Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

domingo, 1 de março de 2009

Japão quer transformar parede em tela de TV

Cientistas japoneses estão desenvolvendo um papel de parede capaz de emitir luz e mostrar imagens, como um televisor

Papel de parede de computador: em alguns anos, todas as paredes da casa podem funcionar como monitor


Cientistas japoneses estão desenvolvendo um papel de parede que pode ser transformado em uma tela de TV com a ajuda da nanotecnologia. Pesquisadores da Toshiba acreditam que o papel de parede poderia funcionar ainda para mostrar imagens que se adaptariam ao estado de espírito do dono da casa.

O papel de parede é resultado de um avanço na tecnologia da chamada tela de eletro-luminescência orgânica (OLED, na sigla em inglês), que permite ao papel emitir luz.

A nova tecnologia tornaria possível chegar em casa e olhar para paisagens, fotos ou imagens em movimento nas paredes da casa, como uma transposição dos papéis de parede dos computadores para as paredes dos vários ambientes da casa.

Agora, o desafio que os cientistas encontram é aumentar a eficiência dos recursos OLED disponíveis, como televisores. Para isso, o papel de parede usa luz que foi redirecionada por uma mídia que usa partículas nano.

Embora seja uma tecnologia cara hoje, a grande vantagem para o futuro é que o OLED usa apenas uma pequena fração da energia que é preciso para ligar um monitor LCD ou TV de plasma.

O projeto permitirá que as paredes funcionem também como iluminação para a casa, dispensando o uso de lâmpadas – uma das áreas que mais tem sido pesquisada pelo departamento de nanotecnologia na Toshiba.

Apesar do avanço, o papel de parede capaz de emitir luz ainda deve levar anos antes de entrar em produção industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário