Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 5 de março de 2009

Iraniana cega por homem aprova punição ‘olho por olho’ contra algoz

Após ataque, mulher foi fazer tratamento em Barcelona, na Espanha.
‘Não estou fazendo isto por vingança’, afirmou ela.

Uma mulher iraniana afirmou nesta quarta-feira (4) que aprovou a decisão da Justiça de seu país, pela lei do "olho por olho", de punir o homem que a deixou cega. Ameneh Bahrami, de 30 anos, foi atacada por um homem (que foi identificado apenas como Majid), que jogou ácido nos olhos e na face após ela rejeitá-lo em 2004. Na ocasião, Majid era um colega de faculdade e tinha intenção de casar com Ameneh.

Foto: Manu Fernandez/AP

Depois ser agredida, a iraniana foi fazer um tratamento na Espanha, onde vive desde então com uma ajuda financeira de 400 euros por mês do governo local.

“Eu não estou fazendo isto por vingança, mas apenas para que o mesmo sofrimento não se repita, para que se possa ir na rua com segurança”, disse ela, em entrevista para a rádio Cadena SER, que ainda o chamou de “sortudo”. “Ele receberá uma anestesia antes de jogarem cinco ou dez gotas de ácido. Será fácil para ele”, completou.

No final de 2008, a Justiça de Teerã decidiu que Ameneh poderia cegar o homem da mesma forma. Assim, Ameneh só aguarda uma carta da justiça iraniana para voltar ao país e punir Majid. Por estar cega, porém, que não poderá jogar o ácido no homem. “Há muita gente que poderá fazer isto por mim”, disse ela.

Ameneh afirmou, porém, que quer que o ácido seja jogado em apenas um dos olhos dele. “(No Irã) Dizem que meus dois olhos são iguais a um, porque em meu país cada homem tem o valor de duas mulheres”, disse ela, que por conta do tratamento em Barcelona recuperou 40% da visão em um dos olhos, mas tem boa parte do rosto ainda com sinais de queimadura.

A reportagem da agência de notícias “Associated Press” disse que não conseguiu entrar em contato com a embaixada do Irã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário