Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Gel vaginal contra o HIV se mostra eficaz em testes clínicos conduzidos na África e nos EUA

.

AIDS

Um gel vaginal se revelou promissor contra a infecção pelo vírus da Aids, segundo resultados de testes clínicos conduzidos na África e nos EUA publicados nesta segunda-feira.

Este germicida chamado PRO 2000 do laboratório americano Indevus Pharmaceuticals de Lexington (Massachusetts, nordeste) mostrou-se sem perigo e eficaz para aproximadamente 30% dos participantes, disseram os autores desta pesquisa apresentada na conferência anual sobre os retrovírus (CROI) que está acontecendo esta semana em Montreal (Canadá). Esta taxa está quase no limite dos 33% considerados como estatisticamente significativos.

Trata-se do primeiro estudo clínico realizado em humanos que levam a pensar que um gel ou um creme germicida aplicado localmente na vagina ou no reto pode impedir a transmissão do HIV ou outras infecções sexualmente transmissíveis.

"Apesar de ainda faltarem dados para determinar claramente se o PRO 2000 protege as mulheres contra a infecção pelo vírus do HIV, os resultados deste estudo são animadores", declarou o doutor Anthony Fauci, diretor do Instituto de Alergias e doenças infecciosas (NIAID) dos Institutos nacionais americanos da saúde (NIH) que financiaram uma parte destes testes clínicos.

Este teste de fase 2, realizado com mais de 3.000 mulheres é o primeiro estudo amplo com um germicida vaginal contra o HIV.

"Um germicida eficaz seria um meio prático que as mulheres poderiam utilizar para se proteger contra o HIV e que reduziria nitidamente o número de novas infecções no mundo", acrescentou.

"Este estudo ofereceu uma esperança a milhões de mulheres consideradas de risco, principalmente entre as africanas", segundo o doutor Salim Abdool Karim, do centro dos programas de pesquisa sobre a Aids na África do Sul e o principal autor desse estudo.

Atualmente, as mulheres representam a metade de todos os soropositivos no mundo.

Fonte: Agência AFP




Nenhum comentário:

Postar um comentário