Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Maracanãzinho lotado marca entrega de notebooks e microfones

promoveram na manhã desta terça-feira (17/02) um grande encontro de professores, pais e alunos. O evento celebrou o início do projeto “Geração Futuro”, que prevê a entrega de notebooks para os melhores colocados na Avaliação Externa. Também marcou a entrega simbólica de laptops para docentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e de microfones para as escolas.

– Fico feliz de ver diretores, professores e alunos de todas as regiões do estado aqui presentes, numa celebração de compromisso com algo fundamental para o crescimento de uma sociedade, que é a educação. Decidimos investir no professor, porque só assim se muda a educação, e decidimos premiar o mérito dos alunos mais aplicados entregando esses laptops – disse Cabral

Tereza Porto falou sobre o amplo programa de modernização que começou, logo ao assumir a gestão em fevereiro do ano passado. Através do “Educação para a Sociedade do Conhecimento”, todas escolas foram equipadas com laboratórios de informática e os professores que atuam do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio ganharam notebooks. Também foram criados dois portais, “Conexão Professor” e “Conexão Aluno” para deixar os profissionais e os estudantes mais perto da Secretaria.

- Estou emocionada por coroar aqui o trabalho de um ano à frente da Secretaria de Educação. Essa festa acontece por várias razões, mas a principal delas é premiar os melhores alunos. O notebook vai poder contribuir no aprendizado dos nossos jovens e acompanhá-los, aperfeiçoando o ensino e o trabalho que eles exercerão.

Outra novidade é o recente lançamento do sistema Conexão Educação, que vai cadastrar todos os alunos da rede estadual, promover o atendimento personalizado e agilizar as atividades administrativas.

Na solenidade de hoje, dois mil alunos foram contemplados: mil do 9º ano do Ensino Fundamental e mil do 3º ano do Ensino Médio. Os dez que conseguiram as médias mais altas na Avaliação Externa, que testou os conhecimentos em Português e Matemática, subiram ao palco para receber o prêmio das mãos do governador e da secretária.

O aluno Rafael Souza Mattos, do CE Raul Vidal, em Niterói, ficou em primeiro lugar no 9º ano.

- Eu fiquei muito surpreso e adorei o resultado. Não vou usar o notebook sozinho, vou dividir com a minha mãe – disse o menino, que vai cursar o Ensino Médio no Colégio Pedro II.

Quem também se surpreendeu com a notícia foi Pedro Henrique Eller Fagundes, do Colégio Estadual Jamil El Jaick, em Nova Friburgo, que obteve as melhores notas no 3º ano do Ensino Médio.

- Agradeço muito a Deus por ter tido essa oportunidade. O laptop vai me ajudar bastante, principalmente agora que passei no vestibular da Uerj. Vou cursar Engenharia Mecânica.

O município de Cambuci, na região Norte do estado, conseguiu colocar duas de suas alunas no ranking dos primeiros colocados: Alice Camposo da Silva, do Colégio Waldomiro Pitta, de Monte Verde, e Sara Vila Nova Machado, do Colégio Estadual Oscar Batista, de São João do Paraíso.

- Temos um fundamento muito bom na escola. Agora pretendo usar meu notebook para os estudos – disse Alice.

- Eu fiquei contente porque consegui mostrar a qualidade da educação do nosso município. As aulas, as provas, nos preparam para o mundo competitivo – revelou Sara.

Ambas ficaram em terceiro lugar e estavam acompanhadas pelos diretores Neliany de Campos Manhães e Obede de Souza Peres. Para a coordenadora da região Norte Fluminense III, Ana Lúcia Soares Ribeiro, o momento foi de comemoração.

- É motivo de orgulho ter não só as alunas de Cambuci aqui representadas, mas alunos de São Fidélis, Cardoso Moreira e Italva. O mérito é todo dos diretores e professores empenhados.

Representando os outros alunos, Lucas de Souza Amorim agradeceu o presente e disse estar orgulhoso por fazer parte de um grupo tão especial.

Num momento emocionante, Tereza Porto prestou uma homenagem à educadora Alcília Brandão Teixeira pelos 43 anos e oito meses dedicados à carreira do magistério, em especial atuando no Colégio Estadual Professora Alda Bernardo dos Santos Tavares, de Itaperuna. Ela se aposentou domingo, ao completar 70 anos de idade, e recebeu do governador uma moção de agradecimento pelos serviços prestados.

- Gostaria de continuar a lecionar – confidenciou.

A orquestra Villa Lobos e as Crianças, criada há um ano, animou a festa. O grupo é formado por 49 meninos e meninas, entre 7 e 18 anos.

- Esses jovens são de comunidades de baixa renda de todo o estado – conta o maestro Sérgio Barboza, com dez anos de experiência. Além de reger a orquestra, Barboza também é professor de Educação Artística no Colégio Estadual Rubens Farrula, em São João de Meriti. Alguns de seus alunos já se tornaram músicos, ao lado de outros colegas de escolas estaduais.

No evento, participaram o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, as secretárias de Cultura, Adriana Rattes, e de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, e a deputada Aparecida Gama.

Confira os cinco primeiros colocados em cada série:

EU, FERNANDO HUMBERTO RAQUEL BORGES ,EDITOR DESSE HUMILDE BLOG, TAMBÉM FUI COMTEMPLADO COM O NOTEBOOK.

Um comentário:

  1. qual é o modelo e os componentes desse notebook? favor responder gsd_95@hotmail.com

    ResponderExcluir