Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MEMÓRIA DA TV - ARTISTAS: SERGINHO GROISMAN

Serginho Groisman. s/d. Zé Paulo Cardeal/TV Globo.

Sergio Groisman nasceu na cidade de São Paulo em 29 de junho de 1950. Os pais eram imigrantes judeus e vieram para o Brasil na época da Segunda Guerra Mundial. Começou a carreira organizando shows de MPB e se formou em jornalismo na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1977. Estreou na televisão no final da década de 1980, com o programa TV Mix, da TV Gazeta de São Paulo.
Serginho Groisman. s/d. Zé Paulo Cardeal/TV Globo.

Em 1990, já comandava o programa Matéria-prima na TV Cultura. Nessa emissora, o apresentador criou o formato de programa, no qual a platéia participa fazendo perguntas para os entrevistados. O programa nasceu anos antes na Rádio Cultura AM e se transformou num sucesso de público e crítica. Pouco tempo depois, Groisman foi para o SBT, comandar o Programa livre. Ficou nove anos na emissora. Durante esse período, entrevistou políticos importantes como Fernando Henrique e comandou uma edição especial do programa ao vivo dentro da Casa de Detenção de São Paulo com 2.000 detentos.
Serginho Groisman. s/d. Zé Paulo Cardeal/TV Globo.

No final da década de 1990, surgiu o convite para trabalhar na TV Globo. Nesse mesmo período, a emissora contratou também vários artistas, como Ana Maria Braga, Luciano Huck e Jô Soares. Na Globo, o apresentador trocou a tarde pela madrugada e passou a comandar o Altas horas em 2000. O nome e o slogan do programa – “Vida inteligente na madrugada” – foram idéias do diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger.

No Altas horas, Serginho Groisman conta com um conjunto musical composto por mulheres e realiza entrevistas com convidados especiais. Já promoveu duetos inusitados como Cássia Eller com Elza Soares, Lobão com Jair Rodrigues, Nando Reis com Emilinha Borba, Los Hermanos com Belchior, Alcione com Léo Galdeman, Ira com Gabriel Pensador e Jairzinho com Dona Ivone Lara. E já entrevistou personalidades como o arquiteto Oscar Niemayer e a canadense Sue Johnson, apresentadora do programa Talk sex (“Conversando sobre sexo”) do canal GNT. Passaram pelo seu programa artistas internacionais como Norah Jones, Alanis Morissetti e Simply Red. Groisman também fez uma série de quatros entrevistas com os diretores de teatro Gerald Thomas, José Celso Martinez, Augusto Boal e Antunes Filho.
Serginho Groisman. 2007. Zé Paulo Cardeal/TV Globo.

No canal Futura, Groisman apresentou o Fala, garoto!, que se transformou no atual Tempos da escola. No programa, um artista vem falar de uma época escolar, que pode ser o ensino fundamental, o ensino médio ou a graduação. Desde 1999, apresenta também o Ação nas manhãs de sábado, mostrando projetos de voluntariado, educação e responsabilidade social.

Em 2006, Serginho Groisman estreou no teatro como ator com a peça Brasas no congelador de Gerald Thomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário