Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 6 de março de 2009

No meio do mato, mas com muito estilo

Para criar uma casa confortável, em meio à natureza, o arquiteto apostou em um projeto moderno e contemporâneo que respeita o meio ambiente

A rampa feita com mosaico de pedra portuguesa serve como acesso principal da casa, cercada de verde por todos os lados. desse ponto é possível visualizar os jardins cria- dos pelo paisagista Alex Hanazaki. ao fundo, o muro de arrimo foi executado com pedras paranoá, da região de brasília.

A residência foi projetada para se integrar perfeitamente à natureza, compondo seu desenho final e criando um cenário paradisíaco. ao longe, enxerga-se somente um ponto branco em meio a um mar de árvores.

Em meio ao caos urbano em que vivemos, quem nunca pensou em se ver livre de todo trânsito, barulho, poluição, violência e da péssima qualidade de vida a que está su- jeita qualquer pessoa que precisa morar nos grandes centros, em virtude dos compromissos profis- sionais? Aí bate aquela vontade de largar tudo, arrumar as malas e partir com a família para uma casinha no meio do nada, onde é possível acordar ouvindo o canto dos pássaros, respirar ar puro e en- trar em contato com a natureza.

Com essa descrição, você já deve estar começando a imaginar aquelas casinhas pequenas, hu- mildes, feitas de madeira, com um espaço para cultivar uma horta e a milhas de distância de qualquer si- nal de civilização, não é verdade? Pois mude seus conceitos.

"Projetei a casa de maneira a utilizar sua transparência para integrá-la totalmente ao terreno e à paisagem local"
Raul di Pace

Sobre a varanda, de frente ao espelho d’água, detalhe do pergolado, coberto por vidro laminado serigrafado e planejado todo em formas sinuosas, que dão charme e contrastam de maneira suave com as linhas retas da casa.

Tudo se confunde e se integra. Ao caminhar pela casa, a impressão de que interior e exterior são uma coisa só. O piso de toda área social foi feito em mármore travertino. Nas paredes foi aplicado textura da Suvinil.

Com um pouco de criatividade, bom gosto e respeito ao meio ambiente, o arquiteto Raul di Pace mostrou que é possível desenvolver um projeto que levasse o conforto e a modernidade extrema para um cenário dos sonhos, em um terreno cercado pelo mais belo verde. Os animais também estão por toda parte. Emas, capivaras, porcos-espinho e pequenos macacos convivem em harmonia com os moradores e circulam por todo o condomínio, sem serem ameaçados.

A inspiração para sua criação, Raul trouxe de fora do país, mas colocou seus conhecimentos em prática em solo tupiniquim. “Sou filho, neto, sobrinho e primo de arquitetos. Depois de me formar no Brasil, eu passei um ano na França pesquisando arquitetura moderna e contemporânea com arquitetos de Bordeaux”.

A lareira central, em alvenaria, tem detalhes em granito preto absoluto e é decorada com dois quadros italianos do século XVI. Na lateral, espaço para guardar a lenha e também a aparelhagem de som e vídeo. O living lateral, adornado pela lareira, marca uma divisão do ambiente sem separá-lo visualmente do conjunto da casa.

O living principal é emoldurado por um belo cenário vivo. O grande painel de vidros permite uma sensação de transparência e dão visão total da casa, assim como do pátio interno, ao fundo. Todas as esquadrias são de alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário