|
Madri deu destaque aos cidadãos anônimos na apresentação de seu relatório de candidatura para organizar os Jogos Olímpicos de 2016, que pretende ser "os Jogos das pessoas", destinados a "transformar a cidade inteira em uma grande Vila Olímpica".
"Este projeto não é propriedade de ninguém, é a soma de milhares de desejos", resumiu o prefeito Alberto Ruiz-Gallardón, que se mostrou plenamente otimista. "Geramos confiança. É um sonho que alcançaremos porque acreditamos nele", afirmou.
Vinte pessoas de todas as idades, cujas fotos encabeçam os diferentes capítulos do dossiê, presidiram o ato realizado nesta sexta-feira, dois dias depois de a equipe de Madri entregar o documento na sede suíça do COI. O organismo escolherá em 2 de outubro em Copenhague a sede dos Jogos entre Rio de Janeiro, Chicago, Tóquio e a capital espanhola.
A conselheira delegada espanhola para os Jogos, Mercedes Coghen, disse que, apesar do relatório responder a 217 perguntas, "sobretudo dá resposta a uma: por que Madri pode ganhar?", e antecipou sua resposta: "porque oferece os Jogos mais confiáveis e mais relacionados à vida".
Representantes de todas as instituições envolvidas foram citando os benefícios esportivos, mas também sociais, econômicos e turísticos que os Jogos trariam a Madri, expostos nos diferentes capítulos de um documento no qual foram investidas 16 mil horas de trabalho.
Ruiz-Gallardón prometeu que "nenhum" dos esforços que fará Madri para organizar os Jogos "será em vão".
Os prefeitos das sub-sedes de Barcelona, Córdoba, Mérida, Palma, Valência, Málaga, Getafe e Paracuellos del Jarama discursaram ao vivo ou de suas cidades para apoiar Madri e oferecer suas instalações.
Pau Gasol e Rafael Nadal foram alguns dos atletas espanhóis de primeira linha que apareceram nos diferentes vídeos promocionais exibido pela candidatura.
Juan Antonio Samaranch Salisachs, único membro espanhol do COI, definiu o relatório apresentado hoje como a carta que deve permitir a Madri competir nas melhores condições.
O presidente do Comitê Olímpico Espanhol (COE), Alejandro Blanco, disse no ato que Madri apresenta uma candidatura apaixonante e apaixonada, que vai além do espetáculo e das instalações e que busca o sentimento esportivo, o intelectual e o cultural.
As quatro cidades candidatas tornaram públicos seus relatórios durante o dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário