As pessoas ficam mais propensas a consumir álcool quando veem cenas da ingestão de bebidas em filmes ou em comercias enquanto assistem TV, revelou estudo da Universidade de Radboud, na Holanda.
Os cientistas monitoraram 80 jovens enquanto eles assistiam televisão e descobriram que os que viam mais referências a bebidas alcoólicas bebiam duas vezes mais do que os que não viam.
"Nosso estudo mostra claramente que mostrar bebidas alcoólicas em filmes e propagandas não apenas afeta as atitudes das pessoas e as regras para bebida na sociedade, mas pode funcionar como uma sugestão que afeta o desejo e o subsequente consumo de bebida", afirmou o pesquisador que liderou o estudo Rutger Engels.
O diretor-executivo da organização britânica Alcohol Concern, Don Shenker, disse que o estudo, publicado na revista Alcohol and Alcoholism, reforça a necessidade de se restringir ainda mais a propaganda de bebidas alcoólicas ou de se considerar sua proibição.
"Infelizmente a propaganda e promoção de bebidas alcoólicas em filmes e na televisão geralmente apresenta o ato de beber apenas como um ritual social positivo e não mostra os danos potenciais que a bebida pode causar", disse.
Segundo informa o site da BBC Brasil, a União Europeia proíbe o uso de crianças nos comercias ou que a bebida seja mostrada como uma ferramenta para sucesso social ou sexual. Além disso, o comercial não pode encorajar o consumo excessivo de bebidas.
Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser
segunda-feira, 9 de março de 2009
Estudo mostra que álcool na TV estimula consumo imediato de bebidas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário