Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

domingo, 19 de abril de 2009

Flamengo conquista o título da Taça Rio graças a gol contra de Emerson

Zagueiro do Bota erra o chute e joga para dentro. Times fazem mais dois jogos para decidir quem será o campeão carioca de 2009

A esperança da torcida do Flamengo estava em cima do atacante Emerson. Mas foi o xará alvinegro que garantiu a alegria rubro-negra. O zagueiro chutou, sem querer, para o próprio gol no segundo tempo e fez contra. Com isso, o Rubro-negro venceu o Botafogo por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã, e conquistou a Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Com o resultado, os dois clubes disputam a final da competição nos dois próximos domingos (dias 26 de abril e 3 de maio). Flamengo e Botafogo entram em campo em igualdade de condições. Dois empates ou vitórias alternadas pela mesma diferença de gols levam a disputa para os pênaltis.

Com a vitória, o Flamengo manteve a tradição de vencer o Botafogo nos últimos anos nos jogos decisivos. Além da Taça Rio neste ano, o Rubro-Negro foi campeão da Taça Guanabara (2008) e bicampeão carioca (2007 e 2008) em cima do Alvinegro.

Agência/Reuters

Jogadores do Fla tiram foto com a taça

Agora, além do tricampeonato, os rubro-negros têm outra meta na decisão: a hegemonia no futebol carioca. Flamengo e Fluminense estão empatados com 30 títulos estaduais cada.

O título da Taça Rio em cima do Botafogo também foi um alívio para o técnico Cuca. O comandante rubro-negro trocou de lado e tenta fugir do rótulo de vice. A torcida alvinegra chegou a provocá-lo com o grito de “vice é o Cuca", mas saiu calada do Maracanã. O grito de campeão saiu com força da garganta do técnico.

Concentração e fotos antes da final

Antes da partida, os jogadores do Botafogo se reuniram para a tradicional foto de campeão. Até os reservas correram para aparecer na imagem que poderia ser imortalizada com o título carioca. Enquanto isso, poucos metros ao lado, os rubro-negros faziam uma corrente.

Na arquibancada, a torcida alvinegra decepcionou. As cadeiras amarelas não estavam lotadas, e o setor branco era dominado pelos rubro-negros. Em campo, o árbitro Luiz Antônio Silva dos Santos foi conversar com Cuca. Os dois tiveram problemas no clássico entre Flamengo e Vasco, e o treinador foi suspenso por 30 dias por insultá-lo. O aperto de mão parecia mostrar que o mal-estar fazia parte do passado.

O comandante rubro-negro, aliás, resolveu ficar no banco de reservas apesar de todos os protestos contra a pena alternativa imposta pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ), Antônio Vanderler de Lima, para reduzir os 30 dias de suspensão. Cuca não quer ser obrigado a dar três palestras para árbitros de futebol, como determinou a sentença.

Fla tem mais posse de bola, mas é o Bota quem leva perigo

O Flamengo começou a partida pressionando. Logo no primeiro minuto, Emerson chutou rasteiro para fora. Pouco depois, Juan arriscou da intermediária, mas também sem direção. O Botafogo mostrava uma mudança tática. Fahel ficava mais recuado fazendo a função de um terceiro zagueiro, e Leandro Guerreiro atuava como volante.

Mesmo com a maior posse de bola, o Flamengo teve dificuldades para criar chances claras de gol. Foi assim durante todo o primeiro tempo. Kleberson até aparecia bem pela esquerda. Assim como Ibson pelo meio. Mas o time falhava no último passe.

Recuado, o Botafogo explorava os contra-ataques. No primeiro que encaixou, aos 14 minutos, Victor Simões perdeu uma excelente oportunidade. Maicosuel deixou o atacante na cara do gol. Mas o chute saiu errado, fraco, para fora. O jogador alvinegro colocou a mão na cabeça parecendo não acreditar.

Cinco minutos depois, o Botafogo novamente por pouco não fez o primeiro gol. A bola bateu nas costas de Willians e sobrou para Maicosuel na área. O chute foi no canto direito de Bruno e parou na trave.

O jogo, então, esfriou. As torcidas também ficaram em silêncio na arquibancada. Muitos passes errados, faltas e pouca emoção. Só aos 42 minutos uma nova chance de gol. Falta na intermediária para o Botafogo. Juninho soltou a bomba, e a bola passou muito perto do ângulo esquerdo de Bruno, que pulou assustado.

Emerson dá azar e faz contra

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações. Mas a história da partida parecia diferente. O Flamengo, mesmo sentindo a falta de um meia para criar jogadas de perigo e de um centroavante, passou a arriscar mais chutes de fora da área.

Aos sete minutos, Juan cruzou, e Emerson foi agarrado na área pelo zagueiro Juninho. O árbitro ignorou o pênalti que aconteceu fora do lance. Aos 15, Kleberson arriscou de fora da área. Renan pulou no canto direito e espalmou. Foi a primeira defesa difícil do goleiro.

A pressão rubro-negra era grande, e a torcida apoiava o time. O gol saiu aos 17 minutos. Juan sofreu falta de Alessandro. Após a cobrança da esquerda, o atacante Emerson cabeceou para a pequena área, o xará alvinegro foi tentar cortar e acabou tocando a bola contra o próprio gol. Flamengo 1 a 0. Logo após o lance, Luiz Antônio Silva dos Santos fez questão de mostrar para o quarto árbitro que daria gol contra para o zagueiro Emerson, do Botafogo.

Atrás no placar, Ney Franco resolveu mudar. Renato e Gabriel entraram no time no lugar de Fahel e Léo Silva. Mas o Botafogo não conseguiu reagir.

Desorganizado, o time insistia cruzar bolas para a área. Já o Flamengo chegou perto do segundo gol. Primeiro com Josiel, num chute de pé esquerdo por cima do gol. Depois com Erick Flores, que cabeceou para fora após o cruzamento de Juan.

Thiaguinho ainda foi expulso nos acréscimos ao cometer uma falta desleal em Juan e está fora da primeira partida da final. Fim de jogo, festa rubro-negra, com gritos de "poeira" e "vice de novo" na arquibancada.

Assista no vídeo acima à análise da equipe da TV Globo

Ficha técnica:

FLAMENGO 1 x 0 BOTAFOGO
Bruno; Aírton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Willians, Kleberson, Ibson (Toró) e Juan; Zé Roberto (Erick Flores) e Emerson (Josiel). Renan, Emerson (Túlio Souza), Juninho e Leandro Guerreiro, Alessandro, Fahel (Renato), Léo Silva (Gabriel), Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões
Técnico: Cuca. Técnico: Ney Franco.
Gols: Emerson (contra) aos 17 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Emerson, Ibson (Flamengo); Reinaldo, Alessandro, Maicosuel, Emerson (Botafogo).

Cartão vermelho: Thiaguinho (Botafogo)

Público: 78.395 pagante / 83.359 presente

Renda: R$ 1.456.470,00

Estádio: Maracanã.

Data: 19/04/2009.

Árbitro: Luiz Antônio Silva dos Santos.

Auxiliares: Ediney Guerreiro e José Luiz Roxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário