Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

MEMÓRIA DA TV - PROGRAMAS: PROGRAMA SILVIO SANTOS (NA REDE GLOBO)



O Programa Silvio Santos era um show de variedades, formado por diversos quadros e atrações, transmitidos ao vivo em formato de programa de auditório. Era produzido e apresentado por Silvio Santos e, desde 1962, integrava a grade de programação da TV Paulista. A partir de 1965, depois que Roberto Marinho comprou a antiga emissora, o Programa Silvio Santos continuou a ser exibido pela TV Globo, mas apenas para a cidade de São Paulo. Só passaria a ser transmitido para o Rio de Janeiro a partir de julho de 1969. Tinha quase oito horas de duração.
- Silvio Santos passou por diversas emissoras de rádio e televisão, sem deixar de apresentar seu programa dominical primeiro na TV Paulista, depois na TV Globo. Oriundo do rádio, onde iniciou sua carreira nos anos 1940, passou a ser apresentador de TV na década de 1950, quando começaram as transmissões da televisão no país. Fez sucesso na TV Tupi, inclusive, a partir do final de 1964, com o programa Sua Majestade, o Ibope. Mas foi com o Programa Silvio Santos que ele definitivamente se popularizou.



- Conhecido pela farta distribuição de prêmios, o Programa Silvio Santos tinha como destaque a realização de jogos envolvendo o público presente no auditório e os telespectadores. Os jogos de perguntas constituíam quadros fixos do programa. Um deles, Só compra quem tem, distribuía semanalmente um automóvel zero quilômetro. Outro, Arrisca tudo, dava ao candidato que acertasse as respostas um prêmio em dinheiro, que, na época, podia chegar a um milhão de cruzeiros.
- Um dos maiores sucessos da fase inicial do programa chamava-se Cuidado com a buzina. Precursora do Show de calouros, esta competição de calouros teve como jurados José Fernandes, Gilmara Sanches, Décio Piccinini, Henrique Lobo, Cláudia Barroso, Marilu Martinelli e Jorge da Silva. Além de julgar os iniciantes, o júri também opinava sobre os últimos lançamentos do mercado fonográfico.
- Outro quadro de grande repercussão era a gincana Sinos de Belém. As tarefas eram complicadas e requeriam esforço não apenas dos participantes, mas da produção, podendo demandar até mesmo a utilização de aviões e helicópteros. Algumas vezes, as provas contavam com a participação do próprio apresentador.
- Havia também os quadros que buscavam deliberadamente emocionar tanto os participantes quanto o público, como Sou grato a você, em que cinco pessoas expressavam seu agradecimento àqueles que alguma vez os tinham ajudado; ou ainda, Perdoa pelo mal que lhe fiz, em que os convidados pediam perdão àqueles a quem teriam prejudicado. Os quadros românticos Namoro no escuro e Casais na berlinda também faziam parte do programa.
- Vale destacar, ainda, entre os quadros da fase inicial do programa, os musicais Os galãs cantam e dançam, que contava com nomes de sucesso como Jerry Adriani, Wanderley Cardoso e Paulo Sérgio, e Disco de ouro, em que se promovia a parada de sucessos.



- Outros quadros de sucesso no programa eram: Show da loteria esportiva, com atrações variadas sobre futebol; Quem sabe mais, o homem ou a mulher?, uma disputa entre um casal de artistas convidados; Música e alegria, apresentando diversos artistas; e Boa-noite, Cinderela, no qual crianças tinham seus desejos realizados por uma noite.
- A partir de 1971, o Programa Silvio Santos passou a apresentar o Troféu Imprensa, premiando os profissionais de destaque no meio artístico no ano.
- Quando terminou seu contrato com a TV Globo, em 1976, Silvio Santos passou a transmitir seu programa pela Rede Tupi – até o fechamento da emissora, em 1980 – e também através de sua própria emissora, a TVS, fundada por ele no Rio de Janeiro.

Alguns dos jurados que participaram do programa


- O escritor, ator, cantor e comediante Pedro de Lara nasceu em 25 de fevereiro de 1925. Trabalhou ao lado de Silvio Santos por mais de 30 anos, primeiro na antiga Rádio Nacional, onde os dois apresentavam um animado programa de interpretação de sonhos. Na época, Silvio Santos narrava um sonho relatado pelo público e pedia ao “guru' Pedro de Lara que o interpretasse. O quaro fez tanto sucesso que o comediante foi levado pelo apresentador para trabalhar na televisão. Com sua pose de galã e eterna sisudez, foi um dos principais jurados do concurso de calouros do Programa Silvio Santos. Ainda como comediante, trabalhou também no programa do palhaço Bozo, interpretando o neurastênico Salsi Fufu.
- Atriz, cantora, apresentadora e modelo, a irreverente Elke Maravilha nasceu na Rússia, em Leningrado, no dia 22 de fevereiro de 1945. Foi jurada do concurso de calouros do Programa Silvio Santos durante sete anos. Tornou-se conhecida graças ao estilo ousado e inovador, que mesclava um figurino exótico com misticismo, alegria e inteligência. Professora, tradutora e intérprete de línguas estrangeiras, incluindo Latim, foi a mais jovem professora de francês da Aliança Francesa e de inglês, na União Cultural Brasil – Estados Unidos. Estreou na televisão em 1972, também como jurada de calouros, no Cassino do Chacrinha, a quem tratava carinhosamente por “painho'.
- A cantora Araci de Almeida estreou no rádio em 1933, na antiga Rádio Educadora, levada por Custódio Mesquita. Tornou-se uma das principais intérpretes de Noel Rosa, de quem ficaria amiga ainda naquele ano, acompanhando o compositor em serenatas, rodas de samba e noites de boemia. Fez muito sucesso já no final dos anos de 1930, quando recebeu do locutor César Ladeira o epíteto de O samba em pessoa, e consagrou-se em uma carreira que durou mais de 40 anos. Como comediante, fez sua estréia na televisão como jurada de calouros, primeiro no programa A buzina do Chacrinha, depois no Programa Silvio Santos. Morreu, aos 74 anos, em 20 de junho de 1988.

Um comentário:

  1. fui tele-moça nesta época, que pena que nao achei nenhuma foto!

    ResponderExcluir