Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Farc libertam ex-deputado na selva da Colômbia


CALI, Colômbia - As Farc libertaram nesta quinta-feira na selva da Colômbia o ex-deputado Sigifredo López, na última libertação unilateral da guerrilha esta semana após outros cinco reféns terem reencontrado suas famílias. O político, de 45 anos e que permaneceu quase sete anos sequestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), fazia parte de um grupo de reféns que os rebeldes buscam trocar por 500 guerrilheiros presos (Clique para ver imagens da libertação) .

"Na zona rural do departamento de Cauca, as Farc entregaram à senadora Piedad Córdoba e a delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha o ex-deputado do Valle Sigifredo López", informou um comunicado do órgão humanitário.

Um helicóptero está levando López ao aeroporto de Cali, onde o ex-refém se reunirá com seus familiares e amigos.

As Farc já haviam libertado três policiais, um soldado e o ex-governador do departamento de Meta Alan Jara, em missões humanitárias que contaram com o apoio logístico do Brasil.

No entanto, 22 efetivos das Forças Armadas seguem sequestrados, com os quais as Farc buscam pressionar o governo do presidente Alvaro Uribe para que sejam trocados por rebeldes presos em cadeias do país.

Com a libertação, as Farc buscam ganhar espaço político e melhorar sua imagem internacional depois dos golpes sofridos recentemente, incluindo a morte de importantes líderes, o resgate de Ingrid Betancourt e a deserção de milhares de combatentes, segundo analistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário