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quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Com cantadas curtas, Twitter facilita 'pegação' na internet

Microblog segue caminho do Orkut e vira ambiente de paquera.
Primeiro passo é exibir foto boa e ‘caçar’ usuários interessantes.

O Twitter vem seguindo no Brasil os passos trilhados nos últimos anos pelo site de relacionamentos Orkut: tornou-se popular, virou notícia, atraiu spammers, ganhou perfis falsos e agora passou a ser usado como ferramenta entre os paqueradores do ciberespaço. Isso mesmo. Assim como o “irmão mais velho” Orkut, o microblog também ajuda na paquera ao enviar mensagens como “me add?”, “oi, gatinha, te achei bem atraente”, “alguém quer namorar?” e “olá lindão... vc tem namorada?”.

No serviço de microblog, o “me add?” (“me adicione?”, em português “real”) pode funcionar como um primeiro passo para a azaração virtual. Isso porque, quando duas pessoas se seguem, elas podem trocar mensagens de forma privada (as direct messages, ou mensagens diretas), evitando assim a interferência dos bisbilhoteiros. Se as mensagens particulares agradarem, podem evoluir para os comunicadores instantâneos e, daí, quem sabe, até para o universo off-line.

Foto: Arquivo Pessoal

Vitor Sá escreveu mensagem no Twitter dizendo que procurava namorada fixa. Ele deu seu e-mail pessoal e recebeu respostas de mulheres interessadas.

O publicitário e fotógrafo Vitor Sá, de 25 anos, não acredita que o Twitter seja mais eficaz que outros sites na hora de encontrar uma parceira: “o Orkut é uma rede muito maior e mais completa para quem deseja uma ferramenta de paquera”, explica. Ainda assim, recentemente ele fez uma tentativa no microblog anunciando que procurava uma namorada fixa. “Escrevi aquilo como brincadeira e recebi respostas muito boas de mulheres interessadas em marcar uma entrevista comigo”, contou ao G1.

Em outra ocasião, o publicitário começou a seguir uma mulher que achou linda. Ela twittou dizendo que estava fazendo brigadeiro e ele pediu que ela guardasse um pouco. A moça então usou o sistema de mensagem direta para confirmar que seguiria a sugestão. “Trocamos MSN e começamos a nos falar quase que diariamente. Em breve, vamos nos encontrar pra fazer um pouco de brigadeiro”, brinca Vitor.

Para essa nova modalidade de paquera, um twitteiro experiente, que prefere não se identificar, dá a dica: primeiro crie um perfil “ajeitadinho”, com foto e fundo simpáticos (se ficar na dúvida, vale até colocar uma ilustração pronta, oferecida pelo site). Não pega bem, por exemplo, optar por aquela imagem em que você aparece suado, beijando a camiseta do time.

Depois, visite as páginas de seus conhecidos e passe a seguir todos/todas os internautas que lhe parecem interessantes -- se essas pessoas também lhe seguirem, será possível trocar mensagens privadas. Evite falar sobre temas muito masculinos (bebida, pegação na balada, futebol), se você busca uma mulher, ou femininos (maquiagem, salto, unha lascada), se seu alvo é um homem. Sempre que possível, retwitte as mensagens de seu alvo: essa é uma boa tática para massagear o ego e conquistar a simpatia dos twitteiros.

Paquera automática

Se o tipo de aproximação descrito acima parecer um grande desafio, uma ferramenta pode ajudar os internautas mais tímidos na arte do galanteio virtual. Trata-se do Twitter Paquera, um site criado por um jovem de 21 anos que permite o envio de “mensagens anônimas para seu amor secreto”.

Foto: Reprodução

Twitter Paquera permite que internauta envie mensagens anônimas para usuários do Twitter. Não é necessário se cadastrar para usar o serviço.

Basta escrever o nome do usuário que receberá a mensagem (@britneyspears, por exemplo), digitar um texto com 140 caracteres e enviar o twitt, especificando se o remetente é homem ou mulher. “Apesar de não ser uma rede social e, talvez não ser esse o objetivo do Twitter [paquera], ele pode sim ser utilizado para encontrar parceiros”, afirmou ao G1 Lucas, o criador do site, que não quer ter o sobrenome divulgado.

“Achei que essa poderia ser uma ferramenta interessante e divertida para os usuários do site”, continuou o jovem, que diz só ter criado uma conta no Twitter para entender o funcionamento da página.

Segundo o Ibope Nielsen Online, o Twitter foi visitado em julho de 2009 por 23% dos internautas do Brasil que navegam em casa ou no trabalho, sendo que esse número corresponde a 8,3 milhões de pessoas. Em junho eram 5 milhões de brasileiros, enquanto em maio 3,7 milhões usavam o Twitter no país. Já o Orkut foi visitado por 27,3 milhões de usuários da web brasileira em julho, ou 75% daqueles que acessam de casa ou do trabalho.

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