Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 18 de março de 2009

Você tem problema de sono?



3.961 leitoras responderam

Pesquisa:
a maioria das leitoras tem queixas ligadas ao sono

29% acordam exaustas, mesmo depois de muitas horas de sono

28% sempre demoram um bom tempo até conseguir adormecer

22% despertam no meio da noite e não conseguem voltar a dormir

16% adormecem logo e dormem profundamente

5% só dormem com remédios

A solução para o seu caso
Problema De manhã, você sente cansaço, como se não tivesse dormido o suficiente.
Causas e soluções A causa mais provável é algum problema de sono como a apneia, interrupção na respiração que provoca “microdespertares” — impeceptíveis a você, mas não para o corpo, que nunca entra em sono profundo e, por isso, não se refaz. Às vezes, basta passar a dormir de bruços, mas pode ser preciso usar aparelho (similar aos dentários) e, eventualmente, medicação.

Problema Você deita e insiste: fica na cama, mas o sono sempre custa a chegar.
Causas e soluções
A dificuldade para pegar no sono pode estar relacionada à intensa atividade mental, que ocorre em períodos de agitação, excitação ou nervosismo. Reveja sua agenda, descarregue energia praticando esportes ou aquiete-se com yoga. A ansiedade crônica também despeja doses extras de adrenalina no sangue e fica difícil desacelerar na hora de dormir — o que, às vezes, exige ajuda médica. Outro motivo a ser investigado por um especialista: algum distúrbio do ritmo circadiano, que leva a pessoa a ir para a cama antes da hora em que adormeceria naturalmente. Mas pode ser insônia (leia abaixo)

Problema O sono termina no meio da noite e você não consegue dormir de novo. Causas e soluções Assim como a dificuldade para pegar no sono, a de seguir dormindo ao longo da noite também é chamada de insônia. Se persistir mais de um mês e ocorrer três vezes por semana, o problema será crônico. O tratamento: mudanças de hábitos (mais atividade física, menos bebida alcóolica etc.), medicamentos e supervisão médica.

Problema Relax e sono, só com remédios.
Causas e soluções Nosso corpo pode se viciar em indutores de sono, sendo necessário um período de 30 a 60 dias para “desintoxicar” e voltar a dormir naturalmente. Isso se aplica não só a calmantes, hipnóticos e antidepressivos sedativos, mas também a remédios à base de substâncias naturais, como valeriana, passiflora, camomila e maracujá. Nunca use medicação sem consultar seu médico.

Menos sono, mais peso
Dormir é essencial também para o nosso metabolismo. Estudos realizados pela Universidade de Chicago e pela de Columbia, nos Estados Unidos, demonstraram que o índice de massa corporal (IMC) tende a ser maior em pessoas que dormem cinco ou menos horas por noite. O motivo: essa situação estimula a ação do cortisol — um hormônio que o corpo produz em situações de estresse com a missão de estocar gordura. Os cientistas descobriram ainda que a falta de sono afeta negativamente a concentração de leptina, uma substância produzida pelas células gordurosas com a função de modular nossa sensação de saciedade. Resumo da história: quem dorme mal tem mais propensão a acumular gordura e acaba comendo mais, porque não se satisfaz facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário