Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

domingo, 22 de março de 2009

MEMÓRIA DA TV - PROGRAMAS: PROGRAMA DO JÔ

http://www.portaldojammil.com/uploadfotos/Materia/2008/LogoProgramaDoJo_menor.jpg
Período de exibição: 03/04/2000 – NO AR
Horário: 24h
Periodicidade: de segunda a sexta

- Programa de entrevistas e variedades comandado pelo humorista Jô Soares, exibido diariamente desde abril de 2000, a partir da meia-noite, e transmitido simultaneamente pela TV Globo e pela Rádio CBN. A direção-geral é de Willen Van Weerelt, com consultoria e textos assinados por Max Nunes, que acompanha Jô Soares desde os programas humorísticos, Hilton Marques, Diléa Frate, além do próprio Jô Soares.

http://donanacarolina.files.wordpress.com/2008/08/programa-do-jo-soares-13.jpg

-A equipe de produção do programa é gerenciada por Rogério Oliveira, que conta com a coordenação de Dinho Carvalho Pinto, Paulo Val e Marcelo de Oliveira Costa. A produção de jornalismo está a cargo de Anne Porlan, com reportagens de Caio Franco, Tatiana Rezende e Myrian Clark. A produção de arte é de Regina Reyes, a cenografia é de João Irênio, e o figurino, de Julio Rego.
- Ator, diretor, produtor, escritor e pintor, José Eugênio Soares, conhecido como Jô Soares, começou a trabalhar na TV Globo em 1970, quando estreou o programa Faça humor, não faça guerra (1970). Desde então, integrou e comandou diversos programas na emissora, com destaque para o humorístico Viva o Gordo (1981), produzido com grande sucesso durante seis anos e no qual criou seu célebre bordão: “Um beijo do gordo!”.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCUr1QBWRBvw_2mEe7DiJ8BUDlJBVOYqqszKzp6ZOAWvrK3atTBQXs4R-RgiU0CSQKn_vWRP7eMnzvDxz2KKGz7uew70PC8czaMk0PLlCqpURaUWvlqnfkn1TKRI17DKbnMnrmmdbdywKM/s400/PROGRAMA+DO+J%C3%94.jpg

O primeiro programa de entrevistas apresentado por Jô Soares na TV Globo foi o Globo gente, em 1973.
- A partir de 1998, Jô Soares trabalhou por 12 anos no Sistema Brasileiro de Televisão, onde criou e apresentou o Jô Soares onze e meia, talk-show livremente inspirado em programas norte-americanos de grande audiência, principalmente o de David Latterman.
- O humorista voltou a trabalhar na TV Globo em abril de 2000, para comandar a atração que levaria seu nome, o Programa do Jô. Trouxe para auxiliá-lo nessa tarefa uma equipe de 22 profissionais que trabalhavam com ele no SBT, entre os quais, Anne Porlan, Myrian Clark, Letícia Magalhães, Tatiana Rezende e Renata Hydalgo.

http://www.rockwave.com.br/bandas/banda-eu/Imagem%20059.jpg/image_preview

- O Programa do Jô inclui a participação de um conjunto musical, o Sexteto, que é formado pelos músicos Derico (sax), Bira (baixo), Miltinho (bateria), Tomati (guitarra), Chico Oliveira (trompete) e pelo maestro Osmar (teclados). O grupo logo se tornou uma das principais atrações do Programa do Jô. Com o tempo, e as brincadeiras espontâneas que o apresentador fazia com cada um dos integrantes, acabou criando um divertido rol de personagens.
- Outro alvo constante da irreverência do apresentador é o garçom chileno Luís Alexander Rubio Bernales, ou simplesmente Alex. Inicialmente, Alex era responsável por servir o apresentador e seus convidados apenas durante os intervalos das gravações. Hoje permanece durante todo o programa, devidamente paramentado, atrás do balcão de um bar que passou a integrar o cenário.

http://img.pinfotos.abril.com.br/t/1/irmandadesideral/w500/jo-1.jpg

- Algumas novidades foram introduzidas no programa para a estréia na Globo, entre as quais, a realização de reportagens externas e entrevistas de rua feitas por Jô Soares. O apresentador criou ainda o quadro No fundo da caneca, no qual eram exibidos esquetes com antigos personagens de seus programas humorísticos.
- O programa está estruturado em blocos, da seguinte maneira: diariamente, são apresentadas três entrevistas, com personalidades da política, das artes ou dos esportes, além de brasileiros anônimos, responsáveis muitas vezes por alguns momentos marcantes do programa. A escolha desses entrevistados é feita a partir de mais de 500 sugestões recebidas semanalmente pela produção. No início do programa, Jô Soares conta piadas ou comenta notícias engraçadas selecionadas por sua equipe. O programa é encerrado diariamente com uma atração musical, nacional ou internacional.

http://www.fraudes.org/images/Jo_site_01.jpg

- Embalada por um trecho de jazz, a primeira abertura do Programa do Jô mostrava instrumentos musicais e imagens noturnas de cidades, com o nome do programa emoldurando uma lua cheia.
- O programa de estréia contou com a participação do ator Tarcísio Meira, do então goleiro da seleção brasileira Dida e da cantora Marisa Monte, acompanhada da Velha Guarda da Portela. Ainda naquele dia, foi exibida ainda uma entrevista especial com o jornalista Roberto Marinho, gravada dias antes nos jardins da sua residência.

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/foto/0,,15375235-EX,00.jpg

- Ao longo de sua exibição, o Programa do Jô recebeu literalmente milhares de convidados, entre ex-presidentes da República, juízes, congressistas, personalidades representativas da cultura, jornalistas etc. No dia 16 de agosto de 2006, o programa apresentou a sua entrevista de número 10 mil. Na ocasião, Jô Soares conversou com o jornalista, ator e apresentador Marcelo Tas, que falou sobre seu espetáculo multimídia A história do Brasil segundo Ernesto Varela.
- As gravações do programa são feitas em São Paulo, no Estúdio 3 da TV Globo, que tem 600m2 e capacidade para 300 pessoas. Trata-se de um dos estúdios mais modernos da América Latina, com equipamentos inteiramente digitais. No cenário, dois telões exibem as reportagens para a platéia.

Foto: G1

- Em setembro de 2000, o programa transferiu-se para a Austrália, onde deveria cobrir as Olimpíadas de Sydney junto à equipe esportiva da Globo. A idéia inicial era de que fossem realizadas entrevistas com atletas e brasileiros residentes naquela cidade. Isso não pode ser feito porque as provas dos Jogos Olímpicos eram transmitidas ao vivo, de madrugada, muitas vezes depois do horário de transmissão do programa. Ao final, passou-se a exibir somente alguns flashes entre as competições.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL9yWr_ogiHTRZL1ctGpC397q-cgI4ue6NezDN9COGxJjsqbLvObYHG9RWqsSvIEkVYIxfvll9wxxx-zMJYQUrC1oFeZMLU5jWI9MEA0HACePxGcHXofdqV6G-7w0MliEJhq2rF8VY7kiR/s400/Programa+do+J%C3%B4+-+Globo.jpg

- Na época em que lançou a página do Programa do Jô na Internet, Jô Soares apresentou breves musicais temáticos ao lado de seu Sexteto, para divulgar o endereço eletrônico. No primeiro deles, dançou xote e improvisou um repente convidando o telespectador a participar via Internet. Como divulgação adicional do e-mail do programa, o grupo também se apresentou caracterizado de diversos personagens, que iam de heróis dos quadrinhos a uma gangue de mafiosos, ou ainda uma versão gorducha da Branca de Neve e os sete anões. A partir daí, a produção do programa passou a receber diariamente milhares de mensagens, que incluem comentários, piadas e sugestões de pauta.
- Durante as férias do apresentador e de sua equipe, são exibidas reprises das melhores entrevistas do ano.

http://mfbad.files.wordpress.com/2008/01/josoares.jpg

- O Programa do Jô foi a primeira atração de variedades da TV Globo a oferecer o serviço de closed caption, permitindo aos portadores de deficiência auditiva acompanhar as entrevistas através de legendas.
- No dia dois de abril de 2002, o Programa do Jô transmitiu uma entrevista ao vivo com Kleber “Bambam”, vencedor da primeira edição do Big brother Brasil, que viajou de helicóptero direto da casa onde ficou confinado até o estúdio de São Paulo. A partir de então, o apresentador passou a entrevistar os principais participantes, mais carismáticos ou polêmicos, das edições posteriores do reality-show.

http://blog.opovo.com.br/Esportes/imgs/51659.jpg

- O ano de 2002 foi marcado ainda pela conquista do pentacampeonato mundial de futebol. Na ocasião, poucos dias após a vitória da seleção brasileira na Coréia, Jô Soares recebeu a visita dos campeões, entre os quais, o atacante Denílson.
- Em 2002 e 2006, Jô Soares recebeu no programa todos os candidatos à presidência da República, em rodadas de entrevistas individuais, exibidas diariamente.
- A partir de abril de 2003, o cenário do programa ganhou uma área suspensa, com duas cadeiras e um telão ao fundo, onde o apresentador entrevista – via satélite – pessoas que não puderam comparecer ao estúdio, ou mesmo convidados especiais. Pelo telão, por exemplo, Jô Soares conversou com o escritor Ivan Lessa, que falou diretamente de Londres, onde vive.
- Entre 2006 e 2007, o Programa do Jô começou a transmitir um programa especial com uma mesa-redonda reunindo mulheres jornalistas e analistas políticas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDyZP7mjejKpjiDuASuiRr7FATEhKsTLMRa9G3Yi3t58GIfU-5I9FPwBi8z5EEIRtUd6hOtRuKMjalaG2XbZ2jFt_W650FmUhhgQjgbTlO5jj76Bd16NjtGjt7-ImGjDrQqqE9kfGqhhiB/s400/jo+soares.jpg

Apelidadas pelo apresentador de “as meninas do Jô”, elas discutem, por exemplo, os trabalhos das Comissões Parlamentares de Inquérito, comentando escândalos e crises que atingem políticos importantes ou mesmo o Congresso Nacional. Já participaram desses programas Lúcia Hippólito, Cristina Lôbo, Ana Maria Tahan, Lillian Wite Fibe e Zileide Silva.
- Em 2007, o Programa do Jô apresentou uma série de reportagens produzidas pela repórter Tatiana Rezende. Exibidas, semanalmente, no primeiro bloco do programa, as matérias mostraram o cotidiano em cidades “com nomes diferentes”, como Varre-sai (RJ), Sério (RS) e Feliz Natal (MT).

http://dialogofashion.files.wordpress.com/2009/01/jo20soares_061.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário