Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Fast-food x felicidade das crianças

Estudo sugere que comidas como batatas fritas e pizzas podem fazer com que as crianças sejam menos infelizes. Entenda

Beto Tchernobilsky

Fast-food pode deixar as crianças mais felizes, mesmo contribuindo para o aumento de peso. Isso é o que sugere um estudo realizado pela Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos. A análise da relação entre hábitos alimentares e a saúde psicológica foi feita com base em dados de 2001 do National Health Interview Survey, em Taiwan, de 2.366 crianças entre 2 e 12 anos. Dessas, 591 estavam acima do peso e aproximadamente 19% ficavam triste ou deprimida algumas vezes.

Para os pesquisadores, essa conclusão deveria ser levada em consideração nos programas de saúde pública que visam combater a obesidade, para que não haja prejuízos no grau de felicidade das crianças.

De acordo com Silvia Zornig, psicanalista infantil da PUC, no Rio de Janeiro, o estudo é simplista e o resultado, precipitado. “Sabemos que, ao comer algo de que gostamos, temos sensação de prazer, pelo aumento da serotonina no cérebro. Mas é algo momentâneo, e é exagerado dizer que isso tem equivalência com felicidade”, afirma.

É claro que as crianças se sentem bem ao comer aquilo de que gostam, mas, diz Silvia, tudo depende também de como os pais apresentam a comida para os filhos. “É possível que uma comida saudável seja oferecida para a criança de maneira prazerosa”, afirma. Isso não quer dizer que você tenha de proibir o seu filho de comer uma pizza de vez em quando. Assim, como em tudo na vida, vale o equilíbrio.

A felicidade de uma criança, aliás, depende de uma série de outros fatores. Desde o carinho que você tem ao preparar uma refeição para ela até sentar no chão para brincar nem que seja por alguns minutos no dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário