Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 20 de março de 2009

MEMÓRIA DA TV - DRAMATURGIA: A JUSTICEIRA

TV Globo.

Criação: Daniel Filho, Antonio Calmon, Aguinaldo Silva e Doc Comparato
Direção: Daniel Filho, Dennis Carvalho, Vicente Amorim e José Alvarenga Júnior
Direção de Núcleo: Daniel Filho
Período de exibição: 02/04 a 02/07/1997
N de episódios: 12

Trama/ Personagens:
- O seriado conta a história dos membros de uma organização internacional que luta contra o crime organizado. A protagonista é Diana (Malu Mader), uma policial que largou a carreira após matar seu parceiro por acidente. Cinco anos depois, seu filho Pedrinho (Marcelo Lins) é seqüestrado por uma gangue de traficantes a que seu ex-marido, Rafael (Ângelo Antônio), deve dinheiro.

Malu Mader. Nelson Di Rago/ TV Globo.

- Diana decide participar da organização, em troca de ajuda para localizar o menino. O grupo, que tem o quartel-general localizado nos fundos de uma livraria, é coordenado pelo juiz Salomão (Daniel Filho) e formado por Augusta (Nívea Maria), Beto (Leonardo Brício), Paco (Anselmo Vasconcelos), Diego (Lui Mendes) e Marlene (Danielle Winits).
- A série foi inspirada nos filmes de ação norte-americanos, com muitas cenas de tiros, explosões, perseguições e lutas.
- No primeiro episódio, o ator Francisco Cuoco interpretou o pai de Diana, o coronel Ivan Maciek. O ator Edson Celulari atuou como o criminoso Jamil.
- Entre os crimes investigados pela organização estão: contrabando de pedras preciosas em Ouro Preto, a busca de um assassino de homossexuais em Brasília e o tráfico de mulheres brancas às margens do Rio Negro, em Manaus.

Anselmo  Vasconcelos, Nívea Maria e Malu Mader. Nelson Di Rago/ TV Globo.

- No decorrer das histórias, a personagem Diana teve vários disfarces: de garota de programa em Filha única, de uma profissional liberal em Mesmo que seja eu e de uma stripper em Navio luminoso.
- No último episódio da série, Viver por viver, Diana descobre o paradeiro do filho e, junto com os companheiros de organização, vai resgatá-lo das mãos do traficante de armamentos Pablo, interpretado pelo ator chileno Felipe Armas. Pablo seqüestrou o menino para consolar sua esposa, vivida pela atriz Débora Evelyn, depois da morte do filho dos dois.
- Para que o telespectador recordasse o caso do seqüestro do menino, a TV Globo reapresentou, na semana anterior, o primeiro episódio.

Ângelo Antônio. Nelson Di Rago/ TV Globo.

Produção:
- A justiceira foi toda gravada em película de 35mm.
- A série exigia muitos efeitos especiais, que foram produzidos pelo gerente de projetos de efeitos especiais da TV Globo, James Rothman, junto com o coordenador Frederico Farfan e o técnico Paulo César Batista.
- Para as cenas de ação, o diretor Daniel Filho contratou a equipe de dublês do mexicano Javier Lambert, que prestava serviços para os estúdios de Hollywood. Os profissionais tiveram que fazer cenas como pilotar carros em alta velocidade, atirar e pular de um helicóptero em movimento.

Nívea Maria. Nelson Di Rago/ TV Globo.

- O cuidado com a pós-produção também foi uma marca de A justiceira. Todos os episódios foram finalizados em Nova York, com cuidados especiais na sonorização. Foram recriados artificialmente ruídos como socos e conversas de bar, usando um efeito chamado foley e uma técnica chamada ADR (Audio Design Register), para mixagem e sampleamento. O fotógrafo Edgar Moura foi responsável pela direção de fotografia, que foi marcada por contrastes, dando um clima noir ao seriado.

Curiosidades:
- A série foi concebida inicialmente em 32 episódios. Porém, a atriz Malu Mader engravidou durante o programa, e a produção teve que ser reduzida para 12 episódios, com duração de 40 minutos cada.
- Segundo o produtor de efeitos especiais da TV Globo, James Rothman, a cena mais complicada de ser realizada durante a série foi a explosão de um carro, exibida no episódio de estréia. Rothman conta que, durante as gravações, houve uma falta de sincronismo, e a explosão não valeu. A equipe acabou tendo que explodir um outro carro.

http://www.brazilcomics.hpg.ig.com.br/143424a.jpg
- Para a realização do seriado, a TV Globo investiu na área de efeitos especiais. A emissora comprou equipamentos como torres de chuva, que produzem gotas mais grossas e um volume de água maior. Comprou também pistolas elétricas e armas que utilizam cápsulas para diferentes fins, podendo conter sangue artificial ou poeira que se desprendem quando atingem uma superfície.
- A justiceira contou com participação especial de Angêlo Antônio, Antônio Calloni, Antônio Pompeu, Caio Junqueira, Carolina Ferraz, Débora Duarte, Elizabeth Savalla, Emiliano Queiroz, Felipe Camargo, Herval Rossano, José Wilker, Paulo José, Reginaldo Farias, Mylla Christie, Odilon Wagner, Oscar Magrini e Paulo Reis.
- O programa foi exibido em diversos países, como Argentina, França, Lituânia, México, Portugal, Rússia e Turquia.

http://www.mostra.org/32/images/filmes/340d.jpg

Lista completa de episódios:
Preço da vida (09/04/1997)
Cinzas do Planalto (16/04/1997)
Filho da Madona (23/04/1997)
O navio luminoso (30/04/1997)
Viagem ao inferno (07/05/1997)
Eternos diamantes (14/05/1997)
Mesmo que seja eu (21/05/1997)
Filha única (28/05/1997)
Criador e criatura (04/06/1997)
Balas perdidas (11/06/1997)
Trem de prata (18/06/1997)
Viver por viver (02/07/1997)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpoxTY56AANiYAbijPptoGWRiaEPaA1_-xYKOaznzQMzKf5zXrM7SlVHmQ7JG7YjQlB9ilCJbB8gLxk5SY_lgDT8C7dgLJOqDiSwhQQIeBNrjPctKWHt6jFGEBBk5Z5u7ZQcdFnNgGHMs/s400/4155p.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário