Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 25 de abril de 2009

Pacotão de dúvidas: problemas com vídeos e recuperação de pen drive

Colunista responde às dúvidas dos leitores.
Você pode participar deixando sua pergunta nos comentários.

Hoje a coluna atende aos leitores que deixaram suas dúvidas nos comentários. Vamos às respostas.

>>>> Feed teimoso

Uso o Firefox. Cliquei para assinar os feeds de uma página, depois marquei a caixa que dizia para sempre assinar os feeds nos favoritos e me arrependi. É possível reverter a decisão sem desinstalar o Firefox?

Ruan

Foto: Reprodução

Configuração de Feeds no Firefox evita inscrição automática

Ruan, a Solução foi dada pelo leitor Luciano logo na sequência do seu comentário. Vamos a ela:

- Abra o Firefox e clique no menu Ferramentas, abrindo o item Opções;
- Siga até a aba Programas e, no campo localizar, digite RSS;
- Altere a opção para visualizar no Firefox e clique em OK.

A questão está resolvida, mas é necessária uma explicação sobre o sistema RSS. A sigla significa um meio de ler noticias de diversos sites, canais e blogs através de um único programa sem precisar acessar diretamente as páginas. Você cadastra o RSS em um programa e ele passa a ler um arquivo e atualizar a lista de notícias para você. Para saber mais sobre este assunto, recomendo algumas leituras, como colunas anteriores sobre o assunto:

>>>> Problemas com vídeos

Depois que instalei o Firefox, não consigo assistir vídeos ou programas ao vivo. No caso da Globo.com, que é meu provedor, aparece um alerta dizendo que não possuo os requisitos necessários. Já tentei de tudo e nada.

Silvia

Silvia, existem alguns pré-requisitos para assistir aos vídeos da Globo.com. São eles:

- Adobe Flash Player versão 9.0.28 ou superior.
- Mozilla Firefox 2.0 ou superior ou Microsoft Internet Explorer 6.0 ou superior

O que você pode fazer é atualizar o plugin do Flash, acessando este link.

Para os demais portais, talvez seja necessário adicionar um plugin para o Windows Media Player no Firefox. Esta página traz o link para instalação automática.

Também recomendo verificar se você está com a versão mais atual do Firefox. Para isso, abra o Firefox, clique no menu Ajuda e vá na opção Verificar atualizações.

>>>> Microsoft x OpenOffice

Ouvi dizer que o Office 2007, da Microsoft, apaga os arquivos produzidos no OpenOffice. É verdade?
Erion

Erion, muito cuidado com os mitos da internet - escrevi, inclusive, uma coluna sobre o tema. "Apagar arquivos concorrentes" não é uma função que se espera dos programas, e não me recordo de ter visto um programa fazendo isso com arquivos do OpenOffice.


Podem ocorrer, porém, obstáculos para abrir um arquivo em programas diferentes. A versão 3.0 do Open Office vem com um pacote de compatibilidade, mas alguns recursos visuais gerados na suíte da Microsoft ainda não aparecem no OpenOffice.

Entretanto é possível chegar a um meio termo. Sempre que salvar um arquivo no MS Office, use a opção Salvar como documento do Office 97-2003. Este formato funciona sem problemas com o OpenOffice.


Por outro lado, no OpenOffice é possível salvar os arquivos em formato DOC do Word - veja nesta coluna como fazer.

>>>> Pen drive formatado

Tenho um pendrive Kingston modelo DT 101C/8GB. Ele foi formatado por causa de vírus, e desde então só reconhece 762 MB de espaço disponível.

Cruz

Foto: Reprodução

Gerenciador do Windows pode recuperar pen drive danificado

Cruz, faça o seguinte:

- Conecte pen drive no computador e copie todo seu conteúdo para uma pasta segura (este procedimento irá acarretar na perda dos dados);
- Vá ao menu Iniciar e clique em Configurações, abrindo o Painel de controle;
- Clique em Ferramentas Administrativas, depois em Gerenciamento do computador;
- No menu à esquerda, selecione a opção Gerenciamento de Discos;
- À esquerda vai aparecer o seu pendrive - certifique-se que ele ocupa toda a área da unidade, caso contrário, clique sobre ele e selecione a opção Formatar;
- Feito isso, verifique se o dispositivo passou a exibir o tamanho correto.

>>>> Notebook sem 'trialware'

Cheguei até sua coluna procurando sobre 'trialware'. O que significa um notebook 'sem trialware'?

Maria Olívia

Maria, a definição para trialware veio da coluna Dicionário da nova internet.
A descrição se refere ao fato de o computador não vir com uma série de programas que logo irão expirar, pois têm um período limitado de uso, só para testes. Existe uma relação direta com o espaço que estes programas ocupariam do HD - sem eles, sobra mais espaço. Mas não há motivos para aplicativos trialware gerarem bagunça na área de trabalho.

Esse tipo de programa vem instalado no PC por parcerias dos fabricantes com os desenvolvedores. Geralmente, quem mais faz este tipo de parceria é a Microsoft, incluindo uma versão trial do Microsoft Office. Também é comum computadores novos virem acompanhados de aplicativos antivírus proprietários.

Independente dos interesses comerciais, tais aplicativos trazem ao usuário a possibilidade de experimentar e posteriormente decidir pela compra. No caso dos antivírus, permite uma segurança inicial enquanto o usuário transfere seu aplicativo favorito e o instala.

E você, leitor, tem dúvidas? Não perca tempo, use o espaço de comentários abaixo. Estarei de volta na terça-feira (21), feriado de Tiradentes, com novidades para vocês.

* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia. Também tira as dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário