Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

MEMÓRIA DA TV - PROGRAMAS: VIDEO SHOW


Miguel Falabella. Nelson Di Rago/ TV Globo.

Período de exibição: 20/03/1983 – NO AR
Horário: às 13h30
Periodicidade: de segunda a sábado

- Programa de variedades que procura recuperar e celebrar a história da teledramaturgia produzida pela TV Globo, reunindo informação e entretenimento sob o formato jornalístico.
- Exibido desde 1983, o Video show passou por muitas fases, teve vários formatos e esteve a cargo de diversos núcleos de produção. Até 1987, por exemplo, mais de 60 atores e atrizes do elenco da Globo desempenharam o papel de apresentador do programa, que também ocupou diferentes espaços na programação. Miguel Falabella, Carla Camuratti, Paulo Betti, Cristina Mulins, Patrícia Pillar, Malu Mader, Miriam Rios e Kadu Moliterno, entre outros, estiveram à frente do Video show.

André Marques e Angélica. João Miguel Júnior/ TV Globo.

- Desde dezembro de 2001, o Video show é apresentado por André Marques e Angélica, sob a direção geral de Mariozinho Vaz.
- O tema de abertura é baseado na música Don’t stop ‘till you get enough, de Michael Jackson.
- A revista eletrônica completou 20 anos de exibição em março de 2003. A partir de 2006, a equipe de repórteres passou a ser formada por Ellen Jabour e Sarah Oliveira, que substituíram Ana Furtado e Renata Simões. Além disso, em 2003, a produção do programa passou a contar com o Astromóvel, um carrinho elétrico estilizado, entre os vários existentes no Projac, que é utilizado pelos apresentadores para conduzir os atores até os estúdios de gravação, enquanto são feitas as entrevistas.

Cissa Guimarães e Edson Celulari. TV Globo.

Primeiros anos
- O Video show estreou no dia 20 de março de 1983, apresentado pela atriz Tássia Camargo e dirigido por Ronaldo Cury, com a proposta de recuperar os principais momentos dos então 18 anos de vida da TV Globo. Não era a primeira iniciativa da emissora de resguardar a memória da sua produção: durante todo o ano de 1967, o público da TV Globo acompanhou o programa VT show (1967), levado ao ar com semelhante missão.
- Inicialmente apresentado aos domingos, o primeiro formato do Video show já contava com alguns dos ingredientes que marcariam o sucesso do programa. Exemplo disso era a presença de um convidado, que respondia a perguntas enviadas à produção pelos telespectadores e escolhia as cenas que considerava mais relevantes, exibidas na seqüência.

Angélica no quadro "videogame". João Miguel Júnior/ TV Globo.

- Em 27 de abril de 1987, o programa passou a ser dirigido por Cacá Silveira, com produção de Jacqueline Cantore e direção executiva de Luiz Gleiser. Na ocasião, sofreu a primeira reformulação, passando a ser exibido em novo horário: aos sábados, 14h30.
- O diretor, escritor e roteirista Marcelo Tas foi o apresentador do programa durante o mês de julho de 1987, encarnando o personagem Cabeça Branca. Na época, o cenário era composto por televisores velhos, com fios e válvulas à mostra, e monitores novos, que exibiam imagens dos temas abordados. O programa apresentava diversos quadros, alguns deles fixos, entre os quais: Micro especial musical, com clipes sobre a carreira de determinado artista, e A tv no mundo, que retratava programas das televisões asiáticas, européias e norte-americanas.
- Miguel Falabella assumiu a apresentação do programa em agosto de 1987. Na ocasião, sob a direção executiva de Paulo Ubiratan, Cristina Prochaska fazia a narração e Marcelo Godoy era o responsável pela redação final.
- Em abril de 1988, o programa passou por outra reformulação, que ampliava sua parte de show, sem prejuízo da sua proposta inicial: o resgate da memória televisiva. Entre os quadros implantados, destaque para Pergunte ao seu astro e Tricotando com Falabella, que revelava curiosidades sobre os artistas entrevistados pelo programa. Outro destaque eram os erros ocorridos durante as gravações, que passaram a ser reunidos e levados ao ar no quadro Falha nossa.

André Marques e Angélica. Fabrício Mota/ TV Globo.

- A partir de 1989, a narração passou a ser feita por Cissa Guimarães, cabendo a produção executiva a Evaldo Lemos e a direção executiva a Ruy Mattos.

Anos 1990
- Durante todo o ano de 1990, quando a televisão brasileira completava 40 anos, o Video show produziu matérias especiais, entrevistas e reportagens sobre a data, que ocupavam um bloco inteiro do programa.

Miguel Falabella. Cristiana Isidoro/ TV Globo.

- A revista eletrônica voltou ser reformulada em abril de 1991, quando estrearam quadros como Túnel do tempo, no qual eram retratados, semanalmente, os acontecimentos marcantes ocorridos em anos anteriores. Nesse período, a produção passou a Akbar Meirelles e a redação final, a Ricardo Xavier, o Rixa.
- Em abril de 1992, o Video show ganhou um novo cenário, criado por Mário Monteiro. Um ano depois, quando o programa completou dez anos, houve nova alteração no cenário, recriado pelo próprio cenógrafo, que privilegiou o uso do néon. Também foram produzidas novas músicas e vinhetas, que intercalavam as matérias, sob os cuidados do editor Eduardo Aguillar. Na ocasião, a direção esteve com Roberto Campos, sendo o diretor geral Cacá Silveira.

Angélica e André Marques. Kiko Cabral/ TV Globo.

- O Video show passou a ser diário a partir de 11 de abril de 1994, sob a supervisão de Maurício Sherman. Levado ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, tinha meia hora de duração. Além do diretor Roberto Campos, passaram a dirigir o programa Eduardo Aguillar e Ângela Sander, que ficava em São Paulo. Também da capital paulista, a jornalista Renata Ceribelli apresentava algumas atrações. Nessa fase, o conteúdo jornalístico ocupava cerca de 60% do programa, e foram criados quadros como Fora do ar, retratando a intimidade dos astros da televisão, e Em estúdio, que contava com entrevistas com músicos e cantores sobre seus novos trabalhos.
- Em 1991, uma matéria de Renata Ciribelli relembrava o primeiro beijo da televisão brasileira, na década de 1950, na novela Sua vida me pertence da TV Tupi.

Miguel Falabella. Frame de vídeo/ titularidade TV Globo.

Na matéria, a repórter conversou com os atores Vida Alves e Walter Foster, os protagonistas da história.
- Em 1995, a equipe de repórteres do Video show era formada por Cissa Guimarães, Renata Ceribelli e Virgínia Novick, que produziam as matérias externas; o apresentador Miguel Falabella passou a comandar a parte do programa gravada em estúdio. Nessa época, estreou o quadro Antes da fama, em que artistas recordavam suas profissões anteriores. Ao longo daquele ano, o programa fez parte dos núcleos dirigidos por Maurício Sherman e J. B. de Oliveira, o Boninho, alternadamente.

Marcelo Tas. TV Globo.

- Em 1996, houve mais uma reformulação do programa, que passou a integrar o núcleo de produção Walter Lacet. Foram produzidas novas vinhetas de abertura e criados novos quadros, como Álbum de família, em que um artista era convidado a apresentar suas fotos particulares, e Lar doce lar, em que a equipe de repórteres visitava a casa dos entrevistados. Foi instituído, ainda, o Troféu Video Show, que premiava as celebridades.
- O programa passou a ser produzido pelo núcleo Herval Rossano entre novembro de 1996 e março de 1998. Ao completar 15 anos, estreou nova programação e novo cenário, com um set para as entrevistas. Em São Paulo, a direção passou a Renata Netto, e o programa voltou a ser produzido pelo núcleo J. B. de Oliveira.
- O Vídeo show comemorou 1.000 apresentações em 1998. No especial, foi ao ar uma matéria com o elenco de artistas que já passaram pelo programa. A reportagem mostrava também os diferentes visuais de Miguel Fallabela na bancada.
- Em janeiro de 1999, a jornalista Renata Ceribelli foi substituída pela repórter Letícia Nascimento, que assumiu as reportagens produzidas em São Paulo. Em novembro daquele ano, a função passaria a ser ocupada pela jornalista e atriz Chris Couto.

Malu Mader. Frame de vídeo/ titularidade TV Globo.

Anos 2000
- Uma nova versão da revista eletrônica, buscando aproximar ainda mais os artistas de seu público, estreou em abril de 2000, quando começou a ser produzida pelo núcleo Luiz Gleiser. O apresentador Miguel Falabella passou a receber os convidados e a realizar as entrevistas no estúdio, que agora incluía a presença de uma platéia. A edição de sábado teve a pauta ampliada, e Cissa Guimarães estreou o quadro Gentem, no qual passava o dia com uma celebridade. A atriz Zezeh Barbosa foi incorporada à equipe do programa, que deu nova ênfase ao humor. A direção geral continuava a cargo de Cacá Silveira, com produção de Aluísio Augusto e redação final de Rixa e Flávio Marinho.
- O ator André Marques passou a integrar a equipe do programa, como repórter, em agosto de 2000. Na ocasião, sob a direção de Denise Saraceni, o Video show sofreu nova reformulação, com a estréia de alguns quadros novos, como Correio da fama, que, mensalmente, trazia os artistas da TV Globo que mais recebiam cartas, e Antenado, com “pílulas” do noticiário nacional e internacional.

Patrícia Pillar. Frame de video/ titularidade TV Globo.

- Em 2001, o programa ganhou um novo cenário. Em dezembro, a apresentadora Angélica fez sua estréia no programa, comandando o quadro Video game, um jogo envolvendo celebridades e seus conhecimentos sobre a televisão. Pouco depois, André Marques substituiu Miguel Fallabela no comando do programa.
- Em julho de 2002, sob a direção de Ângela Sander, o Video show completou três mil apresentações, passando por outra reformulação e reunindo três novos repórteres: Ana Furtado, Bruno de Luca e Renata Simões.
- A exemplo de outros programas da TV Globo, como o Domingão do Faustão (1989) e o Mais você (1999), o Video show também participa da cobertura das versões do Big brother Brasil (2002), realizando reportagens especiais e entrevistas com os candidatos eliminados.
- Em 2003, a direção geral do programa foi assumida por Mariozinho Vaz. A atriz Mariana Hein virou repórter do programa.
- Nessa época, André Marques e Angélica começaram a reproduzir de forma bem humorada cenas marcantes das novelas da emissora. Em abril de 2004, os dois imitavam o encontro entre Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murílo Benício), protagonistas da novela O Clone. Outra cena dos apresentadores foi a imitação de Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), personagens da novela Terra nostra.

Tony Ramos. Frame de vídeo/ titularidade TV Globo.

- O quadro Cabeção em ação estreou em 6 de agosto de 2004, tendo à frente o ator Sergio Hondjakoff, intérprete do personagem Cabeção no seriado Malhação.
- Em abril de 2006, com André Marques comemorando seis anos na apresentação diária do programa, o Video show ganhou novos quadros e apresentadoras: Ellen Jabour fazendo matérias no Rio de Janeiro, e Sarah Oliveira, em São Paulo.
- No quadro Reencontro marcado, grandes nomes da teledramaturgia, que contracenaram juntos no passado, relembravam histórias de bastidores, as melhores cenas e curiosidades do trabalho. Na estréia, Sônia Braga e Renata Sorrah recordaram os momentos em que atuaram na novela Chega mais (1980), nos papéis de Gelly e Lúcia, respectivamente. Baila comigo, quadro pilotado por Sarah Oliveira, apresentava grandes sucessos musicais que tiveram a participação ou foram protagonizados por atores conhecidos do grande público. O primeiro mostrou Glória Pires estrelando Pétala, de Djavan. Jogo da memória testava a lembrança dos artistas, propondo que o ator respondesse às mesmas questões que já respondera no passado e, no final da entrevista, comparando as diferentes respostas. Filho da mãe dava um toque familiar ao programa, levando a mãe de um ator para contar histórias de sua infância e adolescência, mostrando fotos e vídeos caseiros do filho famoso, cuja identidade só era revelada no final do quadro. Pílulas do Sim e daí? exibiam coincidências inusitadas nas novelas e programas da TV Globo. Os quadros Por onde anda, Astromóvel e Túnel do tempo permaneceram no programa.

André Marques e Miguel Falabella. Nelson Di Rago/ TV Globo.

- A exemplo dos três anos anteriores, o programa ganhou um especial de fim de ano, o Video show retrô (exibido pela primeira vez em 2003), para relembrar os maiores sucessos da teledramaturgia da TV Globo. Desta vez, porém, Angélica e André Marques não interpretaram personagens, como fizeram nos outros anos. Eles invadiram as cenas de vários programas, com ações bem humoradas. O especial recordou as falhas mais engraçadas das gravações, mostrou as famílias mais divertidas da ficção e exibiu cenas inesquecíveis de 2006.

Eva Wilma. Frame de vídeo/ titularidade TV Globo.

- No ano de 2008, a atriz Nivea Stelmann assumiu como repórter do programa no Rio de Janeiro e quadros novos foram criados, como Tintim por tintim, revelando parte da trajetória de um ator antes de chegar à fama; 30 segundos de fama, em que o público é desafiado a recriar cenas da teledramaturgia, com diretiro à exibição do melhor vídeo no programa; Inventando moda, em que um ator vai às ruas em busca das roupas e acessórios que combinem com o estilo do figurino de seu personagem; Ó, dúvida cruel, onde o público pergunta e o Video show responde, desvendando os mistérios da Central Globo de Produção (Projac). Angélica e André Marques, por sua vez, voltaram a divertir os telespectadores com os clipes musicais. A dupla regravou, por exemplo, o clipe da música Coração de papelão, interpretada por Jairzinho e Simony e sucesso na década de 80, que foi ao ar no Fantástico. Novas brincadeiras passaram a animar o programa, como Trilha sonora, na qual os participantes respondem perguntas sobre música e fazem a performance de uma cena no palco; e Curto-circuito, um desafio com cinco tarefas relacionadas a cenas marcantes da TV. André Marques continuou como apresentador do programa, assim como Sarah Oliveira se manteve à frente das reportagens em São Paulo.
- O Video show completou 25 anos no dia 20 de março de 2008 e, para comemorar, exibiu uma retrospectiva da história do programa, uma seleção do Falha nossa e os melhores momentos dos bastidores, além de muitas outras atrações, na semana de 17 a 21 de março. O especial comemorativo mostrou curiosidades por trás das câmeras, truques de dramaturgia, viagens internacionais; e relembrou as primeiras entrevistas de atores para o programa, como Deborah Secco recebendo uma equipe em sua escola, à época em que fazia a novela A próxima vítima.

Cissa Guimarães e Paulo Betti. Frame de vídeo/ titularidade TV Globo.

Video game
- O quadro que promove uma divertida competição e testa os conhecimentos televisivos das celebridades estreou em 10 de dezembro de 2001, sob o comando da apresentadora Angélica. A princípio, era levado ao ar nos cinco minutos finais do programa. Fez tanto sucesso que passou a ser uma das principais atrações do Video show, ocupando 20 minutos diários do programa.
- Os artistas vencedores da competição distribuem cestas básicas entre diversas instituições de caridade do país.
- Na quadro de estréia, competiram os atores Cláudia Jimenez e Reynaldo Gianecchini, que então formavam um par romântico na novela As filhas da mãe (2001).
- Durante uma semana, o programa foi comandado por Luciano Huck, que é casado com Angélica, para que esta pudesse testar seus conhecimentos competindo com ninguém menos do que a rainha dos baixinhos, Xuxa.

Cissa Guimarães, Renata Ceribelli, Sarah Oliveira, Mariana Hein, Ana Furtado e Ellen Jabour. Cláudia Dantas/ TV Globo.

- A apresentadora Angélica engravidou em 2004 e foi substituída, de março a novembro de 2005, pela atriz Fernanda Lima. Em 2007, grávida de seu segundo filho, Angélica foi novamente substituída por Fernanda Lima.
- Em 2007, a competição passou a incluir as seguintes brincadeiras: Te conheço, Se vira nos 5, Túnel do tempo e Jogo da velha. Além dessas, os competidores participam ainda de Antena paranóica, Chutômetro, Teletubo, Telinha direta, 7 em 27, Contagem regressiva e Momento uêpa.

André Marques. Gianne Carvalho/ TV Globo.

- Na Prova da platéia, um dos prêmios em disputa pode ser obtido pelos telespectadores, que também participam respondendo a esquetes disponíveis no site do programa.
- O Video game também ganhou uma semana de comemorações em 2008, por conta dos 25 anos do Video show. Na disputa comandada por Angélica, que gravava pela primeira vez após a licença-maternidade, Ellen Jabour, Mariana Hein e Renata Ceribelli enfrentaram Ana Furtado, Cissa Guimarães e Sarah Oliveira. Cissa Guimarães, que ficara 17 anos no Video show, aproveitou para matar a saudade durante a gravação do programa. No mês seguinte à gravação do Video game especial, ela substituiu André Marques durante as férias do apresentador. No Túnel do tempo, Cissa e Renata, que já apresentaram juntas o programa ao lado de Miguel Falabella, travaram uma disputa que arrancou risadas da platéia. Em uma das provas, dois rapazes tiveram apenas um minuto para se caracterizar de Angélica e representar a apresentadora. No duelo final e decisivo, as seis participantes mudaram o visual e, com roupas em estilo cowboy, fizeram uma encenação, inspirada em uma trama de Malhação.

Fernanda Lima e Angélica no quadro "videogame". Renato Rocha Miranda/ TV Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário