Documentário traz de volta a saudosa TV Manchete - Confira o Teaser

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Saiba como facilitar o uso do Twitter e do Facebook com o Firefox

RIO - Diante da febre em que já se transformou a mania de usar Twitter e Facebook, alguns leitores andaram perguntando como facilitar a vida de quem mergulhou nessa onda. O leque de possibilidades é vastíssimo, então vão algumas dicas. Outras virão, outras virão...

A primeira delas, dirigida a quem (ainda) usa Internet Explorer é mudar de browser - de preferência migrar para o Firefox 3.5 ( br.mozdev.org ), riquíssima opção de navegador, em especial, pela ampla gama de complementos (extensões, temas e plugins) que oferece.

A primeira extensão para Firefox recomendada é o "Facebook Toolbox for Firefox 1.4.2" ( http://t0za2.tk), que permite fazer buscas no FB (Facebook), receber notificações do FB em tempo real e compartilhar conteúdo, tudo sem sair do navegador.

Outra extensão indicada é o "TwitterBar 2.6.1" ( e6x69.tk), desenvolvido pelo americano Christopher Finke, que permite postar no Twitter diretamente da barra de endereços do Firefox. Um pequeno ícone do Twitter fica à direita na barra. Clicando nele, o link é postado. Mas o melhor mesmo é digitar uma curta explicação antes do link, dizendo que se trata. Qualquer link longo é encurtado com as ferramentas Tweak.tk , is.gd ou tinyurl.com , sendo que a primeira delas é a que proporciona os links mais curtos (é o encurtador que temos usado aqui na DIGITAL). Se, ao final do texto+link, em vez de clicar no ícone, o usuário digitar dois hífens seguidos da palavra post, a linha de endereços inteira é enviada para o Twitter.

Vale observar que o continua valendo o limite de 140 caracteres imposto pelo Twitter para seus posts. A vantagem é que, como a Twitterbar usa o poderoso encurtador Tweak.tk , o usuário fica com mais espaço para escrever a explicação.

E para repassar automaticamente um post do Twitter para o FB, entre no Facebook e ative a aplicação "Twitter on Facebook" ( 4zqik.tk ). Se o usuário fornecer as autorizações pedidas, correlacionando sua conta no Twitter com sua conta no FB, cada vez que postar algo no primeiro estará postando também no segundo.

Portanto, se seguir apenas essas poucas dicas acima, poderá postar no Twitter a partir da barra de endereços do seu Firefox e automaticamente esse mesmo post irá ecoar no Facebook em poucos segundos.

E, para quem gosta de repassar músicas para seus seguidores no Twitter, um bom site é o Blip.fm. Ele oferece uma ampla variedade de canções no próprio acervo interno do site e, de quebra, aceita links de YouTube. São milhões de títulos de áudio em modo stream e você pode ter sua própria estação de internet-rádio, com a possibilidade de que seus próprios amigos sejam os programadores. Permite integração também com FB, FriendFeed, tumblr, livejournal, jaiku, audioscrobbler e ping.fm.

Como dica final, fica a forte recomendação de baixar a versão 4 do Chrome, o revolucionário browser da Google ( google.com/chrome). A nova versão está bem mais rápida e oferece: uma só caixa para todas as operações; página nova guia; atalhos de aplicativos; guias dinâmicas; controle de falhas; modo anônimo; navegação segura; favoritos instantâneos; importação de configurações e downloads mais simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário