voa; O papa-mosca; Nem tudo que reluz é purpurina; A bonequinha do papai; A bala perdida; Distraídos pelo desejo; Eles só pensam naquilo; Quem matou Paulão da Regulagem? Vai que é tua, Lineuzinho!; O chá de Bebel; Quem tem medo da Índia Potira; Carrara de um, focinho do outro; Monstro da Rua; O pai do Júlio; Apitaço; O segredo e O novo Silva.
- Temporada 2008: Como será o amanhã; Vovó viu a uva; Deixa a vida me levar; Maníaco do subúrbio; Um dia de cão; e outros.

Marieta Severo. João Miguel Júnior/ TV Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário