Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Adaptação de obra sombria de Neil Gaiman chega aos cinemas

Coraline Jones é uma curiosa e aventureira menina de 11 anos. Ela acaba de se mudar do Michigan para o Oregon e, sentindo falta dos amigos e vendo os pais ocupados demais com o trabalho, realmente duvida que seu novo lar possa lhe oferecer algo intrigante. Mas ela percebe que está enganada ao descobrir uma porta secreta dentro de casa que leva a uma versão alternativa de sua vida. Superficialmente, essa realidade paralela é parecida com a sua – só que muito melhor. Nela, os revisado adultos – incluindo a solícita “Outra Mãe” – aparentam ser bem mais acolhedores.
Quando, porém, o que é fantástico torna-se perigoso, Coraline precisa reunir toda sua sabedoria, determinação e coragem para voltar para casa – e salvar sua família.

» Assista ao trailer
» Imagens do filme

Coraline é uma menina de cabelos azuis que sofre da falta de atenção. Ela acaba de se mudar para o interior para que seus pais, jornalistas, entrem em contato com a natureza e possam escrever melhor sobre jardinagem, especialidade de ambos. O problema é que nenhum dos dois se importa com o tema e não cuidam do enorme jardim que fica do lado de fora do casarão onde moram, para desespero de Coraline.

Procurando passar o tempo, a menina passeia pelas redondezas com seu habitual mau humor, fazendo amizade com os estranhos vizinhos, mas nem isso é capaz de deixá-la alegre. Tudo muda quando ela é presenteada com uma boneca idêntica a ela - no lugar dos olhos, porém, a réplica tem botões pretos costurados.

Mais tarde, Coraline encontra uma passagem secreta, que parece ser acionada apenas quando ela está sozinha. A menina descobre que do outro lado existe um mundo muito parecido com o dela, só que as coisas são mais interessantes e atrativas. A "outra" mãe e o "outro" pai - como são chamados - brincam com ela o tempo todo e lhe dão o que ela quer comer. Todos que ela conhece são versões aperfeiçoadas daqueles que convive, exceto por um pequeno detalhe: como a boneca, as pessoas tem botões no lugar dos olhos. Assim como na versão cinematográfica de O Mágico de Oz, o aparente mundo perfeito tem algo de muito assustador escondido, que a menina só é capaz de perceber quando sua outra mãe lança a condição para que ela fique ali.

Em comparação com o livro, Coraline e o Mundo Secreto tem algumas diferenças, como a existência de um jardim encantado e do amigo Wybie, que exerce papel essencial na trama. O design dos personagens - criados em parceria com Tim Burton - tem muita diferença em relação às ilustrações da obra.

A grande sacada de Coraline - e seu maior triunfo - é a delicadeza com que o projeto visual foi feito. Em 3D - disponível apenas em algumas salas no circuito nacional - o filme é um show à parte, podendo dar a sensação de que os objetos que saltam da tela - sempre em momentos cruciais da projeção, nunca em grandes volumes - sejam quase palpáveis.

Em um trabalho de mestre, Selick consegue agradar, de forma dócil, apesar da perspectiva sombria, os fãs de O Estranho Mundo de Jack e marca seu nome na indústria cinematográfica.

Curiosidades
1) A empresa de mudanças Ranft Bros. recebeu esse nome como
homenagem a dois irmãos na vida real, os artistas de animação Jerome e o já falecido Joe Ranft.
2) O dinheiro dado para pagar os funcionários da Ranft Bros. traz estampado na nota o rosto do diretor Henry Selick.
3) Os chinelos de macaco que o “Outro Pai” usa fazem referência a
Monkey Bone – No Limite da Imaginação, filme de Henry Selick.
4) A gema de ovo que a “Outra Mãe” despeja em uma vasilha forma a
imagem do personagem principal de O Estranho Mundo de Jack, Jack Skellington.
5) Os discos no escritório do “Outro Pai” são da banda do filho de Henry Selick, Harry, chamada The Rockets, e também de sua própria banda, The Sharks, e trazem o animador-chefe Travis Knight como Chilly T.
6) O jornal em que a boneca de Coraline está embrulhada exibe a imagem do cachorro e do cavalo do supervisor de construção de sets Bo Henry.
7) A loja de departamento Linden ganhou esse nome em homenagem ao
produtor Harry Linden.
8) As srtas. Forcible e Spink se conhecem há décadas, assim como as atrizes que as dublam, a dupla cômica Dawn French e Jennifer Saunders.
9) A libélula é dublada por Emerson, filha de Teri Hatcher.
10) O filho de Henry Selick, George, dubla uma das crianças fantasmas.
11) O outro filho de Henry Selick, Harry, dubla um dos amigos de Coraline na foto que ganha vida em seu “Outro Quarto”.
12) Henry Selick resolveu que o filme se passaria em Ashland, Oregon – escolhida por seu renomado festival de verão de Shakespeare, que seria uma atração para as srtas. Spink e Forcible – antes mesmo de saber que faria Coraline e o Mundo Secreto em Oregon, nos estúdios da Laika.

Este Post continha algumas informações equivocadas que foram corrigidas com a ajuda de um de nossos webleitores, desde já pedimos desculpas em nome da família PENÚLTIMAS pelo demasiado crédito dado a Tim Burton ao invés de Henry Selick.


Nenhum comentário:

Postar um comentário