Direção: Régis Cardoso e Fabio Sabag
Período de exibição: 02/02/1976 – 24/08/1976
Horário: 19h
Nº de capítulos: 175
- Nice (Suzana Vieira) é filha adotiva de uma família pobre, porém é uma mulher muito ambiciosa e não se conforma em trabalhar como operária e balconista, sendo sempre despedida por displicência. Alzira (Wanda Lacerda), mãe adotiva de Nice, é uma mulher dura, sofrida, trabalhadora, e é a única que não se deixa envolver pela falsa meiguice da filha. Um dia, Nice consegue uma vaga de babá na casa dos Medeiros, família de classe alta de quem seu pai adotivo, Augusto (José Lewgoy), é motorista.
Imaginando que esta poderia ser sua chance de ascender socialmente, Nice faz de tudo para agradar a família e conquistar Rodrigo (José Wilker), por quem acaba se apaixonando. O rapaz é o filho mais velho de Edmundo Medeiros (Francisco Moreno), irmão de Ricardo (Luis Gustavo) e noivo de Paula (Vera Gimenez).
- Sob os cuidados de Nice está o filho de Stela (Pepita Rodrigues) e Getúlio (Osmar Prado), casal que caiu no gosto do público e garantiu bons momentos de humor à trama.
- Depois de descobrir que Paula, a noiva de Rodrigo, também é uma arrivista e, na verdade, é apaixonada por Ricardo, Nice consegue fazer com que Rodrigo termine a relação com a noiva e rompa com o irmão. Mas, ainda assim, o caminho não fica totalmente livre para a babá, porque Rodrigo começa a se interessar por Léa (Renée de Vielmond). Nice volta, então, a armar intrigas para separar o casal.
- Embora no final consiga conquistar Rodrigo e engravide dele, Nice morre durante o parto. O clímax da novela se deu no capítulo em que foi exibida a morte da protagonista, registrando altíssimo índice de audiência.
Produção:
- A trama foi ambientada no Rio de Janeiro. As externas fixas foram realizadas em uma casa no Joá – que deu lugar ao palacete da família Medeiros – e em uma vila no Jardim Botânico.
Curiosidades:
- Com Anjo mau, Cassiano Gabus Mendes estreava como novelista na Rede Globo, depois de idealizar na TV Tupi a inovadora trama de Beto Rockfeller, escrita por Bráulio Pedroso, em 1968.
- Anjo mau também marcou a estréia de Suzana Vieira como protagonista em novelas. A atriz foi escolhida para o papel graças ao sucesso de sua personagem Cândida, em Escalada (1975).
- Luis Gustavo também estreava na TV Globo, depois de ter atuado no papel-título de Beto Rockfeller. Cassiano Gabus Mendes ainda reservaria ao ator outros personagens marcantes, como Mário Fofoca, de Elas por elas (1982), e Victor Valentim, de Ti-ti-ti (1985).
- Devido ao calendário dos jogos Olímpicos de 1976, em Montreal, a Rede Globo teve que alterar os capítulos finais de Anjo mau, sendo o último exibido numa terça-feira, sem reprise.
- Anjo mau foi vendida para mais de 20 países, entre eles França, Nicarágua, Nigéria e Rússia.
- Meu mundo e nada mais, de Guilherme Arantes, fez muito sucesso como tema do personagem Rodrigo. Já Blue dolphin, de Steven Schalks, embalava o romance do casal protagonista. O tema de abertura era Papaya, de Úrsula Dudziak.
2ª versão
Autoria: Maria Adelaide Amaral Colaboração: Bosco Brasil, Vincent Villari e Dejair Cardoso Supervisão de texto: Silvio de Abreu Direção geral: Denise Saraceni Direção: José Luiz Villamarim e Emilio di Biasi Direção de núcleo: Carlos Manga Período de exibição: 08/09/1997 - 27/03/1998 Horário: 18h Nº de capítulos: 173 Trama/ Personagens: - Nice (Glória Pires), o anjo mau, é uma mulher ambiciosa e dissimulada, age mais do que fala, tem olhar e gestos suaves. Seu lado obscuro só é conhecido pelo telespectador, porque se manifesta apenas quando ela está sozinha, arquitetando sua próxima tramóia. Filha adotiva de Augusto (Cláudio Corrêa e Castro) e Alzira (Regina Dourado), busca ascensão social a qualquer custo. A mãe, uma mulher amargurada e intuitiva, é a única capaz de perceber o lado perverso da filha, mantendo-se sempre atenta a seus passos. Trata o filho de Stela de fato com todo o carinho e dedicação e fala com o menino quando estão a sós, apesar de ele não entendê-la. - Enquanto isso, o mecânico Julio (Luciano Szafir), ex-namorado de Nice, sofre por seu amor. Bonito e charmoso, atrai todo tipo de mulher, mas só tem olhos para sua amada. Ele passa quase toda a novela mendigando o carinho de Nice, mas não a consegue ter de volta. Entretanto, sofre a perseguição de Goreti, que condena a atitude de Tadeu na juventude e tem medo de que a filha se deslumbre com a vida de rico do pai. No passado, Cida adotou Vivian (Taís Araújo), uma ex-menina de rua que se tornou brilhante aluna e enche de orgulho sua mãe de criação. Em meados da novela, Vivian e Bruno se apaixonam e ela passa a sofrer forte perseguição de Rui, que não tolera o fato do filho se relacionar com uma negra. Ela termina casando-se com Ricardo, que abandona a fútil Paula. Depois de aprontar poucas e boas, Ricardo se transforma num bom sujeito, graças à convivência com Vivian. Bruno, por sua vez, termina com Simone, que vira uma estilista de sucesso, e os dois partem juntos para uma viagem pela Europa. Ela está plenamente feliz depois de seu acerto de contas com o pai, Tadeu, e com a mãe, Goreti. Já Paula, depois do fim do seu relacionamento com Ricardo, assume todo o seu deslumbramento por dinheiro e futilidade, casa-se com Olavinho (Gabriel Braga Nunes), um político rico e corrupto, fazendo planos de morar em Brasília e se tornar primeira dama.
Produção: Curiosidades: Trilha sonora: |
gostaria-mos tanto de rever esta novela anjo mau mas na primeira versão com a susana vieira e o josé wilker
ResponderExcluir