Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

MEMÓRIA DA TV - ARTISTAS: ANA MARIA BRAGA


Ana Maria Braga nasceu no dia 1º de abril de 1949, em São Joaquim da Barra, São Paulo, filha de Antônio Maffei e Lourdes Braga. Após passar a infância estudando em internatos no interior do estado, fugiu de casa na adolescência e começou a trabalhar para poder cursar faculdade de Biologia na Universidade de São Paulo, em São José do Rio Preto. Já na capital, com o diploma em mãos, arranjou um emprego na extinta TV Tupi para custear cursos de especialização na sua área de formação. Entre os anos de 1974 e 1980, na Tupi, produziu e dirigiu o programa de variedades Agora boa tarde, exibido ao vivo. Também apresentou o telejornal Panorama e, uma vez por mês, comandava o musical Grande parada, junto com o ator Tony Ramos.

Entusiasmada com o trabalho na TV, Ana Maria se formou em jornalismo. Trabalhou em assessoria de imprensa e, entre 1983 e 1993, ocupou a diretoria de publicidade das revistas femininas da editora Abril. Em sua gestão, a revista Elle foi implantada no Brasil.

Após 10 anos afastada da televisão, em 1993, Ana Maria Braga foi convidada para dirigir um programa de culinária na TV Record, o Note e anote, no qual imprimiu um estilo que ficou marcado pelo inusitado, como sempre usar luvas de modelos e cores diferentes e passar por debaixo da mesa do cenário da cozinha a cada vez que provava – e aprovava – uma das receitas do programa. Em 1997, criou o papagaio Louro José, boneco articulado que divertia o público infantil na abertura do programa. O Louro a acompanha até hoje. O Note e anote chegou a entrar para o Guiness book como o programa de maior permanência no ar.

Começou a trabalhar na TV Globo em 1999, contratada para comandar o Mais você, programa exibido ao vivo, inicialmente com uma hora de duração, voltado para o público feminino. Nessa primeira fase, então sob a direção de Luiz Gleiser e Roberto Faustino, o programa tinha as participações do escritor Carlos Heitor Cony, da consultora de moda Gloria Khalil, do cabeleireiro e maquiador Duda Molinos e do psicanalista Leonardo Fraiman.

Nos anos 2000, Mais você foi dirigido por diferentes profissionais – como Nilton Travesso, Marlene Mattos e Cacá Silveira. A partir de outubro de 2007, sob a responsabilidade do núcleo de produção do diretor J.B. de Oliveira (Boninho), Vivi de Marco assumiu o cargo de diretora. Entre os assuntos em pauta, Ana Maria trata de culinária, beleza, moda, dicas de saúde, amamentação, prevenção de doenças, decoração e artesanato, além de fazer reportagens especiais. Até uma cirurgia de correção de miopia já foi mostrada, ao vivo. Em 2002, o Mais você foi premiado pela Comissão Européia de Turismo por reportagens realizadas em Portugal.


À vontade nos cenários de seu programa, Ana Maria Braga já entrevistou uma série de personalidades, pontuando momentos reveladores. A apresentadora Angélica assumiu no Mais você que estava namorando o também apresentador Luciano Huck; a apresentadora Xuxa deu à Ana Maria a primeira entrevista após romper os laços profissionais com a diretora Marlene Mattos e revelou por que não se casava com Luciano Szafir, o pai de sua filha, Sasha; a família do presidente Lula foi ao programa no dia de sua posse, e uma das irmãs do presidente apostou com Ana Maria que perderia 15 quilos. Tempos depois, voltou ao programa para mostrar que ganhara a aposta.

Louro José é um personagem indissociável do programa. O papagaio já recebeu até o título de agente especial do Ibama, como símbolo de combate ao tráfico de animais. Tom Veiga, que manipula e dá voz ao boneco, mantém sua identidade em segredo por contrato, e nunca pode mostrar o rosto.

Na manhã de 26 de agosto de 2001, Ana Maria Braga anunciou no programa que sofria de câncer no intestino. Um bloco inteiro do Mais você foi dedicado ao tema, com a participação de telespectadores, que enviaram mensagens de apoio, e do padre Marcelo Rossi, que rezou pela saúde da apresentadora. No mesmo dia, foi internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e iniciou o tratamento de quimioterapia. Enquanto esteve internada, foram exibidos programas gravados previamente.

Durante a etapa final do tratamento, a apresentadora passou a fazer inserções ao vivo no Mais você, intercaladas por quadros gravados. Quatro meses depois do anúncio do câncer, ela voltou a gravar o programa, já curada da doença e com os cabelos bem curtos, em conseqüência das sessões de quimioterapia.

Além do programa, a apresentadora tem vários livros de receitas publicados, dá nome a uma marca de café e foi a criadora do Projeto de Cozinha Popular Ana Maria Braga, um curso sobre reaproveitamento alimentar direcionado a comunidades carentes. Em 2003, lançou o CD Sou eu.

O programa Mais você passou por diversas reformulações a partir do final de 2007 e estreou novos cenários e quadros em março de 2008, quando teve a produção transferida dos estúdios de São Paulo para o Projac, no Rio de Janeiro. Ganhou também uma nova personagem: a Loura Maria, a prima do Louro José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário