Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 24 de março de 2009

MEMÓRIA DA TV - PROGRAMAS: VOCÊ DECIDE!

http://www.tiagosantiago.com.br/imagens/vocedecide.jpg

Período de exibição: 08/04/1992 – 17/08/2000
Horário: 21h30
Periodicidade: às quintas-feiras (1992-1994); aos sábados (1995); às quintas-feiras (1997)
Nº de programas: 326

- Primeiro programa de teledramaturgia interativa na TV Globo, Você decide ficou no ar de 1992 a 2000. Cada episódio contava uma história cujo final deveria ser resolvido por votação do público. O problema da trama era apresentado logo no primeiro bloco e, para cada escolha possível, era divulgado um número de telefone (de ligação gratuita); os espectadores telefonavam para registrar sua preferência e o desfecho mais votado ia ao ar.

http://www.jornaldacidade.net/images/sgw/1_20090116104257.jpg

Um apresentador entrava ao vivo explicando as soluções possíveis e comentando os conflitos da trama. Também chamava entrevistas em que uma atriz da emissora colhia opinião do público que acompanhava o programa por um telão instalado em praça pública, cada semana em uma cidade diferente.
- A princípio, havia apenas duas opções: “sim” e “não”. Em 1997, foi testado um modelo com três possibilidades, mas meses depois o programa voltou ao formato original. As perguntas, porém, passaram a ser mais complexas: em vez de “sim” e “não”, havia escolhas entre o amor por duas pessoas, se suspeito era ou não culpado de um crime ou mesmo quem era o pai de um personagem.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEie_79mHm7-C3jdP9TQhWjEuywRW15E7aMFtkJupevSH0qb2huEZDzTEgQxX6oW6oBRNQx6HnTtrPW1x-T33MFP_vYrtWYG9vq6m60iA16IMLGGmNc76fm8dBU3a3y2N1Fb6sMKEmrjPDY/s400/DSC_6328.JPG

- O programa ia ao ar semanalmente à noite, após a novela das 20h. Durante a maior parte de sua existência, foi transmitido às quintas-feiras, mas chegou a ser exibido aos sábados e às quartas-feiras.
- O formato incluía 35 minutos de dramaturgia e 10 de transmissão ao vivo, tanto no estúdio quanto na rua.
- O primeiro apresentador do programa foi Antônio Fagundes, que chamou a atenção por aparecer careca por causa de uma peça de teatro em que estava atuando. A partir de junho de 1992, o ator passou a alternar com com Walmor Chagas. Tony Ramos foi quem mais ficou no posto, em duas temporadas: de abril a julho de 1993 e de abril de 1996 a dezembro de 1997. Outros atores que se revezaram na apresentação foram Lima Duarte, Raul Cortez, Carolina Ferraz, Cissa Guimarães e Luciano Szafir. Apenas dois jornalistas cumpriram a função: Renata Ceribelli e Celso Freitas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFrkQAQZPxOwpC5pW5JtyVwst4_lTZg1hoKU0YuBSlcegwlM76UdRjmKnSjThNg_Aay8sQ8QXb9nvImxtemmSz69jFzFOWP1l8q8p1ym6Hpq8BnsL1QYYgPgIvgMRtwhw4_Fx4ePy3y15m/s320/tonyramos(2).jpg

- Você decide foi primeira grande experiência de interatividade na emissora (mais tarde viria o Intercine, em 1996), com a função de acostumar o público a participar da programação – o que até então só era comum no rádio.
- O programa abordava questões éticas e polêmicas, como corrupção, aborto, eutanásia, casamento homossexual, omissão em relação a crimes, “produção independente” de filhos e clonagem. Alguns episódios chegaram a provocar controvérsia na opinião pública, como o de um desempregado que encontrava uma mala cheia de dinheiro e não devolvia, o de um garoto judeu que descobria um ex-carrasco nazista escondido no Brasil (exibido no dia do Yom Kippur) e o de uma atriz que se prostituía para financiar a montagem de uma peça. O resultado da votação do público nem sempre refletia a escolha mais ética, o que motivou críticas de políticos e associações da sociedade civil.

http://s3.mcstatic.com/thumb/2106694/8990465/4/directors_cut/0/1/.jpg

- Em julho de 1996, um episódio reproduziu o assassinato de Paulo César Farias, ocorrido um mês antes, mas sem citar nomes para evitar complicações judiciais. Cabia ao espectador, na pele do chefe da investigação, determinar se o crime tinha sido passional ou não.
- Antes da inauguração do Projac, em 1995, as gravações em estúdio do Você decide ocorriam no Estúdio Renato Aragão, zona oeste do Rio de Janeiro.
- A mudança maior no programa foi no início da temporada de 1997, quando eram apresentados três finais. A duração de cada história também foi aumentada: de 45 para 55 minutos. A narração era de Reinaldo Gonzaga.
- Você decide não tinha elenco fixo, mas alguns atores participaram de vários episódios: Milton Gonçalves, Rita Guedes, Mário Lago, Marilu Bueno, Francisco Milani e Tonico Pereira fizeram mais de dez cada. O ator que teve mais participações foi Paulo Reis: 13 programas. Outros atores com presença freqüente foram Maria Zilda Bethlem, Tato Gabus Mendes, Oswaldo Louzada, Mário Gomes, Marcos Frota e Pedro Brício.

http://veja.abril.com.br/260599/imagens/brasil2.jpg

- Alguns episódios tiveram continuações: A poderosa e O poderoso, com o casal vivido por Lavínia Vlasak e Rodrigo Faro; a seqüência Forró bandido e Vício de matar, em que Marcos Paulo fazia um assassino profissional; Numa sexta-feira 13, paródia do gênero terror com partes I e II; os policiais O plano B e O terceiro homem; e a série Transas de família, que chegou a ter cinco episódios.
- Havia um trabalho específico de pesquisa e preparação dos roteiros, principalmente para os temas polêmicos ou que lidavam com questões legais. Eram mais de 100 argumentos por semana, selecionados por uma equipe de roteiristas, uma pesquisadora e consultores para assuntos médicos e jurídicos. Alguns adaptavam filmes e textos literários, como Pobre menina rica, inspirado em O príncipe e o mendigo, de Mark Twain, Trio em lá menor, adaptação de um conto de Machado de Assis, ou A qualquer preço, versão do filme A noite dos desesperados. Além disso, o público participava enviando idéias para novas histórias: o primeiro responsável pela supervisão de texto, Geraldo Carneiro, recebia cerca de 200 sinopses e argumentos enviados por telespectadores a cada mês. Um dos que mais enviavam textos, o curitibano Altenir Silva, acabou contratado como roteirista.
- Você decide inaugurou um tipo novo de venda internacional para a TV Globo: a exportação de formato. Mais do que vender os episódios produzidos, a empresa vendia a idéia, o modelo de voto por ligação e apresentação ao vivo. O programa foi transmitido com novos títulos em inúmeros países do mundo, como You decide (EUA), Vostede decide (Galícia, na Espanha), Vostè mateix (Catalunha, também na Espanha), Usted decide (América Latina), Du bestämmer (Suécia), Der kommer mera (Suécia), Decidi tu (Itália), Do the right thing (Reino Unido) e A vous de décider (França). Na versão da China, a decisão era tomada não pelo público em casa via telefone, mas por um grupo de até 30 pessoas escolhidas pela produção e reunidas num estúdio.

http://s4.mcstatic.com/thumb/2081463/8932761/4/directors_cut/0/1/gatorade_commercial_ad_ads_an_ncio_comercial_1997_rede_globo_de_tv_brazil.jpg

- Depois de sair do ar, em 2001, o programa chegou a voltar à grade no ano seguinte, à tarde, no Vale a pena ver de novo, com apresentação da modelo Suzana Werner. A reprise chegou a reeixibir 15 episódios: todos os finais escolhidos foram iguais aos das primeiras exibições. Mas, desta vez, os finais não-escolhidos podiam ser vistos no site do programa, em www.globo.com/vocedecide.
- Em março de 2008, o Fantástico inaugurou o quadro Conto ou não conto?, inspirado no Você decide, em que a resolução de cada episódio é escolhida pelos telespectadores entre dois finais diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário