Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

MEMÓRIA DA TV - DRAMATURGIA: ANJO MAU

1ª versão
TV Globo.
Autoria: Cassiano Gabus Mendes
Direção: Régis Cardoso e Fabio Sabag
Período de exibição: 02/02/1976 – 24/08/1976
Horário: 19h
Nº de capítulos: 175
Suzana Vieira. Cedoc / TV Globo.
Trama/ Personagens:

- Nice (Suzana Vieira) é filha adotiva de uma família pobre, porém é uma mulher muito ambiciosa e não se conforma em trabalhar como operária e balconista, sendo sempre despedida por displicência. Alzira (Wanda Lacerda), mãe adotiva de Nice, é uma mulher dura, sofrida, trabalhadora, e é a única que não se deixa envolver pela falsa meiguice da filha. Um dia, Nice consegue uma vaga de babá na casa dos Medeiros, família de classe alta de quem seu pai adotivo, Augusto (José Lewgoy), é motorista.

Renée de Vielmond. Cedoc/ TV Globo.

Imaginando que esta poderia ser sua chance de ascender socialmente, Nice faz de tudo para agradar a família e conquistar Rodrigo (José Wilker), por quem acaba se apaixonando. O rapaz é o filho mais velho de Edmundo Medeiros (Francisco Moreno), irmão de Ricardo (Luis Gustavo) e noivo de Paula (Vera Gimenez).

José Wilker e Osmar Prado. Cedoc/ TV Globo.

- Sob os cuidados de Nice está o filho de Stela (Pepita Rodrigues) e Getúlio (Osmar Prado), casal que caiu no gosto do público e garantiu bons momentos de humor à trama.
- Depois de descobrir que Paula, a noiva de Rodrigo, também é uma arrivista e, na verdade, é apaixonada por Ricardo, Nice consegue fazer com que Rodrigo termine a relação com a noiva e rompa com o irmão. Mas, ainda assim, o caminho não fica totalmente livre para a babá, porque Rodrigo começa a se interessar por Léa (Renée de Vielmond). Nice volta, então, a armar intrigas para separar o casal.

Osmar prado. Cedoc/ TV Globo.

- Embora no final consiga conquistar Rodrigo e engravide dele, Nice morre durante o parto. O clímax da novela se deu no capítulo em que foi exibida a morte da protagonista, registrando altíssimo índice de audiência.

Suzana Vieira. Cedoc / TV Globo.

Produção:
- A trama foi ambientada no Rio de Janeiro. As externas fixas foram realizadas em uma casa no Joá – que deu lugar ao palacete da família Medeiros – e em uma vila no Jardim Botânico.

Renée de Vielmond. Cedoc/ TV Globo.

Curiosidades:
- Com Anjo mau, Cassiano Gabus Mendes estreava como novelista na Rede Globo, depois de idealizar na TV Tupi a inovadora trama de Beto Rockfeller, escrita por Bráulio Pedroso, em 1968.
- Anjo mau também marcou a estréia de Suzana Vieira como protagonista em novelas. A atriz foi escolhida para o papel graças ao sucesso de sua personagem Cândida, em Escalada (1975).
- Luis Gustavo também estreava na TV Globo, depois de ter atuado no papel-título de Beto Rockfeller. Cassiano Gabus Mendes ainda reservaria ao ator outros personagens marcantes, como Mário Fofoca, de Elas por elas (1982), e Victor Valentim, de Ti-ti-ti (1985).
- Devido ao calendário dos jogos Olímpicos de 1976, em Montreal, a Rede Globo teve que alterar os capítulos finais de Anjo mau, sendo o último exibido numa terça-feira, sem reprise.
- Anjo mau foi vendida para mais de 20 países, entre eles França, Nicarágua, Nigéria e Rússia.

Suzana Vieira. Cedoc / TV Globo.
Trilha sonora:
- Meu mundo e nada mais, de Guilherme Arantes, fez muito sucesso como tema do personagem Rodrigo. Já Blue dolphin, de Steven Schalks, embalava o romance do casal protagonista. O tema de abertura era Papaya, de Úrsula Dudziak.

2ª versão

Autoria: Maria Adelaide Amaral
Colaboração: Bosco Brasil, Vincent Villari e Dejair Cardoso
Supervisão de texto: Silvio de Abreu
Direção geral: Denise Saraceni
Direção: José Luiz Villamarim e Emilio di Biasi
Direção de núcleo: Carlos Manga
Período de exibição: 08/09/1997 - 27/03/1998
Horário: 18h
Nº de capítulos: 173

Trama/ Personagens:
- Anjo mau é uma adaptação da novela homônima escrita por Cassiano Gabus Mendes e exibida pela TV Globo em 1976. Diferente da versão original, que se passava no Rio de Janeiro, esta adaptação tem São Paulo como cenário.

Glória Pires e bebê. Jorge Baumann/ TV Globo

- Nice (Glória Pires), o anjo mau, é uma mulher ambiciosa e dissimulada, age mais do que fala, tem olhar e gestos suaves. Seu lado obscuro só é conhecido pelo telespectador, porque se manifesta apenas quando ela está sozinha, arquitetando sua próxima tramóia. Filha adotiva de Augusto (Cláudio Corrêa e Castro) e Alzira (Regina Dourado), busca ascensão social a qualquer custo. A mãe, uma mulher amargurada e intuitiva, é a única capaz de perceber o lado perverso da filha, mantendo-se sempre atenta a seus passos.
- Inconformada com sua vida medíocre e sem perspectivas, Nice se enche de esperança quando surge uma oportunidade de trabalho na mansão dos Medeiros, onde seu pai é motorista há anos. Ela aceita a vaga de babá do filho de Stela (Maria Padilha) e logo percebe no doce Rodrigo (Kadu Moliterno), irmão da patroa, uma saída para sua vida. Ela decide conquistá-lo, sem se preocupar com o fato de que ele é noivo de Paula (Alessandra Negrini). Nice passa por cima de todos para atingir seu objetivo, mas acaba se apaixonando de fato por Rodrigo. Ninguém desconfia de seu plano ambicioso. Aparentemente, ela é uma mulher simples e delicada.

Jackson Antunes, Beatriz Segall e Nelson Xavier. Jorge Baumann/ TV Globo

Trata o filho de Stela de fato com todo o carinho e dedicação e fala com o menino quando estão a sós, apesar de ele não entendê-la.
- Nice acaba fazendo Rodrigo descobrir o romance de Paula – com quem estava prestes a se casar – com o bon vivant Ricardo (Leonardo Brício), seu próprio irmão. Arrasado, Rodrigo torna-se um homem insensível e passa a não acreditar nas mulheres. Para se vingar de Paula, começa a sair com Nice, mas logo se sente culpado por estar usando a empregada de sua casa. Por isso, passa a se relacionar também com Lígia (Lavínia Vlasak), que pertence à sua classe social e é apaixonada por ele desde menina. Mas o doce Luiz Carlos (Márcio Garcia), irmão de Nice, também se envolve com a moça e torna-se a maior arma da babá para tirar Ligia do caminho de Rodrigo.

Glória Pires e Cláudio Corrêa. Eduardo França/ TV Globo

- Enquanto isso, o mecânico Julio (Luciano Szafir), ex-namorado de Nice, sofre por seu amor. Bonito e charmoso, atrai todo tipo de mulher, mas só tem olhos para sua amada. Ele passa quase toda a novela mendigando o carinho de Nice, mas não a consegue ter de volta.
- Nice vive ainda sérios problemas em casa. No decorrer da trama, descobre que é filha biológica de Alzira, fruto de um estupro. Depois de abandoná-la à própria sorte, Alzira se arrepende e vai buscar a filha no orfanato, sem nunca revelar sua origem a ninguém. Assim, também se explica a rejeição de Alzira por Nice ao longo de toda a novela.
- Outra trama que ganha espaço é a que envolve Tadeu (Daniel Dantas), marido de Stela. Um homem honesto, de origem humilde, que tem que provar a todo instante que não se casou por dinheiro. Apesar de ter boa índole, abandonou Goreti (Lilia Cabral) grávida no passado e escondeu o fato de todos. Nos dias atuais, tenta conquistar o amor da filha, a jovem Simone (Samara Felipo), sem que Stela saiba.

Maria Padilha. Jorge Baumann/ TV Globo

Entretanto, sofre a perseguição de Goreti, que condena a atitude de Tadeu na juventude e tem medo de que a filha se deslumbre com a vida de rico do pai.
- A autora também introduziu a questão da valorização da etnia negra em algumas tramas. Na mais importante delas, a fútil Tereza (Luiza Brunet) casou-se por interesse com Rui (Mauro Mendonça) e teve os filhos Paula e Bruno (Emilio Orciollo Neto). Tereza esconde de todos sua verdadeira origem. Ela é filha de Cida (Lea Garcia), uma mulher negra, bondosa e resignada, que convive com a rejeição da filha sem questioná-la. Costureira, Cida vive modestamente e à margem da vida glamurosa e sofisticada de Tereza.

http://i134.photobucket.com/albums/q97/logosmajor/AnjoMau.jpg

No passado, Cida adotou Vivian (Taís Araújo), uma ex-menina de rua que se tornou brilhante aluna e enche de orgulho sua mãe de criação. Em meados da novela, Vivian e Bruno se apaixonam e ela passa a sofrer forte perseguição de Rui, que não tolera o fato do filho se relacionar com uma negra.
- É o próprio Bruno quem descobre a verdade sobre sua avó, e, ao contar para o pai, ele o expulsa de seu escritório, junto com Tereza. No final da novela, Cida é finalmente reconhecida pela filha. Rui acaba preso por suas falcatruas políticas, mas, com abuso de poder, vai se esquivando de sua pena até o final da novela.
- Vivian e Bruno rompem a relação, mas se tornam grandes amigos.

Luciano Szafir. Jorge Baumann/ TV Globo

Ela termina casando-se com Ricardo, que abandona a fútil Paula. Depois de aprontar poucas e boas, Ricardo se transforma num bom sujeito, graças à convivência com Vivian. Bruno, por sua vez, termina com Simone, que vira uma estilista de sucesso, e os dois partem juntos para uma viagem pela Europa. Ela está plenamente feliz depois de seu acerto de contas com o pai, Tadeu, e com a mãe, Goreti. Já Paula, depois do fim do seu relacionamento com Ricardo, assume todo o seu deslumbramento por dinheiro e futilidade, casa-se com Olavinho (Gabriel Braga Nunes), um político rico e corrupto, fazendo planos de morar em Brasília e se tornar primeira dama.
- Deixando de lado toda a sua amargura, Alzira cria um orfanato em sua própria casa. Depois da história de Goreti e sua filha vir à tona, Tadeu esclarece tudo e continua feliz com Stela. Num fim divertido, os dois terminam nadando na piscina de casa, namorando, apaixonados. Com recursos de animação, vê-se um casal de peixinhos com o rosto de um e de outro.

http://novoimages.quebarato.com.br/photos/big/9/9/183299_1.jpg
- Nice tem um final feliz ao lado de Rodrigo. Mas, antes disso, ela passa por grande sofrimento com o nascimento do bebê, com graves complicações de saúde. À beira da morte, ela conversa com a mãe no leito do hospital. Alzira pede desculpas por toda a rejeição à filha e diz que, com a vida que tivera, não poderia ter sido uma pessoa melhor. Rodrigo também declara seu amor à Nice, pede que ela não o abandone sozinho com o filho e lhe dá uma jóia de presente. Enquanto Rodrigo fala, Nice vai desfalecendo e entra em coma. Ele se desespera.
- Tempos depois, Nice aparece na casa de Rodrigo, num jantar em que estava reunida toda a família. Todos ficam muito surpresos, e Nice diz que iria embora com seu filho para resgatar a si própria, se conhecer melhor e recuperar a pessoa boa que ela sabia que era. Rodrigo se entristece, mas aceita.
- A novela termina quando Nice está dentro do avião para partir, com seu bebê nos braços. Ao sentar-se, ela tem uma grande surpresa: Rodrigo está na poltrona ao lado e diz que não deixaria os amores de sua vida partirem assim, tão facilmente. Na última cena, Rodrigo e Nice brindam ao recomeço da vida com suas taças e a mamadeira do filho, João Vitor. E ela explica: “João, porque estava decidido que era para ser, e Vitor, porque venceu a morte'.

Kadu Moliterno. Jorge Baumann / TV Globo.

Produção:
- A abertura criada pela equipe do Hans Donner mostrava uma noiva se maquiando com produtos da empresa de cosméticos Avon. O merchandising fez grande sucesso entre o público, que ligava em massa para a Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) da Rede Globo perguntando sobre os produtos.
- A telenovela foi gravada no Projac e em diversas locações em São Paulo, como o clube Hebraica, o Museu de Arte Moderna, a Fundação Oscar Americano, dois apartamentos e uma mansão.
- O hall e o bar da faculdade Faap, em São Paulo, serviram de cenário do núcleo jovem da trama. Vivian, Simone, Bruno, Helena (Bel Kutner), entre outros, circulavam por lá. Todos estudantes ligados à moda e à arte. O Museu de Arte Moderna (MAM), no Ibirapuera, serviu de cenário para muitos encontros entre Ricardo e Paula.

Glória Pires. Eduardo França / TV Globo.

Curiosidades:
- Anjo mau marcou duas importantes estréias: a do diretor Carlos Manga em novelas, depois de 50 anos de carreira, e de Maria Adelaide Amaral, que pela primeira vez assinava uma novela sozinha, depois de colaborar com Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu.
- Na nova produção, os nomes de alguns personagens foram trocados, como o do patriarca da família Medeiros, que no original se chamava Edmundo e agora passava a se chamar Eduardo. Assim como na novela exibida em 1976, o casal Stela e Tadeu – que na primeira versão teve o nome de Getúlio – foi um sucesso.
- Alguns atores estiveram presentes nas duas versões de Anjo mau. Átilla Iório, que viveu o mesmo personagem, chamava-se Onias, na primeira, e Josias, na segunda.
- Suzana Vieira, a Nice da versão original, fez uma participação especial no último capítulo, como a nova babá contratada pelos Medeiros.
- Na primeira versão de Anjo mau, Nice morre no parto.
- Anjo mau foi reapresentada a partir de agosto de 2003, em Vale a pena ver de novo.
- A novela foi vendida para cerca de 30 países, entre eles Bolívia, Estônia, França, Rússia, Senegal e Venezuela.

Alessandra Negrini. Jorge Baumann / TV Globo.

Trilha sonora:
- Os destaques da trilha sonora foram Cruzando raios, de Orlando Moraes, como tema de abertura; Eu sei que vou te amar, de Tom Jobim e Vinícius de Mores, na voz Anna Lengruber, tema de Nice; Sonhos não são impossíveis, de Adriana, como tema de Paula; Meu mundo e nada mais, de Guilherme Arantes, como tema de Rodrigo; So beautiful, de Chris de Bourgh, como tema internacional de Nice; Besame mucho, de Consuelo Velázquez com Luis Miguel, tema de Stela e Tadeu, e How come, how long, de Babyface & Stevie Wonder, como tema internacional de Rodrigo, entre outras.
http://3.bp.blogspot.com/_WkWj6xsdXwE/R2vN8xw-d0I/AAAAAAAAA8M/ptWTiein2so/s320/anjo%2Bmal.jpg
Merchandising social:
- Novos personagens e novas tramas foram inseridos no remake, abordando principalmente a diferença de classes e o preconceito racial. A personagem Vívian combate o racismo e defende os direitos dos negros. As principais questões levantadas referiam-se à participação no mercado de trabalho e acesso às universidades.
- A violência sexual também foi um tema abordado por Anjo mau. A tentativa de estupro de Vívian por Ricardo (Leonardo Brício) representou uma importante ação de merchandising social na novela. Após a agressão, Vívian se dirige ao Instituto Médico Legal e submete-se a exame de corpo de delito. A novela informou todos os passos que a mulher deve tomar num caso como esse. Na trama, Ricardo se transforma numa pessoa melhor, desculpa-se, é absolvido em seu julgamento e os dois terminam juntos, casando-se.
- A reinserção social de um menor abandonado foi outra questão importante inserida em Anjo mau. Através de um pedido de Ricardo, que passou a dedicar-se às causas sociais, Alzira adota um menino de rua, dando-lhe a oportunidade de conviver em família. Depois, ela cria um orfanato em sua própria casa.

Um comentário:

  1. gostaria-mos tanto de rever esta novela anjo mau mas na primeira versão com a susana vieira e o josé wilker

    ResponderExcluir