Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quinta-feira, 26 de março de 2009

Sem pique para malhar

Você anda meio preguiçosa para se exercitar? O problema pode ser a alimentação. A nutricionista Graziela Friedler, especializada em nutrição esportiva, comenta os principais mitos sobre a dupla dieta e exercícios

1, 2, 3... COMEÇAR TUDO DE UMA VEZ
Você está decidida a emagrecer. E resolve iniciar dieta e malhação no mesmo dia. Perfeito? Não! Diante de tantas mudanças, o corpo pode não responder tão bem. O resultado? Rendimento reduzido e sensação de cansaço. O ideal, segundo os nutricionistas, é começar a dieta 30 dias antes da malhação. Assim seu organismo vai se adaptando lentamente e terá condições de alcançar os melhores resultados.

É SÓ MALHAR PARA AFINAR
Exercitar-se ajuda mas não resolve. Se colocarmos em números, a estimativa surpreende. 'A prática de exercícios atua no emagrecimento físico em cerca de 20% - queima de calorias - e em 80% contribui com a melhora do estado psicológico, reduzindo a compulsão por comida', diz Graziela. Em outras palavras: movimentar-se provoca sensação de bem-estar (similar à provocada quando se come chocolate), induz à alimentação equilibrada e a uma rotina mais saudável, o que inevitavelmente ajuda o corpo.

PEGADINHA
Há muita gente que pensa: já que comecei a fazer exercícios físicos, posso dar uma relaxadinha na dieta e mandar ver nas bolachas recheadas. Não é bem assim. 'Nossa eficiência em ganhar calorias é bem maior que em perder', comenta Graziela. E a explicação é ancestral: nos primórdios alimentar-se envolvia esforço (correr, caçar... uma verdadeira maratona). Bem diferente de hoje em dia.

DIGA SIM AO CARBOIDRATO
Engana-se quem imagina que só proteína é importante para fortalecer os músculos. 'A contração muscular só ocorre na presença do carboidrato, que é fundamental para o enrijecimento do corpo e o combate à flacidez', afirma Graziela. Além disso, esse grupo alimentar fornece energia ao corpo, tornando o esforço físico mais fácil e prazeroso.

EM JEJUM EMAGRECE MAIS
Nem pense em entrar na academia (ou fazer qualquer esforço físico) de barriga vazia. 'Ao exercitar-se em jejum, o organismo libera um hormônio para proteger o útero e não queima a gordura ao redor dele', explica Graziela. Isso significa preservar, justamente, a gordura da barriga, dos quadris e do culote. Em cheio tudo o que você não quer, não é?

LANCHINHO AMIGO
Quer melhorar o desempenho durante a atividade física? Então alimente-se. Uma hora antes do treino, coma um lanchinho com carboidrato e proteína, na proporção 3 por 1. Sugestões: um pão integral de fôrma com uma fatia de peito de peru ou uma barra de cereal e um pedaço de queijo. Evite, apenas, o consumo de gordura, que leva cerca de quatro horas para ser digerida e reduz a disposição.

ÁGUA X ISOTÔNICOS
Durante o treino, a água está liberada e é importante no controle da temperatura corporal, além de hidratar. Já o isotônico, bebida para atletas rica em sais minerais, deve ser consumida apenas nos treinos intensos, com mais de duas horas. Caso contrário, são desnecessários e você acabará consumindo calorias dispensáveis (meio litro tem 150 calorias).

DEPOIS, COMA!
Isso mesmo! Logo após exercitar-se (na primeira hora seguinte), o corpo está superestimulado a absorver nutrientes e a melhorar a capacidade muscular. E também menos capacitado a produzir gordura. Por isso, pode-se dizer, até, que é a melhor hora para dar uma 'escorregadinha' e comer um pedacinho de doce (sem exageros).

DORMIR TAMBÉM AJUDA
Sim! O processo de construção da massa muscular exige o descanso do corpo e ocorre geralmente durante o sono. Portanto, durma sem culpa, certa de que, além de relaxar, está colhendo os frutos da malhação. Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário