Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Saiba os cuidados necessários na hora de comprar carne

Consumidor deve ficar atento à temperatura de armazenamento das peças.
Estado da embalagem e escolha do estabelecimento são importantes.

Para garantir que a carne esteja sempre gostosa e saudável para o consumo, os cuidados com o alimento devem começar na hora da compra. O consumidor precisa ficar atento à temperatura dos balcões de armazenamento e ao estado de conservação da embalagem. A escolha do supermercado ou do açougue também é importante para garantir um produto de qualidade.

Vigilância Sanitária orienta que o consumidor observe se os equipamentos do açougue ou supermercado estão limpos e se os funcionários estão uniformizados. Quem manuseia a carne deve trabalhar com sapato fechado, touca e roupas claras.

“Quando a gente observa que o funcionário está com o avental sujo, indicando que não foi trocado diariamente ou quando necessário, indica que não está havendo boas práticas de manipulação naquele estabelecimento. É uma situação irregular e o consumidor deve evitar comprar o produto nesse local”, diz Evaristo da Matta, fiscal da Vigilância Sanitária.



Outra dica importante é observar de perto as condições da peça antes de comprar. “É de direito do consumidor saber qualquer tipo de informação que ele queira. Na dúvida, ele deve sempre perguntar, principalmente naquele produto que não apresenta o rótulo e que não esteja previamente embalado", afirma o especialista.

Quem for comprar carne já embalada deve observar se o plástico está bem fechado e se não há nenhum furo. As bandejas devem trazer um rótulo com todas as informações sobre o produto: identificação, origem, data da embalagem, prazo de validade, peso e lote. Se a carne for temperada, o fabricante deve informar também a tabela nutricional e a lista de ingredientes.

“Eu prefiro comprar em supermercados grandes porque a gente sabe que o giro da carne é maior do que em qualquer outro lugar”, diz a comerciante Marisa Vizzioli.

Matta ressalta a importância de estar atento à temperatura dos balcões de armazenamento da carne. Nos refrigeradores, o limite é de 10ºC. Já a temperatura da carne congelada deve ficar entre 8ºC e 25ºC negativos.

"Quando ele começa a amolecer, quer dizer que está no processo de descongelamento. Isso não é recomendado porque pode levar o produto a ter um prazo de validade menor ou entrar no processo de decomposição."

Nenhum comentário:

Postar um comentário