Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 6 de março de 2009

Drauzio Varella faz série sobre transplantes

http://www.parceria.nl/assets/images/varella.jpg
Depois de tratar de tabagismo, envelhecimento e fecundidade, entre outros temas, Drauzio Varella volta ao “Fantástico”, domingo, com uma série que irá mostrar o drama de quem aguarda transplante de coração, pulmão, fígado e rim.
Será a décima série de Varella na Globo. Levou um ano para ser produzida e exigiu viagens para China, EUA e Espanha. Varella também tentou o Irã (onde as pessoas vendem seus órgãos para o Estado), mas não teve autorização.
“Temos no Brasil uma fila de 50 mil pessoas esperando transplante. A maior parte morre na fila”, diz Varella, também escritor e colunista da Folha. O médico considera a política brasileira de transplantes, em que o serviço é público, avançada. O problema é que “política para pobre não funciona”, faltam órgãos e transplantes exigem procedimentos que podem inviabilizá-los se não seguidos à risca. “A série vai mostrar os pontos em que [o processo] não dá certo”.
Na China, segundo Varella, a situação é pior: 10% da população têm hepatite B e são potenciais candidatos a transplantes, mas o serviço não é gratuito. A Espanha, por outro lado, tem o melhor sistema de captação.
Em São Paulo, a série irá acompanhar duas pessoas que estão na fila do transplante. “São histórias muito dolorosas”, avisa. Varella espera que a série faça aumentar as doações e os transplantes de órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário