Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

sexta-feira, 27 de março de 2009

MEMÓRIA DA TV - DRAMATURGIA: IRMÃOS CORAGEM

TV Globo.

Autoria: Janete Clair
Direção: Daniel Filho, Milton Gonçalves e Reynaldo Boury
Período de Exibição: 08/06/1970 - 12/06/1971
Horário: 20h
Nº de capítulos: 328

Trama/ Personagens:
- No interior de Goiás, na fictícia cidade de Coroado, os moradores sobrevivem da principal atividade econômica na região, o garimpo de ouro. Na cidade, vive a família Coragem: a mãe Sinhana (Zilka Sallaberry) e os seus três filhos, João (Tarcísio Meira), Jerônimo (Cláudio Cavalcanti) e Duda (Cláudio Marzo).
- O coronel Pedro Barros (Gilberto Martinho) é latifundiário e um dos homens mais poderosos de Coroado. Ele quer controlar o comércio de diamantes na região, mas os irmãos Coragem não aceitam a sua autoridade.

Glória Menezes e Tarcísio Meira. Cedoc / TV Globo

- Um dos principais conflitos da trama aparece quando o garimpeiro João encontra um valioso diamante , que é roubado pelos capangas de Pedro Barros. Ao longo da história, João e Jerônimo lutam de formas distintas para reaver o diamante. João enfrenta os inimigos através da força, enquanto Jerônimo entra a para política no partido de oposição.
- A tímida Lara (Glória Menezes), filha de Pedro Barros, vive um drama psicológico ignorado pelo pai. Ela apresenta outras duas personalidades com características bem diferentes: a sensual e extravagante Diana e a equilibrada Márcia. João Coragem se apaixona pela filha do coronel. O garimpeiro se sente confuso e, ao mesmo tempo, seduzido diante das três personalidades de Lara. A atriz Glória Menezes criou um trejeito que se transformou num código para o público identificar quando a personalidade de Diana assumia a de Lara. No final, a personagem passa por uma cirurgia no cérebro e consegue se curar da tripla personalidade.

Emiliano Queiroz. Cedoc / TV Globo

- Jerônimo é apaixonado pela índia Potira (Lúcia Alves), sua irmã de criação. Para escapar da paixão que acredita ser incestuosa, ele se envolve com a filha de um político local, Lídia Siqueira (Sônia Braga).
- Numa discussão entre Lídia e Jerônimo, ela puxa um revólver, os dois começam a brigar, e a arma dispara. Lídia é atingida e acaba morrendo. Jerônimo passa a ser perseguido pela polícia. João Coragem chega a entregar o diamante ao irmão para que ele pudesse fugir de Coroado.

Regina Duarte e Cláudio Marzo. Cedoc / TV Globo

- O terceiro irmão Coragem, o jogador de futebol Duda, gosta da filha do médico da cidade, Ritinha (Regina Duarte), mas a deixa para vir morar no Rio de Janeiro. Na cidade grande, ele se torna um craque do Flamengo e se envolve com Paula (Myriam Pérsia). Tempos depois, ele volta para Coroado, e o conflito amoroso se agrava, quando descobre que Ritinha estava grávida dele.
- Outro personagem de destaque na trama é Juca Cipó (Emiliano Queiroz). Ele ganha espaço na história e se torna um dos pontos altos da novela. Portador de uma deficiência mental, ele violenta Cema (Suzana Faini). Grávida, Cema passa a viver um grande conflito com o marido Brás (Milton Gonçalves), um negro que jamais aceitaria ter um filho branco. O diretor Daniel Filho lembra que os telespectadores torciam para que o filho da sofrida Cema nascesse mulato, e ela fizesse as pazes com o marido.

Tarcísio Meira e Glória Menezes. TV Globo / Divulgação

- No decorrer da trama, Juca Cipó torna-se amável, conquistando a simpatia do público infantil.
- Em 1970, o Brasil conquistava o tricampeonato mundial de futebol na Copa do Mundo do México, enquanto a novela narrava a ascendente carreira de Duda como jogador do Flamengo. Uma das cenas mais marcantes é a do jogador no clássico entre Fluminense e Flamengo disputado no Maracanã. Uma seqüência de imagens mostra o estádio lotado de torcedores em um domingo de clássico. A referência ao esporte nacional na novela ligava a história a um dos assuntos em destaque na época.

Glória Menezes e Arthur Costa Filho. Cedoc / TV Globo

- Janete Clair misturava ficção e realidade também no plano da política. A novela fazia uma analogia à situação de arbítrio vigente no país e o poder desmedido do coronel na pequena Coroado. No Brasil governado pelo general Médici, o Estado perseguia os partidos de esquerda e permitia a tortura dos presos políticos nos porões dos órgãos de repressão. O personagem de Pedro Barros ditava a lei, corrompendo a polícia, comprando votos e oprimindo a população em Irmãos Coragem.
- No último capítulo, Coroado é destruída pelo coronel Pedro Barros, que, enlouquecido, coloca fogo na cidade.
- No final da novela, Jerônimo e Potira estão cercados pela polícia. A índia, grávida, sai da cabana, onde estavam escondidos, na tentativa de falar com os policiais, mas é morta. Uma das cenas mais dramáticas da história é quando Jerônimo, desesperado, é baleado enquanto carrega Potira nos seus braços . Revoltado, João Coragem quebra o diamante que dera origem a todos os conflitos .

Cláudio Marzo, Claudio Cavalcanti, Myrian Pérsia e Emiliano Queiroz. Cedoc / TV Globo

- Em Irmãos Coragem foram criadas várias tramas paralelas. Esse formato permitiu à Janete Clair uma maior liberdade para modificar a narrativa em função da pressão da censura ou da trajetória de um personagem que não agradasse ao público.
- Janete Clair escreveu a novela sem o auxílio de qualquer outro autor ao longo de mais de um ano. A autora disse ter se inspirado no romance Os irmãos Karamazov, de Fiodor Dostoiévski, para dar vida aos irmãos Coragem. Baseou-se no livro As três faces de Eva, de Corbett H. Thigpen e Hervey M. Checkley, para compor a tripla personalidade de Lara. E para construir o papel de Sinhana, recorreu à peça Mãe Coragem, de Bertolt Brecht.

Regina Duarte e Cláudio Marzo. Cedoc / TV Globo

Produção:
- A abertura da novela foi desenvolvida por Mauro Borja Lopes, o Borjalo.
- A fictícia Coroado foi a primeira cidade cenográfica da TV Globo. O cenógrafo Mário Monteiro foi o responsável pela construção do cenário numa área de 5.000 m2, na Barra da Tijuca. A cidade tinha oito ruas, praças, prefeitura, delegacia, igreja, pensão, farmácia, bares e mercearia. Esse foi o maior empreendimento cenográfico da televisão brasileira realizado até então.
- Para gravar na fictícia Coroado, a produção da novela enfrentou vários problemas. Era comum, por exemplo, os atores e produtores se depararem com animais, como cobras e jacarés. Com as chuvas, a área ficava completamente inundada, o que atrapalhava o cronograma das gravações. Muitas vezes, o elenco teve que virar a noite trabalhando para não atrasar a história.

Cidade cenográfica da novela Irmãos Coragem. Editora Globo

- As cenas de garimpo eram gravadas, em grande parte, na serra de Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Curiosidades:
- Para criar o personagem Duda, o famoso craque do Flamengo, e mostrar as angústias de um rapaz do interior que se transforma em ídolo do futebol, Janete Clair contou com a assessoria do jornalista e comentarista esportivo João Saldanha.
- Para compor a tripla personalidade da personagem Lara, Janete Clair teve a assistência do neurocirurgião Pedro Sampaio.
- Os diretores utilizaram uma linguagem cinematográfica para narrar a história e buscavam inspiração nos filmes de bangue-bangue.

http://www.babyseries.com/coragem.jpg
- Durante uma enchente no Rio de Janeiro, um helicóptero fotografou a cidade fictícia de Coroado. A imagem foi publicada na primeira página do jornal carioca O Dia, com o título: “O Rio está inundado”. O cenário parecia tão real que confundiu os repórteres.
- Irmãos Coragem deu mais audiência do que a final da Copa de 70, entre Brasil e Itália. O jogo foi apresentado num domingo e, no dia seguinte, a audiência da novela foi maior.
- A novela marcou a estréia de Sônia Braga na TV Globo e reuniu as duas duplas mais famosas da emissora na época: Tarcísio Meira e Glória Menezes, Cláudio Marzo e Regina Duarte. Os dois últimos saíram antes do final das gravações para estrelar a novela que viria em seguida no horário das 19h, Minha doce namorada.

http://www.teledramaturgia.com.br/images/irmaos_elenco.jpg
- Irmãos Coragem reuniu o maior elenco em telenovelas até então. Foi também uma das mais longas novelas da TV Globo, durando praticamente um ano.
- Ao abordar temas como futebol, a novela – que pertencia a um universo tipicamente feminino – conquistou também o público masculino.
- A novela foi reapresentada em duas ocasiões, em forma compactada: no Festival dos 15 Anos da Rede Globo, em janeiro de 1980, e no Festival dos 25 Anos, em maio de 1990.
- Em 1995, nas comemorações dos 30 anos da emissora, Dias Gomes e Marcílio Moraes fizeram um remake adaptado para o horário das 18h. Nessa versão, Marcos Palmeira, Marcos Winter e Ilya São Paulo viveram os irmãos Coragem. A personagem Lara foi interpretada por Letícia Sabatella.
http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/09/191_1548-astro1.jpg
Trilha Sonora:
- A música Irmão, é preciso coragem!, interpretada por Jair Rodrigues, foi encomendada a Nonato Buzar. A letra era tão forte que só foi utilizada no capítulo 12, quando o personagem de Tarcísio Meira, João Coragem, encontra o diamante. Antes disso, usava-se apenas a melodia em arranjo instrumental.
- Outro destaque da trilha sonora foi Menina, de Paulinho Nogueira. O ator Cláudio Cavalcanti conta que gravou a música a pedido da autora Janete Clair, e a composição foi tema do casal índia Potira e Jerônimo.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/5983162.jpg

Um comentário:

  1. foi uma das melhores novelas da te,levizão devendo ser regravada para o conhecimento dos mais novos

    ResponderExcluir