Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 6 de março de 2009

Quer emagrecer? Então aposte na pancadaria

Vou ali socar o Bob. Você nunca disse esta frase? Pois não sabe o que está perdendo, umas porradas bem dadas são garantia de calorias e estresse a menos. Ah, e antes que você entenda mal: Bob é o apelido carinhoso do saco de pancadas das academias. Em algumas delas, os professores colocam até uma cabecinha acoplada para, literalmente, dar cara ao exercício.

"O Punchbag é ótimo para ajudar no aumento do gasto calórico. Os exercícios são intensos, queimando aproximadamente 600 calorias em uma hora de aula, em um ritmo forte", afirma a professora Letícia Klimas, da academia Bio Ritmo.

No treino, os principais músculos trabalhados são os do braço (bíceps e tríceps), os músculos dos ombros, das costas, abdominais e, em alguns exercícios, coxas e até glúteos. Mas não ache que a farra é só chegar e começar a bater. "É importante utilizar uma bandagem e luvas próprias", lembra a professora. Esses acessórios dão mais segurança ao exercício e protegem as articulações dos punhos e dedos.

A forma de esmurrar também exige atenção: o correto é bater no saco "empurrando", e nunca de cima para baixo. Quanto às pernas, existem várias posições: elas podem estar paralelas ou em abertura Antero posterior (uma na frente e a outra um pouco atrás). "A posição depende do tipo de exercício, mas os joelhos devem sempre ficar semi-flexionados e relaxados, enquanto o abdômen permanece contraído", ensina Letícia.

Outro cuidado fundamental é com os punhos, que devem ser mantidos retos quebrar o punho é um dos erros mais comuns de quem começa a praticar os socos. "Tanto bater de maneira errada, de cima para baixo, como manter os punhos flexionados pode levar a lesões na articulação", afirma a professora da Bio Ritmo. Não saber dosar a força na hora de bater, o que pode causar problemas nos ombros e cotovelos, também é um deslize que acontece com frequencia.

Bem mais do que diversão
A pancadaria do bem, além de empolgante, vale como principal atividade aeróbia do dia se for feita com intensidade moderada ou intensa. Alívio do estresse, melhora na condição cardiorrespiratória, força muscular, coordenação motora e nos reflexos são alguns dos benefícios que você observa ao longo dos treinos.

Só não vale dispensar a musculação. O ideal é treinar em dias alternados, principalmente se o seu programa tiver ênfase nos membros superiores, porque a solicitação da musculatura dos braços e costas é muito grande durante os socos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário