Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

domingo, 15 de março de 2009

Porsche comemora 40 anos do lançamento do 917

 Divulgação
Exposição do Porsche 917

Um dos carros mais velozes e de grande sucesso nas pistas de corrida está se tornando quartentão. Na próxima sexta, dia 13, o Porsche 917 celebra 40 anos do seu lançamento. O projeto do que seria uma lenda do automobilismo começou a ser desenvolvido em junho de 1968, depois de a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciar novas regras para a construção de carros de corrida, que permitiam bólidos com motores de até cinco litros e pesando, no mínimo, 800 kg.

O superesportivo estreou com um motor 4.5, de 520 cavalos, no Salão de Genebra de 1969. Em abril, um mês depois do lançamento, o veículo já estava nas pistas europeias. Com problemas técnicos, no entanto, o carro não atingiu bons resultados nas três primeiras provas. O primeiro bom resultado veio em agosto do mesmo ano, qunado foi o mais rápido e conquistou sua primeira vitória com a dupla Jo Siffert e Kurt Ahrens.

 Divulgação
Porsche 917 estreiou com motor de 520 cavalos

O motor do Porsche 917 tinha 12 cilindros horizontais em V e sua estrutura tubular era de alumínio, reforçada com fibras sintéticas para garantir mais velocidade final.

Em 1970, com nove vitórias em dez corridas, o modelo conquistou o título da Racing Series World Championship. Porém, em 1971, a regra dos motores 5 litros para carros de corrida da FIA na Europa expirou. A Porsche decidiu, então, colocar o 917 na disputa da CanAm Challenge Cup, nos Estados Unidos. Com a versão Spyder turbo, de 1.000 cv, o bólido venceu o circuito em 1972. Até 1974, quando a montadora alemã construiu versões com 1.200 cv e 1.400 cv. Das 65 unidades construídas, 17 estão no museu Porsche, em Stuttgart.

 Divulgação
À esquerda um dos modelos lançado em 1969. À direita o modelo 917 30 Spyder

Nenhum comentário:

Postar um comentário