Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Pesquisadores descobrem menor planeta extrassolar já visto


Pesquisadores europeus anunciaram nesta terça-feira (3) a descoberta do menor planeta extrassolar já avistado - ele é duas vezes maior que a terra. A descoberta foi possível graças à sonda Corot, projeto francês que conta com a participação de diversos países, inclusive o Brasil.

O planeta foi batizado de Corot-Exo-7b e causou espanto entre os pesquisadores por ser tão pequeno. A maioria dos cerca de 300 planetas extrassolares já descobertos são maiores e compostos geralmente por gás, como Júpiter e Netuno. Extrassolares são aqueles planetas que não orbitam em torno do Sol e cuja trajetória está ligada a outras estrelas.

O Corot-Exo-7b é possivelmente composto por rochas e água (em forma de vapor, já que a temperatura local é de cerca de 1.000ºC), além de ser coberto por lava. A órbita do Corot em volta de sua estrela tem duração de 20 horas, menor período detectado neste tipo de planeta.

A sonda Corot (abreviação Convecção, Rotação e Trânsito) foi lançada em 2006 para encontrar planetas pequenos e rochosos, similares à Terra e que possam ter vida, fora do Sistema Sola

Nenhum comentário:

Postar um comentário