As fotos que você vê nesta página não são de um carro, mas sim de uma planta. Ou mais ou menos. Trata-se de um veículo conceito desenvolvido pelo estudante norteamericano Nicolas Stone com patrocínio da Hyundai. Batizado de City Car (carro urbano) o modelo usa tecnologias ainda em estudos pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) para criar um carro que vai além dos simples modelos elétricos, já que ele é capaz de fazer fotossíntese.
A carroceria do veículo é composta de paineis solares transparentes, que além de permitirem que a claridade exterior ilumine o interior, ainda captam os raios solares para transformá-los em eletricidade. Esta carga, porém, não vai para uma bateria como nos carros solares tradicionais. Ela é utilizada em um tanque de água para separar o hydrogênio do oxigênio, usando o primeiroelemento para abastecer as pilhas do motor e expelindo o segundo pelo escapamento. Isso mesmo, o City Car emite oxigênio ao invés de dióxido de carbono CO2.
O ar criado também pode ser utilizado no interior do próprio City Car, criando um ambiente mais agradável e saudável para o motorista e seus passageiros. Por enquanto, o projeto está apenas no papel e na tela do computador, mas segundo o professor do MIT, Daniel Nocera, ele poderia funcionar no mundo real no futuro.
Stone desenhou o modelo com inspiração em elementos da naturezae batizou-o com o ano de 2020 no nome. Será que a Hyundai conseguirá transformar construir uma versão de produção até a data?
Nenhum comentário:
Postar um comentário