Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Igreja aceita homossexuais?

Socialistas portugueses querem votar casamento gay e cutucam a paz dos católicos



Sem nenhuma novidade em seu posicionamento, a Igreja Católica de Portugal se declarou nesta semana contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A polêmica surgiu depois que o Partido Socialista do país disse que vai colocar em votação no Congresso português o projeto de lei que permite aos homossexuais se casarem.

O objetivo do partido com a votação é "enquadrar a todos, dar um enquadramento legal a pessoas que têm tendências diferentes do comum". Uma posição que defende, mas "não em detrimento da família e do casamento".

As autoridades católicas portuguesas disseram que acolhem todas as pessoas com “tendências homossexuais”, mas não permite que se fale em casamento. "É uma questão de vanguarda, não sei se de direita se de esquerda", mas "é uma vanguarda desfocada que leva por um caminho antropologicamente errado", declarou o padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O posicionamento foi tomado depois de uma reunião na última terça-feira, 10, em Fátima, do conselho permanente da CEP. "O casamento e a família são instituições que não são substituíveis por outras associações", declarou Manuel. Ele disse ainda que "a família tem algo de original, que é a união entre um homem e uma mulher", pelo que não adianta "inventar um novo dicionário".

Vitalino Canas, porta-voz do Partido Socialista, disse que "é legitimo a Igreja ter uma posição" sobre esta questão. Ele destacou ainda que o objetivo do partido ao colocar o casamento homossexual em pauta "é fazer com que Portugal dê um passo em frente", o que "já aconteceu noutros países".

Nenhum comentário:

Postar um comentário